Usuário:Rei-artur/arquivo/2005

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
2005: I
2006: I II III V VI VII VIII IX X XI XII
2007: I II III IV V VI VII VIII IX X XI XII
2008: I II III IV V VI VII VIII IX X XI XII
I II
For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Olá, Rei-artur/arquivo, bem-vindo(a) à Wikipédia,
A Wikipédia surgiu em 2001, e desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes antes de continuar a editar na Wikipédia.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Wikipedia:Tutoria Programa de Tutoria.
Nele você poderá tirar dúvidas e receber dicas de um editor experiente enquanto se familiariza com a Wikipédia
Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No fim da mensagem assine com quatro tiles: ~~~~
  • Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia!  Paulo Juntas 15:46, 23 Jan 2005 (UTC)

Imagens[editar | editar código-fonte]

Olá. Não assinaste, mas eu sei que foste tu. (para assinar e marcar a hora da mensagem, carregas 4 vezes na tecla do til (~).

Não, não podes colocar imagens de outros sites mesmo citando a fonte (excepto se for uma imagem livre (domínio público ou (GFDL)). Em caso de dúvida, ou se não há indicação disponível, a imagem NÃO é livre, portanto não deverá ser carregada para cá. A wikipedia em português também não aceita as imagens designadas como "fair use". O ideal é que as imagens sejam de tua autoria e as publiques no Commons de modo a ficarem disponíveis para toda a comunidade. No entanto vou pedir ao nosso melhor especialista em imagens (Marcelo) para te dar alguma explicação melhor e para quem poderás apelar no caso de a minha resposta não ter respondido às tuas dúvidas. abraço. Paulo Juntas 15:16, 25 Abr 2005 (UTC)
Faltou-me as outras línguas: Podes colocar imagens de wikis de outras línguas (desde que essa imagens sejam de domínio público (PD) ou tenham sido publicadas sobre a tal (GFDL). Atenção que a wiki de língua inglesa ( e outras) aceitam imagens licenciadas como "fair use" e a nossa não aceita o "fair use". Paulo Juntas 15:29, 25 Abr 2005 (UTC)
Caro Rei Artur, consulta Wikipedia: Política de imagens, e se ainda tiveres dúvidas não hesites em perguntar. Saudações wikipedistas, Mschlindwein 23:51, 25 Abr 2005 (UTC)

Informação sobre imagens[editar | editar código-fonte]

Por favor indica sempre a origem e o copyright das imagens que carregares para a Wikipédia.
Não indicaste estes dados de forma completa na imagem Imagem:OOo Writer.png. Peço que também verifiques todas as imagens que carregaste para ver se nenhuma delas se encontra sem estes dados essenciais.

Se não for indicada esta informação na página da imagem ela será futuramente eliminada da wikipédia.

Para mais informações acerca do uso de imagens na wikipédia de língua portuguesa consulta Wikipedia:Política de imagens, FAQ:direitos autorais e Ajuda:Como usar imagens.

Nota: A wikipédia de língua portuguesa só aceita imagens cedidas para qualquer fim.

Para uma lista de predefinições/logos existentes para marcar imagens consulta Predefinições de copyright e direitos autorais.

Podes também optar por carregar as imagens no Commons, um projeto irmão da Wikipédia para armazenamento de arquivos (ficheiros) (imagens, etc) ao qual todas as wikipedias de todas as línguas têm acesso. Este procedimento é aconselhável para evitar sobrecarregar a wiki pt desnecessariamente. Obrigado e boas contribuições! --Mschlindwein 23:07, 28 Abr 2005 (UTC)

Para qualquer imagem de uma tela de computador mostrando o programa, a imagem só é aceita se o programa em questão for livre. Não sei se o OpenOffice é livre (atenção, livre não é sinônimo de grátis!) ou se tem copyright da Sun. Se for livre, podes copiar as imagens, se não for livre não podes copiá-las. Lembra que todo material fornecido à Wikipédia deve ser livre para qualquer uso, até mesmo comercial. Pensa o seguinte: "se eu vender na rua as imagens que estou publicando, existe a possibilidade teórica de eu ser processado por violação de direitos autorais ou uso indevido de imagens de outrem?" --Mschlindwein 18:14, 29 Abr 2005 (UTC)
Nas páginas da OpenOffice (http://www.openoffice.org/license.html e http://about.openoffice.org/index.html#licenses) dizem que é livre (The document license is the Public Document License.). Coloca nas imagens o tag de {{DomínioPúblico}} e os links acima para detalhes sobre a licença, por favor. Não esqueças de apagar as definições de "CopyrightDesconhecido". Obrigado. --Mschlindwein 19:29, 29 Abr 2005 (UTC)

NASA[editar | editar código-fonte]

Olá, rei Artur,

imagens de satélite vêm em geral da NASA, por isso foi criada a predefinição {{CopyrightNASA}}, pois deve-se dar crédito ao autor, neste caso a NASA. Abraço, boas colaborações. --Mschlindwein 22:08, 29 Abr 2005 (UTC)

Direcção geral de Monumentos[editar | editar código-fonte]

Parece que não leste Wikipedia: Política de imagens. Só imagens livres para qualquer uso, mesmo comercial, são aceitas. Isso significa que a resposta à tua pergunta é: não, não podemos usar imagens que tenham restrições de uso. Antes de perguntar se podes usar uma imagem, deves te perguntar: tenho o direito de imprimir essa imagem numa camiseta e vender na rua, sem risco de ser processado? Se a resposta for não, então não podes usar essas imagens aqui. --Mschlindwein 16:10, 30 Abr 2005 (UTC)

2º Governo Constitucional[editar | editar código-fonte]

Caro Rei-artur,

Não seria mais adequado o artigo 2º Governo Constitucional ter como título 2º Governo Constitucional de Portugal? gbitten 12:42, 1 Mai 2005 (UTC)

Kilobytes[editar | editar código-fonte]

Olá King. Não há problema em ter páginas desse tamanho (desde que estejam separadas por secções). Se a página tiver 10 secções (se forem do mesmo tamanho, só tem 13 Kbytes cada secção). E repara que a mensagem diz (alguns browsers), e pelo que eu tenho lido, isso refere-se a browsers antigos. Paulo Juntas 23:02, 2 Mai 2005 (UTC)

SLB[editar | editar código-fonte]

Mau perder :/ Já tinha resolvido -- Nuno Tavares 21:25, 22 Mai 2005 (UTC)

Padrão[editar | editar código-fonte]

Olá, o padrão para títulos na wikipédia em português é utilizar letras minúsculas, exceto para nomes próprios. Assim Ricardo Pereira (Jogador de Futebol) deve ser Ricardo Pereira (jogador de futebol). Bom trabalho! -- Clara C. 20:21, 31 Mai 2005 (UTC)

Fórum[editar | editar código-fonte]

Rei-artur, existe a Esplanada ou dá uma vista de olhos em Wikipedia:Chat. Bom trabalho! -- Nuno Tavares 21:57, 31 Mai 2005 (UTC)

Equipamentos de futebol[editar | editar código-fonte]

Rei-artur, deves ter-me lido o pensamento. Ainda hoje pensei nisso. Eu vou adaptar a predefinição dos dados dos clubes para suportar 2 variantes: esta básica (actual) e outra personalizada, com, por exemplo, imagens do http://www.colours-of-football.com/ . Penso que estas imagens são livres de restrições de uso. Ou seja... podes ir fazendo imagens (e, quiçá, submetê-las nesse site também, porque não?) :) -- Nuno Tavares 22:01, 1 Jun 2005 (UTC)

Que equipamentos tão feios... yuck.. Ah! São do benfica... ok :P Eheheheheh Estão muit'a loucos! Vais carregá-los para o commons? Deixavas o link na minha página, e assim que eu puder, coloco isso no SLB :) Ou explico-te depois como fazer... já agora, não arranjas um para o mega-super-ultra-extra-campeão Vitória de Setúbal? :))) -- Nuno Tavares 22:13, 1 Jun 2005 (UTC)

Responsável? Como assim? Coordenador? Não entendi. Mas pelo que vi do teu desenho não tens sequer que te preocupar com isso eheheh está óptimo. Duvido que alguém vá interferir no teu trabalho... -- Nuno Tavares 22:22, 1 Jun 2005 (UTC)

Cor? O Verde, claro. Sim é lindo por isso é que está na nossa bandeira LOL (ups, o vermelho também está :PP). Tirar o meu lugar?! Ai... olha que só tenho esta cadeira!! Agora a sério:
  • Tamanho: pode ser um qualquer, aquele do exemplo parecia-me bem. A wikipédia constrói novas imagens sempre que se pede uma redução, pelo que fica rápido na mesma e podemos manter a imagem ao mais alto nível.
  • A questão da publicidade é bem observada... eu não faço idéia como isso se processa... :S Mas não deve haver problemas... digo eu :S

Agora.. podes-me dizer qual o programa que estás a usar para fazer isso? -- Nuno Tavares 22:35, 1 Jun 2005 (UTC)

Olá Rei. Falaste com o homem certo, pois pelo que me pareceu das vossas conversas, está tudo a andar, excepto a publicidade. Quanto a isso eu acho que pode ser um problema a questão dos direitos de autor, não só pelos patrocinadores, como pela própria camisola do Glorioso (e outras). Na minha opinião devias esquecer os patrocínios, até porque estão sempre a mudar e não pagam nada á gente. Paulo Juntas 18:32, 2 Jun 2005 (UTC)

Glorioso? Hum. Vá lá, vá lá, este ano escapam kkkkkkkkkkkkk clubismos à parte: Rei artur, trato disso assim que tiver aqui um tempito. Eu mesmo as coloco e mostro-te as diferenças, mas....

