Trilha de Henyey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde fevereiro de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

A trilha de Henyey é o caminho percorrido pelas estrelas pré-sequência principal com massas correspondentes a >0.5 massas solares no diagrama de Hertzsprung-Russell, ao final da trilha de Hayashi. O astrônomo Louis G. Henyey e seus colegas demonstraram, nos anos 50, que uma estrela pré-sequência principal pode permanecer em equilíbrio radiativo por algum período de contração para a sequência principal.

A trilha de Henyey é caracterizada por um lento colapso em quase equilíbrio hidrostático. Elas estão se aproximando da sequência principal quase que horizontalmente no diagrama de Hertzsprung–Russell (isto é, a luminosidade se mantém relativamente constante).

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Henyey, L. G.; Lelevier, R.; Levée, R. D. (1955). «The Early Phases of Stellar Evolution». Publications of the Astronomical Society of the Pacific. 67 (396): 154–160. Bibcode:1955PASP...67..154H. doi:10.1086/126791 

Ver também[editar | editar código-fonte]