Monte Carlo (Santa Catarina)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Monte Carlo
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Monte Carlo
Bandeira
Brasão de armas de Monte Carlo
Brasão de armas
Hino
Gentílico montecarlense[1]
Localização
Localização de Monte Carlo em Santa Catarina
Localização de Monte Carlo em Santa Catarina
Localização de Monte Carlo em Santa Catarina
Monte Carlo está localizado em: Brasil
Monte Carlo
Localização de Monte Carlo no Brasil
Mapa
Mapa de Monte Carlo
Coordenadas 27° 13' 22" S 50° 58' 48" O
País Brasil
Unidade federativa Santa Catarina
Região metropolitana Região Metropolitana do Contestado
Municípios limítrofes Fraiburgo, Frei Rogério, Tangará, Campos Novos
Distância até a capital 353 km
História
Fundação 26 de setembro de 1991 (32 anos)
Emancipação 1991
Administração
Prefeito(a) Sonia Salete Vedovatto (PSDB, 2021 – 2024)
Vereadores 9
Características geográficas
Área total [2] 162,785 km²
População total (Censo IBGE/2022[3]) 9 117 hab.
Densidade 56 hab./km²
Clima Mesotérmico úmido
Altitude 942 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
CEP 89618-000
Indicadores
IDH (PNUD/2010 [4]) 0,643 médio
PIB (IBGE/2022[5]) R$ 158 095,00
PIB per capita (IBGE/2022[5]) R$ 19 666,55
Sítio https://www.montecarlo.sc.gov.br/ (Prefeitura)
https://www.montecarlo.sc.leg.br/ (Câmara)

Monte Carlo é um município brasileiro do Estado de Santa Catarina, na Região Sul do país. A cidade tem uma população de 9 906 habitantes, de acordo com o censo demográfico de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

História[editar | editar código-fonte]

Os antigos povos espanhóis, na companhia de jesuítas, chegaram a região de Monte Carlo por volta 1850. A região era colonizada predominantemente por caboclos, onde Joaquim Correa de Mello e sua família, vindos do Campo do Tenente, no Paraná, se fixaram ao redor das madeireiras existentes no lugar.

Com descendência portuguesa e nascido no Rio Grande do Sul, Joaquim adquiriu a Fazenda Velha do Espinilho, nome pelo qual Monte Carlo ficou conhecida, além de Campina do Leite e Fita Pisani.

Localizada no lugar chamado Butiá, próximo a Taquaruçu, a região era densamente coberta por matas de araucárias e imbuias e povoada pelos índios Kaigang e Xokleng, chamados de bugres pelos brancos desbravadores. Joaquim Correa de Mello morreu em 1894 e foi enterrado no cemitério da época.

Na década de 40, a chegada das primeiras empresas madeireiras instaurou um ciclo de desenvolvimento à região. A principal indústria veio de Tangará, Santa Catarina, trazida pela família Pisani. Nelson, Carlos e Waldemar encontraram um povoado com seis casas, um boteco e uma igreja.

A família Pisani trouxe funcionários de outras cidades próximas para trabalhar na serraria e moravam em um pequeno hotel da cidade, voltando para casa somente nos finais de semana. Aos poucos, a empresa madeireira passou a construir casas para os trabalhadores, e a cidade foi sendo formada.

Em 1963, a localidade foi declarada 12º Distrito de Campos Novos, Santa Catarina. Emancipou-se politicamente em 26 de setembro de 1991, e a instalação administrativa do município ocorreu em 1º de janeiro de 1993.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

O nome Monte Carlo tem origem na visita de Carlos Pisani ao Principado de Mônaco, na Europa, onde está localizada a cidade de Monte Carlo. Para homenageá-lo, trocar a denominação Espinilho por Monte Carlo.

O caboclo, elemento humano presente na região, tem sua origem na miscigenação entre o índio (Tupi-Guarani, Kaigang e Xokleng), o branco (lusitano ou castelhano) e o negro (escravo africano).

Localização[editar | editar código-fonte]

Monte Carlo está dentro do espaço territorial que se chamou de Região do Contestado, palco de disputa de terras entre Paraná e Santa Catarina, encerrada em 1916. O local foi base para concentração de forças militares para o 2º ataque a Taquaruçu, em 1913, durante a Guerra do Contestado, movimento social que se transformou em conflito armado entre forças militares e a população revoltada liderada por caboclos.

Por estar situada no caminho entre Campos Novos e Taquaruçu, Espinilho era caminho para os secretários do monge José Maria. Na localidade da Vila Arlete, encontra-se uma nascente de água tida como benta e considerada de propriedades curativas pela população por ter sido abençoada pelo monge João Maria, antecessor de José Maria.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localiza-se a uma latitude 27º13'22" sul e a uma longitude 50º58'47" oeste, estando a uma altitude de 942 metros. Sua população estimada em 2022 era de 9 117 habitantes. Possui uma área de 162,785 km².

Economia[editar | editar código-fonte]

Na década de 60, o Governo Federal regulamentou a Lei de incentivo ao Reflorestamento, que permitiu que florestas montecarlenses fossem repostas com pinus, planta exótica de procedência norte-americana que se adaptou muito bem à região sul do Brasil, com produtividade superior à existente em seu local de origem, impulsionando ainda mais a economia do município.

As empresas madeireiras e reflorestadora que deram origem aos atuais contornos urbanos de Monte Carlo ampliaram seu leque de atividades, além do viveiro de mudas para reflorestamento e dos próprios reflorestamentos, apostaram em industrialização da madeira, criação de suínos, pecuária de corte e de leite e iniciaram a cultura da maçã em Monte Carlo.

Com o passar dos anos, foram surgindo novos negócios, como armazéns, açougues, oficinas mecânicas, cartórios, farmácias de serviços, e foram realizados investimentos em infraestrutura escolas, ruas, bairros, usina hidrelétrica, aeroporto, meios de comunicação e transporte, igreja, associações.

Atualmente, a madeira de reflorestamento ainda é uma das principais fontes de renda de seus habitantes. Madeira de reflorestamento e fruticultura (maçã e kiwi).

Referências

  1. História de Monte Carlo no site do IBGE
  2. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  3. «Censo Populacional 2022». Censo Populacional 2022. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 27 de novembro de 2023. Consultado em 27 de novembro de 2023 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  5. a b «Estatística dos Municípios». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 27 de novembro de 2023 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.