União Soviética na Segunda Guerra Mundial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Linha do tempo e baixas militares da URSS na Europa e na Ásia, durante a Guerra.

Anteriormente a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética assinou um pacto de não agressão com a Alemanha nazista em 23 de agosto de 1939. Além das estipulações de não agressão, o tratado incluía cláusulas secretas, que previam a divisão dos territórios da Romênia, Polônia, Lituânia, Letônia, Estônia e Finlândia entre as " esferas de influência " alemã e soviética. [1] Entre outubro e novembro de 1940, os alemães e soviéticos iniciaram conversações sobre um possível ingresso no Eixo da URSS, porém as negociações não tiveram resultado prático.

A Alemanha invadiu a Polônia em 1 de setembro de 1939, iniciando a Segunda Guerra Mundial. Stalin esperou até 17 de setembro antes de iniciar sua própria invasão da Polônia. [2] Em paralelo decorria a Guerra de Inverno, onde a URSS anexou parte das regiões da Carélia e Salla, na Finlândia. Em seguida veio a anexação soviética da Estônia, Letônia, Lituânia e partes da Romênia ( Bessarábia, Bukovina do norte e região de Hertza ).

Em 22 de junho de 1941, Hitler lançou uma invasão da União Soviética, a famosa Operação Barbarrosa. Os soviéticos, [3] com a ajuda da lei do Lend Lease, vinda do Ocidente, conseguiram parar o avanço alemão a cerca de 30 quilômetros do centro de Moscou. Nos quatro anos seguintes, a União Soviética conseguiu avançar na frente oriental, sendo o páis que forçou a capitulação da Alemanha. As principais batalhas travadas nessa contra ofensiva foram a Batalha de Stalingrado e a Batalha de Kursk.

A maior parte dos combates soviéticos ocorreu na Frente Oriental - incluindo a Guerra de Continuação com a Finlândia - mas também invadiu o Irã (em agosto de 1941) em cooperação com os britânicos e no final da guerra atacou o Japão (em agosto de 1945).

Referências

  1. chathamhouse.org, 2011
  2. Goldman 2012, pp. 163–64.
  3. Pearson, Clive. «Stalin as War Leader». History Today  |obra= e |publicação= redundantes (ajuda)