The Hongkong and Shanghai Banking Corporation

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Hongkong and Shanghai Banking Corporation Limited
The Hongkong and Shanghai Banking Corporation
The Hongkong and Shanghai Banking Corporation
HSBC Main Building (sede do HSBC), Central, Hong Kong
Nome nativo 香港上海滙豐銀行有限公司
Pública
(Origem: Órgão Corporativo formado por Portaria Especial)[1]
Atividade Serviços financeiros
Fundação 3 de março de 1865 em Hong Kong Britânica[2]
Incorporado em 14 de agosto de 1866[3]
Fundador(es) Sir Thomas Sutherland
Sede HSBC Main Building, Central
Pessoas-chave Noel Quinn (interino)
(Chairman)
Peter Wong
(Vice-Chairman & CEO)
Empregados 68.294 (2014)
Empresa-mãe HSBC Group
Subsidiárias
Ativos
  • Aumento HK$7.943 trilhões
  • $1.025 trilhões (2017)[4]
Receita
  • Aumento HK$255.233 bilhões
  • $32,93 bilhões (2017)[4]
Renda líquida
  • Aumento HK$96.018 bilhões
  • $12.39 bilhões (2017)[4]
Website oficial www.hsbc.com.hk

HSBC (chinês tradicional: 滙豐), oficialmente conhecida como Hong Kong e Shanghai Banking Corporation Limited (chinês tradicional: 香港上海滙豐銀行有限公司), é uma subsidiária integral do HSBC, o maior banco de Hong Kong, e opera filiais e escritórios em toda a região Ásia-Pacífico e em outros países ao redor do mundo. É também um dos três bancos comerciais licenciados pela Autoridade Monetária de Hong Kong a emitir notas para o dólar de Hong Kong.

O "Banco de Hong Kong e Xangai" foi estabelecido em Hong Kong britânico em 1865 e foi incorporado como "A Corporação Bancária de Hong Kong e Xangai" em 1866 e está sediado em Hong Kong (embora agora como subsidiária) desde então. Foi renomeado "Hong Kong e Shanghai Banking Corporation Limited" em 1989. É o membro fundador do HSBC Group of Banks and Companies, desde 1990, é o homônimo e uma das principais subsidiárias do HSBC Holdings PLC, com sede em Londres. Os negócios da empresa vão desde os papéis tradicionais da High Street de banco de varejo, banco comercial, banco corporativo, banco de investimento, banco privado e banco global.

História[editar | editar código-fonte]

Fundação[editar | editar código-fonte]

O HSBC Building (à esquerda) em The Bund, sede da filial de Xangai da The Hongkong e Shanghai Banking Corporation de 1923 a 1955

Depois que os britânicos estabeleceram Hong Kong como uma colônia após a Primeira Guerra do Ópio, os comerciantes de outras partes do Império Britânico, agora em Hong Kong, sentiram a necessidade de um banco para financiar o crescente comércio, através de Hong Kong e às vezes também através de Xangai, entre a China e a Índia britânica, o resto do Império Britânico e a Europa, de mercadorias, produtos e mercadorias de todos os tipos, exceto o ópio, cultivado ou transitado (reexportado) pelo Raj[5][6] e para esse fim, eles se organizaram e formaram o Banco de Hong Kong e Xangai em Hong Kong (março de 1865) e em Xangai um mês depois.

O fundador, Thomas Sutherland, da Peninsular and Oriental Steam Navigation Company, queria um banco operando com "sólidos princípios bancários escoceses". Ainda assim, a localização original do banco foi considerada crucial e os fundadores escolheram a Wardley House em Hong Kong, pois a construção foi baseada em alguns dos melhores feng shui da Hong Kong colonial.[7] O banco inicialmente arrendou suas instalações por HK$ 500 por mês em 1864.

