Lisa Lopes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lisa Lopes
Informação geral
Nome completo Lisa Nicole Lopes
Também conhecido(a) como Left Eye, N.I.N.A., Crazy, L
Nascimento 27 de maio de 1971
Origem Filadélfia, Pensilvânia
País  Estados Unidos
Data de morte 25 de abril de 2002 (30 anos)
Gênero(s) R&B, Hip-hop
Ocupação(ões) Rapper, dançarina, cantora e compositora
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade 19902002
Gravadora(s) Arista Records, LaFace Records, Tha Row/Death Row Records
Afiliação(ões) TLC, Missy Elliott, Chamillionaire, Blaque, Melanie C, Toni Braxton, Lil' Kim, Angie Martinez, Da Brat, Tupac Shakur
Página oficial www.lefteyelegacy.com

Lisa "Left Eye" Lopes (Filadélfia, Pensilvânia, 27 de maio de 1971La Ceiba, Atlántida, 25 de abril de 2002) foi uma rapper, dançarina, cantora e compositora. Era mais conhecida como membro do grupo TLC.Lisa Lopes ganhou quatro Grammys por seu trabalho com membro da TLC.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Lisa Lopes nasceu em Filadélfia, Pensilvânia em 27 de maio de 1971, filha de Wanda, uma costureira afro-americana e Ronald Lopes, um sargento. Ela tinha um irmão mais novo, Ronald, e uma irmã mais nova , Reigndrop. Lisa era musicalmente talentosa sabendo tocar gaita, clarinete, piano e saxofone.[1]

Seus pais se separaram quando ainda estava em idade escolar, assim sendo criada por sua avó paterna.[2] Começou brincando com um teclado de brinquedo com apenas cinco anos, e mais tarde começou a compor suas próprias músicas.[3] Aos 10, ela formou um trio musical com seus irmãos intitulado; ''The Lopes'', Lisa era a vocalista do trio, e cantava músicas gospel nas igrejas locais.[4]

Morte[editar | editar código-fonte]

Em 25 de abril de 2002, Left Eye foi morta em um acidente de carro em La Ceiba, Honduras. Ela era a condutora do veículo, quando ela saiu da estrada e foi expulsa, ela morreu de seus graves ferimentos na cabeça. O último mês de sua vida foi filmado de 30 de março de 2002 até sua morte em 25 de abril de 2002, incluindo o acidente que lhe tirou a vida, mais tarde, a filmagem foi feita em um documentário chamado ''The Last Days of Left Eye''.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: TLC

TLC[editar | editar código-fonte]

Com apenas 19 anos mudou-se para Atlanta pra fazer uma audição, afim de fazer parte do grupo TLC. TLC começou como um trio feminino chamado 2nd Nature.[5] Mais tarde o grupo foi renomeado para TLC, derivado das iniciais dos nomes, das integrantes: Tionne, Lisa e Crystal, após controversias com o gerente da TLC Crystal Jones deixou o grupo e Rozonda Thomas entrou como terceira membra do grupo. Para manter o nome da banda, Rozonda precisava de um nome que começa com C, e assim tornou-se Chilli, um nome escolhido por Lisa. Lopes foi rebatizada de "Left Eye" após receber um elogio de um homem que lhe disse que se sentia atraído por seu olho esquerdo. TLC iniciou a carreira profissional em 1992 com o lançamento do disco "Ooooooohhh... On the TLC Tip", que vendeu mais de 8 milhões de cópias. O primeiro sucesso foi "Ain't 2 Proud 2 Beg", no qual o videoclipe mostrou o estilo agressivo, sexy e colorido do novo trio musical. Outros hits também fazem parte do primeiro trabalho, como a balada "Baby-Baby-Baby" e "What About Your Friends", todos alcançando o Top 10 nos EUA.

