Participantes da Primeira Guerra Mundial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Os governantes da Alemanha, França, Rússia, Áustria-Hungria e do Reino Unido a tentar manter a tampa do caldeirão fervente das tensões imperialistas e nacionalista nos Balcãs para evitar uma guerra geral europeia. Eles foram bem sucedidos em 1912 e 1913, mas não tiveram sucesso em 1914.

A Primeira Guerra Mundial foi um evento que teve diversos participantes, se iniciou em junho de 1914 e encerrou-se em novembro de 1918 e ocorreu principalmente na Europa, Rússia e Ásia[1] , tendo envolvendo todo o mundo na época em infindáveis discussões e conflitos político-militares.

Inicialmente a Primeira Guerra começou após uma briga entre o Império Austro-Húngaro e a Sérvia pela impunidade com relação aos responsáveis pelo assassinato em Sarajevo[2] , no qual Francisco Ferdinando e sua esposa faleceram, os julgamentos dos responsáveis foi considerado por algumas potências principais e secundárias da Europa como uma ofensa, iniciou-se uma especie de rixas entres o governos do Império Alemão e Austro-Húngaro, a Alemanha enviou um ultimato ao Reino da Sérvia, nos meses seguintes iria decorrer um conflito armado bélico jamais testemunhado antes na história.[3]

Participantes[editar | editar código-fonte]

Os lados dos Participantes[editar | editar código-fonte]

A Grande Guerra, como ficou conhecida, antes da Segunda Guerra Mundial, foi travada entre dois grandes lados, eles foram a Tríplice Entente e as potências imperiais do Eixo, que se originalizou do Pacto formando entre a Alemanha, Itália e Austro-Hungria.[3] O final da guerra a Tríplice Entente sai vitoriosa e os países que faziam parte das Potências Centrais foram derrotados e consequentemente tiveram de pagar por todos os prejuízos, na chamada "Paz dos Vencedores", a Conferência de Paz de Paris obrigou as nações derrotadas, principalmente a recém formada República de Weimar, através do Tratado de Versalhes, a arcar com seria crise econômica e posteriormente política interna[2] .

Os Participantes
Nação Entrada na guerra Lado Causas da participação Fim da participação Causas da participação Após a guerra
Alemanha julho de 1914 Potências Centrais
Bélgica julho de 1914 Potências Centrais
Brasil 1917 Tríplice Entente
Áustria-Hungria Potências Centrais
Cuba
Espanha
Estados Unidos 1917 Tríplice Entente
França agosto de 1914 Tríplice Entente
Grécia
Império Britânico Tríplice Entente
Império Turco-Otomano Potências Centrais
Itália Tríplice Entente
Japão
Luxemburgo
Países Baixos
Portugal março de 1916 Tríplice Entente
Reino da Romênia
Reino da Sérvia
Rússia Tríplice Entente
Fonte: www.suapesquisa.com Página visitada em 11 de julho de 2012.

Referências

  1. O início da Primeira Guerra (em português) R7 - Guerras. Visitado em 30 de junho de 2012.
  2. a b Lucas Martins (23 de fevereiro de 2007). Causas da Primeira Guerra Mundial (em português) InfoEscola. Visitado em 30 de junho de 2012.
  3. a b José Jobson Arruda; Aquino, Denize e Oscar. Primeira Guerra Mundial (em português) Cultura Brasi. Visitado em 10 de julho de 2012.