  1. esqueceste-te do licenciamento das imagens. Elas ficam em GFDL ? Domínio público ? Atenção a isso.
  2. porque carregaste aqui na pt.wp e não no Commons? Ao carregá-las no Commons dás hipótese a outras wikipédias de utilizar as imagens... não queres reconsiderar? O processo é o mesmo...

Até já, -- Nuno Tavares 21:38, 2 Jun 2005 (UTC)

Olá! Sugiro que entres em contato com o Indech, que já introduziu diversos artigos sobre futebol e imagens associadas! Não esqueças de indicar a origem e a licença! E, de preferência, carrega-as no Commons! Obrigado, Mschlindwein msg 21:59, 2 Jun 2005 (UTC)

Merlin avisa[editar | editar código-fonte]

Não te esqueças de colocar os interwikis na Wikipedia.en! :))) É preciso não só puxar os interwikis dela, mas também colocar os nossos lá. Belos artigos sobre maiores edifícios, merecem uma predefinição Abraços

arquitectura[editar | editar código-fonte]

Olá Rei. Não coloque por favor a categoria "Arquitectura" nesses artigos sobre os arranha-céus. Motivo: esses artigos estão (e bem) na categoria "Arranha-céus", essa categoria por sua vez pertence à categoria "Construções", que por sua vez pertence à categoria "Arquitetura". Se todos os artigos relacionados com a arquitectura fossem colocados nessa categoria, ela iria ter muitas centenas de artigos, o que não era nada prático. É para isso que existem as sub-categorias, para melhor ordenar os artigos de um determinado tipo e não ficar tudo ao monte. alguma coisa diz... Paulo Juntas 18:15, 5 Jun 2005 (UTC)

Ah! já agora: A categoria:Arquitectura é uma categoria redirect. A principal é a categoria:Arquitetura. Paulo Juntas 18:15, 5 Jun 2005 (UTC)

Rei-artur, olha afinal dou-te os parabéns pessoalmente (acabei de o fazer na Discussão:Lista de arranha-céus. Queria, porém, salientar que tecnicamente, "Ver Também" (com o T maiúsculo) está incorrecto, segundo o Livro de estilo. Deveria ser "Ver também" (com T minúsculo). Não reparaste porque a predefinição foi feita para abranger o máximo de casos, mas fica a nota. Outra coisa, ainda a respeito dessas substituições: é que, por serem repetitivas, é o trabalho ideal para um bot, assim, escusa-se de perder tempo. Tento apenas optimizar o teu tempo, nada mais. Bom trabalho! -- Nuno Tavares 21:06, 7 Jun 2005 (UTC)

Sim, qualquer pessoa pode ter um bot. Mas convém perceber de informática, senão não sei se te vale de muito. Creio que a partir da WP:CR terás as informações que precisas. Ah! Traduzir, sempre que possível, mas dado que a maioria dos termos são, por vezes, mais conhecidos pelo nome original, convém criar Wikipedia:redirecionamentos. Bom trabalho! -- Nuno Tavares 21:52, 7 Jun 2005 (UTC)

Tallinn TV Tower[editar | editar código-fonte]

Olá Artur: não achas que em vez de Tallinn TV Tower, se devia chamar Torre de TV de Tallinn - é que em inglês nem deve ser o nome original da torre... Manuel Anastácio 20:32, 8 Jun 2005 (UTC)

E o mesmo para as outras Towers!!! Manuel Anastácio 20:33, 8 Jun 2005 (UTC)

Georgia Tbilisi TV Broadcasting Tower[editar | editar código-fonte]

Olá, boa noite. Vi que fizeste o artigo Georgia Tbilisi TV Broadcasting Tower.
O que me parece é o que título não tem muito sentido. Ou se utiliza o nome oficial da torre na língua local, não sei qual será esse nome, mas não é de certeza um nome em inglês; ou se traduz o nome para português.
--Lampiao 21:51, 8 Jun 2005 (UTC)

PS: Entretanto vi que este meu comentário também se aplica a muitas outras torres.

Belmiro de Azevedo[editar | editar código-fonte]

Caro amigo, quanto ao artigo Belmiro de Azevedo, reparas lá que fiz uma edição inserindo a predefinição {{Ligações externas}} que é a padronização para indicar links de sítios externos à Wikipédia. Utilizes sempre a mesma quando fores indicar sítios fora da Wiki, ok? Continues com tuas ótimas contribuições, bom trabalho. Gervásio Santana de Freitas 21:14, 17 Jun 2005 (UTC)

Respostas[editar | editar código-fonte]

Escreveste:

  • Qualquer coisa (Livro, fotografia, obra de arte) feita em Portugal ou no Brasil, e o autor já morreu à mais 70 anos, passa para domínio público? Assim pode ser utilizados livremente. aqui Wikipedia:Recursos no domínio público
Que eu saiba, sim.
  • Uma imagem de uma pintura(ex:), o autor da pintura já morreu à mais de 70 anos, mas a fotografia é recente, existe direitos de autor dessa imagem?
Se a foto simplesmente reproduz a obra, sem criação artística, não. Se a foto joga com luz e sombra, ou efeitos fotográficos, o autor pode exigir seus direitos.
Não conheço o projeto. Imagino que se o material digitalizado for de domínio público, a pessoa que digitaliza não pode exigir direitos autorais.
Pelo que está escrito na página, são de domínio público: Need a wallpaper for your desktop? Need a pic for your commercial website design? Looking for inspiration? Have a look around.. Falam inclusive de sites comerciais. O que não os impede de manter os direitos sobre o material do site deles.

Espero ter podido esclarecer tuas dúvidas. --Mschlindwein msg 13:47, 19 Jun 2005 (UTC)


Categorias[editar | editar código-fonte]

Rei-artur, por favor, não cries as categorias enquanto não existirem artigos!! Estás a escolher nomes muito específicos e difíceis de memorizar, tornando a sua utilidade, para já, nula. Cria primeiro os artigos, por favor -- Nuno Tavares 21:17, 21 Jun 2005 (UTC)

Oi King: Também não faz lógica colocares no mesmo avião a categoria:Aviões e a categoria:Aviões civis a jato porque se todos os aviões pertencerem à categoria:aviões, qual é a lógica de existirem as outras? O ideal e usual na PT é colocar o "avião" XXX na categoria:Aviões civis a jato e apenas nessa. por sua vez essa categoria deverá pertencer à categoria:Aviões civis que por sua vez, pertencerá à categoria:Aviões. Se tiveres dúvidas ou alguma coisa em contrário diz. abraço. Paulo Juntas 21:51, 21 Jun 2005 (UTC)
Fixe. Azar meu que só vi um e era logo um desses. bom trabalho. Paulo Juntas 21:58, 21 Jun 2005 (UTC)
Vou no mesmo barco, e adiciono: seu template {{fabricantes de aviões}} é muito generalizado. Existem centenas de fabricantes de aviões, das quais a Airbus, Boeing e Dassault são apenas três delas. O template deverá ser modificado, por isto. Dê uma olhada lá, e faça as alterações necessárias. Assim, os aviões, que não tem nada a ver com isto, deverão ter suas pré-definições de fabricantes eventualmente removidas - como você mesmo escreveu, elas devem ficar somente nos artigos de fabricantes de aviões. Aliás, penso que estes aviões não precisem de template, coloque-se apenas links abaixo da secção /ver também/. Obrigado, Leslie Msg 03:55, 22 Jun 2005 (UTC)

Forças armadas[editar | editar código-fonte]

Rei-artur, reparei que te interessaste pela Categoria:Aviões. Talvez te interesses também em subscrever o WikiProjecto das Forças Armadas? Bom trabalho! -- Nuno Tavares 07:47, 25 Jun 2005 (UTC)

Olá Rei-artur. O tópico é de muito interesse sim, pelo menos para mim :)) O problema é que há outras prioridades, e então vou fazendo um aviãozito de tempos a tempos. Quanto à predefinição dos aviões, sim, claro que podes. O problema é se ela não se adequa. Achas que sim?
Em relação à imagem.. não a poderás utilizar porque ela está na wikipédia inglesa... a menos que faças o download da imagem e a carregues no Commons, um repositório universal dos projectos da wikimedia. Mas atenção à licença. Eu era para ter sacado a do R22, porque vi o artigo a sair eheh, mas a verdade é que a imagem está sob licença CC-2, que eu não conheço muito bem. Em relação a licenças, o melhor será falares com o Usuário:Mschlindwein, ele é que gosta dessas confusões :)) Bom trabalho! -- Nuno Tavares 10:10, 25 Jun 2005 (UTC)