Depois de levantar um capital social de HK$ 5 milhões, o banco iniciou suas operações em 3 de março de 1865. Ele abriu uma filial em Xangai em abril daquele ano e começou a emitir notas denominadas localmente na Colônia da Coroa e em Xangai logo depois. O banco foi incorporado em Hong Kong como The Hongkong and Shanghai Banking Corporation pela Portaria de Hong Kong e Xangai (números 2 e 5 de 1866),[8] e uma filial no Japão também foi estabelecida em Yokohama em 1866.[5][9] As ações do banco eram um dos 13 títulos negociados inicialmente na Bolsa de Valores de Xangai e foram negociados nessa bolsa até os japoneses fecharem a bolsa em 1941.[10] O banco administrou o primeiro empréstimo público na China em 1874, depois emitindo a maioria dos empréstimos públicos.

Desenvolvimento de negócios[editar | editar código-fonte]

Sir Thomas Jackson tornou-se gerente-chefe em 1876. Durante seus vinte e seis anos de mandato, o Banco se tornou um líder na Ásia. Eventos notáveis incluíram ser o primeiro banco estabelecido na Tailândia,[carece de fontes?] em 1888, onde imprimiu as primeiras notas do país; atuando como banqueiro do governo de Hong Kong a partir da década de 1880; e participando do gerenciamento de contas do governo colonial britânico na China, Japão, Penang e Cingapura. Seguiu-se um período de expansão, com novos edifícios construídos em Bangkok (1921), Manila (1922) e Xangai (1923), e um novo edifício-sede em Hong Kong em 1935.

Segunda Guerra Mundial e Guerra Civil Chinesa[editar | editar código-fonte]

Antecipando a invasão japonesa de Hong Kong em 1941, a sede do Banco mudou-se para Londres. Durante o período 1941 – 1943, o chefe, Sir Vandeleur Grayburn, e seu sucessor, David C. Edmondston, ambos morreram enquanto internado pelos japoneses. Arthur Morse foi nomeado gerente-chefe em 1943 e liderou o banco após a guerra. A sede voltou para Hong Kong em 1946. Durante a ocupação japonesa, o prédio da sede do Banco foi ocupado como sede do governo militar japonês de Hong Kong.

Embora seus ativos tenham sido restaurados no HSBC no final da guerra, a Guerra Civil Chinesa afetou a recuperação do HSBC. O Partido Comunista da China assumiu Xangai no início de 1949, no final da guerra civil. Em 1955, enquanto o HSBC estava autorizado a continuar operando a filial de Xangai, todas as suas operações em outras partes da China continental foram fechadas. As operações da filial de Xangai se limitaram a remessas internas e contas de exportação, e assim o banco saiu de sua grande sede no Bund e mudou-se para escritórios no Lyceum Building na Yuenmingyuen Road (agora Yuanmingyuan Road).

Expansão internacional[editar | editar código-fonte]

Michael Turner tornou-se gerente-chefe em 1953 e começou a diversificar os negócios. Seu mandato terminou em 1962, tendo estabelecido a Corporação Bancária de Hong Kong e Xangai da Califórnia em 1955 e adquirido o Banco Britânico do Oriente Médio e o Banco Mercantil (com sede na Índia) em agosto de 1959. Turner foi sucedido em 1962 por Jake Saunders . Em 1964, a Diretoria Executiva foi substituída como o principal cargo executivo do banco por uma Presidência Executiva.[11] Saunders assumiu esse cargo até a aposentadoria em 1972 e foi sucedido como gerente-chefe em 1964 por H.J. Shen, diretor da Maysun Trading Co. e ex-chefe do Central Trust da China, que se tornou o primeiro chinês étnico a ser nomeado para o cargo. cargo de Gerente Chefe do banco. Sob o mandato de Saunders, o banco continuou a se expandir. Em 1965, o banco comprou o controle acionário do Hang Seng Bank de Hong Kong e em 1972 a formação de um braço de bancos comerciais, Wardley Limited.

Em 1980, o Banco lançou uma oferta hostil de aquisição pelo Royal Bank of Scotland, embora a oferta tenha sido bloqueada pelo governo britânico.

