Lista de residências reais do Reino Unido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Localizações das residências reais no Reino Unido
Vermelho: Usada pelo Rei
Azul: Usada pela Rainha
Verde: Usada pelo Príncipe e Príncesa de Gales

As residências reais do Reino Unido são palácios, castelos e outras propriedades ocupadas por membros da Família Real Britânica em todo o território britânico.[1] Algumas destas residências, como o Palácio de Buckingham e o Castelo de Windsor, detêm a condição de palácio real e são mantidos pela Coroa Britânica e confiadas ao uso do Soberano durante seu reinado, enquanto outros locais são de propriedade particular do ocupante do trono britânico. O Castelo de Balmoral e a Sandringham House, por exemplo, têm sido herdados pela Casa de Windsor há gerações.[2] Outros edifícios que recebem o prefixo de "Palácio Real" não constituem, na realidade, residências; como é caso do Palácio de Westminster, que sedia o Parlamento do Reino Unido, e o Castelo de Hillsborough, na Irlanda do Norte.

Os palácios reais britânicos gozam de certos privilégios legais conhecidos como prerrogativas reais: por exemplo, há uma isenção de imposto sobre bebida alcoólica comercializada nas dependências do Palácio de Westminster e há isenções da legislação de saúde e segurança. De acordo com Leis da Inglaterra de Halsbury, não é possível prender uma pessoa dentro dos "limites" de um palácio real. Quando um palácio real é usado como residência da realeza (independentemente da presença factual do monarca), decisões judiciais não podem ser executadas no recinto.

Atualmente, as residências reais em uso da família real britânica são administradas e preservadas pela Royal Household do Reino Unido. Por outro lado, os palácios reais desocupados da Inglaterra, juntamente com o Castelo de Hillsborough, são de responsabilidade da organização Historic Royal Palaces.

Ao contrário das demais nações do Reino Unido, o País de Gales não abriga uma residência oficial para a Família real britânica.[3] No entanto, Llwynywermod serve como residência privada do Príncipe de Gales.[4]

Residências reais em uso[editar | editar código-fonte]

Residência real Proprietário Residentes Localização Estilo arquitetônico Notas
Palácio de Buckingham Coroa Londres,  Inglaterra
51° 30′ 03″ N, 0° 08′ 32,9″ O
Neoclássico O Palácio de Buckingham serve de residência oficial e principal local de gabinete do monarca britânico. Originalmente construído como uma mansão ducal no século XVII, o local foi adquirido por Jorge III em 1761 e passou a abrigar a residência dos monarcas britânicos após uma extensa reforma empreendida pela Rainha Vitória na década de 1830.[5][6]
Castelo de Windsor Coroa Windsor, Berkshire,  Inglaterra Tudor
Georgiano
Vitoriano
Windsor é o maior e mais antigo castelo real ainda ocupado na Europa. Residência real inglesa desde o século XI, o Castelo possui um grande parque que abriga diversas outras residências reais sendo utilizado principalmente como residência de veraneio do monarca britânico e sede de cerimônias oficiais da realeza, como a Ordem da Jarreteira.[7]
Palácio de Holyroodhouse Coroa Edimburgo, Escócia Barroco
Vitoriano
O local foi fundado no século XII como um mosteiro agostiniano e passou por sucessivas reformas ao longo dos reinados de Jaime IV e Jaime V da Escócia no século XVI. Desde o reinado de Jorge V, o palácio serve como residência oficial do monarca britânico na Escócia.[8]
Castelo de Hillsborough Coroa Down,  Irlanda do Norte Georgiano Construído no século XVIII como residência de campo irlandesa, o Castelo de Hillsborough abriga o gabinete e residência do Secretário de Estado da Irlanda do Norte além de abrigar membros da Família Real Britânica quando presentes em território norte-irlandês.[9]
Palácio de St. James Coroa Londres,  Inglaterra Tudor O Palácio de St. James constitui um dos mais antigos palácios ingleses ainda em uso pela Coroa, remontando ao início da década de 1530. Construído por Henrique VIII de Inglaterra, o local foi o palácio alternativo dos monarcas ingleses durante a Era Tudor dividindo as funções de residência real com o histórico Palácio de Whitehall. Atualmente, sedia diversas cerimônias de Estado e serve de residência a alguns membros da Família real britânica.[10]
Clarence House Coroa Londres,  Inglaterra Georgiano Propriedade de graça e favor.
Palácio de Kensington Coroa Londres,  Inglaterra Barroco Parte dos Historic Royal Palace, e também, propriedade de graça e favor.