Asteroídes[editar | editar código-fonte]

A esmagadora maioria dos asteroídes não são notáveis (são apenas restos de planetas que não se formaram). Vesta é um asteróide bastante notável... mas a maioria.... A planetologia está um caos completo, e por isso Vesta deve ser tratada como um mero asteróide, logo por um número. --Pedro 23:23, 25 Jun 2005 (UTC)

Cats[editar | editar código-fonte]

oi rei. http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:P%C3%A1gina_principal. Paulo Juntas 12:34, 26 Jun 2005 (UTC)

Castelo de Sagres[editar | editar código-fonte]

Creio que estás à procura disto: Os dados podem ser utilizados livremente desde que se faça referência ao IPPAR como fonte de informação, certo? Bom trabalho! -- Nuno Tavares 09:17, 3 Julho 2005 (UTC)

Sim, desde que citada a fonte, tipo Cortesia do IPPAR (mas atenção, a citação deve ser na página da imagem, não no artigo!), segundo o que diz o PedroPVZ. As imagens do IPPAR devem levar a marcação {{IPPAR}} como licença. -- Nuno Tavares 09:38, 3 Julho 2005 (UTC)

Pois ficam, mas há que ter um pouco de freio. Neste caso, do Paço dos duques, a imagem aérea seria muito difícil de conseguir, mas repara no Palácio da Pena... tirando a imagem aérea (também do IPPAR) consegui arranjar umas belas fotos. Enquanto que se fosse carregar as fotos que estão no IPPAR nunca mais ninguém se interessava em tirar fotos para o Palácio. Pensa nisso!

Mas agora reparo... carregaste a imagem para aqui... devias ter carregado no Commons! Porque não o fizeste? Até temos uma commons:Category:Palaces in Portugal e tudo! Pensa nisso também :) E já agora, vota no PdaPena para destaque :)) -- Nuno Tavares 10:17, 3 Julho 2005 (UTC)

Lista de asteróides[editar | editar código-fonte]

Ufa! Obrigado!! Mas Rei artur, esqueceste-te dos interwikis.... :/ -- Nuno Tavares 19:58, 3 Julho 2005 (UTC)

Pois, o chato (e moroso) dessas listas eram mesmo os interwikis. Vou tentar aqui fazer um script para o bot, talvez dê. Já te digo qualquer coisa -- Nuno Tavares 20:18, 3 Julho 2005 (UTC)

BTW, trabalhas com PERL? -- Nuno Tavares 20:21, 3 Julho 2005 (UTC)

Sumiste... é só para dizer que o bot já bufa eheheheh :) Ele manda cumprimentos! -- Nuno Tavares 20:44, 3 Julho 2005 (UTC)

Ahahahahaah! :)))) desculpa, a tua mensagem passou despercebida. A minha discussão é pior que a Esplanada eheheh Já soprei lá para dentro, tinha qualquer coisa nas patitas, mas já acabou e já está do  :))
Quanto à Valinor, já é uma velha conhecida eheheh. Eu até acho que, precisamente porque os conteúdos de lá são GFDL, que criar Categoria:O Senhor dos Anéis é um completo desperdício de tempo e recursos. Lá é o sítio, mas tudo bem... enfiaram na cabeça que a wikipédia não é de papel, então pode vir tudo e mais alguma coisa...

Olha lá, é a ti que eu estou a dever um conserto na predefinição dos equipamentos de futebol não é? Tenho que ver isso, ando um pouco sem tempo... -- Nuno Tavares 19:58, 4 Julho 2005 (UTC)

Eheheh, já falei com ele. Quanto às contribuições dele basta revertê-las, ele chateia-se mais do que eu eheheh Sabes reverter? -- Nuno Tavares 20:51, 4 Julho 2005 (UTC)

Primeiro assinam-se *todas* as mensagens, depois é só ler a ajuda :)) -- Nuno Tavares 21:05, 4 Julho 2005 (UTC)

Mapas[editar | editar código-fonte]

Bom, ainda bem que não fizeste uma predefinição eheheh. E porque não a {{geocoordenadas}} ? Não conhecias ou não gostas dela? É excelente, Rei-artur, pois oferece muitíssimas opções em termos de mapas (além do googlemaps) e, uniformizando, só temos a ganhar. Que dizes? Vê em Castelo Branco, um exemplo. -- Nuno Tavares 23:40, 5 Julho 2005 (UTC)

Geez, aquilo (googlemaps) está impecável :)) -- Nuno Tavares 23:53, 5 Julho 2005 (UTC)

categorizando[editar | editar código-fonte]

Oi. Se não indexares pelo nome completo, usa pelo menos três letras. E evite acentos pq as acentuadas ficam depois do alfabeto na tabela ASCII T+ --jic recado 21:01, 7 Julho 2005 (UTC)

Oi King. Aproveita que estás a mexer e coloca {esboço-cinema} nos que não tiverem ou tiverem apenas {esboço}. abraço. Paulo Juntas 21:14, 8 Julho 2005 (UTC)

Mudança de português do Brasil para o de Portugal[editar | editar código-fonte]

Diferenças ortográficas[editar | editar código-fonte]

Caro editor,
Sua contribuição para a Wikipédia é bem-vinda. A Wikipédia em português é escrita e lida por falantes portugueses, brasileiros, africanos, timorenses e não só. Por isso devemos conviver com todas as variantes da língua e ser tolerantes para com as diferenças.

Assim, não mude a grafia brasileira de certas palavras para a luso-africana (por exemplo, seção para secção; tênis para ténis, etc.) nem o contrário. Para mais informações recomendo-lhe a leitura da página Versões da língua portuguesa.

Aproveito para lembrar que, apesar da Wikipédia lusófona privilegiar o uso das normas do Acordo Ortográfico de 1990 nas suas páginas oficiais (políticas, recomendações, etc.), qualquer usuário é livre de utilizar nas suas edições as regras ainda vigentes no Brasil (Formulário Ortográfico de 1943) ou as dos restantes países lusófonos (Acordo Ortográfico de 1945), não sendo toleradas alterações de uma norma para outra. Para mais informações recomendo-lhe a leitura das páginas Ortografia e Usar o acordo ortográfico.

Claro que, como é evidente, está à vontade para emendar erros ortográficos reais e que não derivem das diferenças entre as normas utilizadas na língua portuguesa.

Obrigado pelo interesse demonstrado e boas contribuições!

O motivo deste aviso deve-se à alteração ocorrida no artigo Live 8 [1] (já revertida), onde alteraste Moscou (grafia brasileira) para Moscovo (grafia portuguesa). Obrigado e mais cuidado da próxima vez, --Henrique@ 01:20, 9 Julho 2005 (UTC)


Parabéns![editar | editar código-fonte]

É de "malucos" como vc que nós precisamos! Parabéns pelo seu trabalho de categorizacao e um obrigado pela maratona! Muriel 11:02, 10 Julho 2005 (UTC)

Avisar o usuário[editar | editar código-fonte]

Caro Rei-arthur,

por favor, não esqueças de avisar o usuário com o tag {{Aviso-copyright-img|nome_da_imagem}} na página de discussão dele quando marcares uma imagem com {{CopyrightDesconhecido}} (ver aqui)!! Obrigado, --Mschlindwein msg 21:03, 12 Julho 2005 (UTC)

Marquei Imagem:Bandeira SGiao.gif com "LicençaIncompleta". Obrigado. --Mschlindwein msg 21:22, 12 Julho 2005 (UTC)

King vs King[editar | editar código-fonte]

Oi King. As que eu encontrar vou propor para eliminação. A comunidade decidirá. Não faz lógica esse tipo de artigos para mim. Haverão músicas que justificam um artigo mas na minha opinião são poucas (pelo menos comparendo com o universo possível de muitos milhões). abraço. Paulo Juntas 23:06, 12 Julho 2005 (UTC)


kjhuz[editar | editar código-fonte]

Obrigada pelo trabalho! Muriel 11:31, 17 Julho 2005 (UTC)

Olá! Quando a lista do Nuno ficar a zeros, isso significa que a wiki.pt tem 100% de artigos categorizados?? Parece bom demais para ser verdade... Muriel 10:23, 17 Julho 2005 (UTC)

  • Mesmo assim... Que feito! Muriel 10:35, 17 Julho 2005 (UTC)

Rei-artur: YA TA :)) Eheheheh

Muriel: não. É um facto, sim senhor :)))) E o mérito é, na maior parte, do Rei-artur. Parabéns a ele. Leiam o que vou escrever no WP:CC. -- Nuno Tavares 11:28, 17 Julho 2005 (UTC)

Hey! Hey! Rei-artur!!! Já podes parar!!! LOOOOOOOOOL -- Nuno Tavares 11:58, 17 Julho 2005 (UTC)

Ehehehe, quando eu era viciado também era assim .... depois, fiquei dependente :S -- Nuno Tavares 12:08, 17 Julho 2005 (UTC)

Artigos[editar | editar código-fonte]

