Hyde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Hyde
Hyde em Nova York, 2010.
Informação geral
Nome completo Hideto Takarai (寶井 秀人)
Também conhecido(a) como HYDE P'UNK, HYDE, HYDE DARK, hyde, HIDE
Nascimento 29 de janeiro de 1969 (46 anos)
Origem Wakayama
País  Japão
Gênero(s) Rock alternativo
Hard rock
Pop rock
Rock progressivo
Ocupação(ões) Vocalista
Compositor
Produtor musical
Ator
Instrumento(s) Vocal
Saxofone
Guitarra
Teclado
Modelos de instrumentos Fender Mustang
Período em atividade 1990 - atualmente
Gravadora(s) Ki/oon Records (Japão)</smal>
Tofu Records (Europa)
Gan-shin (Estados Unidos)

Hideto Takarai (寶井 秀人, Takarai Hideto?, nascido em 29 de janeiro de 1969 em Wakayama, Japão), conhecido exclusivamente pelo seu nome artístico de Hyde, é um cantor, compositor, produtor musical e ator japonês. Ele é mais conhecido como vocalista das bandas L'Arc-en-Ciel e VAMPS. No L'Arc-en-Ciel seu nome é estilizado como hyde, enquanto nos VAMPS é estilizado como HYDE.

Ele se juntou aos L'Arc-en-Ciel em 1991, depois de deixar a banda Jerusalem's Rod na qual ele foi guitarrista. Além de ser o vocalista e letrista principal dos L'Arc-en-Ciel, Hyde lançou quatro álbuns solo e 8 singles individuais. Em 2008 ele formou VAMPS com K.A.Z, e começou sua própria gravadora independente, chamada VAMPROSE.

Carreira[editar | editar código-fonte]

2000-2003[editar | editar código-fonte]

Depois que o L'Arc-en-Ciel lançou o single "Spirit Dreams Inside -Another Dream-" em 2000, a banda entrou em um hiato não oficial e cada um dos membros começou a trabalhar em carreiras solo. Esta foi a estréia de Hyde como um artista solo. Em outubro de 2001, Hyde lançou seu primeiro single solo, "Evergreen". Depois de mais dois singles, "Angel's Tale" e "Sleep Shallow", Hyde lançou seu primeiro álbum solo, Roentgen, em 27 de março de 2002. Uma edição internacional com letras em inglês foi lançado em julho do mesmo ano.

Hyde lançou mais dois singles, "Hello" e "Horizon", que foram lançados em junho e novembro de 2003, o segundo álbum solo, 666, foi lançado em 3 de dezembro de 2003. "Horizon" foi usada como tema de encerramento do filme Sky High.

Em dezembro de 2003, a canção de Hyde "Shining Over You" de seu álbum 666 foi usada como música do video-game Baten Kaitos: Eternal Wings and the Lost Ocean.

2003-2004: Retorno do L'Arc~en~Ciel[editar | editar código-fonte]

Depois de um hiato de três anos, o L'Arc-en-Ciel se reune para uma série de sete concertos intitulados "Shibuya Seven Days", de Junho á Julho de 2003. Na conclusão, eles anunciaram um novo álbum Smile, que foi lançado em 31 de março de 2004.

No verão de 2004, o L'Arc-en-Ciel teve sua estréia na América do Norte (como parte de sua "Smile" tour), em Baltimore, Maryland no Otakon, o concerto foi mais tarde lançado no DVD Live in USA.

2005: Retorno ao trabalho solo[editar | editar código-fonte]

O álbum Awake do L'Arc~en~Ciel, foi lançado em junho de 2005. Foi acompanhado pela turnê "Awake", em agosto do mesmo ano. Uma turnê intitulada "Asia Live 2005" foi realizada logo em seguida. O single Link foi lançada em julho de 2005. Em seguida, foi usada como tema de abertura para o filme Fullmetal Alchemist the Movie: Conqueror of Shamballa.

Em agosto, Hyde e sua banda solo se apresentaram no Music Station em Nakashima, Hyde tocou na guitarra.

