Rodrigo Dorado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rodrigo Dorado
Nome completo Rodrigo Dorado Starck
Nascimento 05 de maio de 1986 (38 anos)
Buenos Aires,  Argentina
Nacionalidade argentino
Ocupação Ator
Atividade 2003 - presente
Página oficial

Rodrigo Dorado Starck é ator, dublador e professor de Teatro. Em 2024 tornou-se sócio-fundador da Bio Café & Co, cafeteria vegana localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo, cidade em que reside.

Ativista da causa animal e ambiental, Rodrigo é vegano e integrou uma candidatura coletiva para deputado estadual em 2022 (Mandato Verde Coletivo).

Como ator, seus personagens mais conhecidos são Bernardo, da novela Rebelde Brasil[1] (TV Record), e Dinho Borba Gato, de Cúmplices de um Resgate (SBT).

Rodrigo também é atleta e usa as mídias sociais para incentivar uma rotina de alimentação saudável e atividades físicas regulares.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Rodrigo Dorado nasceu em Buenos Aires em 5 de maio de 1986 e mudou-se para São Paulo ainda criança com sua mãe, seu pai e sua irmã.

Por sete anos sua vida profissional o levou a morar no Rio de Janeiro e desde 2015 está de volta à capital paulista, onde hoje mora com Monique, sua esposa, e Bento, cão resgatado de maus-tratos.

Dedicado à prática esportiva, mantém uma rotina de treinos de corrida, participa de maratonas, pratica natação e toda semana joga futebol com amigos da época da escola no RAS Time, que participa do Chuteira Classic, campeonato disputado exclusivamente por pessoas com mais de 30 anos. É torcedor do São Paulo Futebol Clube.

Envolvimento em ações pelos animais e pelo meio ambiente[editar | editar código-fonte]

Filho de biólogo, Rodrigo se preocupava desde muito jovem em reduzir sua pegada ecológica no planeta, mas o fator determinante para que se tornasse vegano (ou seja, deixasse de consumir qualquer produto de origem animal ou que tenha sido testado em animais) foi a notícia da morte do leão Cecil por um caçador, que na época causou revolta mundial[2].

Algumas causas recentemente apoiadas por ele nas mídias são a Segunda Sem Carne[3], o fim da exportação de animais vivos[4] e o resgate das Búfalas de Brotas[5].

Ao lado de Fernanda Fernandes, Kattya Gaiotto e Will Mendes, integrou o Mandato Verde Coletivo, candidatura coletiva para deputado estadual de São Paulo em 2022[6].

Empreendedorismo[editar | editar código-fonte]

À frente da cafeteria Bio Café & Co, inaugurada em 2024 em Pinheiros, São Paulo, Rodrigo e os demais sócios-fundadores trabalham exclusivamente com produtos veganos, a fim de contribuir para a redução do impacto humano sobre o meio ambiente e os animais.

Educação e vida profissional[editar | editar código-fonte]

Ator, dublador e professor de Teatro, Rodrigo Dorado trabalha desde seus 17 anos.

Apaixonou-se pelas artes cênicas ainda no ensino básico e seguiu os estudos até se tornar profissional.

Formou-se no Globe SP e na Oficina de Atores Nilton Travesso em São Paulo. Participou de duas Oficinas de Atores da Globo, em 2006 e 2011, no Rio de Janeiro, onde também cursou Teatro na Universidade da Cidade e na Escola de Atores Wolf Maya.

No teatro, atuou em diversas peças, entre elas “Nos Campos de Piratininga”[7] (primeira direção de Imara Reis), “Bem aventurados os Anjos que Dormem” (dirigida por Kleber Montanheiro), “Psico Bleu” (de Wagner de Miranda) e “É você que eu amo” (dos mesmos autores e diretores de “Garotos” e ”Meninos e Meninas”).

Também viajou o Brasil com espetáculos como “Os Estudantes” e “Sozinhos no Pátio” e participou do musical “As Aventuras de Peter Pan e Pinóquio Salvando a Natureza”[8].

Na televisão começou com participações em produções da Globo, como “Minha nada mole vida” e “Negócio da China”. Na sequência, atuou na série “Marcas da vida” na Record.

