Portal:Manaus/Banco de destaques

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Imagem de satélite de Manaus.
Imagem de satélite de Manaus.

A Geografia de Manaus é densa, variável e tipicamente influenciada pela floresta Amazônica. O município apresenta um relevo caracterizado por planícies, terras firmes, igapós e baixos planaltos, sendo que a altitude média é inferior a 100 metros. O clima é considerado tropical úmido (tipo Af segundo Köppen). A cidade pertencente à mesorregião do Centro Amazonense e microrregião de Manaus, localizando-se na confluência dos rios Negro e Solimões.

Ocupa uma área de 11.401 km², representando 0.7258 % do estado do Amazonas, 0.2959 % da Região Norte e 0.1342 % de todo o território brasileiro. Desse total 229,5040 km² estão em perímetro urbano. Sua população foi estimada em 2019 pelo IBGE em 2 182 763 habitantes, sendo assim o 7.º município mais populoso do Brasil. É sede da Região Metropolitana de Manaus, a maior região metropolitana do país em área geográfica, com 127.287 km² e 2 676 936 habitantes, sendo a 11.ª mais populosa da federação.

Leia o artigo completo...


Do alto, em sentido horário: Ponte Rio Negro; Teatro Amazonas; Encontro das Águas; Arena da Amazônia; Monumento à Abertura dos Portos e bairro do Aleixo.

O turismo na cidade de Manaus oferece diversas atrações históricas, naturais e culturais. A capital do Amazonas é internacionalmente conhecida, sendo o maior destino de turistas da Amazônia e oferece uma ampla rede hoteleira, incluindo hotéis de selva em sua Região Metropolitana. Um dos principais pontos turísticos de Manaus é o Teatro Amazonas, inaugurado em 1896, sendo a obra mais significativa da época áurea da borracha e tombado como Patrimônio Histórico Nacional.

A cidade foi uma das primeiras cidades brasileiras a possuir o AmazonBus, veículo oferecido aos turistas que visitam à cidade, aos moldes de veículos turísticos que já operam em cerca de setenta cidades turísticas do exterior. O AmazonBus percorre 40 pontos turísticos da cidade. Dentre os incluídos no roteiro, estão o Teatro Amazonas e a Praia da Ponta Negra. Manaus recebeu o prêmio de melhor destino verde da América Latina, prêmio este concedido em votação feita pelo mercado mundial de turismo, durante a World Travel Market, ocorrido em Londres em 2009.

Em pesquisa realizada em 2018 e 2019, a taxa de satisfação dos turistas de navios cruzeiros que passaram pelo Amazonas alcançou o percentual de 77,38%. Os turistas entrevistados em um estudo realizado pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) responderam a um questionário contendo 16 itens, entre comidas regionais, internet, opções de lazer, informações turísticas, bares e restaurantes. Entre os pontos melhores avaliados pelos visitantes, em passagem pelo estado, estão: comida típica (98,34%); opções de lazer (96,22%); informações turísticas (95,85%); internet (91,47%); Centro de Atendimento ao Turista (89,15%); bares e restaurantes (88,25%) e segurança pública (87,23%).

Leia o artigo completo sobre turismo em Manaus...


Teatro Amazonas.
Teatro Amazonas.

O Teatro Amazonas é um dos mais importantes teatros do Brasil e o principal cartão postal da cidade de Manaus. Localizado no Centro da cidade, no Largo de São Sebastião, foi inaugurado em 1896 para atender ao desejo da elite amazonense da época, que queria que a cidade estivesse à altura dos grandes centros culturais. É amplamente considerado como um dos mais belos teatros do mundo.

De estilo renascentista entorno de sua estrutura externa com os detalhes únicos na sua cúpula, tornou-se um dos monumentos mais conhecidos do Brasil e, consequentemente, o maior símbolo cultural da cidade de Manaus, e uma das expressões arquitetônicas responsáveis pela fama da cidade de Paris dos Trópicos. Por ser uma obra singular no país e representar o apogeu de Manaus durante o ciclo da borracha, foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN em 1966. O Teatro Amazonas está situado mais precisamente na Avenida Eduardo Ribeiro e recebe cerca de 288 mil visitantes ao ano.

