Jotta A

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jotta A
Informação geral
Nome completo José Antônio Viana de Holanda
Nascimento 8 de outubro de 1997 (19 anos)
Local de nascimento Guajará-Mirim, Rondônia
 Brasil
Gênero(s) R&B, música cristã contemporânea, pop
Período em atividade 2016 - Atualmente
Afiliação(ões) Aline Barros, Cassiane , Luan Santana
Página oficial Site Oficial

José Antônio Viana de Holanda (Guajará-Mirim, Rondônia, 8 de outubro de 1997), nome artístico de Jotta A, é um cantor pop de música cristã contemporânea,  ator e compositor de música cristã contemporânea.[1]

Começando sua carreira em 2004 após lançar seu primeiro álbum independente Sou um Milagre, Jotta conseguiu a sua notoriedade e destaque mundial mais tarde ao participar como calouro no programa de auditório apresentado por Raul Gil no SBT, durante suas apresentações no Reality Show, os milhões de visualizações em seus vídeos no YouTube, provocou assédio na imprensa. Trazendo reconhecimento de artistas nacionais e internacionais como o cantor americano Kevin Jonas que postou em sua rede social umas das apresentações de Jotta A durante sua participação como calouro no Programa Raul Gil, logo após, outros também compartilharam o mesmo video, em que Jotta A interpretava a canção gospel Agnus Dei de Michael W. Smith. Ao ter ganhado o Reality Show, Jotta A assinou contrato com a gravadora Central Gospel, fundada pelo Líder Evangélico e Empresário Silas Malafaia. Quando foi anunciada a contratação, o colunista Mauricio Lima escreveu no site da Revista Veja sobre o novo álbum de Jotta A Essência, que lhe rendeu indicações ao prêmio Troféu Promessas, e certificados como Discos de Ouro e Platina, ficando em primeiro lugar na Rádio Vida FM e alcançado o Top 10 nas maiores Rádios Gospel. Entre os projetos lançados posteriormente, em 2014 o álbum Geração de Jesus rendeu indicação ao Grammy Latino na categoria de Melhor álbum de música cristã em língua portuguesa, se tornando destaque nas Rádios Gospel do Brasil com a musica Vencedor. No mesmo ano a Rede Globo convidou Jotta A para se apresentar no Especial de Natal do Programa TV XUXA apresentado por Xuxa Meneghel, dando oportunidade para que o Álbum Geração de Jesus fosse divulgado em TV Nacional.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Jotta A nasceu em 8 de outubro do ano de 1997, em Guajará-mirim, município no estado de Rondônia divisa com Guaramirim na Bolivia.[2] Jotta é filho de Antônio e Edna Santos (Nome de solteira: Edna Santos Viana), ambos evangélicos e dois irmãos chamados Lanna e Halisson.[3]

Com apenas três anos de idade, Jotta já manifestava interesse pela música. Aos 5 anos já viajava para outros municípios com sua mãe para cantar em igrejas evangélicas. Logo o cantor passou a ser convidado para grandes congressos como Gideões (Gideões Missionários da Última Hora) localizado em Camboriú, SC onde foi visto por Lideres evangélicos de todo o Brasil.[carece de fontes?] Aos 11 anos, entrou para o Teatro, onde foi convidado para participar do O Rei Leão (musical) realizado pela Broadway, mas infelizmente foi trocado por outro ator no musical.

Em 2008, Jotta viveu uma fase delicada, quando sua mãe Edna Santos, teve um Aneurisma Cerebral, vivenciando com sua família uma tragédia, o garoto cheio de sonhos interrompeu seus sonhos, pois grande parte do dinheiro da família era gasto com tratamentos de fisioterapia da sua mãe. Mas o esforço obteve grandes resultados. Edna, mãe de Jotta A teve sua fala e movimentos recuperados, superando as sequelas deixadas pelo AVC. Após todo o processo de recomeço, Jotta A e sua família mudam-se para Sorocaba, SP onde uma nova fase começa.

