Sugizo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde fevereiro de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
SUGIZO
Informação geral
Nome completo Yasuhiro Sugihara
Nascimento 8 de julho de 1969 (48 anos)
Origem Kanagawa
País  Japão
Gênero(s) Art rock, Jazz, Ambient, Techno, Trance, Avant garde, Rock Alternativo, Electronica, Rock Psicodélico, Metal, Visual Kei
Instrumento(s) vocal, guitarra, violino, baixo, Trompete, Sitar, Fonógrafo
Período em atividade 1989 - presente
Afiliação(ões) Luna Sea, The FLARE, Sugizo & the Spank Your Juice, S. T.K., SHAG, S.K. I. N., X Japan, Juno Reactor
Página oficial Sephirot

Yasuhiro Sugihara (杉原 康弘, Sugihara Yasuhiro?), nascido Yūne Sugihara (杉原 有音, Sugihara Yūne?) em 8 de Julho de 1969 em Hadano, Kanagawa, Japão, é um músico japonês.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Trazido à música clássica graças aos pais que tocavam na Orquestra Sinfônica Metropolitana de Tóquio, Sugizo começou a tocar violino aos três anos e depois aprendeu sozinho a tocar guitarra e baixo. No colégio, tornou-se membro da banda chamada Pinnochio, onde conheceu Shinya Yamada com quem ele participa da banda Slaughter junto de J e Inoran. Depois Ryuichi Kawamura juntou-se e eles formaram a banda de Visual Kei rock chamada "Lunacy". Como J já era baixista, Sugizo mudou para a Guitarra elétrica, e como Inoran preferia tocar a guitarra base, Sugizo tornou-se o Guitarrista solo (e inventou seu nome artístico).

Os cinco se apresentaram nas casas de shows e outros clubes de Machida. hide descobriu e os contratou na Extasy Records. O Nome da Banda mudou para "Luna Sea". Em 2000, a banda se desfez e Sugizo seguiu sua carreira solo.

Sugizo fez muitos trabalhos solo e colaborações: A campanha de Ryuichi Sakamoto "Zero Landmine," Diretor musical para "Vertical Dream" da H. Art Chaos (uma companhia de dança contemporânea), e trabalhou com Ken Nikai como diretor musical e protagonista no filme Soundtrack. Sugizo lançou "Parallel Side of Soundtrack," um álbum de compilação inspirado no filme. Depois ele estrelou no filme Rock and Roll Mission de Isao Yukisada, e para televisão, com o já mencionado Ken Nikai, chamado "REDRUM."

Sugizo também formou algumas bandas em projetos solo. Sua primeira chamava-se SUGIZO & THE SPANK YOUR JUICE, e depois ele formou a SHAG, uma banda de Jam psicodélico. Ele também lançou dois singles solo: "SUPER LOVE" e "Dear LIFE."

Em 2002, Sugizo aceitou inscrições para novos artistas através de seu programa na Radio J-WAVE, no qual ele produziu e incluiu no álbum de compilação "GLOBAL MUSIC"

Em 2003, Sugizo se apresentou no Festival da Lua-cheia no Templo Ninnaji em Kyoto. Seguido pelo lançamento de "NO MORE MACHINEGUNS PLAY THE GUITAR, " um single com uma mensagem antiguerra intensa, ele lançou seu segundo álbum "C:LEAR."

Em 2004, Sugizo formou a banda de acid rock The FLARE com vocalista YUNA, um projeto que iria durar dois anos. Suas músicas são contra a guerra, valores pró-paz e em 2005 eles se apresentaram no Earth Day Tokyo, o maior evento do Japão relacionado a causas ambientalistas e pacifistas.

Em 2007, Sugizo fez uma participação com Toshinori Kondo and REBEL FAMILIA, o líder do mundo Dub japonês. Em Abril de 2007, o SHAG tocou no Nagisa Music Festival.

Atualmente Sugizo é um membro da super-banda chamada S.K. I. N, acompanhado de Gackt, Miyavi, Yoshiki, e Ju-Ken como membro suporte.

Em Março de 2008, Sugizo tocou no show de reunião do X Japan como substituto de hide. Em abril de 2008, Sugizo fez parte da tour Europeia do Juno Reactor.

Em 23 de Julho de 2008 Sugizo lançou o álbum em comemoração aos 10 anos do seu projeto solo, este álbum foi nomeado Cosmoscape. Realizou um show que ocorreu no dia 19 de Dezembro no Shibuya-AX.

Em maio de 2009, Sugizo se tornou oficialmente o "6º membro" do X Japan.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Sugizo tem uma filha chamada Luna.

Guitarras[editar | editar código-fonte]

Enquanto estava no Luna Sea, Sugizo quase sempre usou guitarras ESP e tem em torno de 16 modelos signature pela ESP Japan. Para seus projetos solo ele geralmente usa guitarras e baixos Fender.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Albums de Estudio[editar | editar código-fonte]

  • Truth? (1997) CROSS/Polydor
  • Parallel Side of Soundtrack (2001) EAST WEST JAPAN INC/WARNER MUSIC GROUP
  • H・ART・CHAOS ~垂直の夢~ (2001)
  • Music from the Original Motion Picture Soundtrack (2002) EAST WEST JAPAN INC/WARNER MUSIC GROUP
  • Silent Voice ~Acoustic Songs of Soundtrack~ (2002) EAST WEST JAPAN INC/WARNER MUSIC GROUP
  • C:LEAR (2003) Nippon Crown
  • SPIRITUARISE (2007)
  • COSMOSCAPE (2008)

Singles / Remix Maxi Single[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Voice of Sugizo: A Heart to Heart With Jrock Revolution». jrock revolution.com. Consultado em 10 de setembro de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]