Criação do Grupo HSBC[editar | editar código-fonte]

Em 1980, o Banco, agora sob a presidência de Michael Sandberg, adquiriu uma participação de 51% no Marine Midland Bank, nos Estados Unidos da América, e continuou sua expansão com a criação do Hongkong Bank of Canada (atual HSBC Bank Canada) em 1981 e HongkongBank of Australia Limited (atual HSBC Bank Australia Limited) em 1986. 1987, sob a presidência de William Purves, viu a propriedade do banco no Marine Midland Bank aumentar para 100% e a aquisição de 14,9% do Midland Bank no Reino Unido.

O atual edifício em Hong Kong foi projetado por Sir Norman Foster e foi considerado um dos edifícios mais caros e tecnologicamente avançados do mundo em 1986, custando HK$ 5,3 bilhões.[7]

Em 6 de outubro de 1989, foi renomeada pelo Conselho Legislativo, através de uma emenda à sua portaria governamental originalmente feita em 1929, The Hongkong e Shanghai Banking Corporation Limited, e tornou-se registrado como um banco regulamentado pelo então Comissário Bancário do Governo de Hong. Kong.[12]

Em 1991, o HSBC se reorganizou como uma holding, HSBC Holdings plc; as ações são negociadas nas bolsas de valores de Londres, Hong Kong, Paris, Nova York e Bermuda.

Cortes[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2011, o HSBC já havia cortado 700 empregos em seu banco de varejo no Reino Unido. O HSBC planejava reduzir o custo em até US$ 3,5 bilhões por ano.[13]

Em setembro de 2011, o HSBC planejava cortar cerca de 3.000 empregos nos próximos três anos em Hong Kong. Foi declarado que o número de 3.000 empregos pode ser menor devido aos esforços para tentar remanejar alguns funcionários para outras funções. A base de Hong Kong empregava 23.000 pessoas na época.[14]

As operações de cartão de crédito nos EUA foram vendidas para a Capital One.

Serviços bancários em Hong Kong[editar | editar código-fonte]

Um caixa eletrônico do HSBC em Tai O, Lantau Island, Hong Kong

Sob a marca HSBC, o banco mantém uma rede de cerca de 220 agências em toda a Região Administrativa Especial de Hong Kong, a partir da qual oferece uma ampla gama de produtos e serviços financeiros. Por algum tempo, no final dos anos 80 e no início dos anos 90, o banco era conhecido pelo nome HongkongBank em sua cidade natal, embora agora seja comercializado como HSBC. Durante esse período, adotou também a prática idiossincrática de chamar suas máquinas de caixas Electronic Teller Card (ETC).

Quartel general[editar | editar código-fonte]

O prédio da sede do HSBC em Hong Kong está localizado no número 1 da Queen's Road Central, no distrito central da ilha de Hong Kong.[15] Também foi sede da sede do HSBC Holdings plc até a mudança desta última empresa para Londres, a fim de atender aos requisitos das autoridades reguladoras do Reino Unido após a aquisição do Midland Bank em 1992. Foi projetado pelo arquiteto britânico Norman, Lord Foster, e era o edifício mais caro do mundo com base na área útil do piso no momento em que foi construído.[16]

Notas de banco do dólar de Hong Kong[editar | editar código-fonte]

O HSBC é um dos três bancos comerciais autorizados a emitir notas para Hong Kong - os outros dois são o Bank of China (Hong Kong) e o Standard Chartered Bank (Hong Kong).[17] Do total de notas em circulação medidas por valor, o HSBC é o emissor mais prolífico, representando 67,7% das emissões. Hong Kong é incomum, pois é um dos poucos países ou territórios em que os bancos comerciais ainda podem emitir suas próprias notas.

Outras operações de Hong Kong[editar | editar código-fonte]

Hang Seng Bank[editar | editar código-fonte]

O HSBC adquiriu 62,14%, controlando a participação no local Hang Seng Bank em 1965, durante uma crise deste último. O índice Hang Seng para preços de ações em Hong Kong é nomeado após o Banco Hang Seng.

PayMe[editar | editar código-fonte]

Em 2017, o HSBC lançou a marca PayMe e o aplicativo móvel, que é um aplicativo de pagamento social em Hong Kong, disponível para todos os usuários que não são do HSBC.[18]

HSBC Insurance[editar | editar código-fonte]

O HSBC Insurance fornece produtos e serviços de seguros para corretores, agentes e clientes diretos internacionais e locais em Hong Kong, China continental, Macau, Cingapura, Índia e Malásia.

