L'Arc-en-Ciel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o curta-metragem português, veja L'arc-en-ciel (filme).
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde dezembro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
L'Arc~en~Ciel
ラルク アン シエル
L'arc En Ciel @ MSG - 3-25-12 - 040.jpg
L'Arc-en-Ciel no Madison Square Garden, 2012
Informação geral
Origem Osaka
País  Japão
Gênero(s) Pop rock, rock alternativo, rock progressivo, pós-punk, visual kei
Período em atividade 1991 - atualmente
Gravadora(s) Ki/oon Records
Integrantes hyde (Vocal)
tetsu (Baixo)
yukihiro (Bateria)
ken (Guitarra)
Ex-integrantes Hiro (Guitarra) 1992
Pero (Bateria) 1992
Sakura(Bateria) 1997
Página oficial Site oficial

L'Arc~en~Ciel (Raruku an Shieru ラルク アン シエル), também conhecida como Laruku (ラルク), é uma popular banda de rock japonesa (ativa desde 1991) que consiste em quatro integrantes. O nome L'Arc en Ciel significa O arco-íris, em francês.

Sobre a banda[editar | editar código-fonte]

Considerada pela Organização Japonesa de Cultura como a maior banda japonesa de todos os tempos em 2007[carece de fontes?], o L'Arc começou as suas atividades em 1991, com o vocalista hyde, o guitarrista Hiro, o baixista tetsu e o baterista pero, em Osaka. No início o grupo apostava no Visual Kei, estilo de se vestir andrógino e carregado em maquiagem, bastante comum no oriente e inspirado no movimento glam britânico e norte-americano. Outra curiosidade está na grafia em minúsculo no nome de seus integrantes.

Em 1992, o guitarrista Hiro foi substituído por um amigo de Tetsu, Ken. O músico abandonou a faculdade de arquitetura em Nagoya para se dedicar exclusivamente ao L'Arc~en~Ciel. Com a nova formação, a banda teve uma faixa gravada em uma coletânea chamada Gimmick, que ajudou a impulsionar o lançamento do primeiro single, Flood of Tears.

Antes da virada do ano, no dia 30 de dezembro, o L'Arc~en~Ciel sofreu com mais uma baixa: o baterista Pero deixou o grupo depois de um show no Osaka Music Hall. Em busca de um substituto, Tetsu foi até a capital japonesa, Tóquio, buscar Sakura. O primeiro álbum da banda foi lançado em 1993: Dune, alcançou o primeiro lugar de artistas independentes da Oricon, algo como a Billboard japonesa.

Correndo para o sucesso, o quarteto escolheu se mudar para Tóquio e lá ganhou o status de major, em 1994, quando a Sony lançou o álbum Tierra. A grande surpresa para o L'Arc~en~Ciel foi o disco True, de 1996. O CD chegou a vender um milhão de cópias. Trata-se do divisor de águas da carreira da banda. Os álbuns anteriores tinham sido elogiados, já demonstrando a qualidade das composições, mas True conseguiu definir o som da banda, mostrando elementos característicos, novos e surpreendentes.

Em 1997, o baterista Sakura foi preso por porte de droga. Sem um substituto, o L'Arc cancelou o lançamento do single The Fourth Avenue Cafe e, por consequência, a música foi retirada da trilha sonora do anime Samurai X(Rurouni Kenshin). O novo baterista chamado yukihiro, veio de um grupo chamado Die in Cries e já entrou no L'Arc~en~Ciel gravando um disco ao vivo, Reincarnation 97, Live in Tokyo Dome, de 1997.

Após esse recomeço, a banda foi reconquistando os fãs e fazendo novos álbuns, ganhando prêmios e sendo reconhecida mas mudialmente, com diversos shows em outros países da Ásia. Vieram os álbuns gêmeos: Ark e Ray, sendo lançados ao mesmo tempo, depois o Real em 2000. Depois do Real, a banda entrou em um intervalo de aproximadamente 2 anos.

Durante esse período os intregrantes trabalharam em suas carreiras solo: Hyde (HYDE), Ken (Sons of All Pussys), Tetsu (TETSUYA) e Yukihiro (Acid Android). Em 2003 para celebrar seu retorno, foram feitos 7 shows em shibuya, e durante os shows, foi anunciando o retorno definitivo: o álbum Smile.

Então em 2004, eles retornam com o álbum Smile. Com músicas mais ocidentalizadas e algumas letras em inglês, acabam por estourar mais uma vez na mídia e reconquistar todos os fãs, muito devido à canção Ready Steady Go, que fez parte da abertura do animê Full Metal Alchemist. Fazem a Smile Tour por todo o Japão, e um show inédito nos Estados Unidos ainda nesta turnê.

