Bosque Formosa Esporte Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Formosa
Nome Bosque Formosa Esporte Clube
Alcunhas Bosque Formosa
Tsunami do Cerrado
Forasteiro Atrevido
Torcedor(a)/Adepto(a) Formosense
Alvi-verde
Mascote Cobra-Cipó
Principal rival Gama
Botafogo-DF
Brasiliense
Fundação 21 de setembro de 1978 (45 anos)
Estádio Diogão
Capacidade 8 000 espectadores
Localização Formosa, Brasil
Presidente Cacildo Cassiano
Treinador(a) Heli Carlos
Patrocinador(a) Ideal Supermercados
Competição Brasiliense - Série B[nota 1]
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Bosque Formosa Esporte Clube é um clube de futebol brasileiro, sediado em Formosa, em Goiás. Fundado com o nome Bosque Futebol Clube em 1978, passou a ser denominado Bosque Formosa Esporte Clube até assumir o nome atual em 2008.[2]

História[editar | editar código-fonte]

O clube foi fundado em 21 de setembro de 1978, como Bosque Futebol Clube. Ele disputava apenas campeonatos amadores, mas com o sucesso no futebol amador de Formosa surgiu a ideia de profissionalizar o clube para representar Formosa. A equipe aproveitou da oportunidade dada pela Federação Brasiliense de Futebol (em que clubes do entorno do Distrito Federal podem disputar o Campeonato Candango visto que a distância ao DF é menor do que à outras cidades goianas) para se profissionalizar.[3]

Em 1999, o clube se profissionalizou e disputou o Campeonato Candango de Futebol da Segunda Divisão. Neste mesmo ano o clube conseguiu se sagrar Campeão Brasiliense de Futebol da Segunda Divisão. Com isto obteve o direito de disputar a elite do Campeonato Candango.

No ano de 2000, o Bosque estreava na elite do Campeonato Candango de Futebol, porém sua participação na elite não foi duradoura. O time caiu para a Segunda Divisão com apenas 12 pontos conquistados em 18 jogos.

Após a queda para a Segunda Divisão perdeu o pouco apoio financeiro que possuía, fazendo com que vivesse uma grave crise financeira (que durou de 2001 à 2008), que fez com que o time caísse até a Terceira Divisão do Campeonato Brasiliense de Futebol. Nesse período o clube ficou conhecido como por seus dirigentes como "Bosque Formosa" e foi mantido como nome fantasia. Devido a problemas financeiros o clube se licenciou em 2004, após ter terminado o Campeonato Candango de Futebol da Segunda Divisão em 8º. Já no ano de 2006 o clube conseguiu voltar a disputar o campeonato do Distrito Federal. Neste mesmo ano ele teve de disputar a recém criada Terceira Divisão do Campeonato Brasiliense.

Em 2008, a equipe recebeu o nome de Bosque Formosa Esporte Clube com o intuito de poder obter ajuda financeira de órgãos e instituições públicas. Neste mesmo ano a equipe conseguiu melhorar seu elenco para disputar o Campeonato Brasiliense da Terceira Divisão, onde finalizou na terceira colocação, não conseguindo subir para a Segunda Divisão do campeonato do Distrito Federal. Em sete jogos na Terceira Divisão a equipe conquistou 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.

Já em 2009, a equipe ficou na segunda colocação do Campeonato Brasiliense da Terceira Divisão, com isto conseguiu o acesso à Segunda Divisão. O time fez uma boa campanha, porém terminou como vice-campeão (4 vitórias e 2 derrotas em 6 jogos).

No ano de 2010 o clube retornou a principal divisão do Campeonato Brasiliense ao conquistar o vice-campeonato na Segunda Divisão. No campeonato a campanha do time na primeira fase foi de 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota em 7 jogos. Já na segunda fase o time teve obteve uma vitória e duas derrotas. Ainda na temporada o time perdeu a sua invencibilidade em casa que durava desde o ano de 2007, foram 21 jogos invictos.

O Bosque Formosa em 2011 tinha como meta principal se manter na Primeira Divisão do Campeonato Brasiliense, mas conseguiu ir além disso. A diretoria montou um time forte para a disputa do campeonato o que resultou um inédito terceiro lugar na elite do Campeonato Candango. Na primeira fase terminou com a segunda melhor campanha com 22 pontos. Já na segunda fase o time chegou a liderar por duas rodadas, sendo o primeiro time fora do Distrito Federal a conseguir isto. A equipe necessitava de apenas um ponto em dois jogos para ir a final e consequentemente conquistar a vaga na Copa do Brasil, mas não obteve sucesso. Porém obteve a classificação para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D de 2011.

O clube participou pela primeira vez do Campeonato Brasiliense Juniores, terminando na sétima posição.[4]

Pelo Campeonato Brasileiro da Série D de 2011, o time teve de disputar seus jogos contra os times da Região Sudeste (Audax Rio, São Mateus, Villa Nova e Volta Redonda) e não contra os times do Centro Oeste (Anapolina, Gama, Itumbiara, Tocantinópolis e o Tupi). O time estreou fora de casa tendo de ir ao Rio de Janeiro para enfrentar o Audax, tendo conseguido neste jogo somente um empate. E o primeiro jogo dentro de casa pelo campeonato foi contra o São Mateus time do Espírito Santo. Durante o campeonato a equipe passou por diversos problemas, dentre eles a falta do apoio da torcida (a media do publico pagante no campeonato foi de 297 torcedores [5]) já que os ingressos estavam com um preço elevado e os torcedores ainda estavam chateados com a eliminação do Candangão. Mais uma vez problemas financeiros prejudicaram a equipe, já que um dos seus maiores patrocinadores (Prefeitura Municipal de Formosa) não pode destinar a verba já que o Ministério Público de Goiás proibiu. O desempenho da equipe não foi o esperado, pois não conseguiu se classificar para a fase seguinte do campeonato. O Formosa obteve duas vitórias, três empates e três derrotas no campeonato, ficando na quarta colocação do seu grupo. Ao termino do campeonato o time ficou na 30º(trigésima) colocação.[6]

