Eugénia de Iorque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde junho de 2016)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Eugênia
Princesa do Reino Unido
 
Casa Windsor
Nome completo
Eugênia Vitória Helena
Nascimento 23 de março de 1990 (26 anos)
Londres, Reino Unido
Pai André, Duque de Iorque
Mãe Sara Ferguson

Eugênia Vitória Helena (Londres, 23 de março de 1990) é a filha mais nova do príncipe André, Duque de Iorque, e sua ex-esposa Sara Ferguson. Ela é neta da rainha Isabel II do Reino Unido e do príncipe Filipe, Duque de Edimburgo, atualmente ocupando a oitava posição da linha de sucessão britânica.

Nascimento[editar | editar código-fonte]

A princesa Eugénia nasceu a 23 de março de 1990 no Hospital de Portland, na capital londrina. Seu pai é o príncipe André, Duque de Iorque, o segundo filho da rainha Isabel II do Reino Unido e do príncipe Filipe, Duque de Edimburgo. Sua mãe é Sara Ferguson, a filha do falecido major Ronald Ferguson e da falecida Susan Barrantes (nascida Whight). Eugénia foi nomeada a partir de Vitória Eugénia de Battenberg, neta da rainha Vitória. Ela tem uma irmã mais velha, a Beatriz de Iorque, nascida em 1988.

Foi batizada no dia 23 de dezembro de 1990, na Igreja de St. Mary Magdalene, em Sandringham, Norfolk, pelo bispo de Norwich. Foi o primeiro bebê real que teve um baptismo público. Seus padrinhos foram James Ogilvy, o capitão Alastair Ross, a Sra. Ronald (Sue) Ferguson (madrasta de sua mãe), a Sra. Julia Dodd-Noble e a Srta. Louise Blacker. " Como neta de um monarca britânico de linha masculina, Eugénia nasceu uma "Princesa do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte", com o prefixo de "Sua Alteza Real". Por isso, ela é estilizada "Sua Alteza Real princesa Eugénia de Iorque'". Eugénia e sua irmã Beatriz são as únicas netas da rainha a possuírem o título de "Princesa" e o estilo de "Sua Alteza Real". Sua prima Zara Phillips não tem títulos reais nem nobiliários, e Luísa Windsor, filha do príncipe Eduardo, Conde de Wessex, é legalmente uma princesa, embora não seja titulada como tal.

Educação[editar | editar código-fonte]

A princesa Eugénia primeiramente foi matriculada na escola de educação infantil Winkfield Montessori, em Surrey, no ano de 1992. Então ela juntou-se com sua irmã em Upton House School, Windsor. Em 1995, foi para Coworth Park, também em Surrey. Em 2001, passou na Examinação de Entrada Comum, estudando em St George's School por dois anos. Em 2003, a princesa Eugénia começou seu ensino superior em Marlborough College, Wiltshire. Eugénia passou em nove GCSEs em 2006, obtendo duas notas A* em língua inglesa e artes, três notas A em História, Literatura inglesa e Religião e quatro notas B em Matemática, Ciências, Espanhol e Francês.

Saúde[editar | editar código-fonte]

Em outubro de 2002, Eugénia, aos doze anos, teve que fazer uma cirurgia para corrigir sua escoliose, com a qual tinha sido diagnosticada.

Vida em família[editar | editar código-fonte]

Os pais de Eugénia, os duques de Iorque, se separaram em 1992, quando ela e sua irmã eram ainda muito pequenas. O divórcio foi feito absoluto em 1996, e a custódia das princesas passou a ser compartilhada pelos pais igualmente. O divórcio entretanto foi amigável e não atrapalha até hoje a tarefa do duque e da duquesa de "co-educar" suas filhas. Devido à sua idade, Eugénia não tem deveres reais e oficiais, mas faz aparições em alguns eventos com a família real. Quando não está na escola, passa o tempo com sua família em Royal Lodge, residência oficial do príncipe André.

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • 1990- presente: Sua Alteza Real princesa Eugénia de Iorque.

Ascendência[editar | editar código-fonte]

Os ancestrais da princesa Eugénia em três gerações
Eugénia de Iorque Pai:
André, Duque de Iorque
Avô paterno:
Filipe, Duque de Edimburgo
Bisavô paterno:
André da Grécia e Dinamarca
Bisavó paterna:
Alice de Battenberg
Avó paterna:
Isabel II do Reino Unido
Bisavô paterno:
Jorge VI do Reino Unido
Bisavó paterna:
Isabel Bowes-Lyon
Mãe:
Sara, Duquesa de Iorque
Avô materno:
Ronald Ferguson
Bisavô materno:
André Henry Ferguson
Bisavó materna:
Marian Montagu-Douglas-Scott
Avó materna:
Susan Barrantes
Bisavô materno:
FitzHerbert Wright
Bisavó materna:
Doreen Wingfield
Brasão de armas da princesa Eugénia de Iorque

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Beatriz de Iorque
Linha de sucessão ao trono britânico
6.º
Sucedido por
Príncipe Edward, Conde de Wessex