Guerra de Mentira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Habitantes de Varsóvia em manifestação de apoio, junto da embaixada Britânica em Varsóvia, após a declaração de guerra do Reino Unido à Alemanha.

O termo "Guerra de Mentira" ou "Guerra de Araque" é utilizado para designar o período inicial da Segunda Guerra Mundial, ou seja, entre 3 de setembro de 1939 e 10 de maio de 1940. Por outras palavras, é o período compreendido entre a declaração do estado de guerra da França e Reino Unido à Alemanha Nazista e a invasão por esta última da França, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo, durante o qual não houve verdadeiros combates armados.

Esse período é conhecido por "Drôle de Guerre", em francês, ou pela denominação inglesa "Phoney War", que significa "Guerra Falsa" ou "Imitação de Guerra", ou ainda por "Sitzkrieg" em alemão, que significa "Guerra Sentada" (um trocadilho por oposição a Blitzkrieg, guerra-relâmpago em alemão). Durante este período ambos os lados se preparavam para as futuras batalhas, agrupando homens e armas na região fronteiriça. Entretanto, pouquíssimos combates foram travados neste período.

Em Portugal utiliza-se normalmente a expressão original "Drôle de Guerre" em francês, que algumas vezes tem sido traduzida por “Estranha Guerra” ou “Guerra Estranha”, e também chamada "guerra fingida", "guerra de brincadeira" ou "guerra ridícula", não existindo nenhuma versão de uso comum.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Guerra de Mentira


Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.