Portal:Amazônia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao

Portal
da
Amazônia



 ver · editar Amazônia

A Amazônia(pt-BR) ou Amazónia(pt-PT?), também chamada de Floresta/Selva Amazônica, Floresta Equatorial da Amazônia, Floresta Pluvial, ou Hileia Amazônica, é uma floresta latifoliada úmida que cobre a maior parte da Bacia Amazônica da América do Sul. Esta bacia abrange 7 milhões de quilômetros quadrados, dos quais 5 milhões e meio de quilômetros quadrados são cobertos pela floresta tropical.

Esta região inclui territórios pertencentes a nove nações. A maioria das florestas está contida dentro do Brasil, com 60% da floresta, seguida pelo Peru com 13% e com partes menores na Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e França (Guiana Francesa). Estados ou departamentos de quatro nações vizinhas do Brasil têm o nome de Amazonas por isso. A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e compreende a maior biodiversidade em uma floresta tropical no mundo. É um dos seis grandes biomas brasileiros.


 ver · editar Artigos seleccionados


O rio Amazonas, localizado na América do Sul, é o maior rio em vazão de água da Terra e o segundo mais extenso do mundo, após o Rio Nilo. Com 6 992,06 quilômetros, percorre o norte da América do Sul, a floresta amazônica e deságua no Oceano Atlântico. Possui mais de mil afluentes, sendo que alguns deles, como o Madeira, o Negro e o Japurá, estão entre os 10 maiores rios do planeta.
Mais artigos selecionados Leia mais...


 ver · editar Biografias selecionadas

Samuel Isaac Benchimol (Manaus, 13 de julho de 1923 – Manaus, 7 de maio de 2002) foi um economista, cientista e professor brasileiro de ascendência judia-marroquina. Samuel Benchimol foi um economista, cientista e professor brasileiro que defendia a sobrevivência do homem com a floresta. Para ele, o homem tinha de ser feliz com a floresta em pé, mas a floresta não poderia se sobressair sobre o bem-estar do homem. Foi o maior amazonólogo de todos os tempos. Ele defendeu a Amazônia como ninguém, escreveu 150 livros. Foi considerado um dos principais especialistas da região amazônica. Contribuiu no estudo de aspectos sociais no domínio da economia da região da Amazónia, aprofundando questões sobre o desenvolvimento sustentável da bacia do rio Amazonas. Ler mais...


 ver · editar Nas notícias


 ver · editar Colabore



  • Crie artigos relacionados a Amazônia dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione imagens nos artigos.


 ver · editar Imagem seleccionada


 ver · editar Sabia que...


 ver · editar Categorias


 ver · editar Tema
  Frutas nativas  
  Grupos indígenas amazônicos  
  Amazônia por país  


 ver · editar Portais relacionados


Purgar cache do servidor