Palácios reais adquiridos pela Coroa[editar | editar código-fonte]

Os palácios reais não residenciais e algumas partes de palácios reais em Londres e um na Irlanda do Norte, que ainda são propriedade da Coroa, são geralmente administrados por uma instituição de caridade pública chamada Historic Royal Palaces (a menos que ainda sejam usados pelo governo, como o Palácio de Westminster). Eles são:

Residências privadas[editar | editar código-fonte]

Londres[editar | editar código-fonte]

Residência Proprietário Residentes Localização Estilo arquitetônico Notas
Ivy Cottage Coroa Princesa Eugênia e Jack Brooksbank Londres,  Inglaterra Vitoriano Localizada na propriedade do Palácio de Kensington, é uma residência de graça e favor ocupada pela Princesa Eugénia e seu marido, Jack Brooksbank, desde abril de 2018.
Wren House Coroa Príncipe Eduardo, Duque de Kent e Catarina, Duquesa de Kent Londres,  Inglaterra Residência real em Londres, também um palácio do Historic Royal Palaces.
Thatched House Lodge Coroa Princesa Alexandra de Kent Londres,  Inglaterra Residência oficial de campo, alugada pelo Crown Estate.

Windsor e arredores[editar | editar código-fonte]

Residência Proprietário Residentes Localização Estilo arquitetônico Notas
Adelaide Cottage Coroa Guilherme, Príncipe de Gales e Catarina, Princesa de Gales Windsor,

 Inglaterra

Localizado no Windsor Home Park, perto do Castelo de Windsor.
Frogmore Cottage Coroa Windsor,

 Inglaterra

Royal Lodge Coroa Príncipe André, Duque de York Windsor,

 Inglaterra

Tudor Alugado da Crown Estate.
Bagshot Park Coroa Príncipe Eduardo, Duque de Edimburgo e Sofia, Duquesa de Edimburgo Surrey,

 Inglaterra

Vitoriano Alugado da Crown Estate.

Balmoral[editar | editar código-fonte]

Residência Proprietário Residentes Localização Notas
Castelo de Balmoral Privado Carlos III e Rainha Camila Aberdeenshire, Escócia Herdados de Elizabeth II para o rei Carlos II depois de sua morte.
Birkhall Privado Carlos III e Rainha Camila Aberdeenshire, Escócia Anteriormente propriedade da Rainha Isabel, a Rainha Mãe; localizado na propriedade do Castelo de Balmoral. Carlos III herdou a casa quando sua avó morreu em 2002.
Craigowan Lodge Privado Carlos III e Rainha Camila Aberdeenshire, Escócia Herdado de Elizabeth II.

Em outros lugares do Reino Unido[editar | editar código-fonte]

Residência Proprietário Residentes Localização Notas
Sandringham House Privado Carlos III e Rainha Camila Sandringham, Norfolk, Inglaterra Inglaterra Herdado de Elizabeth II
Anmer Hall Privado Guilherme, Príncipe de Gales e Catarina, Princesa de Gales Sandringham, Norfolk, Inglaterra Inglaterra Localizado nos terrenos da Sandringham House. Presente de casamento de Elizabeth II para o Príncipe Guilherme e Catarina.
Highgrove House Ducado da Cornualha Gloucestershire, Inglaterra Inglaterra O controle da casa foi transferido para Guilherme, Príncipe de Gales, quando ele herdou o Ducado da Cornualha.[11]
Llwynywermod Ducado da Cornualha Príncipe de Gales e Princesa de Gales Myddfai, Carmarthenshire, País de Gales Residência habitual de campo do Príncipe de Gales no País de Gales.
Tamarisk Ducado da Cornualha Príncipe de Gales e Princesa de Gales Ilhas Scilly, Inglaterra Inglaterra
Gatcombe Park Privado Ana, Princesa Real Minchinhampton, Gloucestershire, Inglaterra Inglaterra

Residências reais históricas[editar | editar código-fonte]

Residência Localização Residente(s) Período em uso
Castelo Abergeldie Aberdeenshire, Escócia Vitória
Isabel II
1848-1970
Palácio de Althorp Apethorpe,  Inglaterra Jaime I
Carlos I
The Albany Londres,  Inglaterra Frederico, Duque de Iorque 1791-1802
Castelo de Allerton North Yorkshire,  Inglaterra 1786-1789
Banqueting House Londres,  Inglaterra
Palácio de Beaulieu Chelmsford  Inglaterra Henrique VIII
Eduardo VI
Maria I
Isabel I
1517-1622
Cumberland Lodge Windsor,  Inglaterra Guilherme, Duque de Cumberland
Henrique, Duque de Cumberland e Strathearn
Ana, Duquesa de Cumberland
Augusto, Duque de Sussex
Helena de Schleswig-Holstein
1746-1803
1830-1843
1872-1923

Referências