Umberto de Saxe-Coburgo-Gota

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o atual príncipe hereditário de Saxe-Coburgo-Gota, veja Umberto Miguel, Príncipe Herdeiro de Saxe-Coburgo-Gota, Duque de Saxônia.
Umberto de Saxe-Coburgo-Gota
Príncipe de Saxe-Coburgo-Gota
Príncipe Umberto com sua irmã Sibila em 1917.
Casa Saxe-Coburgo-Gota
Nome completo
Dietmar Hubertus Friedrich Wilhelm Philipp
Nascimento 24 de agosto de 1909
Schloss Reinhardsbrunn, Alemanha
Morte 26 de novembro de 1943 (34 anos)
Mosty Wielkie, Polônia
Pai Carlos Eduardo, Duque de Saxe-Coburgo-Gota
Mãe Princesa Vitória Adelaide de Schleswig-Holstein

Umberto de Saxe-Coburgo-Gota (em alemão: Dietmar Hubertus Friedrich Wilhelm Philipp[1]) (24 de agosto de 1909 — 26 de novembro de 1943) foi um membro da Casa de Saxe-Coburgo-Gota, o segundo filho varão de Carlos Eduardo, Duque de Saxe-Coburgo-Gota e da princesa Vitória Adelaide de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O príncipe Umberto nasceu em Schloss Reinhardsbrunn, na Alemanha. Seu pai, Carlos Eduardo, foi o duque reinante de Saxe-Coburgo-Gotha, o único filho do príncipe Leopoldo, Duque de Albany, sendo assim um neto da rainha Vitória. Umberto, assim, detinha o título de príncipe de Saxe-Coburgo e Gotha e príncipe do Reino Unido, com o estilo de Sua Alteza como bisneto do monarca britânico.

Em 1917, Jorge V passou cartas patentes retirando os títulos de "Príncipe" e "Princesa" e o estilo de "Sua Alteza" para todos os bisnetos de um monarca britânico, privando Umberto de seus títulos britânicos. Além disso, no final da Primeira Guerra Mundial, o seu pai foi forçado a abdicar como "Duque" e a tornar-se um cidadão comum, conforme mandava a Titles Deprivation Act 1917.

Umberto entrou para a Deutsches Heer, e viu a ação na frente oriental durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi morto em ação em 26 de novembro de 1943, aos 34 anos, em Mosty, hoje naUcrânia.

Títulos, estilos, honras e armas[editar | editar código-fonte]

  • 24 de agosto de 1909 — 26 de novembro de 1947: Sua Alteza príncipe Umberto de Saxe-Coburgo-Gota

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Referências