New Wave of American Metal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde setembro de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Nova Onda do Heavy Metal Norte-Americano (em inglês: New Wave of American Metal abreviado para NWOAHM) é um movimento musical que se originou nos Estados Unidos durante a década de 1990. Seu nome faz referência à "Nova Onda Do Heavy Metal Britânico" (New Wave of British Heavy Metal), movimento mais antigo, originado na Inglaterra do início da década de 1980.[1][2] O movimento causou impacto e trouxe o heavy metal de volta ao mainstream.

História[editar | editar código-fonte]

O movimento tem suas origens em um grupos de Groove Metal e Crossover/Thrash Metal da década de 1990 como Pantera, Biohazard, Machine Head e Sepultura que trouxe o heavy metal "de volta à sua brutalidade do núcleo e desenhado não a partir da fórmula de blues, mas de NYHC, Thrash Metal e Punk Rock, mais em algumas ocasiões mantendo um de suas raízes a Música country, visto que o Southern Metal tem influência direta nesse estilo. Em uma extremidade do espectro, você tem os tradicionalistas, as bandas que optam por permanecer dentro dos limites rígidos de qualquer estilo que tocam, e no outro, os inovadores que, apesar das contribuições igualmente forte a partir do tradicionalistas, estão a fornecer o som mais emoções durante estes dias, levando o som do metal em ousar novas direções.

Garry Sharpe-Young de MusicMight diz que no livro New Wave of American Heavy Metal que ele "inclui algumas das bandas mais antigas que mostram a verdadeira raiz do metalcore, como Agnostic Front e a NYHC inteira, além dos grupos que quebraram a cena do metal no novo território depois do grunge - Pantera, Biohazard, Machine Head e Korn (como o início de nu metal). De lá, ele fica muito diversificado, cruzando o espectro de death metal melódico ao metal progressivo e todo o resto. O movimento engloba uma série de estilos diferentes, incluindo Groove Metal, Metal Alternativo, Metal Progressivo, Metalcore, Deathcore, Nu Metal, Mathcore, Southern Metal, Stoner Metal, Sludge Metal, Metal Industrial.

Lista de bandas notáveis que emergiram durante o movimento[editar | editar código-fonte]

Emblem-scales.svg
A neutralidade deste artigo ou se(c)ção foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.

Referências

  1. James Edward. «The Ghosts of Glam Metal Past». Lamentations of the Flame Princess. Consultado em 27 de abril de 2008.. Arquivado do original em 16 de fevereiro de 2011 
  2. Sharpe-Young, Garry (1 de novembro de 2005). New Wave of American Heavy Metal. New Plymouth, New Zealand: Zonda Books Limited. ISBN 978-0958268400. Consultado em 17 de maio de 2016.