Operações na Ásia-Pacífico[editar | editar código-fonte]

A Corporação Bancária de Hong Kong e Xangai mantém uma rede de cerca de 600 escritórios em 20 países da Ásia-Pacífico, além de possuir vários bancos do HSBC que operam em vários países e detém as participações do grupo em outros credores, principalmente na China continental.

Bangladesh[editar | editar código-fonte]

O HSBC iniciou suas operações em 1996. O banco concentra-se principalmente em áreas urbanas e possui filiais na maioria das áreas da capital Daca, além de filiais na cidade de Chatigão. O banco também possui um bom número de cabines de caixas eletrônicos nas cidades presentes, além de cabines na maioria dos hotéis cinco estrelas.

O HSBC Bangladesh é classificado como 'AAA' nos ratings de Longo Prazo e ST-1 no Curto Prazo, que são os níveis mais altos de rating para qualquer banco ou instituição financeira de Bangladesh.[19]

O HSBC Bangladesh oferece uma gama abrangente de serviços financeiros, como banco comercial, banco do consumidor, pagamentos e gerenciamento de caixa, serviços comerciais, tesouraria e custódia e compensação. O banco também oferece serviços bancários offshore nas Zonas de Processamento de Exportação, limitados apenas aos investidores nas ZPE. Um serviço especial chamado NRB Services também está disponível para bengaleses não residentes. Esse serviço permite que os consumidores mantenham contas em dólares americanos, libras esterlinas e euros. As pessoas que usam este serviço podem remeter livremente dinheiro de Bangladesh para qualquer parte do mundo e podem acessar seu dinheiro de qualquer cabine do HSBC em todo o mundo.

O HSBC Bangladesh possui um centro de ajuda que opera diariamente. É um dos poucos bancos do país a oferecer serviços bancários noturnos. Também começou a apoiar iniciativas de educação para pessoas com deficiência; o banco recentemente fez uma parceria com a Organização para o Desenvolvimento da Educação Cega e da Reabilitação para conceder bolsas de estudo a pessoas cegas.[20]

Brunei[editar | editar código-fonte]

Em 6 de abril de 2016, o HSBC Brunei começou a encerrar sua operação em Brunei como parte da revisão global do Grupo HSBC. O banco que compreende serviços bancários de varejo, comerciais e globais deixará de assumir novas contas, instalações ou negócios a partir dessa data. Os funcionários do banco receberam pacotes justos de redundância.[21] Em 9 e 10 de novembro de 2017, todas as agências e caixas eletrônicos do HSBC Brunei haviam cessado suas operações. As contas restantes foram todas transferidas para o Baiduri Bank local na mesma data.

China[editar | editar código-fonte]

Logotipo do HSBC

O HSBC estabeleceu sua filial em Xangai em 3 de março de 1865 e teve uma presença contínua na cidade[22] desde então, exceto durante a Ocupação Japonesa. Até as reformas econômicas do final da década de 1970, suas atividades eram principalmente remessas internas e contas de exportação, no entanto, suas atividades agora abrangem uma gama maior.

Em 6 de agosto de 2004, o HSBC anunciou que pagaria US $ 1,75 bilhão por uma participação de 19,9% no Bank of Communications, com sede em Xangai. Na época do anúncio, o Bank of Communications era o quinto maior banco da China e o investimento do HSBC era oito vezes maior do que qualquer investimento estrangeiro anterior em um banco chinês. A indústria considerou esse movimento, dando ao HSBC uma liderança na corrida para pegar pedaços do mercado bancário da China continental. Um ano antes, o HSBC havia se juntado ao Shanghai Commercial Bank de Hong Kong para comprar uma participação de 11% no Bank of Shanghai (o HSBC pagou US $ 62,6 milhões por uma participação de 8%) e US $ 733 milhões por uma participação de 10% na Ping An Insurance.