Em 2012 atuou como Bernardo na novela “Rebelde Brasil[1]  também da rede Record, sob a direção de Ivan Zettel. Em 2013 voltou à Globo na novela “Saramandaia[9] interpretando a versão jovem do protagonista Zico Rosado, vivido por José Mayer. No final do mesmo ano e no início de 2014 fez o papel de Thiago na segunda fase de “Em Família[10], última novela de Manuel Carlos, dirigida por Jayme Monjardim.

Em 2015 deu vida ao personagem Dinho Borba Gato na novela “Cúmplices de um Resgate[11] no SBT.

No cinema atuou no longa-metragemBruna Surfistinha[12] (2010), de Marcus Baldini, e “Andaluz”, sob direção de Guilherme Motta. Atuou também em diversos curtas-metragens que viajaram o mundo em festivais, como: “Sobre Papéis” (do diretor Pedro Paulo Andrade), “Vazio”[13] (do diretor Hsu Chien) e “Noturno nº 1” (do diretor Ulysses Cruz).

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Ganhou o prêmio Ênfase Nacional[14] pelo seu personagem em Rebelde Brasil em 2012

Ano Premiação Categoria Resultado
2012 Prêmio Ênfase Nacional Prêmio Ênfase Nacional 2012 Venceu

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2007 Minha Nada Mole Vida Léo
2008 Negócio da China Miguel
2012 Marcas da Vida Diogo
2012 Rebelde Bernardo Temporada 2
2012 O Turno da Noite Jorge
2013 Saramandaia Zico Rosado (jovem)
2014 O Caçador Marlon
2014 Em Família Thiago (segunda fase)
2015–16 Cúmplices de um Resgate Dinho Borba Gato
2017 A Cara do Pai Marcos Episódio: "Um Dia de Cão"

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2011 Bruna Surfistinha Rominho
2019 Estação Rock Tim

Referências

  1. a b «Casa de novela: Conheça o apartamento do ator Rodrigo Dorado, o Bê de "Rebelde"». Extra Online. Consultado em 21 de maio de 2016 
  2. «O leão Cecil morreu em meio a controvérsias - Veja o que aconteceu desde então». National Geographic. 19 de outubro de 2018. Consultado em 5 de maio de 2024 
  3. «Segunda Sem Carne do Brasil é a maior do mundo - SVB». 22 de setembro de 2022. Consultado em 5 de maio de 2024 
  4. «Projeto proíbe a exportação de animais vivos para abate - Notícias». Portal da Câmara dos Deputados. Consultado em 5 de maio de 2024 
  5. «Búfalas de Brotas vão ficar sob responsabilidade de ONG, decide Justiça». noticias.uol.com.br. Consultado em 5 de maio de 2024 
  6. «Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais». divulgacandcontas.tse.jus.br. Consultado em 5 de maio de 2024 
  7. «"Nos campos de Piratininga"». Projeto Grifos. 21 de setembro de 2009. Consultado em 21 de maio de 2016 
  8. «Talita Tilieri (Ex Malhação) e Rodrigo Dorado (Ex Rebelde) estreiam no teatro | Gava Comunicação». www.gavacomunicacao.com.br. Consultado em 21 de maio de 2016. Arquivado do original em 24 de junho de 2016 
  9. «Michelle Batista e Rodrigo Dorado estarão em Saramandaia, Coluna Flavio Ricco, no UOL». 2 de maio de 2013. Consultado em 21 de maio de 2016 
  10. «Rodrigo Dorado estará em dois novos projetos na TV Globo, após sua participação na novela Em Família, Coluna do Flávio Ricco». 17 de fevereiro de 2014. Consultado em 21 de maio de 2016 
  11. «Após sucesso em 'Rebeldes', Rodrigo Dorado está em 'Cúmplices de Um Resgate'». Leo Dias. Consultado em 21 de maio de 2016 
  12. «Bruna Surfistinha : Elenco, atores, equipe técnica, produção». AdoroCinema. Consultado em 21 de maio de 2016 
  13. «Lançamento do curta-metragem - Vazio - no Rio de Janeiro». Cartão de Visita. Consultado em 21 de maio de 2016 
  14. «Sucesso! Rodrigo Dorado ganha prêmio pela carreira - Jovem - R7». entretenimento.r7.com. Consultado em 21 de maio de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]