A participação do time no Campeonato Candango de Futebol 2012, não foi tão proveitosa, já que o time foi rebaixado para a Segunda Divisão do mesmo campeonato, o time obteve apenas 9 pontos em 11 jogos disputados. Neste mesmo ano clube acabou ganhando a Taça João Saldanha, sendo este disputado pelo terceiro e quarto colocado de cada grupo. A Taça João Saldanha foi considerado o torneio da consolação para estes times, o Formosa foi campeão em cima do Gama, na disputa dos pênaltis.

No ano de 2013 o time sagrou-se Campeão do Campeonato Candango de Futebol da Segunda Divisão, sendo que este título foi de forma invicta, em 9 jogos disputados, houve 6 vitórias e 3 empates, o clube teve o segundo melhor ataque da competição e a defesa menos vazada.

Em 2014 o time tinha o intuito de permanecer na elite do Campeonato Brasiliense de Futebol, e conseguiu, quase se classificando para as quartas de final. A equipe terminou em 9° lugar, em 11 jogos, foram 4 vitórias, 2 empates e 5 derrotas, terminando apenas 1 ponto atrás do Santa Maria.

No ano de 2015 o clube montou uma equipe razoável para disputar o Campeonato Brasiliense de Futebol, e fez uma boa campanha. A equipe conseguiu se classificar para a segunda fase terminando em 7° lugar, foram 3 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. Nas quartas de final enfrentou o Gama, clube com quem tem uma grande rivalidade, e acabou sendo eliminado. Após vencer em casa por 1 a 0, o Tsunami sofreu derrota por 2 a 1 no Bezerrão.

Na temporada de 2016 criou-se uma grande expectativa sobre o clube para o Campeonato Brasiliense de Futebol. Após fazer boa campanha no ano anterior, torcedores acreditavam em pelo menos a classificação para o Campeonato Brasileiro da Série D de 2017. Porém, terminou sendo decepcionante e o time terminou em 10° lugar, foram apenas 2 vitórias em 11 jogos, sobre os rebaixados Cruzeiro-DF e Planaltina.

Nos anos de 2018 e 2019 o time conseguiu classificar pela segunda vez consecutiva para a segunda fase do Campeonato Brasiliense de Futebol. Ainda no ano de 2019 o artilheiro do Campeonato foi o jogador do Formosa.

Títulos[editar | editar código-fonte]

DISTRITAIS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Brasiliense 2ª Divisão 2 1999 e 2013
Taça João Saldanha 1 2012
MUNICIPAIS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Formosense 2 1995, 1999
Copa Formosa 1 1997

Campeão invicto

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

Torneio Campeão Vice-campeão Terceiro colocado Quarto colocado
Distrito Federal (Brasil) Campeonato Brasiliense 0 (não possui) 0 (não possui) 1 (2011) 1 (2020)
Distrito Federal (Brasil) Brasiliense Segunda Divisão 2 (1999 e 2013) 1 (2010) 1 (2002) 0 (não possui)
Distrito Federal (Brasil) Brasiliense Terceira Divisão 0 (não possui) 1 (2009) 1 (2008) 1 (2006)

Hino[editar | editar código-fonte]

O hino do Bosque Formosa Esporte Clube é de autoria de José Moacir Xavier Ferreira.[7]

Ranking da CBF[editar | editar código-fonte]

Ranking atualizado em dezembro de 2014

  • Posição: 198º
  • Pontuação: 102 pontos[8]

Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol para pontuar todos os clubes do Brasil.[9]

Notas e referências

Notas

Referências

  1. Emanuel Colombari. «A história dos times de Minas Gerais e Goiás no Campeonato Brasiliense». Última Divisão. Consultado em 16 de abril de 2019 
  2. «Especial Candangão: Formosa Esporte quer surpreender no Candangão». Clube do Esporte DF. 10 de janeiro de 2011. Consultado em 23 de janeiro de 2011 
  3. «Clubes Nacionais». História dos Clubes Nacionais. Consultado em 15 de junho de 2011 
  4. Federação Brasiliense de Futebol (11 de julho de 2011). «Campeonato Brasiliense Juniores 2011». Federação Brasiliense de Futebol. Consultado em 6 de dezembro de 2011 
  5. «Média de Público». Campeonato Brasileiro Série D. Consultado em 6 de dezembro de 2011 
  6. «Classificação Final». Campeonato Brasileiro Série D. Consultado em 6 de dezembro de 2011 
  7. José Moacir Xavier Ferreira. «Hino do Bosque Formosa Esporte Clube». Blog Esporte de Formosa - Go. Consultado em 12 de setembro de 2011 
  8. RNC - RANKING NACIONAL DOS CLUBES 2015 Confederação Brasileira de Futebol - acessado em 11 de dezembro de 2014
  9. Cruzeiro lidera o Ranking Nacional de Clubes 2015 CBF