Nadejda Alliluyeva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Nadejda Alliluyeva
Nascimento 22 de setembro de 1901
Baku, Tbilisi
Morte 9 de novembro de 1932 (31 anos)
Moscou
Sepultamento Cemitério Novodevichy
Cidadania Império Russo, União Soviética, República Socialista Federativa Soviética Russa
Cônjuge Josef Stalin
Filho(s) Svetlana Alliluyeva, Vasili Dzhugashvili
Ocupação escultora
Causa da morte trauma balístico

Nadejda Sergeyevna Alliluyeva, em russo: Надежда Сергеевна Аллилуева (Tíflis, 22 de setembro de 1901Moscou, 9 de novembro de 1932), foi a segunda esposa do soviético Josef Stalin.

Filha mais nova do revolucionário Sergei Alliluyev e da sua mulher Olga, Nadejda possuía ascendência alemã e georgiana. Ela conheceu Stalin ainda menina, quando o seu pai o acolheu e lhe ofereceu abrigo após sua fuga da prisão, em 1911[1]. Após a Revolução, Nadejda trabalhou com Lênin, de quem se tornou confidente.

Nadejda e Stalin casaram-se em 1919, quando ele tinha 41 anos de idade e já era viúvo da primeira esposa, Ekaterina Svanidze - que havia morrido de tifo no ano anterior e com quem tivera um filho, Yakov Djugashvili.

O casal teve dois filhos: Vasili Djugashvili, nascido em 1921, que foi piloto de guerra em Stalingrado, e Svetlana, nascida em 1926. Svetlana Alliluyeva escreveria em sua autobiografia - publicada anos mais tarde, nos Estados Unidos - que a morte de sua mãe havia extinguido a última centelha de bondade humana em seu pai.[2] Ainda hoje Nadejda é amada por parte significativa do povo russo. Frequentemente há flores colocadas em seu túmulo - que também foi vandalizado algumas vezes.

Referências

  1. RIEBER, Alfred. Stalin, Man of the Borderlands Arquivado em 1 de agosto de 2012 no Archive.is. The American Historical Review, dezembro de 2001 (em inglês). Acessado em 26 de junho de 2009.
  2. COCHRANE, James (tradução de Maria Clara de Mello Motta e Helena Raposo) (2004). Memórias do Século XX. Um Equilíbrio Frágil (1919 a 1939). 3 1a ed. Rio de Janeiro: Reader's Digest. 160 páginas. ISBN 858611698. Verifique |isbn= (ajuda) 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Nadejda Alliluyeva
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.