Carreira artística[editar | editar código-fonte]

Em 2004, Jotta A lançou Sou Um Milagre, seu álbum independente de estreia, produzido por Alex Sandro, porém o álbum não obteve grande visibilidade. Os anos se passaram e Jotta entra para o Coral Evangélico Jeff Saint's ao qual obteve grande experiência musical. Com sua voz ainda infantil, cantava no soprano e era o mais novo do coral. Cada vez a sua voz se aperfeiçoava mais no estilo Black Music, ao qual estudava. Seus treinamentos fizeram com que suas habilidades vocais ganhassem força. Nos anos seguintes, Jotta A gravou uma participação no Álbum Vai encarar 2 do Coral Kemuel, no lugar do cantor Leonardo Gonçalves que não pode participar, a musica por titulo Não Temas obteve grande visibilidade na região paulista, fazendo com que contratantes o convidassem para abrir eventos de shows internacionais como Fred Harmmond e Kirk Franklin. Em 2011 ao assistir o Programa Raul Gil no SBT, Jotta resolve inscrever-se no Reality Show, que já havia começado, mas isso não o intimidou a inscrever-se, após alguns dias a produção do programa ligou para sua casa, e o convidou para entrar para o Programa Raul Gil. Tendo Participado e vencido o Reality brasileiro, Jotta lançou seu álbum Essência, a qual o levou ao topo das rádios, atraindo uma multidão de jovens e adolescentes cristãos e não cristãos em seus shows, participando de programas na TV nacional como Eliana no SBT, Esquenta na Rede Globo, TV XUXA na Rede Globo. Em 2013, optou por não agradar o publico que havia conquistado, o que trouxe contradições e polemicas. Optando pelo estilo Pop, Jotta A mudou o corte de cabelo, e seu estilo de se vestir, o que fez com que muitos evangélicos radicais deixassem de segui-lo. O sucesso do menino brasileiro que encantou com sua voz, alcançou o mercado gospel internacional , fazendo com que Jotta A conquista-se grandes amizades no exterior, como Donnie McClurkin que viajou dos Estados Unidos para Sorocaba, SP para visitar o cantor e sua família em sua Residência, também como o grupo americano Take 6, e Leland, a banda australiana que o reconheceu no hotel . Em 2013 Jotta A, reuniu-se com o presidente do ministério Hillsong para tratar de projetos internacionais, porém na época o seu contrato com sua gravadora o impediu de prosseguir com as negociações. Em 2015, Jotta A anunciou que estava gravando um novo Álbum, após o termino do seu contrato com a gravadora Central Gospel Music. Porém o cantor não cumpriu com o prazo que havia dito aos fãs em suas redes sociais. Porem em 2016, Jotta A volta a postar sobre seu novo Álbum, que será produzido pelos mesmos produtores de Essência, álbum que rendeu ao cantor grandes conquistas. Atualmente o cantor também revelou que terá a participação da cantora evangélica pentecostal Shirley Carvalhaes, a noticia trouxe grande alvoroço na mídia gospel. Porém não foram dadas as informações sobre o álbum, que ainda não foi divulgado o titulo e data de lançamento.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Premiações e indicações[editar | editar código-fonte]

Troféu de Ouro
  • 2011: Melhor Cantor - ele mesmo (Venceu)
Troféu Promessas
  • 2012: Revelação - ele mesmo (Venceu)[4]
  • 2012: Melhor CD - Essência (Indicado)
  • 2012: Melhor Cantor - ele mesmo (Indicado)
Grammy Latino
  • 2014: Melhor álbum de música cristã em língua portuguesa - Geração de Jesus (Indicado)[5]

Referências

  1. Roberto Azevedo (18 de janeiro de 2012). «Jotta A, Coral Resgate, FLG e Ao Cubo, entre outros, marcam presença no Natal Black 2011». Super Gospel. Consultado em 18 de janeiro de 2012. 
  2. «Cantora gospel Aline Barros terá música na trilha de novela “Duas Caras”». Gospel Mais. 2 de outubro de 2007. Consultado em 4 de outubro de 2014. 
  3. «Biografia Aline Barros». PurePeople. Consultado em 4 de outubro de 2014. 
  4. Troféu Promessas. «Confira a Lista de ganhadores do Troféu Promessas 2012». Trofeupromessas.com.br. Consultado em 7 de dezembro de 2012. 
  5. «Aline Barros vence Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Cristã em Língua portuguesa». Super Gospel. Consultado em 30 de novembro de 2014. 
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.