José Francisco Bias Fortes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estátua de Bias Fortes na entrada do Detran de Belo Horizonte.

José Francisco Bias Fortes (Barbacena, 3 de abril de 1891Rio de Janeiro, 30 de março de 1971) foi um político brasileiro.

Foi prefeito de Barbacena, entre 1937 e 1945, ministro da Justiça no governo de Eurico Gaspar Dutra, e governador de Minas Gerais, de 31 de janeiro de 1956 até 31 de janeiro de 1961.

Foi também candidato ao governo do estado de Minas Gerais em 1947, sendo derrotado por Milton Campos.

Dr. Bias Fortes, era um dos políticos mais respeitados da história republicana de Minas Gerais. Nascido em Barbacena em 3 de abril de 1891, assim como seu pai Chrispim Jacques Bias Fortes, era advogado e produtor rural. Foi Vereador, Prefeito de Barbacena, Deputado Estadual por 3 mandatos e Deputado Federal por 4 mandatos.

Na sua trajetória política, foi responsável como Ministro da Justiça de por em prática a nível executivo, a nova Constituição Brasileira, com o retorno da democracia em 1945. Fez inúmeras realizações em Minas Gerais. Na região de Barbacena várias obras foram executadas no seu Governo, como a abertura de inúmeras estradas vicinais, a pavimentação asfáltica entre Barbacena e Lavras, a instalação do Hotel Grogotó, a Escola Estadual Professor Soares Ferreira, 9º Batalhão da Polícia Militar, entre outras realizações. Teve sucessores na política seus filhos Biazinho e Simão Tamm Bias Fortes, este considerado um dos melhores prefeitos da história de Barbacena.

Existe uma cidade chamada Bias Fortes (cidade), na zona da mata mineira.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Adroaldo Tourinho Junqueira Aires
Ministro da Justiça e Negócios Interiores
e
Negócios Interiores do Brasil

1950 — 1951
Sucedido por
Negrão de Lima
Precedido por
Clóvis Salgado da Gama
Governador de Minas Gerais
1956 — 1961
Sucedido por
José de Magalhães Pinto
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.