Ovarite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ooforite)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade(desde Fevereiro de 2008). Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde abril de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.

Ovarite ou ooforite é a inflamação do ovário.[1] As ovarites são muito raras e, geralmente, ocorrem em consequência do comprometimento da tuba adjacente (salpingite).[2]

Geralmente, são causadas por estreptococos, estafilococos, bacilos dos grupo coli e os gonococos. A ooforite também pode ser causada pelos virus da família Paramyxoviridae, que causa a caxumba.

A estrutura do ovário é uma das mais resistentes e, dada sua localização de difícil acesso aos germes patogênicos, torna-se raro o aparecimento de uma inflamação.

A endometriose, que é a presença de glândulas ou estiomas de endomêtrio em lugares estranhos, atinge com freqüência o ovário, o que o torna suscetível a inflamações.

Referências

  1. ovarite in Dicionário infopédia de Termos Médicos [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-11-15 00:06:09]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/termos-medicos/ovarite
  2. www.treccani.it (2010). «ovarite Dizionario di Medicina». Consultado em 14 de novembro de 2017  line feed character character in |titulo= at position 9 (ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.