Em 1 de abril de 2007, os escritórios da China em Hong Kong e Shanghai Banking Corporation transferiram-se para sua subsidiária HSBC Bank (China) e iniciaram suas operações em 2 de abril.

Índia[editar | editar código-fonte]

Em 1959, o HSBC adquiriu o Banco Mercantil da Índia, Londres e China, fundado em outubro de 1853 em Bombaim. O HSBC é agora um dos bancos estrangeiros que mais cresce na Índia,[23] tanto em operações bancárias domésticas quanto em operações de suporte para operações em todo o mundo (consulte Centros de Serviços do Grupo).

Indonésia[editar | editar código-fonte]

A Corporação Bancária de Hong Kong e Xangai abriu seu primeiro escritório indonésio em Jacarta em 1884. Tendo sido capaz de reiniciar suas operações após a Segunda Guerra Mundial, foi novamente forçado a fechar em meados da década de 1960; no entanto, o Banco recebeu uma nova licença bancária em 1968. Suas operações cresceram para torná-lo um dos maiores bancos estrangeiros em operação na Indonésia.[24]

Japão[editar | editar código-fonte]

O HSBC abriu suas primeiras operações no Japão em Yokohama em 1866, seguidas por filiais em outros portos comerciais como Osaka, Kobe e Nagasaki. Ele esteve fortemente envolvido no desenvolvimento inicial do atual sistema monetário do Japão e consultou o governo sobre política fiscal, impressão de moedas e assuntos relacionados.

O HSBC não realiza operações bancárias comuns no Japão, mas realiza operações bancárias em Tóquio e Osaka. Desde 2007, expandiu seus serviços de private banking do HSBC Premier para o mercado "Afluente em massa" ou clientes individuais de alto patrimônio líquido. O HSBC Premier possui sete agências Premier no Japão, incluindo centros em Hiroo, Akasaka, Marunouchi (capitânia), Ginza, Yokohama, Ikebukuro, áreas de Tóquio e uma em Kobe.

Em dezembro de 2011, o HSBC anunciou a venda de seu banco privado no Japão ao sueco Credit Suisse por uma quantia não revelada, mas no final de outubro de 2011 o valor dos ativos brutos incluídos na venda era de cerca de US$ 2,7 bilhões. Era uma estratégia para cortar custos anuais de US$ 3,5 bilhões, encerrando empresas ou países onde não possui escala, onde o Credit Suisse tem um negócio maior no Japão que o HSBC e está alinhado com uma reestruturação global de negócios que anunciou que reduzirá 30.000 empregos ao comparar operações pequenas ou ineficientes.[25][26]

Nova Zelândia[editar | editar código-fonte]

As operações do HSBC na Nova Zelândia são como uma filial da The Hongkong and Shanghai Banking Corporation, que primeiro obteve uma licença do Reserve Bank of New Zealand em 22 de julho de 1987.[27] Hoje, o HSBC oferece uma gama de produtos financeiros a partir de uma rede de 9 escritórios.[28]

Filipinas[editar | editar código-fonte]

A história do HSBC nas Filipinas remonta a mais de 110 anos com o estabelecimento de sua primeira filial no. Rua 90 Rosario (agora Quintin Paredes Street) em Binondo, Manila em 1875. Nos primeiros anos de operação, o HSBC atendeu à crescente indústria açucareira das Filipinas. Na virada do século, financiou ferrovias que ligavam cidades provinciais de Luzon a Manila. Durante o regime americano, o HSBC foi chamado para aconselhar sobre a reforma da moeda nas Filipinas. Sua sede atual fica em Fort Bonifacio. Hoje, o HSBC Filipinas opera em cidades importantes das Filipinas, como Cebu e Davao. Acabou com o duopólio do Citibank e da Standard Chartered sobre bancos internacionais nas Filipinas.

Singapura[editar | editar código-fonte]

Em Singapura, o Hong Kong e Shanghai Banking Corporation Limited opera como um banco de serviço completo com sede em Collyer Quay. Abriu suas portas em dezembro de 1877. Em 2016, o HSBC criou um banco incorporado localmente em Cingapura e transferiu seus negócios de varejo e patrimônio da sucursal do HSBC Singapore para o banco incorporado localmente.[29][30] Hoje, o principal escritório do HSBC permanece no local original de Collyer Quay, onde sua primeira filial foi aberta. Seu escritório principal está localizado na Mapletree Business City em Pasir Panjang, HarbourFront.

