New Wave of American Metal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

A Nova Onda de Heavy Metal Estadunidense (NODHME ou NOHME; em inglês: New Wave of American Metal, NWOAHM) é um movimento musical que se originou nos Estados Unidos durante a década de 1990. Seu nome faz referência à "Nova Onda de Heavy Metal Britânico" (New Wave of British Heavy Metal), movimento mais antigo, originado na Inglaterra do início da década de 1980. O movimento causou impacto e trouxe o heavy metal de volta para o mainstream.

História[editar | editar código-fonte]

O movimento tem suas origens em um grupos de groove metal e hardcore da década de 1990 como Pantera, Biohazard e Machine Head, que trouxe o heavy metal "de volta à sua brutalidade do núcleo e desenhado não a partir da fórmula de blues tradicional, mas de NYHC, thrash metal e punk. Em uma extremidade do espectro, você tem os tradicionalistas, as bandas que optam por permanecer dentro dos limites rígidos de qualquer estilo que tocam, e no outro, os inovadores que, apesar das contribuições igualmente forte a partir do tradicionalistas, estão a fornecer o som mais emoções durante estes dias, levando o som do metal em ousar novas direções.

Garry Sharpe-Young de MusicMight diz que no livro New Wave of American Heavy Metal que ele "inclui algumas das bandas mais antigas que mostram a verdadeira raiz do metalcore, como Agnostic Front e a NYHC inteira, além dos grupos que quebrou a cena do metal em novo território depois do grunge - Pantera, Biohazard, Machine Head e Korn (como o início de nu metal). De lá, ele fica muito diversificada, cruzando o espectro de death metal melódico ao metal progressivo e todo o resto. O movimento engloba uma série de estilos diferentes, incluindo metal alternativo, Gótico, hardcore, progressive metal, death metal melódico, e neo-thrash.

Lista de bandas notáveis que emergiram durante o movimento[editar | editar código-fonte]

Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.