Letícia da Bélgica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde junho de 2016) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Letícia
Casa Casa da Áustria-Este
Nome completo
Laetitia Maria Nora Anna Joachim Zita
Nascimento 23 de abril de 2003 (15 anos)
  Bruxelas, Bélgica
Pai Lorenzo da Áustria-Este
Mãe Astrid da Bélgica
Família imperial austríaca
Casa de Habsburgo-Lorena
Imperial Coat of Arms of the Empire of Austria (1815).svg

SAI&R o arquiduque Carlos
SAI&R a arquiduquesa Francisca

  • SAI&R a arquiduquesa Eleonor
  • SAI&R o arquiduque Ferdinando
  • SAI&R a arquiduquesa Glória


Letícia Maria Nora Ana Joaquim Zita (Laetitia Maria Nora Anna Joachim Zita; Bruxelas, 23 de abril de 2003) é a quinta criança e filha mais nova da princesa Astrid da Bélgica e de seu marido, o arquiduque Lorenzo da Áustria-Este. É neta do rei Alberto II da Bélgica e atualmente ocupa o décimo lugar na linha de sucessão ao trono belga.

Letícia possui dois irmãos mais velhos: Amadeu (nascido em 1986) e Joaquim (nascido em 1991) e duas irmãs mais velhas: Luísa (nascida em 1995) e Maria Laura (nascida em 1988).

Nascimento e batismo[editar | editar código-fonte]

A princesa Letícia nasceu na Clínica St. Jean, em Bruxelas, capital da Bélgica. Todos os seus avós e bisavós são reais ou nobres; ela descende de famílias reais dinamarquesas, britânicas, portuguesas, espanholas, alemães, austríacos, belgas, italianas, suecas e francesas. Em 1991, 12 anos antes de seu nascimento, houve uma mudança na constituição, a qual aboliu a lei sálica.

Letícia foi batizada no Castelo de Stuyvenberg, no dia 1 de junho de 2003. Na cerimônia, estiveram presentes amigos e familiares de seus pais, incluindo representantes de outras casas reais[1]

Educação[editar | editar código-fonte]

Letícia está atualmente a ser educada na Escola Preparatória Bromsgrove, no Reino Unido. Ela está em seu oitavo ano da escola primária (2015-2016).

Aparições públicas[editar | editar código-fonte]

A princesa Astrid tenta ao máximo proteger a vida privada de seus filhos. Portanto, são poucas as vezes em que Letícia pode ser vista aos olhos do público.

Em 22 de outubro de 2011, Letícia, juntamente com sua mãe e irmã mais velha, a princesa Luísa, participou da estreia do filme "As Aventuras de Tintim", dirigido por Steven Spielberg, em Bruxelas.

Em 21 de julho de 2013, a princesa Letícia, acompanhada por outros membros da família real, assistiu à parada civil e militar durante a abdicação do rei Alberto II e a coroação do rei Filipe da Bélgica[2].

Em 2014, foi a menina das flores no casamento de seu irmão Amadeu com Elisabetta Rosboch Von Wolkenstein[3].

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 23 de abril de 2003 - presente: Sua Alteza Imperial e Real, princesa Letícia da Bélgica, Arquiduquesa da Áustria-Este, Princesa Imperial da Áustria, Princesa Real da Hungria e Boêmia, Princesa de Módena.

Todos os filhos do arquiduque da Áustria-Este, Lorenzo, ostentarão o título "Príncipe/Princesa da Bélgica" por decreto real belga de 2 de dezembro de 1991, além de seus títulos austríacos: "Arquiduque/Arquiduquesa da Áustria-Este, Príncipe/Princesa Imperial da Áustria, Príncipe/Princesa Real da Hungria e Boêmia, Príncipe/Princesa de Modena'". Internacionalmente, Luísa é denominada brevemente como "SAI&R princesa Letícia da Bélgica, Arquiduquesa da Áustria-Este".

Referências

  1. .«Princess Astrid and Prince Joachim pose with baby Princess Laetitia...». Getty Images (em inglês). Consultado em 23 de abril de 2016. 
  2. «A Bélgica tem um novo rei». PÚBLICO. Consultado em 22 de abril de 2016. 
  3. «Prince Amedeo marries Elisabetta Rosboch von Wolkenstein in Rome». HOLA. Consultado em 23 de abril de 2016. 
Letícia da Bélgica
Nascimento: 23 de Abril 2003
Precedido por
Princesa Luisa Maria da Bélgica, Arquduquesa de Áustria-Este
Linha de sucessão ao trono belga
11ª posição
Sucedido por
Príncipe Lourenço da Bélgica