Rei-artur, não te queres inscrever em WP:PCM? Já agora, se estiveres a tirar os dados de alguma wikipédia ou site, para as comunas do Luxemburgo, talvez te possa ajudar, criando um bot. Mas nota que Wincrange não tem interwikis e as outras wikipédias nunca poderão encontrar o nosso artigo. Se precisares ajuda dá uma apitadela. -- Nuno Tavares 20:59, 17 Julho 2005 (UTC)

Ah, e outra coisa, já que estás a começar, as tabelas das comunas deviam ser feitas com uma predefinição, para que quando queiras mudar a estética mudes apenas uma vez, sem ter que editar os artigos todos. Podia ser {{Info/Comunas do Luxemburgo}}. Queres ajuda? -- Nuno Tavares 21:00, 17 Julho 2005 (UTC)

categorizador[editar | editar código-fonte]

oI! o categorizador deixou de funcionar direito desde as últimas mudanças do software da wikipédia e ando sem tempo pra modificar... Estou sem tempo até mesmo para contribuir com a wiki... Mas foi bom voce ter falado, vou tirar a referencia a ele lá do café. --Osias(Fale comigo) 13:20, 18 Julho 2005 (UTC)

Cantões do Luxemburgo[editar | editar código-fonte]

Rei-artur, tens que explicar melhor, não entendi o que pretendes... onde é que está o erro? -- Nuno Tavares 18:31, 19 Julho 2005 (UTC)

Rei-artur tens andado a criar artigos relativos às divisões do Luxemburgo... Só para avisar que Luxemburgo é com maiúscula... --André 21:27, 19 Julho 2005 (UTC)

Fair use[editar | editar código-fonte]

Oi! Também acho que a comunidade deve estar unida. As baixarias não partiram de mim. Sou alvo delas por parte de um dos líderes deste movimento contrário ao fair use. Quanto a usar o que é de domínio público e está na Commons, eu concordo, e a nossa proposta de fair use leva em conta isto, basta ver aqui. Um abraço, Campani discusssão 13:32, 23 Julho 2005 (UTC)


Montanhismo[editar | editar código-fonte]

Caro Rei-arthur (devo chamá-lo de Majestade?! :D )

Venho agradecer a contribuição feita no verbete montanhismo que valorizou sobremaneira o artigo.

Muito grato e boas contribuições.

Neto 14:38, 24 Julho 2005 (UTC)

Nobel[editar | editar código-fonte]

Acho perfeitamente legítimo :) E creio que tens por aí as listas dos premiados, para orientação. Se não, podes encontrar na en:, é só fazer copy paste. Se precisares ajuda é só deixar mensagem. Um abraço, -- Nuno Tavares 21:45, 24 Julho 2005 (UTC)

Olha, já agora, eu ando a tentar reunir os usuários portugueses na Categoria:Usuários de Portugal, para que possamos localizar pessoas de determinada região para tirar fotos, ou afins. É um teste e uma medida de organização da categoria principal (Categoria:Usuários). Se pudesses categorizar a tua página mais especificamente, agradecia (digo isto porque não especificaste, talvez deliberadamente, de onde eras - eu presumi que estejas em Portugal :)). -- Nuno Tavares 21:47, 24 Julho 2005 (UTC)

Rei-artur. As listas do pessoal podiam ficar no artigo principal, não? Assim a página do projecto vai ficar enorme... bom, mas tu é que sabes, é só a minha opinião... um abraço, -- Nuno Tavares 21:15, 25 Julho 2005 (UTC)

Outeiro de Santa Catarina[editar | editar código-fonte]

Encontrei o Outeiro de Santa Catarina deslocado na Categoria:Santos (da Igreja Católica). Seria possível movê-lo para Santos (cidade e munícipio no Estado de São Paulo, Brasil) onde ele realmente pertence (ou mesmo Geografia do Brasil)? Sds, Carlos Luis M C da Cruz 17:37, 27 Julho 2005 (UTC)

  • Valeu mesmo! Aproveitei e dei-lhe o que por aqui se chama de "guaribada". Ainda assim, fico na dúvida: já que o verbete fala mais da capela que do outeiro, não seria melhor se abrir um verbete específico para a tal capela? Sds, Carlos Luis M C da Cruz 00:48, 28 Julho 2005 (UTC)

Por favor, Rei-artur, categorize adequadamente os artigos. Por exemplo, Clinton Joseph Davisson de ficar na Categoria:Físicos dos Estados Unidos da América e não em Categoria:Físicos. Obrigado. --E2m 14:48, 30 Julho 2005 (UTC)

F-117 Nighthawk[editar | editar código-fonte]

Tens a certeza que o F-117 Nighthawk é super-sónico? [2] Não é o que está lá na velocidade máxima.... --Lgrave 12:25, 5 Agosto 2005 (UTC)

Nobel[editar | editar código-fonte]

Rei-artur, não entendi o que pretendes... queres construir a lista, é isso? Ou fazer os artigos um a um? Manda-me a lista por e-mail. -- Nuno Tavares 21:16, 5 Agosto 2005 (UTC)

Ermmm... -- Nuno Tavares 00:33, 6 Agosto 2005 (UTC)

Imagens no Commons[editar | editar código-fonte]

Olá,

desculpa a demora da resposta, andei em busca do sono perdido... As predefinições do Commons podem ser encontradas em Commons:Image copyright tags visual. No teu caso, acho que o que estás procurando deve ser a predefinição "PD-PT", encontrada em Commons:Image copyright tags visual#Portugal. Se a predefinição existe no Commons, então tuas imagens devem ser aceitas sem problemas. Abraço, --Mschlindwein msg 10:14, 7 Agosto 2005 (UTC)

O problema é que nenhuma das duas imagens existe no Commons! Tens certeza que as carregaste? Pelo jeito não as carregaste. Vai à página principal do Commons e entra "Image:ancash_region_in_peru.png" no URL do teu navegador após "wiki", assim: http://commons.wikimedia.org/wiki/Image:Ancash_region_in_peru.png e verás que o link não existe. Tenta carregar novamente, por favor. --Mschlindwein msg 11:51, 7 Agosto 2005 (UTC)

Notícias[editar | editar código-fonte]

Rei-artur,

  • Estava a olhar para Categoria:Estados da Venezuela e reparei que estão todos os estados sob a letra E. Deves usar a sort key para que o Estado de Apure, por exemplo, apareça sob a letra A, assim: [[Categoria:Estados da Venezuela|Apure]];
  • Ainda em relação aos estados da Venezuela, reparei que adicinoaste os municípios. Estás a pensar fazer os artigos dos municípios? Pode-se fazer um bot, como em WP:PCM, desde que tenhas uma fonte para tirar os dados.
  • Ah... e os interwikis dos estados :P
  • Não recebi mail nenhum, com a tal lista. Deves ter-te enganado, o mail é: nunotavares@hotmail.com;

-- Nuno Tavares 17:34, 7 Agosto 2005 (UTC)

Ok, consider it done. Volto a falar disto quando tiver feito o bot. A lista está um espectáculo :) -- Nuno Tavares 20:47, 7 Agosto 2005 (UTC)

Commonplace[editar | editar código-fonte]

De nada! :) É bastante útil mesmo. abraço! --FML oi 18:12, 7 Agosto 2005 (UTC)

Polónia[editar | editar código-fonte]

Tens a certeza? Escolheste uma difícil (a julgar pelo que vi na en:)... :)) Seja como for, a minha sugestão é que comeces por uma lista dos voivodatos. A minha leitura diz que os voivodatos equivalem a províncias. Assim, o que sugeriste está correcto (embora voidóvias não coincida).

Polónia > voivodatos > condados > comuna

Era porreiro se seguisses a linha do WP:PCM: uma predefinição e, sempre que possível, normalização (que muito se deve ao facto dos artigos serem criados semi-automaticamente).

Seja como for, o WP:PCM permite também servir de local de reflexão em torno de algumas decisões -- como o caso da discussão sobre França.

