Nestor Gomes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Nestor Gomes (Conceição de Macabu, 8 de setembro de 1875Belo Horizonte10 de julho de 1931) foi um político brasileiro. Foi presidente do estado do Espírito Santo e senador durante a República Velha.

 Vida[editar | editar código-fonte]

Nestor Gomes, também conhecido como Coronel Nestor Gomes, foi um político fluminense que ainda jovem se transferiu para o Espírito Santo, mais precisamente Cachoeiro de Itapemirim. Nessa cidade iniciou sua carreira política, como vereador, aliado da família Monteiro. Mudando-se para Vitória em 1910, renunciou ao mandato. No mesmo ano, foi eleito deputado estadual, pelo Partido Republicano Espírito-Santense, chefiado por Jerônimo de Sousa Monteiro. Foi reeleito em 1912. No governo de Bernardino de Sousa Monteiro ocupou importantes cargos, tais como o de secretário de Finanças e secretário de Agricultura, Terras e Obras. Foi eleito senador em 1919, cargo que renunciou no ano seguinte para assumir o cargo de presidente do estado do Espírito Santo. Tal episódio ocorreu em crise sucessória que cindiu o grupo político liderado pelos irmãos Jerônimo e Bernardino, pois o primeiro não havia aceitado sua indicação. Após deixar o cargo, em 23 de maio de 1924, não ocupou mais nenhum cargo eletivo, tendo sido esquecido pelo partido. Em 1930, após a Revolução daquele ano, foi nomeado secretário de Finanças do Maranhão, no governo de Seroa da Mota. Morreu em um hospital, em Belo Horizonte, vítima de Tuberculose.

Nestor Gomes
17º Governador do  Espírito Santo
Período 23 de maio de 1920 até
23 de maio de 1924
Antecessor(a) Bernardino de Sousa Monteiro
Sucessor(a) Florentino Avidos
Senador pelo  Espírito Santo
Período 1919 até 1920
Deputado estadual pelo  Espírito Santo
Período 1910 até 1915 2 mandatos consecutivos
Dados pessoais
Nascimento 08 de setembro de 1875
Conceição de Macabu
Morte 09 de março de 1941 (65 anos)
Nacionalidade brasileiro(a)
Profissão Político, comerciante e jornalista

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências gerais[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Bernardino de Sousa Monteiro
Governador do Espírito Santo
1920 — 1924
Sucedido por
Florentino Ávidos