Luísa da Bélgica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Luísa
Casa Casa da Áustria-Este
Nome completo
Luisa Maria Anna Martine Pilar
Nascimento 11 de outubro de 1995 (23 anos)
  Bruxelas, Bélgica
Pai Lorenzo da Áustria-Este
Mãe Astrid da Bélgica
Família imperial austríaca
Casa de Habsburgo-Lorena
Imperial Coat of Arms of the Empire of Austria (1815).svg

SAI&R o arquiduque Carlos
SAI&R a arquiduquesa Francisca

  • SAI&R a arquiduquesa Eleonor
  • SAI&R o arquiduque Ferdinando
  • SAI&R a arquiduquesa Glória


Luísa Maria Ana Martina Pilar (Luisa Maria Anna Martine Pilar; Bruxelas, 11 de outubro de 1995) é a quarta criança e segunda menina da princesa Astrid da Bélgica e de seu marido, o arquiduque Lorenzo da Áustria-Este. É neta do rei Alberto II da Bélgica e atualmente ocupa o nono lugar na linha de sucessão ao trono belga.[1]

Luísa possui dois irmãos mais velhos: Amadeu (nascido em 1986) e Joaquim (nascido em 1991), uma irmã mais velha: Maria Laura (nascida em 1988) e uma irmã mais nova: Letícia (nascida em 2003).

Nascimento e batismo[editar | editar código-fonte]

A princesa Luísa nasceu na Clínica St. Jean, em Bruxelas, capital da Bélgica. Todos os seus avós e bisavós são reais ou nobres; ela descende de famílias reais dinamarquesas, britânicas, portuguesas, espanholas, alemães, austríacos, belgas, italianas, suecas e francesas. Em 1991, quatro anos antes de seu nascimento, houve uma mudança na constituição, a qual aboliu a lei sálica. Ela é a primeira princesa da Bélgica a ter nascido com direitos de sucessão completos para o trono.

Luísa foi batizada no Castelo Real de Laeken, no dia 26 de outubro de [995. Na cerimônia, estiveram presentes amigos e familiares de seus pais, incluindo representantes de outras casas reais.

Educação[editar | editar código-fonte]

Luísa, assim como a maioria dos jovens membros da família real, iniciou sua educação na escola pública de Saint-Jan Berchmans, em Bruxelas, onde aprendeu as três línguas oficiais da Bélgica: flamengo, francês e alemão. Em 2009, já frequentava a Escola Sevenoaks, em Kent, Inglaterra, onde também estudou seu irmão mais velho, Amadeo. Atualmente está a ser educada numa universidade em Montreal, Canadá.

Aparições públicas[editar | editar código-fonte]

A princesa Astrid tenta ao máximo proteger a vida privada de seus filhos. Portanto, são poucas as vezes em que Luísa pode ser vista aos olhos do público.

Em 2003, ela foi a menina das flores no casamento de seu tio, o príncipe Lourenço com a britânica Claire Coombs. No mesmo ano, esteve também presente no batizado de sua irmã, a princesa Letícia.[2]

Em 22 de outubro de 2011 Luísa, juntamente com sua mãe e irmã mais nova, participou da estreia do filme "As Aventuras de Tintim", dirigido por Steven Spielberg, em Bruxelas.[3]

Em 21 de julho de 2013, a princesa Luísa, acompanhada por outros membros da família real, assistiu à parada civil e militar durante a abdicação do rei Alberto II e a coroação do rei Filipe da Bélgica[4][5]

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 11 de outubro de 1995 - 7 de fevereiro de 1996: Sua Alteza Imperial e Real, princesa Luísa da Bélgica, Arquiduquesa da Áustria-Este, Princesa Imperial da Áustria, Princesa Real da Hungria e Boêmia.
  • 7 de fevereiro de 1996 - presente: Sua Alteza Imperial e Real, princesa Luísa da Bélgica, Arquiduquesa da Áustria-Este, Princesa Imperial da Áustria, Princesa Real da Hungria e Boêmia, Princesa de Módena.

Todos os filhos do arquiduque da Áustria-Este, Lorenzo, ostentarão o título "Príncipe/Princesa da Bélgica" por decreto real belga de 2 de dezembro de 1991, além de seus títulos austríacos: "Arquiduque/Arquiduquesa da Áustria-Este, Príncipe/Princesa Imperial da Áustria, Príncipe/Princesa Real da Hungria e Boêmia, Príncipe/Princesa de Modena". Internacionalmente, Luísa é denominada brevemente como "SAI&R Princesa Luísa da Bélgica, arquiduquesa da Áustria-Este".

Referências

  1. «Princess Luisa Maria of Belgium, Archduchess of Austria-Este». Wikipedia, the free encyclopedia (em inglês) 
  2. «Princess Laetitia Maria´s Baptism - The Royal Forums». www.theroyalforums.com. Consultado em 23 de abril de 2016. 
  3. «'As aventuras de Tintim', de Steven Spielberg, estreia nos cinemas». Pop & Arte. Consultado em 22 de abril de 2016. 
  4. «A Bélgica tem um novo rei». PÚBLICO. Consultado em 22 de abril de 2016. 
  5. «Rei Alberto II da Bélgica vai renunciar em favor de seu filho». Mundo. Consultado em 22 de abril de 2016. 

ㅤ ‏

Precedido por
Joaquim da Bélgica
Linha de sucessão ao trono belga
Sucedido por
Letícia da Bélgica