Nota também que a Polónia sofreu uma reorganização na administração do território na década passada.. um abraço, -- Nuno Tavares 05:27, 9 Agosto 2005 (UTC)

Corrigi voidovatos. Era voivodatos. -- Nuno Tavares 21:00, 9 Agosto 2005 (UTC)


Rei-artur. Estive a procurar no google entre voivodatos e voivodias e, embora tenha surgido mais inclinação para a primeira, pergunto-te o que achas de falar apenas nesse termo num artigo só, e usar "província" nos títulos, para evitar este problema. Que achas? -- Nuno Tavares 21:18, 9 Agosto 2005 (UTC)

Ok, quanto ao uso de província, vê Katowice e Gdansk. Uso de voivodato: Wroclaw e outra que agora não encontro - obviamente não fui autor de nnehum. Eu só queria era que se usasse o mesmo termo sempre. Em Subdivisões da Polónia usei o termo voidovato, se achares melhor, muda-se para voidovia. Província era uma forma de não gerar polémicas, por ser neutro (e correcto, também). -- Nuno Tavares 22:16, 9 Agosto 2005 (UTC)

Nobel, revisited[editar | editar código-fonte]

Rei-artur, já está. A preguiça e a necessidade de revisão fez com que ficasse assim. Fiz o primeiro para testar. Se vires que submeter e voltar para trás gasta muito tempo, faz copy&paste através do link em cima da caixa. Não o fiz eu mesmo para não te tirar os créditos. Mas bem, se houverem muitos mais como aquela lista, pode-se aperfeiçoar o script. Atenção que há tipos que ainda não morreram como este, por isso não deixes ficar a data de morte (- de -). Conta coisas. -- Nuno Tavares 06:25, 10 Agosto 2005 (UTC)

Tens razão. Estava tão preguiçoso que nem me ocorreu... bom, não sei usar os tabs do firefox (leia-se, com form.submit()) mas para já fica a abrir em nova janela (que é mais lento, mas sempre fica mais rápido que o actual). Continua a mandar sugestões, sempre se aproveitam para o WP:PCM. Outra coisa, vê lá se concordas com os nomes de {{tl:Polónia}}.. baseei-me na lista da UE. Em relação aos créditos não te preocupes... o mérito é todo teu, scripts fazem-se em alguns minutos -- senão chamavam-se aplicações hehehe Bom trabalho! -- Nuno Tavares 03:29, 11 Agosto 2005 (UTC)

Rei-artur, se não te fizer muita confusão instalar addons, enquanto se pesquisa e não o form.submit() para uma nova tab, podes sempre tentar isto, como isto, por exemplo... -- Nuno Tavares 03:35, 11 Agosto 2005 (UTC)

Não, que eu sabia. O meu truque é esperar que existam eheheh. A probabilidade é elevada, devido aos redirects. E, se existirem os redirects, os bots irão corrigi-los automaticamente. -- Nuno Tavares 07:30, 12 Agosto 2005 (UTC)

Nobel[editar | editar código-fonte]

Esqueceste de colocar a predef {Biografias} nos vencedores do Nobel... --Mschlindwein msg 21:40, 11 Agosto 2005 (UTC)

Já aproveito para perguntar se a categoria nao deveria ser "Ganhadores do Nobel de ____" ao invés de "Prémio Nobel de ____". Isso um bot pode mudar. --E2m 21:47, 11 Agosto 2005 (UTC)
Citação: Rei-artur escreveu: «não me lembrei de colocar a predefinição Bibliografias ...»
Atenção, não é "Bibliografias", mas sim Biografias! --Mschlindwein msg 22:06, 11 Agosto 2005 (UTC)
Outra coisa: quando categorizares o artigo, coloca por favor o sobrenome (apelido) primeiro, assim: [[Categoria:Físicos da França|Gennes, Pierre-Gilles de]]. Em geral, procuram-se as pessoas por sobrenome, não pelo nome... --Mschlindwein msg 22:09, 11 Agosto 2005 (UTC)

Xi :S[editar | editar código-fonte]

Rei, não reparei mas tu também não. Tenho que parar de fazer bots às tantas da manhã lol... então, o motivo pelo qual foram Nobel, ou seja, a segunda informação mais importante, não saiu! LOL Que dizes a refazer os artigos?! :S LOL não te zangues muito.... Já corrigi o script. Olha aproveitas e experimentas aquilo de abrir em nova janela... :S sorry -- Nuno Tavares 14:04, 12 Agosto 2005 (UTC)

Pronto, já fiz as alterações. Não concordo com a questão das Biografias, mas já lá está. Não concordo apenas porque a colocação da marcação, para mim implica a inscrição nas listas de biografias, senão torna-se enganador. I.e., não faz sentido ter a marcação, se o nome não aparece nas listas. Mas tudo bem, já lá está. Mais alguma coisa? -- Nuno Tavares 22:29, 12 Agosto 2005 (UTC)

Rei-artur, Estive a ver agora as listas novas. Não avisaste que ias alterar o formato.... o script tem que ser adaptado. Outra coisa: na lista de Economia não há o tal motivo (porque é que eles ganharam o Nobel). É para ir mesmo assim? -- Nuno Tavares 23:44, 12 Agosto 2005 (UTC)

Yup, alteraste. Adicionaste um campo no meio (que era o pior sítio), aquele que tem o apelido em 1º lugar -- e esse campo não é necessário. Bom, mas já adaptei o script. Manda-me lá os motivos então. Podes usar esse campo, porque não é mesmo necessário (basta pegar no último nome, passa-lo para a frente e adicionar uma vírgula eheh).
Outra coisa, esta nova versão já detecta as imagens (não tinha reparado que a lista incluia imagem também). No caso da Economia só há um, Robert Alexander Mundell (Nobel de '99). Funciona, mas a imgem não aparece. De onde sacaste a imagem? Ou ainda vais enviá-la para o Commons? Ora experimenta [3]. -- Nuno Tavares 00:05, 13 Agosto 2005 (UTC)

Pronto, já corrigi a questão dos "físicos/economistas". Vê a questão das imagens, também são poucas. Citação: Rei-artur escreveu: «Anteriormente já tinha-te perguntado e tu não reparaste, Como é que consegues recolher as informações da interwiki que colocas nos artigos do nobel, penso eu que tu não vai procurar artigo a artigo?»

Eheheh, tu é que não reparaste. Na secção Nobel, revisited respondi-te: O meu truque é esperar que existam eheheh. A probabilidade é elevada, devido aos redirects. E, se existirem os redirects, os bots irão corrigi-los automaticamente..

Ou seja, eu simplesmente meto [[en:{{nome}}]] e espera-se (com grande probabilidade) de encontrar, pelo menos um redirect. -- Nuno Tavares 14:45, 13 Agosto 2005 (UTC)

Já vi, outro prego n'é? É o que dá fazer as coisas com a cabeça noutro sítio.... se calhar deu mais trabalho que simplificou lol Sorry, de vez em quando acontece... -- Nuno Tavares 23:41, 13 Agosto 2005 (UTC)

Rei-artur, é só para avisar que os interwikis não estão a funcionar. Devias tê-los feito com os títulos dos redirects que estás agora a fazer... por exemplo: en:Dudley Robert Herschbach não existe, mas en:Dudley R. Herschbach já existe. Bom trabalho! -- Nuno Tavares 10:49, 15 Agosto 2005 (UTC)

Lorenzo Ghiberti[editar | editar código-fonte]

Oi, Rei-artur

Essa é uma pequena dica: desconfie de textos tais como o da página acima antes de colocar a tag de wikificar. Não custa dar uma procurada no google pra ver se não é VDA, um trecho entre aspas, por exemplo "vai a Roma com o arquiteto Filippo", normalmente basta.

No caso acima, o anon tinha retirado o material deste site; ainda por cima, o que ele incluiu na página sobre Lorenzo Ghiberti é uma minibio sobre Donatelo, outro artista do renascimento. Compare as datas de nascimento e morte com o que está, por exemplo, na Wiki-en.

Abraços, Loge | fogo! 14:54, 13 Agosto 2005 (UTC)

Guggenheim Bilbao[editar | editar código-fonte]

Olá Rei Artur. Sou o Mateus, estávamos editando o artigo do Museu Guggenheim. Como estou a pouco tempo na enciclopédia resolvi perguntar a alguém mais experiente: o que você acha que fica melhor, escrever um artigo introdutório sobre o Museu Guggenheim com remissivas para os museus especificamente (Nova Iorque, Bilbao, Veneza, Berlim e Las Vegas) ou escrever um artigos para todos os museus? Espero a sua resposta, até!

Imagens[editar | editar código-fonte]

Citação: Rei-artur escreveu: « A minha pergunta é, nos site sem qualquer referência, as imagens estão em domínio público, ou não?»

Se não há referência, então não se sabe se as imagens estão em DP, logo não podemos utilizar a foto. Somente imagens que estejam explicitamente declaradas em DP (ou então com mais de 70 anos depois da morte do autor, que estão implicitamente em DP) podem ser utilizadas. Mas cuidado: alguns sites com imagens dizem: sirvam-se. Mas isso não significa absolutamente que as imagens do site sejam de DP!! Pode ser que o webmaster (inescrupuloso) as tenha copiado de algum outro site e "anunciado-as" como "livres"! --Mschlindwein msg 18:33, 18 Agosto 2005 (UTC)

Predefs[editar | editar código-fonte]

Rei-artur, o problema é que não podes passar chamadas a predefinições como parâmetros. Terás que fazer como a Wikipedia:Babel... tipo, Predefinição:Tabela prémios1, 2, 3, etc, para 1, 2, 3, etc prémios, respectivamente.

Talvez acha ainda outra forma que nunca experimentei, mas agora estou um pouco ocupado...

