Maria Esmeralda da Bélgica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade. (desde julho de 2016)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Maria Esmeralda
Cônjuge Salvador Moncada
Descendência Alexandra Moncada
Leopoldo Moncada
Casa Saxe-Coburgo-Gota
Nome completo
Marie-Esméralda Adelaide Lilian Anna Léopoldine
Nascimento 30 de setembro de 1956 (61 anos)
  Bruxelas, Bélgica
Religião Catolicismo
Pai Leopoldo III da Bélgica
Mãe Liliana, Princesa de Réthy

Maria Esmeralda da Bélgica (30 de setembro de 1956, Laeken, Bélgica) é um membro da família real belga.

Família[editar | editar código-fonte]

Ela é a filha mais nova do falecido Leopoldo III da Bélgica e sua esposa, Liliana, Princesa de Réthy.[1]Seus irmãos são o falecido príncipe Alexander da Bélgica e a princesa Maria Cristina da Bélgica. Seus meio-irmãos incluem o falecido rei Balduíno da Bélgica, ex-monarca rei Alberto II, que também é o padrinho de Maria Esmeralda, e a falecida princesa Josefina Carlota da Bélgica (Grã-duquesa do Luxemburgo).

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Maria Esmeralda é uma jornalista e escritora, escrevendo sob o nome Esméralda de Réthy. Depois de estudar Direito na Facultés Universitaires Saint-Louis em Bruxelas, ela se formou em jornalismo na Universidade Católica de Lovaina, em Louvain-la-Neuve e mudou-se para Paris para prosseguir a sua carreira, trabalhando lance como livre para revistas internacionais.

Ela se casou com sir Salvador Moncada, um farmacologista britânico, em Londres, em 5 de abril de 1998. Eles têm uma filha, Alexandra Leopoldina (4 de agosto 1998, Londres), e um filho, Leopoldo Daniel (21 de maio de 2001, Londres).

Maria Esmeralda é muito ativa no campo do meio ambiente e os direitos das mulheres. Ela é presidente do rei Fundo Leopoldo III para exploração e conservação da natureza desde a morte de seu pai em 1983. Ela também é presidente honorário da Delphus, uma associação que oferece a cada ano para crianças autistas uma semana de terapia assistida com golfinhos.

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

Estilo real de tratamento de
Maria Esmeralda da Bélgica
State Coat of Arms of Belgium.svg
Estilo real Sua Alteza Real
Estilo alternativo madame
  • 30 de setembro de 1956 - 4 de abril de 1998: Sua Alteza Real a princesa Maria Esmeralda da Bélgica
  • 04 de abril de 1998 - presente: Sua Alteza Real a princesa Maria Esmeralda da Bélgica, lady Moncada

Ascendência[editar | editar código-fonte]