O single "Countdown" foi lançado em 5 de outubro de 2005.

2006-2007: Carreira internacional[editar | editar código-fonte]

A partir de janeiro de 2006, a canção Seanson's Call, foi usada como tema de abertura do anime Blood+. Este single foi lançado em 2 de fevereiro de 2006. O álbum Faith foi lançado em 26 de abril de 2006. O Faith foi acompanhado por uma turnê de cinco meses em muitos locais no Japão, alguns abertos exclusivamente a membros de seu fã-clube.

Depois de assinar com a Tofu Records como artista solo, um concerto de estréia nos EUA foi agendada como parte da Faith tour, que foi realizada no Slim, em São Francisco, Califórnia, em 5 de julho de 2006. Os ingressos para o evento foram colocados à venda on-line á 1 da manhã em 02 de abril de 2006 e foram vendidos em três minutos. Um segundo concerto, realizado no House of Blues em Anaheim, Califórnia, em 2 de julho os ingressos foram colocados á venda e esgotados na mesma hora.

Hyde voltou a trabalhar com o L'Arc-en-Ciel, que em 31 de maio de 2007 lançou seu primeiro single em dois anos, "Seventh Heaven".

2008-2011: VAMPS[editar | editar código-fonte]

Na primavera de 2008, Hyde fundou a banda VAMPS e também sua gravadora Vamprose.

Após dois singles, seu album homônimo, saiu em maio de 2009. O álbum abrange uma gama de território do rock, do metal ao grunge e também ao punk.

A banda lançou uma turnê nos Estados Unidos, realizandas, em Nova York, Hartford, Columbia, Baltimore, Seattle, Portland, San Francisco, Las Vegas, San Diego e Los Angeles. Sua última apresentação nos Estados Unidos em Los Angeles, foi gravada e lançado em DVD. A banda se apresentou no USS Missouri, no Havaí no início de setembro como uma conclusão adicional para a turnê.[1]

Depois de bem-sucedida turnê nos EUA, o VAMPS foi premiado na categoria "Billboard Japan Ranking International 2009" em reconhecimento de seu sucesso no exterior e no apreço pelos seus esforços para ir em uma turnê mundial em 2010. O prêmio foi entregue em 31 de janeiro, no primeiro "Billboard Music Award Japan".[2]

Em 28 de julho de 2010, o VAMPS lançou seu segundo álbum, Beast.

Em 26 de dezembro de 2011, Hyde anunciou em seu site oficial que The Hyde, um livro biográfico publicado pela Sony Magazines, seria lançado em 29 de janeiro de 2012. O livro revelou seu nome real para o público pela primeira vez.[3]

2011-2012: L'Arc~en~Ciel World Tour[editar | editar código-fonte]

Para comemorar seus 20 anos juntos, o L'Arc-en-Ciel fez um show intitulado "20th L'Anniversary Concert" no Ajinomoto Stadium, em Tóquio, em 28 e 29 de maio de 2011, com cada dia dedicado a uma metade de sua carreira. Todo o dinheiro arrecadado dos shows foram doados para os atingidos pelo Sismo e tsunami de Tohoku de 2011. Mais tarde, as datas para a turnê mundial da banda em 2012 foram anunciados: Hong Kong em 3 de março, Bangkok em 7 de março, em Xangai em 10 de março, em Taipei em 17 de março, em Nova York em 25 de março, em Londres em 11 de abril, em Paris em 14 de abril e Jacarta, em 2 de maio, o show em Nova York aconteceu no Madison Square Garden, fazendo o L'Arc-en-Ciel a primeira banda japonesa a se apresentar no local.