O HSBC Singapura é um Banco Completo Qualificado e oferece uma gama abrangente de serviços financeiros, incluindo serviços bancários comerciais, investimentos e private banking, seguros, serviços de forfaiting e trustee e serviços de valores mobiliários e mercados de capitais.

O negócio de varejo e patrimônio operado através do banco incorporado localmente possui 12 agências que incorporam 10 Centros HSBC Premier e 33 Caixas Eletrônicos em Cingapura.[31]

Coreia do Sul[editar | editar código-fonte]

O HSBC está se expandindo no competitivo mercado sul-coreano, operando a partir de uma rede de 11 agências, a primeira tendo sido aberta em Jemulpo em 1897.

Sri Lanka[editar | editar código-fonte]

O HSBC está presente no Sri Lanka há 120 anos. A Hong Kong e a Shanghai Banking Corporation Limited estabeleceram sua primeira filial em Colombo, Sri Lanka, em 1º de julho de 1892, apenas 27 anos depois de começar a operar em Hong Kong e Xangai. Estabeleceu-se como um dos maiores e mais rentáveis bancos que operam no país. Atingiu a liderança nos setores de Corporate Banking, Mercado de Capitais e Cartão de Crédito.

Taiwan[editar | editar código-fonte]

A presença do HSBC em Taiwan remonta a 1885 quando The Hongkong e Shanghai Banking Corporation nomearam um agente em Tamsui. Uma filial de serviço completo foi estabelecida em Taipei em 1984. O banco agora possui uma rede de 8 agências (Hyperlink para o canal de serviço[necessário esclarecer]) em todo o país, incluindo Taipei, Jianguo, Banqiao, Tianmu, Taoyuan, Taichung, Tainan e Kaohsiung. Em 2007, a Hong Kong e a Shanghai Banking Corporation adquiriram o The Chinese Bank em Taiwan. A aquisição fez a rede nacional de agências do HSBC aumentar para 47.

Tailândia[editar | editar código-fonte]

O HSBC foi aberto inicialmente para negócios na Tailândia em 1888, tornando-se o primeiro banco comercial do país. O HSBC fez contribuições significativas para o estabelecimento de bases sólidas para os setores financeiro e bancário da Tailândia. Por exemplo, em 1889, o HSBC emitiu as primeiras notas na Tailândia. O HSBC também emitiu o primeiro empréstimo estrangeiro ao governo tailandês por seu projeto de construção de ferrovia. A sede do HSBC na Tailândia está situada em Bangkok, na Rama IV Road, em frente ao Parque Lumpini. Em 2011, a Fase 2 do novo Plano Diretor do Setor Financeiro permitiu que bancos estrangeiros abrissem até duas agências no Reino da Tailândia, em preparação para operações de varejo completas. Por conseguinte, foi aberta uma segunda sucursal em Thonglor (Sukhumvit 55) no início de 2011.

Em janeiro de 2012, o HSBC anunciou a venda de suas operações bancárias de varejo na Tailândia ao Krungsri Group (Banco de Ayudhya) e sua intenção de manter apenas negócios bancários corporativos na Tailândia.[32] Suas duas agências de varejo serão fechadas em março e junho de 2012, respectivamente.[33]

Vietnã[editar | editar código-fonte]

No Vietnã, o HSBC abriu um escritório em Saigon (atual cidade de Ho Chi Minh) em 1870. Em agosto de 1995, o HSBC abriu uma filial de serviço completo na cidade de Ho Chi Minh. Em 2005, o HSBC também abriu sua segunda filial em Hanói e estabeleceu um escritório de representação em Can Tho.