E já que estou a falar (já tinha visto mas decidi não te chatear) olha que eu penso que Óscar se escreve com acento.. atenção com as predefinições pois vão criar muitos links para redirects, que não convém... -- Nuno Tavares 12:09, 20 Agosto 2005 (UTC)

Congresso[editar | editar código-fonte]

O que eles dizem é que o material deles é publicado em domínio público, e que eles não impõem nenhuma restrição ao uso. O que pode acontecer, e é o que eles explicam, é que eles publiquem material sob copyright de terceiros, e neste caso o aviso de copyright será explícito no artigo, e quem quiser usar o material deverá pedir a autorização de uso ao detentor dos direitos:

As a publicly supported institution, the Library generally does not own rights in its collections. Therefore, it does not charge permission fees for use of such material and generally does not grant or deny permission to publish or otherwise distribute material in its collections. Permission and possible fees may be required from the copyright owner independently of the Library. It is the researcher's obligation to determine and satisfy copyright or other use restrictions when publishing or otherwise distributing materials found in the Library's collections. Transmission or reproduction of protected items beyond that allowed by fair use requires the written permission of the copyright owners. Researchers must make their own assessments of rights in light of their intended use.

Abraço, --Mschlindwein msg 00:21, 21 Agosto 2005 (UTC)

Imagens2Commons[editar | editar código-fonte]

Rei-artur, porque não carregas as imagens para o Commons? Elas mais tarde ou mais cedo vão lá aparecer, e o trabalho que tens a colocá-las aqui é o mesmo que lá, com o acréscimo que mais tarde teremos que ser nós a eliminá-las daqui por estarem duplicadas no Commons.... -- Nuno Tavares 21:49, 21 Agosto 2005 (UTC)

Cria-se, oras :))) -- Nuno Tavares 22:03, 21 Agosto 2005 (UTC)

Rei-artur, consegues saber os motivos da eliminação? É que se não podem entrar no Commons, dificilmente poderão entrar aqui também... -- Nuno Tavares 23:39, 22 Agosto 2005 (UTC)

Voto[editar | editar código-fonte]

Tinha retirado o meu voto a favor da tua nomeação para administrador porque admites a possibilidade de se adoptar a prática ilegal do Fair Use no futuro. No entanto, decidi repô-lo porque foste apenas sincero na tua opinião (reconsiderei quando vi alguém que tinha dito que nunca mais defenderia o Fair Use, defendê-lo agora, abertamente - e como votei nessa pessoa tempos atrás, enganado, acho que seria uma injustiça para ti). Espero que não tenhas ficado ofendido. Manuel Anastácio 01:41, 22 Agosto 2005 (UTC)

Podes ter a certeza que essa fonte não se esgotará. Antes pelo contrário. Obrigado por não teres levado a mal. Manuel Anastácio 12:31, 22 Agosto 2005 (UTC)


Wikicionario[editar | editar código-fonte]

Olá... você poderia me dar uma ajuda? O artigo Sufrágio foi criado por alguém com conteúdo que seria mais adequado ao wikicionario. COmo devo proceder nestes casos? Existe alguma marcação para indicar que o conteúdo deve ser movido para lá, ou há alguma maneira de mover o conteúdo para lá, ou deve-se simplesmente apagar a entrada? Obrigado! Daniduc 21:54, 22 Agosto 2005 (UTC)

Cidades da Alemanha[editar | editar código-fonte]

Por favor, nota que as tabelas de (por exemplo) Freudenstadt e Karlsruhe (região) não mostram o que deveriam, aparentemente. --Mschlindwein msg 20:37, 28 Agosto 2005 (UTC)

Cidades da Alemanha[editar | editar código-fonte]

Olá! Sobre as cidades da Alemanha, criadas no Projeto/Cidades do Mundo, não seria melhor retirar aquela predefinição {{{Estados da Alemanha}}}, e deixá-la apenas nos Estados da Alemanha? Para mim parece mais organizado, já que o mesmo acontece nos artigos cidades e estados brasileiros, bem como nas cidades e distitos portugueses. Obrigado pela atenção. Giro720 17:35, 28 Agosto 2005 (UTC)

Por favor, como administrador, podes ver o que se faz com isto: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Especial:Contributions&target=163.117.200.176? Tentei melhorar mas é muita coisa!

Tentei traduzir mas não me interessa muito. Faz lá alguma coisa então...

Artigos assistidos por bot[editar | editar código-fonte]

Rei-artur estás a inundar as mudanças recentes com esses artigos, marca pelo menos os artigos como edição menor (ALT+I) para poderem ser filtrados nas mudanças recentes.
Abraço, Get_It (discussão | enviar mensagem) 13:49, 29 Agosto 2005 (UTC)

Cidades da Alemanha[editar | editar código-fonte]

Olá meu rei, está fazendo os artigos para as cidades alemãs como vimos, tente colocar os interwikis para a wikipedia:de que também tem todos os artigos de cidades alemãs. LeonardoG 15:17, 29 Agosto 2005 (UTC)

Olá, Rei-Arthur. Fiquei com vontade de participar do projeto PCM também. Eu gostaria de criar as cidades da Argentina e do México. O que eu preciso fazer? Obrigado! Indech::alô? 13:44, 30 Agosto 2005 (UTC)

E o bot? Você está criando com bot ou script, como o Nuno fez? Indech::alô? 14:10, 30 Agosto 2005 (UTC)

E onde eu encontro um? Indech::alô? 14:16, 30 Agosto 2005 (UTC)

Muito obrigado, meu rei!!! Indech::alô? 14:30, 30 Agosto 2005 (UTC)

Parabéns[editar | editar código-fonte]

Administrador(a)[editar código-fonte]

Caro(a) editor(a), informo que lhe foi atribuído o estatuto de administrador de acordo com a decisão da comunidade em votação. Por favor, apenas tenha em mente que:

Bom trabalho! ~~~~


Rei-artur, parabéns! Usa teus novos poderes com sabedoria e evita o lado obscuro da força ;o) --Mschlindwein msg 02:35, 31 Agosto 2005 (UTC)

Bot[editar | editar código-fonte]

Rei-artur, se entendi direito estás criando os artigos das cidades da Alemanha com um bot. Ora, que eu saiba os bots devem ter um nickname próprio e serem declarados como tais. Não seria bom que fizesses isso? Pede auxílio ao Nuno sobre o procedimento adequado, por favor. Grato, Mschlindwein msg 11:18, 31 Agosto 2005 (UTC)

Escreveste: Mschlindwein, o que eu estou a utilizar não é um bot, mas sim um script criado pelo Nuno Tavares
Isso eu percebi. Só que, no meu entender, um script é um bot. Que eu saiba, um bot é tudo o que faz alguma coisa automaticamente (e não manualmente, como um usuário). Corrige-me se minha noção de bot não estiver correta, por favor. Mschlindwein msg 12:04, 31 Agosto 2005 (UTC)

Imagens[editar | editar código-fonte]

Lol eu sei isso... aliás ainda ontem estive a fazer o mesmo, mas só que os nomes dos ficheiros carregados no commons tinham apenas três letras... hoje eram maiores e fiquei com preguiça... seja como for posso-te assegurar que as imagens que marquei como sendo eliminação rápida ao invés de {{NowCommons}} estão lá todas carregadas. --André 22:46, 2 Setembro 2005 (UTC)

Feito. --André 23:21, 2 Setembro 2005 (UTC)

Parabéns![editar | editar código-fonte]

Parabéns pelo 74.000!!!! Kirchdorf an der Amper. -- Clara C. 23:07, 3 Setembro 2005 (UTC)

Newusers[editar | editar código-fonte]

Oi. Tanto quanto percebo não se passa nada. Até aqui não existia o registo de criação de utilizadores. Paulo Juntas 18:50, 8 Setembro 2005 (UTC)

E ainda bem que já existe :)) -- Nuno Tavares 13:55, 10 Setembro 2005 (UTC)

PCM[editar | editar código-fonte]

Rei-artur, finalmente tirei um tempinho para discutir contigo o PCM. Queria-te pedir, com a melhor das intenções, que reunisses mais informações acerca das cidades, municípios, etc, antes de usar os bots. Já o pedi também a outros utilizadorse; é que eu creio que é desmotivante (as in: "hey, esta enciclopédia é uma droga, não tem nada de jeito") ter um artigo com uma grande tabela e cuja única informação que se tira é: XXX é uma cidade de YYY no estado de ZZZ. Repara que esta informação é tipicamente depreendida do contexto onde surgir a referência da cidade Exemplo: John Travolta nasceu em XXX, no estado de Califórnia, Estados Unidos <- Viste? Ou seja, ter um artigo sobre XXX que diga isso, não adianta nada, pois isso já sabíamos.

No PCM eu deixei em ferramentas um link para o statoids que dará, pelo menos, a população e a área. Já é qualquer coisa. Porém, há sites especializados com todo o tipo de informação. Por exemplo, as comunas da Suíça (bot que comecei e que ainda não acabei) têm um site com todo o género de informação, história (infelizmente em 3 línguas, mas não a portuguesa), etc. Exemplo: Bruzella. Como eu disse aqui há tempos, o díficil do PCM não é fazer o bot, mas reunir a informação que torne o artigo viável (i.e., que justifique a sua existência).

Não leves a mal a minha crítica/sugestão, bem sei que, embora não sendo adepto dos mínimos, muitos outros editores acham que sim.

