Emanuel da Bélgica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Emanuel
Príncipe da Bélgica
Casa Saxe-Coburgo-Gota
Nome completo Emanuel Leopoldo Guilherme Francisco Maria
Nascimento 4 de outubro de 2005 (15 anos)
  Anderlecht, Bélgica
Pai Filipe da Bélgica
Mãe Matilde da Bélgica
Religião Catolicismo Romano
Brasão

Emanuel Leopoldo Guilherme Francisco Maria (em francês: Emmanuel Léopold Guillhaume François Marie; em holandês: Emmanuel Leopold Willem Frans Maria; Anderlecht, 4 de outubro de 2005)[1] é um príncipe da Bélgica. Ele é a terceira criança e segundo menino do atual rei reinante Filipe da Bélgica e de sua esposa, a rainha consorte Mathilde d'Udekem d'Acoz; sendo um neto do ex-rei Alberto II da Bélgica. Emanuel atualmente ocupa o terceiro lugar na linha de sucessão ao trono belga.

Emanuel possui dois irmãos mais velhos: o príncipe Gabriel da Bélgica e a princesa Isabel da Bélgica, Duquesa de Brabante; e também uma irmã mais nova, a princesa Leonor da Bélgica.

Nascimento e batismo[editar | editar código-fonte]

O príncipe Emanuel nasceu no dia 4 de outubro de 2005, às 13h06 (horário local), no Hospital Erasmus, em Anderlecht, uma cidade próxima de Bruxelas. Na ocasião, pesava 3,9kg e media 50 centímetros.

Recebeu os seguintes nomes:

Emanuel foi batizado no Castelo Real de Ciergnon, no dia 10 de dezembro de 2005, em Ciergnon na Bélgica. Na cerimônia, estiveram presentes amigos e familiares de seus pais, incluindo representantes de outras casas reais.

Os seus padrinhos são:

  1. A condessa Elisabeth d'Udekem d'Acoz (sua tia materna).
  2. Príncipe Guilherme, Grão-Duque Herdeiro de Luxemburgo (amigo próximo do casal).

Educação e interesses[editar | editar código-fonte]

No dia 1° de setembro de 2006, o príncipe Emanuel ingressou na escola pública de Saint-Jan Berchmans, em Bruxelas. Esta é a mesma escola onde estudam seus irmãos, Gabriel, Isabel e Leonor.

Em setembro de 2012, foi anunciado que o príncipe Emanuel estava saindo de Saint-Jan Berchmans para estudar na escola especial de Eureka, em Kessel-Lo, pois sofre de dislexia. Estuda as três línguas oficiais da Bélgica: flamengo, francês e alemão. Todos os anos os seus pais acompanham ele e seus irmãos no primeiro dia de aula.

O príncipe Emanuel ama a natureza. Ele gosta de praticar os seguintes esportes: ciclismo, natação e esqui. Ele também toca flauta.

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 04 de outubro de 2005 - presente: "Sua Alteza Real, Príncipe Emanuel da Bélgica".

Referências

  1. «Wikiwand». Wikiwand. Consultado em 6 de maio de 2016