Leopoldo de Saxe-Coburgo-Koháry

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Leopoldo de Saxe-Coburgo-Koháry.

Leopoldo Francisco Júlio de Saxe-Coburgo-Koháry (Viena, 31 de janeiro de 1824 — Viena, 20 de maio de 1884) foi um príncipe germânico da Casa de Saxe-Coburgo-Gota.

Nascido Leopoldo de Saxe-Coburgo-Saalfeld, ele era o terceiro filho de Fernando de Saxe-Coburgo-Gota e de sua esposa, Maria Antônia de Koháry.

Como era o filho mais novo da família, ele não herdou as grandes possessões de sua mãe. Leopoldo entrou para o exército e serviu como major-general do Império Austro-Húngaro. Por certo tempo, considerou-se casá-lo com a rainha Isabel II da Espanha; porém, a França e outros países da Europa opuseram-se, já que havia muitos Coburgos nos tronos europeus.

Alberto de Saxe-Coburgo-Gota era marido da rainha Vitória do Reino Unido; o rei Leopoldo I da Bélgica, tio materno de Vitória e paterno de Alberto, era também um Coburgo; e o irmão mais velho do próprio príncipe Leopoldo, D. Fernando II de Portugal, era o consorte da rainha D. Maria II.

Mais tarde, Leopoldo conheceu uma plebéia, Konstanze Geiger (1835-1890), que lhe deu um filho, chamado Franz, no dia 12 de outubro de 1860. Leopoldo e Constanze casaram-se, seis meses depois, em 23 de abril de 1861, tendo ele reconhecido imediatamente Franz como seu filho. No dia 24 de julho de 1862, Franz foi titulado barão de Ruttenstein, por Ernesto II. Porém, como o casamento de seus pais foi morganático, Franz foi barrado da sucessão dos Koháry e dos Saxe-Coburgo-Gota. Morreu solteiro, sem filhos, em 29 de agosto de 1899.