Supercampeonato Goiano de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Super Campeonato Goiano de Futebol
Super Campeonato Goiano
Dados gerais
Organização FGF
Edições 6 desde 1948 (76 anos)
Outros nomes Campeonato Goiano
Local de disputa  Goiás,  Brasil
Número de equipes 3
Sistema Temporada
editar

Supercampeonato Goiano é como ficaram conhecidos os campeonatos goianos não reconhecidos pela Federação Goiana de Futebol, com exceção da edição de 1952[1].

Assim como ocorria no Campeonato Paulista de Futebol, a Federação Goiana de Futebol organizava um Campeonato Goiano entre clubes da capital e alguns convidados. Desse modo, ela decidiu criar o Campeonato do Interior para reunir os campeões em um torneio.

Surgiu então uma espécie de Taça Competência goiana, em que o campeão do campeonato goiano enfrentava o campeão do interior, e futuramente o campeão do citadino de Anápolis (Liga Anapolina). O vencedor deste torneio era proclamado Campeão do Estado de Goiás. Porém, como em São Paulo, a Federação Goiana de Futebol reconhece como campeões goianos apenas os times que ganharam o campeonato goianiense.

A primeira edição[editar | editar código-fonte]

A primeira edição do legítimo Campeonato Goiano, conhecido erroneamente como Supercampeonato, ocorreu em 1948 (título referente à 1947). Naquele ano, apenas dois times disputaram: Atlético (campeão goiano) e União Operária (campeã do interior).

A União Operária, que atualmente se chama Anápolis Futebol Clube, se sagrou campeã em pleno Estádio Olímpico Pedro Ludovico. Ao bater o Atlético por 3 a 2.[2]

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Pesquisas recentes feitas pelo site Futebol de Goyaz mostram que esses torneios eram os verdadeiros goianos da época, atestando que os Campeonatos Goianos que conhecemos eram apenas citadinos.[3] Porém a FGF continua afirmando que os citadinos são os campeonatos goianos. Ou seja, esses torneios são considerados Supercampeonatos Goianos para alguns pesquisadores.

Lista de campeões[editar | editar código-fonte]

Campeonato Goiano[editar | editar código-fonte]

Edição Ano Campeão Vice-campeão Terceiro lugar
1947[4] União Operária[nota 1] Atlético-GO Atlético
1957[5] América-GO América de Morrinhos Atlético-GO Atlético Ipiranga
1959[6] Goiânia Goiânia Ipiranga Ceres
1960[7] Goiânia Goiânia Anapolina Anapolina Inhumas
1961[8] Vila Nova Vila Nova Botafogo Ipiranga

Super Campeonato Goiano[editar | editar código-fonte]

Edição Ano Campeão Vice-campeão Terceiro lugar
1952[9] Goiânia Goiânia Atlético-GO Atlético Anapolina Anapolina

Títulos por equipe[editar | editar código-fonte]