Outra sugestão, é a de utilizares uma conta para os bots, que é o que eu vou fazer a partir de agora. Até sugiro que se crie uma conta partilhada (comunitária) para estas coisas, marca-se como bot, e pronto, escusa-se de sujar as mudanças recentes. De facto, é muito prejudicial para os monitores. Para isso, vou criar a conta Usuário:PCM, cuja password te enviarei se concordares, para ser marcada como bot, e anunciá-la-ei na Esplanada.

Conta coisas. -- Nuno Tavares 13:55, 10 Setembro 2005 (UTC)

Sobre a conta, penso que podemos viver com isso, se a comunidade não se opuser, da mesma forma que eu poderia ter usado o NTBot para o efeito. A questão aqui é separar as estatísticas. Embora os artigos não sejam feitos por bot, são feitos automaticamente, logo não há mérito (quase) nenhum nisso - bom, mas esta é a minha opinião. Sim, sou um aficcionado das estatísticas eheheheheheh -- Nuno Tavares 14:18, 10 Setembro 2005 (UTC)

http://pt.wikipedia.org/wiki/%22Sistemas_Cooperativos_Projeto_Workflow_Sistemas_de_Informa%C3%A7%C3%A3o_8%C2%BA_Per%C3%ADodo_Noturno_Fadom%22

re-Ortografia[editar | editar código-fonte]

Caro amigo antes de andar a enviar mensagens "template" a outros acerca das modificações que eles fizeram a artigos armado em justiceiro, sugiro que as veja mais atentamente.

Para começar as modificações que eu fiz não foram somente ortográficas. Segundo muitas das que eram ortográficas eram necessárias incluindo mudar:

ato para acto - ato que quer dizer dar um nó em Português de Portugal, por isso para desambiguar era necessário mudar.

fato para facto - fato quer dizer uma peça de roupa em Português de Portugal, por isso para desambiguar era necessário mudar.

ecosistema para ecossistema - já existia uma página sobre este assunto com o nome ecossistema e não uma com o nome ecosistema, como este era linkado a partir da página que eu editei achei melhor mudar a maneira como estava escrita, do que estar a pedir que às pessoas que tentassem visitar a página ecosistema escrevessem outro artigo.

Atenciosamente

Categoria:Oscars, etc[editar | editar código-fonte]

Oi, Rei-Arthur

A Clara C. chamou a minha atenção para estas categorias, e para artigos tais como Óscares para melhor efeitos visuais. Verifiquei no histórico que eles foram criados por você.

Esses verbetes e categorias apresentam algumas características que me parecem problemáticas. Primeiro, os verbetes são listas, e a Wikipédia utiliza o padrão "Lista de..." para este tipo de página. Segundo, esta categorização é muito específica, e criaria uma de duas situações: ou bem (a) várias subcategorias que teriam apenas um artigo - por exemplo, Categoria:Oscar para melhor efeitos visuais teria apenas o verbete Óscares para melhor efeitos visuais; ou bem (b) artigos que teriam um número muito grande de categorias, como por exemplo, todos os grandes vencedores do Oscar, que receberam mais de cinco prêmios (eg., Titanic).

Recentemente, algumas decisões foram tomadas no âmbito do Wikipedia:Projetos/Cinema com relação a categorias. Uma delas foi, justamente, que os filmes deveriam receber apenas uma categoria geral, tal como "Filmes premiados no Oscar" ou "Filmes premiados no Festival de Cannes", e não categorias específicas para cada prêmio recebido (veja aqui).

Por estes motivos, penso que devemos reformular estes verbetes/categorias. Minha sugestão segue abaixo. Gostaria de conhecer a sua opinião antes de implementá-la, uma vez que você foi o seu criador original. Por favor, quando tiver uma oportunidade, deixe uma mensagem em minha área de discussão.

Com relação aos artigos tais como Óscares para melhor efeitos visuais:

  • Mover todos os verbetes do tipo "Óscares para melhor efeitos visuais" para "Lista de filmes premiados com o Oscar de melhores efeitos visuais"
  • Categorizar todos estes artigos abaixo de uma nova categoria "Listas de filmes premiados em eventos internacionais". Esta seria categorizada abaixo de Categoria:Listas de filmes.

Com relação à categorização de artigos sobre filmes:

  • Criar uma nova categoria, "Filmes premiados em eventos internacionais", abaixo de Categoria:Filmes. Criar a categoria "Filmes premiados com o Oscar", abaixo da primeira.
  • Recategorizar os artigos que receberam uma categoria tal como "Categoria:Óscares para melhor actriz" para esta categoria para receberem a nova categoria "Filmes premiados com o Oscar".
  • Listar as categorias tipo "Categoria:Óscares para melhor actriz" para eliminação.

Abraços, Loge | fogo! 14:17, 14 Setembro 2005 (UTC)

Gracias, majestade. Vou passar à implementação! Abs, Loge | fogo! 23:24, 14 Setembro 2005 (UTC)
Oi, Rei-Arthur
Ainda sobre o assunto Oscar, Óscares, dei uma olhada nas predefs que vc fez e gostei bastante - são muito elegantes. Mas tem dois problemas que precisamos resolver. Primeiro, a predef não deve atribuir a categoria automaticamente, por causa do critério de ordenação. Por exemplo, a atribuição de categoria para "The Godfather" deveria ser [[Categoria:Filmes premiados no Oscar|Godfather, The]]. Mas, do jeito que está, o verbete vai ser listado na letra T, e não na letra G. Segundo, tem o problema do plural: com a predef, atual, fica "Oscar para melhor efeitos visuais", e não "melhores". :)
Uma vez que as categorias foram simplificadas, eu sugeriria reduzir a predef ao essencial, que é o ícone que vc fez, ou seja:
3: "* [[Image:Oscar_icon_by_reiartur.png|8px|Óscar]] '''[[Óscar]]''' para '''{{{cat}}}'''"
2: "* [[Image:Oscar_icon_by_reiartur.png|8px|Óscar]] '''[[Óscar]]''' para '''{{{cat}}}''' — '''[[{{{nome}}}]]''' em '''[[{{{ano}}}]]'''".
Me diga, pfv, o q vc acha. Abs, Loge | fogo! 14:54, 15 Setembro 2005 (UTC)

Predefs Oscar[editar | editar código-fonte]

Oi, Rei-Arthur

Teus nomes estavam bons, na verdade, já tomei um puxão de orelha do Nuno porque é hábito aqui na Wiki utilizar predefs curtas, com um número posposto indicando a quantidade de parêmetros utilizados. Veja, por exemplo, Predefinição:aviso1.

Falta-nos ainda mais uma predef para ser utilizada em verbetes sobre filmes, que só tenha o nome. Por exemplo, em Million Dollar Baby, deveria aparecer "Oscar para melhor cineasta - Clint Eastwood", sem o ano.

Minha sugestão é reorganizar as predefs da seguinte maneira:

  • Oscar1 (um parâmetro: cat):
"* [[Image:Oscar_icon_by_reiartur.png|8px|Óscar]] '''[[Óscar]]''' para '''{{{cat}}}'''"
Seria utilizado em verbetes sobre filmes, apenas para indicar o prêmio de melhor filme. Ex: "Óscar para melhor filme" em "Million Dollar Baby".
  • Oscar2 (dois parâmetros: cat e nome):
"* [[Image:Oscar_icon_by_reiartur.png|8px|Óscar]] '''[[Óscar]]''' para '''{{{cat}}}''' — '''[[{{{nome}}}]]'''"
Seria utilizado em verbetes sobre filmes, para indicar os prêmios daquele filme (o ano não é necessário). Ex: "Óscar para melhor cineasta - Clint Eastwood" em "Million Dollar Baby".
  • Oscar3 (três parâmetros: cat, filme e nome):
"* [[Image:Oscar_icon_by_reiartur.png|8px|Óscar]] '''[[Óscar]]''' para '''{{{cat}}}''' — '''[[{{{filme}}}]]''' '''[[{{{ano}}}]]'''"
Seria utilizado em verbetes sobre indivíduos, para indicar os prêmios daquele indivíduos (deve aparecer o filme e o ano). Ex: "Óscar para melhor cineasta - Million Dollar Baby em 2004" em "Clint Eastwood".

Quanto à questão de criar categorias para Atores, Cineastas, etc, acho conveniente levantar a questão em Wikipedia:Projetos/Cinema/Categorização. Vou fazê-lo assim que implementar estas mudanças que estamos discutindo.

Por fim: para resolver o problema das várias nomenclaturas, estou empregando sempre a forma no singular ("no Oscar", "com o Oscar") nos nomes de verbetes e categorias. Isso reduz o problema à presença ou ausência de acento. Estou adotando por ora o formato sem acento, que é o mais comum no Brasil. Naturalmente, nada impede que no futuro surjam outras acentuadas, uma vez que a Wiki admite a convivência pacífica das versões de pt-pt/pt-br.

