André, Príncipe de Saxe-Coburgo-Gota, Duque de Saxônia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Pretendente
André
André no casamento de Madeleine em 08 de junho de 2013
Reivindicação
País Duque de Saxônia
Vida
Cônjuge Carin Dabelstein
Descendência Estefânia
Umberto Miguel
Felipe
Nome completo André Miguel Frederico Hans Armin Siegfried Hubertus
Casa Saxe-Coburgo-Gota
Pai Frederico Josias, Príncipe de Saxe-Coburgo-Gota
Mãe Vitória-Luísa de Solms-Baruth
Nascimento 21 de março de 1943 (76 anos)
Kasel-Golzig, Alemanha
 Alemanha
Morte

André, Príncipe de Saxe-Coburgo- Gota, Duque da Saxônia (André Miguel Frederico Hans Armin Siegfried Hubertus; 21 de março de 1943, Kasel-Golzig) é o titular da chefia da Casa de Saxe-Coburgo-Gota e atual Duque de Saxe-Coburgo-Gota desde 1998. É neto de Carlos Eduardo, Duque de Saxe-Coburgo-Gota.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O príncipe era filho de Frederico Josias, Príncipe de Saxe-Coburgo-Gota e da antiga condessa Viktoria-Luise de Solms-Baruth. Tornou-se herdeiro da dinastia em 6 de março de 1954, quando seu pai se tornou o chefe, e com morte dele em 23 de janeiro de 1998, André ascendeu ao titulo.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Em Hamburgo, em 31 de julho de 1971, André casou com Carin Dabelstein (nascida em 16 de julho de 1946), filha de Adolfo Guilherme Martino Dabelstein e Irma Maria Margarida Cellsen.O casamento, embora desigual, não era morganático, e foi autorizado pelo pai de André. Eles tiveram três filhos, que herdaram os estilos ducais e títulos:

  1. Estefânia Sibila de Saxe-Coburgo-Gota (nascida em Hamburgo, 31 de janeiro de 1972.
  2. Umberto, Príncipe de Saxe-Coburgo-Gota (nascido em Hamburgo, 16 de setembro de 1975, o herdeiro aparente do Senhorio.
  3. Alexandre Felipe de Saxe-Coburgo-Gota (nascido em Coburg, 4 de maio de 1977.

André está na linha de sucessão ao trono britânico por ser um bisneto do filho mais novo de Vitória do Reino Unido, Príncipe Leopoldo, Duque de Albany. No entanto, caso o titulo de Duque de Albany seja restaurado, ele não seria o herdeiro. Em vez disso, o príncipe Umberto de Saxe-Coburgo-Gota herdaria o ducado como herdeiro do último duque de Albânia através de seu avô João Leopoldo, Príncipe Herdeiro de Saxe-Coburgo-Gota. [1] André tem tanto nacionalidade alemã como britânica.

Referências

  1. HGSachsen-CG at heraldica.org

Ligações externas[editar | editar código-fonte]