Em 2005, lançam o álbum Awake, inovando mais uma vez e seguindo um pouco da linha do seu antecessor. A turnê percorre todo o páis do sol nascente e a banda até faz shows pela Ásia. Awake torna-se um dos álbuns favoritos dos fãs da banda, devido à qualidade impecável de todas as canções.

Em 2006, a banda deu um breve pausa, dando prioridade para os projetos solo. Em abril desse mesmo ano, lançaram o DVD Asia live 2005. Para comemorar o aniverssário de 15 anos da banda, organizaram o mini-evento: L'Arcafe, neste evento exibiram vídeos inéditos além da venda de produtos. Os membros organizaram um cardápio especial super criativo, os nomes das bebidas eram parte de alguns títulos de música (Feeling Fine, Dive to Blue, Ready Steady Go,…) e quatro pratos diferentes (hyde plate, ken plate, tetsu plate, yukihiro plate). Além do evento, a banda fez o relançamento de 15 singles: de Blurry Eyes até Forbidden Lover, incluindo o single the fourth avenue cafe. Em novembro, a banda surpreendeu os fãs com um show em comemoração do aniversário: L'Arc~en~Ciel 15th L'Anniversary no Tokyo Dome. Em dezembro, os álbuns Ark e Ray foram relançados numa edição limitada (CD+DVD) de anverssário cujos DVDs contém o mesmo material exibido no L'Arcafe.

Em 2007, mais produtos fora lançados. Ainda em fevereiro, foi lançado o DVD CHRONICLE 0-ZERO-. Em março, a banda fez sua primeira apresentação na TV, durante o programa do POP JAM.

A banda já teve diversas participações em animes: "The Fourth Avenue Cafe" foi usada como canção de encerramento de Rurouni Kenshin; "Blurry Eyes" como a abertura de DNA²; 虹 (Niji) como a música tema do filme de Rurouni Kenshin; "READY STEADY GO", como a segunda abertura de Full Metal Alchemist, "Driver's High" como primeira abertura de GTO (Great Teacher Onizuka) e "DAYBREAK'S BELL" como primeira abertura de Gundam 00, "Shine" como abertura do anime Seirei no Moribito, "Link" como abertura e Lost Heaven como encerramento de FullMetal Alchemist: Conquistadores de Shambala e "Good Luck My Way" como abertura do filme de Fullmetal Alchemist: Brotherhood e também "Season's Call" como uma das aberturas de Blood +

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Tabela de discos (em ordem cronológica)
Nome do álbum Gravadora Data de lançamento Posição no Oricon
DUNE Danger Crue
10 de abril de 1993
19°
Tierra Ki/oon Records
14 de julho de 1994
17°
Heavenly Ki/oon Records
1 de setembro de 1995
18°
True Ki/oon Records
12 de dezembro de 1996
16°
HEART Ki/oon Records
25 de fevereiro de 1998
15°
ark Ki/oon Records
1 de julho de 1999
14°
ray Ki/oon Records
1 de julho de 1999
14°
Real Ki/oon Records
30 de agosto de 2000
13°
Smile Ki/oon Records
31 de março de 2004
Awake Ki/oon Records
22 de junho de 2005
Kiss Ki/oon Records
21 de novembro de 2007
BUTTERFLY Ki/oon Records
8 de fevereiro de 2012

Compilações[editar | editar código-fonte]

  • Ectomorphed works (28 de junho de 2000)
  • Clicked Singles Best 13 (14 de março de 2001)
  • The Best of L'Arc-en-Ciel 1994-1998 (19 de março de 2003)
  • The Best of L'Arc-en-Ciel 1998-2000 (19 de março de 2003)
  • The Best of L'Arc-en-Ciel c/w ~ L'Arc~en~Ciel (19 de março de 2003)
  • Dune (álbum de L'Arc-en-Ciel) (21 de abril de 2004)
  • Ark -15th Anniversary Expanded Edition (13 de dezembro de 2006)
  • Ray -15th Anniversary Expanded Edition (13 de dezembro de 2006)
  • L'Aive Blu-ray BOX -Limited Edition (26 de fevereiro de 2014)

Bootlegs[editar | editar código-fonte]

  • Close By Dune (1993)
  • Sense Of Time (1994)
  • Live In Clubb (1995)
  • Other Side of Heavenly (1995)
  • Kiss Me Deadly Revenge (1996)
  • Carnival of True (1997)
  • Carnival of True Eve (1997)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]