Com uma decoração muito nobre, o Teatro Amazonas já foi palco não somente de grandes peças teatrais, mas também de shows internacionais como o da banda The White Stripes. Desde 1997, o Festival Amazonas de Ópera é realizado no teatro. Em 2008, o teatro foi eleito uma das sete maravilhas brasileiras em dois concursos promovidos pela Revista Caras em parceria com o banco HSBC e outro pelo escritório de design Goff.

Leia o artigo completo...

O Palacete Provincial está localizado no Centro Histórico da cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas. É um imóvel centenário impregnado de importantes fatos ligados à vida social e política do povo amazonense.

Inaugurado oficialmente em 1875, o prédio já foi sede do governo e residência dos presidentes da Província do Amazonas até 1888. Funcionou como Quartel da Polícia Militar do Amazonas por mais de 100 anos e, atualmente, a Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC) é a responsável pela utilização do espaço.

Em 2005, o Palacete Provincial passou por obras de restauro, sendo reaberto em 2009 com um espaço voltado à visitação pública e gratuita, recebendo visitantes interessados em conhecer os acervos e coleções de artes dos museus, e que também participam dos eventos culturais que acontecem no local. Situado na Praça Heliodoro Balbi, mais conhecida como Praça da Polícia, o prédio recebe cerca de 145 mil visitantes por ano.

Na atualidade, o prédio abriga um conjunto de 5 museus, sendo eles de diferentes linguagens: Museu de Arqueologia, Museu da Imagem e do Som (MISAM), Museu de Numismática do Amazonas, Museu Tiradentes e a Pinacoteca do Estado do Amazonas.

Leia o artigo completo...


Aeroporto Internacional de Manaus.
Aeroporto Internacional de Manaus.

O Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes (IATA: MAOICAO: SBEG) é um aeroporto internacional no município de Manaus, no Amazonas. É o maior aeroporto da Região Norte do Brasil com capacidade anual para 13,5 milhões de passageiros e o mais movimentado da rede Infraero no transporte de mercadorias, respondendo por 28,71% de todo o movimento de cargas gerenciadas pela estatal no país em 2018. No mesmo ano, movimentou 2 751 031 passageiros, sendo o décimo oitavo aeroporto mais movimentado do país. Atualmente, oito companhias aéreas operam no aeroporto, ligando Manaus à cidades da América do Norte, Central e do Sul, além das rotas domésticas. Está localizado na Zona Oeste da cidade, mais precisamente no bairro Tarumã, distante 14 km do Centro.

Inaugurado em 1976, foi o primeiro aeroporto da rede Infraero a ter pontes de embarque e todo sistema automatizado, fazendo com que se tornasse o mais moderno do país na época. Com uma área de 14 quilômetros quadrados, o complexo aeroportuário conta com dois terminais de passageiros, um para atender a aviação regular e outro, a aviação regional. Também dispõe de um complexo de logística de carga, que foi implantado em três etapas, sendo o Terminal de Logística 1, inaugurado em 1976, o Terminal de Logística 2, em 1980 e o Terminal de Logística 3, em 2004.

Leia o artigo completo...


O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) é um instituto público da administração federal brasileira criado em 1952, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Tem por finalidade pesquisar e fornecer conhecimento científico sobre a Região Amazônica. A sede do INPA está localizada na cidade de Manaus e recebe cerca de 120 mil visitantes por ano.

A maior parte das pesquisas têm foco nos tópicos de ecologia, zoologia e botânica. Possui várias coleções com um grande número de exemplares e amostras da fauna e da flora da região Amazônica, composta por vários acervos, que foram reunidos ao longo de mais de 50 anos de inventários e pesquisas desenvolvidas pelo INPA na Amazônia.

O herbário do INPA possui a maior coleção de plantas da Amazônia e é o quinto maior herbário brasileiro. Conta com mais de 237 mil exemplares registrados, uma coleção de mais de 25.000 foto-tipos, além de coleções associadas: Carpoteca, com cerca de 2.500 frutos e Xiloteca, representada por 10.445 amostras de madeira. Este acervo está sendo digitalizado, e mais de 450 mil imagens já estão disponíveis online, com seus respectivos dados.

Alguns projetos desenvolvidos no INPA se destacam, tais como o Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF) e sete Projetos da Rede de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCTs.

Leia o artigo completo sobre o INPA...