Em 29 de dezembro de 2005, o HSBC adquiriu 10% do capital do Banco Tecnológico e Comercial do Vietnã (Techcombank), um dos maiores bancos comerciais do Vietnã por ações. Em julho de 2007, o HSBC se tornou o primeiro banco estrangeiro a aumentar sua participação no Techcombank para 15%. Em setembro de 2008, o HSBC concluiu o aumento de sua participação no Techcombank para 20%, tornando-se o primeiro banco estrangeiro no Vietnã a deter 20% de participação em um banco doméstico.

Em setembro de 2007, o HSBC adquiriu 10% do capital social da Bao Viet Holdings, tornando-se o único parceiro estratégico estrangeiro da principal companhia de seguros do Vietnã. Em outubro de 2009, o HSBC assinou um acordo para aumentar sua participação na Bao Viet Holdings para 18%, de 10% para VND 1,88 trilhão (aproximadamente US$ 105,3 milhões).

Em 1 de janeiro de 2009, o HSBC começou a operar sua entidade localmente incorporada e se tornou o primeiro banco estrangeiro a se incorporar no Vietnã, depois de obter a aprovação do Banco Estatal do Vietnã (SBV) para a criação de um Banco Totalmente Estrangeiro (WFOB) no Vietnã, no Vietnã. Setembro de 2008.

Finanças em dólares de Hong Kong[34][35][36][37][38][39][40]
Ano 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017
Receita operacional, bilhões 81,01 94,51 114,8 154,0 139,0 155,1 171,4 187,6 217,3 259,2 233,6 235,9 232,7 255,2
Lucro líquido, bilhões 36,55 37,20 42,61 65,31 54,98 50,21 63,28 73,90 90,72 129,1 92,18 99,98 84,80 96,02
Total de ativos, trln 2,487 2.673 3,151 3.952 4.260 4,361 5.040 5,607 6.065 6.439 6,877 6,954 7.549 7,943
Total do patrimônio líquido, bilhões 100,1 114,4 165,4 245,9 216,5 260,2 320,1 371,3 473,1 522,2 608,3 635,9 679,1 753,0

Referências culturais[editar | editar código-fonte]

Em Hong Kong, a população local às vezes se refere ao banco como Bank 銀行, "o Banco do Leão", após o par de esculturas de leão do lado de fora da sede do banco, que também aparecem em algumas notas de banco. Filmes locais e séries de televisão em Hong Kong, especialmente comédias, usam esse apelido quando se referem ao banco.

Embora o governo de Hong Kong tenha alterado a grafia oficial de "Hong Kong" para "Hong Kong", pelas instruções do Secretário de Estado das Colônias, em 3 de setembro de 1926,[41] HSBC usa o antigo Hong Kong, como o nome do banco era. concebido antes da declaração oficial do nome moderno de duas palavras e foi decidido manter a ortografia da palavra única em nome do Banco: Hong Kong.

