Participantes da Segunda Guerra Mundial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Quase todos os países do mundo participaram da Segunda Guerra Mundial, com a exceção de alguns estados que se mantiveram neutros. A Segunda Guerra Mundial contou com duas alianças inimigas, as potências do Eixo e as potências dos Aliados. As potências lideres da primeira foram Alemanha Nazista, o Reino da Itália e o Império do Japão, enquanto o Reino Unido e França com seus impérios coloniais, China, a União Soviética e os Estados Unidos foram os membros do outro grupo.

As causas do conflito originaram entre outras coisas na ascensão do fascismo na Itália e no Japão e o Nazismo em forma de revanche da derrotada Alemanha depois do tratado de versalhes que concluiu sua derrota na Primeira Guerra Mundial. Tensões criadas pelo seu expansionismo na Abissínia e o Acordo de Munique explodiram na Invasão da Polônia em 1939.

Principais Países Aliados:pais potências aliadas: França, Reino Unido, Estados Unidos, União Soviética

Outros países aliados: China, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Bélgica, Holanda, Polônia, Grécia, Iugoslávia, Noruega, Brasil

Enquanto o Eixo tinha o suporte de vários pequenos aliados, em 1945 quase todos os países do mundo haviam declarado guerra neles, embora muitos deles apenas o fizeram na décima primeira hora. Principais potências do eixo: Alemanha, Itália, Japão

Outros países do eixo: Rumania, Hungria, Bulgária, Finlândia, Áustria (era parte da Alemanha), Tailândia