Em 1994, o TLC lançou o segundo trabalho "CrazySexyCool", que estourou em todo o mundo. Produzido por Dallas AustinJermaine Dupri e Babyface, o CD teve como principal sucesso a canção "Waterfalls". Redvideoclipes bem elaborados e com alta produção renderam prêmios, como Grammy de Melhor Grupo de R&B e vários pela MTVcomo Melhor Vídeo do Ano e Melhor Vídeo de R&B. O disco vendeu mais de 24 milhões de cópias, além de shows naInglaterraJapãoCanadáIrlandaAlemanha e Hong Kong entre outros. "CrazySexyCool" emplacou vários hits no mundo: "If I Was Your Girlfriend", "Kick Your Game", "Diggin' On You", "Switch" e "Red Light Special".

Depois de cinco anos sem gravar, em 1999 o TLC lançou "FanMail" com uma mistura de Rap, Hip-Hop, Funk e o Rhythm and Blues (R&B). As músicas que emplacaram foram "No Scrubs", "Silly Ho", "I Miss You So Much", "Dear Lie" e "Unpretty". O CD ganhou 10 discos de platina, além de oito indicações para o Grammy. Em 2001, Lisa tentou uma carreira solo com a gravação do disco Supernova, que não chegou a ser lançado. Além disso, ajudou no lançamento do grupo de R&B "Blaque", que fez sucesso com a música "Bring It All to Me".

Carreira Solo[editar | editar código-fonte]

Após o lançamento de Fanmail, Lopes começou a seguir sua carreira solo e lançou singles de sucessos como: "The Block Party", "Let's Just Do It", "Block Party".

Discografia[editar | editar código-fonte]

com TLC[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: TLC (banda)#Discografia

Solo[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Posições nas paradas[6] Certificações
EUA Rap dos EUA RU
2001 Supernova
  • Lançado: 14 de agosto de 2001 (RU)
2009 Eye Legacy
  • Lançado: 27 de janeiro de 2009 (E.U.A.)
15
  • Vendagem nos Estados Unidos: 2,500 [7]
2010 Women on Death Row (coletânea)
-

Extended plays[editar | editar código-fonte]

Ano Detalhes do álbum
2009 Forever… The EP (download digital)[8]
  • Lançado: 2009
  • Formats:

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Single Posições nas paradas Álbum
EUA R&B/Hip-Hop dos EUA RU Nova Zelândia Jamster "Hip Hop & Rap"
2001 "The Block Party" - 121 16 - - Supernova
2009 "Let's Just Do It" - - - - - Eye Legacy
"Block Party" - - - - 10

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Ano Título Posições nas paradas Álbum
E.U.A. R&B/Hip-Hop dos EUA RU Rap dos EUA
1997 "Not Tonight (Remix)" Lil' Kim (com Da Brat, Missy Elliott, Angie Martinez e Lisa Lopes) 6 - 11 1 Nothing To Lose Soundtrack
1999 "U Know What's Up" Donell Jones (com Lisa Lopes) 7 1 - - Where I Wanna Be
"I Do" Blaque (com Lisa Lopes) - 73 - - Blaque
2000 "Never Be the Same Again" Melanie C (com Lisa Lopes) - - 1 - Northern Star


Referências

  1. Atlanta Chamber of Commerce (1961-01-01). Atlanta. (em English) (Atlanta, Ga.: Atlanta Magazine Inc., etc.). 
  2. «DJ Sara Cox nominates singer Lisa 'Left Eye' Lopes, Series 32, Great Lives - BBC Radio 4». BBC. Consultado em 2016-09-03. 
  3. «DJ Sara Cox nominates singer Lisa 'Left Eye' Lopes, Series 32, Great Lives - BBC Radio 4». BBC. Consultado em 2016-09-03. 
  4. «Lisa Lopes, Grammy-winning singer, rapper». Consultado em 2016-09-03. 
  5. «T-Boz: the original tomboy». 2013-10-09. Consultado em 2016-09-03. 
  6. «Posição dos álbuns de Lisa Lopes nas paradas da Billboard» (em inglês). allmusic. 
  7. . Xxlmag.com http://www.xxlmag.com/online/?p=36517.  Falta o |titulo= (Ajuda)
  8. . Emusic.com http://www.emusic.com/album/Lisa-Left-Eye-Lopes-Forever-The-EP-MP3-Download/11669498.html.  Falta o |titulo= (Ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]