Suas cores são o azul-claro (ciano) e o branco. Seu mascote é o leão. É a única equipe do interior do Estado de Goiás a ganhar mais de uma vez o título estadual da divisão principal e também que mais participou da decisão (4 vezes), sendo vice-campeão em 1969 e 1997.
O CRAC é o clube de futebol mais antigo do Estado de Goiás em atividade, tendo sido fundado no dia 13 de julho de 1931, disputando inicialmente somente torneios locais. Conquistou a Segunda Divisão goiana em quatro oportunidades e a Primeira Divisão em duas oportunidades. É também uma das equipes que mais vezes disputou a Segundona estadual: 14 vezes, ficando atrás somente do Goianésia, que participou em 19 ocasiões, e do Monte Cristo, que disputou o torneio 15 vezes.
Em 2007, o clube terminou em 5º lugar o Campeonato Goiano, sendo convidado pela CBF para disputar o Série C. E enfrentando outros 63 times, não decepcionou: apesar de não conseguir o acesso ao Campeonato Brasileiro da Série B, terminou entre os 5 primeiros, à frente de equipes tradicionais como o Guarani, o Paysandu e o Joinville.
2004 – Conquista um feito histórico: o único time do interior a ser bicampeão goiano da primeira divisão. Termina na 11° posição do Brasileirão 2004 - Série C
2005 – Na Copa do Brasil ele teve uma campanha apagada, sendo eliminado na primeira fase pelo Guarani
2007 – Teve uma ótima campanha no Série C terminando em 5° lugar
2009 – Ficou em 2° lugar no grupo A do campeonato goiano e se classificou para o Brasileirão 2009 - Série D, mas não teve uma boa campanha, terminando como 29° colocado.
2013 - Após uma péssima campanha na primeira metade do Campeonato Goiano com o time dado como rebaixado, consegue se manter após uma surpreendente arrancada no segundo turno. Na Copa do Brasil foi uma das surpresas, chegando a terceira fase, sendo eliminado pelo Santos. Já na Série C, o Leão do Sul acaba rebaixado no campo, mas com a eliminação do Betim no STJD, o CRAC se salvou e disputou novamente a Série C em 2014.
2014 - Assim como no anterior, o CRAC, em crise financeira, luta contra o rebaixamento no Campeonato Goiano, mas novamente consegue se manter na elite estadual.
2015 - Assim como no anos anteriores, luta contra o rebaixamento no Campeonato Goiano.
2016 - Novamente briga contra o rebaixamento no Campeonato Goiano.
2017 - Faz péssima campanha é é rebaixado para a Divisão de Acesso após 14 participações consecutivas na elite do Campeonato Goiano.
2018 - Domina a Divisão de Acesso desde o início e conquista o acesso e o título da mesma.
2019 - A equipe faz uma ótima campanha na fase de grupo do Campeonato Goiano ficando em 3° lugar e com isso consegue ir para as quartas de finais, nas quartas de finais a equipe enfrentou o Vila Nova, o jogo de ida ocorreu em Goiânia e o CRAC perdeu por 2x0, no jogo de volta em Catalão a equipe ganhou de 1x0, mas não foi suficiente e a equipe foi eliminada nas quartas de finais, mas a equipe consegui ter a 5° melhor campanha do campeonato e com isso consegue uma vaga para o Série D
2020 - O CRAC disputou o Campeonato Goiano até março quando o campeonato foi paralisado pela Pandemia de COVID-19, o campeonato ainda não foi retomado, mas a atual colocação do CRAC é a 5° posição, A equipe desistiu de disputar o Campeonato Brasileiro Série D a desistência do clube foi por conta das condições financeiras que a equipe passava, a equipe que herdou a vaga do CRAC na Série D foi a Aparecidense
Goiás 1 X 5 CRAC - O jogo foi válido pelo Goianão de 2011 no Estádio Hailé Pinheiro. Foi a maior goleada sofrida pelo Goiás em casa na história do clube.
O Estádio Genervino Evangelista da Fonseca (homenagem ao ex-deputado federal que doou o terreno para a construção do estádio), localiza-se na cidade de Catalão, no interior do estado de Goiás, Brasil. É um dos estádios mais antigos ou o mais antigo de Goiás e o primeiro a ter o campo de jogo totalmente gramado.
Além do Estádio JK (do Itumbiara Esporte Clube) é o único do interior goiano com placar eletrônico, além deles, somente o Estádio Serra Dourada e o Estádio Hailé Pinheiro, que ficam na capital goiana possuem placar eletrônico. É o único do interior do Centro-Oeste que possui carro maca para transporte de jogadores contundidos ou lesionados. Apesar de pertencer ao CRAC, atualmente o estádio é administrado pela Prefeitura Municipal de Catalão através de um contrato de comodato.
É a maior praça de esportes do sudeste goiano. Nele são disputados jogos do Campeonato Goiano de Futebol e do Campeonato Brasileiro de Futebol - Série C, além dos campeonatos amadores de Catalão e da região do entorno de Catalão. Em 2007, não pôde abrigar os jogos da terceira fase da série C do Campeonato Brasileiro.
Com a ajuda da comunidade através de doações e mão de obra, hoje tem capacidade para 11.000 espectadores. O estádio possui um gramado regular, 13 cabines para imprensa e tribuna de honra