Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de SUDERJ)

A Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro, conhecida pela sigla Suderj, é uma autarquia do estado do Rio de Janeiro responsável pela administração ou fiscalização do contrato de cessão de diversos complexos esportivos fluminenses, entre eles o Complexo Esportivo da Rocinha e a Vila Olímpica do Sampaio.

Administrativamente se subordina à Secretaria de Estado de Esporte Lazer (SEEL)

Atualmente é presidida por Marcos Santos.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1947 foi criada a Administração do Estádio Municipal (ADEM), subordinada à prefeitura do Distrito Federal, para administrar o projeto de construção do estádio do Maracanã, que seria utilizado para a Copa do Mundo de 1950. Com a criação do estado da Guanabara, devido a transferência da capital do país para Brasília, em 1960, a ADEM passou a se chamar Administração dos Estádios do Estado da Guanabara (ADEG), com o famoso "ADEG informa". Em 1975, quando ocorre a fusão do estado da Guanabara com o estado do Rio de Janeiro, torna-se finalmente Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (SUDERJ) passando a administrar complexos esportivos além da capital fluminense e trazendo o famoso "Suderj informa".

Ex-presidentes[editar | editar código-fonte]

Centros esportivos[editar | editar código-fonte]

  • Administração e operação:
    • Complexo Esportivo da Rocinha
    • Vila Olímpica do Sampaio

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Link para o site da Suderj com mais informações:

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.