Gostos e características[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde dezembro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.
  • hyde fumava geralmente da marca Mild Seven Light. (não fuma mais cigarro desde 2009)
  • Sabe tocar Guitarra, tamborim, saxofone, gaita, bateria, violino, piano, baixo.
  • Hobbies: Pintar, desenhar, escrever poemas que saem na revista NEWSMAKER com o nome de Self Portrait , dançar, jogar videogame (Bio Hazard), cozinhar (comida chinesa em especial), iô-iô, ver filmes (seu favorito é o Saigo no Yuuwaku que por coincidência é o do Sakura, ex-baterista da banda, entre outros.
  • Seu perfume favorito é o Blue Jeans, da Versace.
  • Sua marca de roupa preferida é Gaultier e adora jóias, entre elas um anel com um pentagrama que ele chama de Lúcifer. Ele possui 3, cada um de uma cor diferente: âmbar, vermelho escuro e marfim e também tem uma gargantilha de arame em três colorações diferentes. Entre outros artefatos, ele adora colecionar qualquer objeto de cristal azul.
  • Fala: Japonês e inglês.

Relacionamentos[editar | editar código-fonte]

Megumi Ooishi[editar | editar código-fonte]

  • Data de nascimento: 20/03/1973
  • Altura: 1,67m (10 cm maior que hyde),
  • Local de nascimento: Tokyo
  • Medidas: 80.54.84 cm
  • Passatempo: Cozinhar e andar de patins.
  • hyde conheceu Megumi quando estavam gravando na mesma esmissora onde ela era garota do tempo. Então eles se elogiaram e, demonstrando um ato de "oferecimento", ela deu um photobook autografado para ele (ela também é modelo). A partir daí eles começaram a sair, se casando no Hawaii no Natal de 2000 e depois, no ano de 2003, Megumi teve um filho com hyde. hyde é muito privado sobre sua vida pessoal, e a única informação atual é que o relacionamento chegou ao fim.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Assim como fazem o Gackt e diversos outros artistas japoneses, hyde nunca revelou sua idade ou data de nascimento, apesar da maioria dos fãs já a terem descoberto e já terem sido publicadas em revistas.

Álbuns solo[editar | editar código-fonte]

  • ROENTGEN - [27.03.2002]
  1. Unexpected
  2. White Song
  3. Evergreen
  4. Oasis
  5. A Drop of Colour
  6. Shallow Sleep
  7. New Days Dawn
  8. Angel's Tale
  9. The Cape of Storms
  10. Secret Letters
  • 6 6 6 - [03.12.2003]
  1. Sweet Vanilla
  2. Hello - Album Mix
  3. Words of Love
  4. Horizon
  5. Prayer
  6. Masquerade
  7. Midnight Celebration
  8. Shining Over You
  9. Fruits of Chaos
  10. Hideaway
  • ROENTGEN (Versão em inglês) - [14.10.2004]
  1. Unexpected
  2. White Song
  3. Evergreen
  4. Oasis
  5. A Drop of Colour
  6. Shallow Sleep
  7. New Days Dawn
  8. Angel's Tale
  9. The Cape of Storms
  10. Secret Letters
  11. evergreen (English ensemble)
  12. Angel's tale (English ensemble)
  13. SHALLOW SLEEP (English ensemble)
  • FAITH - [26.04.2006]
  1. Jesus Christ
  2. Countdown
  3. Made in Heaven
  4. I Can Feel
  5. Season's Call
  6. Faith
  7. Dolly
  8. Perfect Moment
  9. Mission
  10. It's Sad

Singles solo[editar | editar código-fonte]

  • Evergreen - [17.10.2001]
  1. evergreen
  2. evergreen ensemble
  • SHALLOW SLEEP - [27.02.2002]
  1. shallow sleep
  2. shallow sleep (english ensemble)
  • HELLO - [04.06.2003]
  1. HELLO
  2. THE OTHER SIDE
  • HORIZON - [06.11.2003]
  1. HORIZON
  2. Lucy in the Sky with Diamonds
  • COUNTDOWN - [05.10.2005]
  1. COUNTDOWN
  2. COUNTDOWN (us)
  3. COUNTDOWN (dist.)
  • SEASON'S CALL - [22.02.2006]
  1. SEASON'S CALL
  2. SEASON'S CALL (us)
  3. SEASON'S CALL (dist.)

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]