O famoso humorista inglês P. G. Wodehouse foi funcionário júnior do escritório do Banco em Londres, na Lombard Street, de 1900 a 1902, e usou o banco como inspiração para alguns de seus primeiros trabalhos, especialmente seu romance de 1910, Psmith in the City.[42]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Hong Kong Companies Registry Números de registro da empresa: SO0000027 and 0263876.
  2. «HSBC's history». HSBC Holdings plc. Consultado em 4 de setembro de 2010. Arquivado do original em 31 de janeiro de 2013 
  3. «The Hongkong and Shanghai Bank Ordinance (Number 2 of 1866)». Legislative Council of Hong Kong (digitalised by the University of Hong Kong (Hongkong University Libraries)). Consultado em 21 de junho de 2015 
  4. a b c «Annual Report and Accounts 2017» (PDF) (em inglês). The Hongkong and Shanghai Banking Corporation Limited. 21 de fevereiro de 2018. Consultado em 29 de julho de 2018 
  5. a b Profile: HSBC Holdings plc, Hoovers
  6. Profile: Hong Kong & Shanghai Bank, Grandprix.com
  7. a b Lim, Patricia (2002), Discovering Hong Hong's Cultural Heritage, ISBN 0-19-592723-0, Hong Kong: Oxford University Press .
  8. Hoare, Jim. Pares, Susan. A Political And Economic Dictionary Of East Asia. UK Routledge Publishing (London), 2005. ISBN 978-1-85743-258-9
  9. «About HSBC (HSBC in Japan)». The Hongkong and Shanghai Banking Corporation Limited of Hong Kong, Japan Branch (Tokyo) 
  10. «Shanghai Stock Exchange Project». Yale School of Management 
  11. Collis, Maurice (1965). Wayfoong: The Hongkong and Shanghai Banking Corporation. Faber and Faber. London: [s.n.] OCLC 2865302 
  12. «The Hongkong and Shanghai Banking Corporation Limited Ordinance (Number 6 of 1929) (Chapter 70, 1950)), amended by L.N. 333 of 1989» (PDF). Legislative Council of Hong Kong (reproduced and digitalised by the Department of Justice, Government of Hongkong Special Administrative Region 
  13. HSBC may cut more than 1,000 jobs Globe & Mail
  14. «HSBC to cut 3,000 Hong Kong jobs in restructuring» 
  15. "Contact Us." HSBC. Retrieved on 12 September 2011. "The Hongkong and Shanghai Banking Corporation LtdThe Hongkong and Shanghai Banking Corporation - Hong Kong Address:GPO Box 64, Hong Kong, 1 Queen's Road Central, Hong Kong SAR, China"
  16. HSBC Headquarters Hong Kong - The World's Most Expensive Building. ilovehongkong.org Retrieved 2018-06-03
  17. Note-issuing Banks from HKMA website. Retrieved 2018-06-03
  18. «HSBC to launch new mobile P2P payment platform in the 'next few days'». South China Morning Post (em inglês) 
  19. Credit Rating Agency in Bangladesh Arquivado em 2009-12-26 no Wayback Machine
  20. «HSBC's support for visually impaired». The Daily Star 
  21. «HSBC Brunei Public Announcement» 
  22. List of HSBC branches in China Arquivado em 2009-02-02 no Wayback Machine
  23. List of HSBC branches in India Arquivado em 2009-01-31 no Wayback Machine
  24. List of HSBC branches in Indonesia Arquivado em 2009-02-01 no Wayback Machine
  25. «UPDATE 4-Credit Suisse buys HSBC's private bank in Japan» 
  26. «HSBC Sells Japan Private-Banking Unit» 
  27. List of registered banks in New Zealand, Reserve Bank of New Zealand Arquivado em 2004-12-11 no Wayback Machine
  28. HSBC International Networks Arquivado em 2006-06-17 no Wayback Machine
  29. HSBC to incorporate its local operations in May, Yahoo news 2016-02-05 Retrieved 2018-05-20
  30. HSBC SINGAPORE TO TRANSFER ITS RETAIL BANKING AND WEALTH MANAGEMENT BUSINESS TO LOCALLY INCORPORATED SUBSIDIARY BY 9 MAY 2016, HSBC Press Release 2016-02-05 Retrieved 2018-05-20
  31. HSBC Branch listing Retrieved 2018-05-20
  32. HSBC Statement released in Jan 2012 - Changes to HSBC business operations in Thailand. Retrieved 2018-06-03
  33. HSBC closing down in Thailand. Investvine.com 2012-02-26. Retrieved 2018-06-03
  34. «Annual Report 2005» (PDF). The Hongkong and Shanghai Banking Corporation limited (em inglês) 
  35. «Annual Report 2006» (PDF). The Hongkong and Shanghai Banking Corporation limited (em inglês) 
  36. «Annual Report 2008» (PDF). The Hongkong and Shanghai Banking Corporation limited (em inglês) 
  37. «Annual Report 2010». The Hongkong and Shanghai Banking Corporation limited (em inglês) 
  38. «Annual Report 2012». The Hongkong and Shanghai Banking Corporation limited (em inglês) 
  39. «Annual Report 2014». The Hongkong and Shanghai Banking Corporation limited (em inglês) 
  40. «香港上海滙豐銀行有限公司2016年報及賬目» (PDF). HSBC 
  41. The Hong Kong Government Gazette GA 1926 No.479
  42. McCrum, Robert M. (2004), Wodehouse: A Life, ISBN 0-393-05159-5, New York & London: W.W. Norton .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]