Abraços, Loge | fogo! 18:49, 15 Setembro 2005 (UTC)

lixo[editar | editar código-fonte]

Olá. Fiz uma outra proposta lá em Wikipedia:Esplanada#Ay_ay_Caramba.21. Paulo Juntas 21:28, 16 Setembro 2005 (UTC)



Faltaram alguns detalhes em Jutta Kleinschmidt

Agradecemos por contribuir para a Wikipédia. A fim de garantir a homogeneidade e qualidade dos artigos, pedimos que, quando criar ou editar um artigo biográfico (como Jutta Kleinschmidt), não se esqueça de:

  1. colocar as predefinições {{esboço-biografia}} (em artigos curtos).
  2. indicar os dias de nascimento e morte (sob forma de links) e os locais (se conhecidos) logo após o nome da pessoa (como em Alexander von Humboldt).
  3. colocar as entradas nas respectivas letras do nome e do sobrenome da pessoa, clicando nas respectivas letras da predefinição "Biografias".
  4. dar entrada do nome da pessoa nos dias e anos de nascimento e morte, clicando na data e no ano.
  5. categorizar o artigo.
  6. colocar no artigo os interwikis para o artigo equivalente nas outras Wikipédias, bem como a nossa referência ([[pt:Jutta Kleinschmidt]]) nos artigos das outras Wikipédias.
  7. Para ter um tutorial, veja o Livro de estilo/Biografias.

Muito obrigado(a) pela ajuda, boas colaborações.

--Mschlindwein msg 21:48, 16 Setembro 2005 (UTC)

Tabelas[editar | editar código-fonte]

Oi, Rei-Arthur

Espero que você não fique muito decepcionado, mas eu sinceramente prefero as predefs anteriores. A razão é que às vezes acho que há um certo exagero no uso das tabelas: elas têm um lugar muito destacado no verbete, e deveriam conter apenas informações bastante importantes. Muitas páginas, entretanto, estão lotadas de tabelas; às vezes há mais tabelas do que texto!

Pense no caso dos prêmios: se formos incluir todos os que um filme recebeu na tabela (inclusive alguns não tão importante quanto o Oscar e a Plama de Ouro, digamos, Berlim, Veneza, o BAFTA, o Globo de Ouro), teremos uma tripa enorme do lado direito, que vai se somar à tabela que todos os verbetes sobre filmes já possuem (ou devem possuir), ou seja, a ficha técnica. Somadas, essas duas tabelas provavelmente vão ocupar mais espaço verticalmente do que o próprio texto.

Uma das características que mais me agrada nas suas predefs é justamente que elas podem ser facilmente integradas a um parágrafo de texto.

Abs, Loge | fogo! 23:55, 16 Setembro 2005 (UTC)

Lista[editar | editar código-fonte]

Nossa, vamos ter trabalho! A lista é grande... Vou consultá-la seguidamente. Obrigado pela informação, abraço. Mschlindwein msg 13:32, 18 Setembro 2005 (UTC)

Sempre faço isso quando tenho tempo, e é o que peço em {Aviso-biografia}. Mschlindwein msg 13:49, 18 Setembro 2005 (UTC)

Semanas temáticas[editar | editar código-fonte]

Olá Rei-artur. Eu acho que em Wikipedia:Semanas temáticas você repetiu duas vezes Scottie Pippen em Basquete. Só não arrumo porque estou trabalhando em Magic Jonhson :) É só isso... (aliás, podemos promover uma semana temática de basquete, não?) Slade | | WP:PT: 1 123 460 artigos 18:05, 24 Setembro 2005 (UTC)

Outra dúvida Rei. A recomendação aqui na WP não é criar artigos de desportistas com o seu nome real, depois criando um redirect com o apelido? Só falo isto por causa disso: Wikipedia:Artigos_pedidos#Jogadores_Brasileiros... Slade | | WP:PT: 1 123 460 artigos 18:31, 24 Setembro 2005 (UTC)

NowCommons[editar | editar código-fonte]

Rei-arthur, sugiro que ao marcares uma imagem com o "NowCommons" aproveites e corrijas os afluentes, para que referenciem a imagem do Commons e não a local, de modo que quem for apagar a imagem só necessite apagá-la, sem se preocupar com os afluentes. Obrigado. --Mschlindwein msg 12:21, 25 Setembro 2005 (UTC)

Dodo[editar | editar código-fonte]

Por favor, informa a origem e a licença de Imagem:ExtinctDodoBird.jpeg. Obrigado. --Mschlindwein msg 22:48, 25 Setembro 2005 (UTC)

Avisos[editar | editar código-fonte]

Obrigado pelas indicações sobre os avisos.

Ultimamente tenho estado a experimentar esta ferramenta, que achei muito útil:

http://en.wikipedia.org/wiki/User:CryptoDerk/CDVF

Lijealso 22:15, 26 Setembro 2005 (UTC)

Precisas de ter o Java Runtime Environment (JRE) 1.4 ou 1.5 instalado no computador:

click on Download JRE 5.0 Update 4.

O programa está disponível em 2 locais:


Depois de instalado o JRE é só necessário fazer o download de vf.jar, fazer duplo click nesse ficheiro para corrê-lo e clicar no botão connect. O programa está configurado para ir para o canal en.wikipedia. Para mudar, ir a IRC settings e mudar para pt.wikipedia.

Lijealso 22:33, 26 Setembro 2005 (UTC)

Votação para admin[editar | editar código-fonte]

Caro(a) colega wikipedista,

Tendo sido indicado para administrador, julguei melhor explicitar minha posição contra o fair-use. Talvez você queira dar uma olhada na minha página de usuário para ler meus motivos e opiniões sobre o assunto; eu gostaria que todos os que estão se manifestando na minha votação o fizessem cientes desta minha posição. Obrigado, Amorim Parga 04:31, 30 Setembro 2005 (UTC)


Afoxé[editar | editar código-fonte]

Não fui eu!!!

Obrigada pela informação... eu só percebi depois de salvar várias vezes...

hi from Paul in NYC[editar | editar código-fonte]

Hi, and thanks for welcoming me on my talk page.

I have created a new user page. I hope you stop by and take a look.

Hope to talk to you soon,

Paul Klenk

paul klenk en.?! 06:57, 1 Outubro 2005 (UTC)

Castelo Branco[editar | editar código-fonte]

Estas frases são muito duvidosas, bem como seu conteúdo. E o anônimo que colocou estas frases vandalizou outras páginas. Se não é para reverter então estas frases deverão continuar escondidas até que alguém posteriomente comprove a veracidade destas frases. Leslie Msg 16:43, 1 Outubro 2005 (UTC)

Então, ok. As frases estão "desescondidas" novamente. Abraço, Leslie Msg 16:50, 1 Outubro 2005 (UTC)

Now in Portugese[editar | editar código-fonte]

Daniduc has graciously translated my user page into Portugese. Come take a look...

paul klenk en.?!

Wikistress[editar | editar código-fonte]

Brigado pelo aviso. Já adotei! :) --Daniduc 20:05, 1 Outubro 2005 (UTC)

Lol mto obrigado... vou mudar também lol --André 20:49, 1 Outubro 2005 (UTC)

Wikistress[editar | editar código-fonte]

Olá Rei-artur. Ótima idéia sua tradução do wikistress para o português. Tenho uma idéia:

Estas imagens (en:Image:Wikistress3D NoPants v3.jpg / en:Image:Wikistress3D numb v3.jpg / en::Image:Wikistress3D 4a v3.jpg / en:Image:Wikistress3D 5 v3.jpg) também são relativas ao wikistress, e creio que possamos usá-las aqui também. Você pode verificar se são aceitas no Commons? Obrigado, Slade | | WP:PT: 1 123 460 artigos 22:42, 1 Outubro 2005 (UTC)

PS: Olhe isto: {{wikistress}}

Pronto. Carreguei as imagens. O que achou? Slade | | WP:PT: 1 123 460 artigos 14:46, 2 Outubro 2005 (UTC)

Imagens antigas[editar | editar código-fonte]

Escreveste: O que podemos fazer com as imagens mais antigas, do ínico da wikipedia, não tem qualquer informação sobre as licença. Não vale a pena pedir as licença aos user porque a maioria já saiu da wiki. O que fazer?

O que eu faço quando acho alguma dessas: se não tem artigo afluente, apago-a. Se tem artigo afluente, procuro equivalente no Commons. Achando ou não achando no Commons, apago-a. A propósito, apreciaria ajuda em Categoria:Imagens sem Direitos autorais, que estou limpando. Se quiseres ajudar, começa de cima para baixo, por favor. O que fazer:
  1. Verificar se imagem marcada há mais de 15 dias. Se não, não apagar.
  2. Verificar se usuário avisado. Se não, avisar e não apagar; se sim:
  3. Verificar se tem artigos afluentes. Se não: apagar;
  4. Se sim, verificar se o Commons tem algo parecido. Se sim, substituir a imagem no artigo pela do Commons e apagar, se não: retirar do artigo e apagar.

Obrigado. --Mschlindwein msg 16:44, 2 Outubro 2005 (UTC)

Imagens sem afluentes há mais 2 meses e sem informação de licença e fonte devem ser apagadas sem misericórdia, mesmo que o "dono" não tenha sido avisado. É o que faço sempre que encontro uma. --Mschlindwein msg 17:05, 2 Outubro 2005 (UTC)

Truque do /[editar | editar código-fonte]

Rei-artur, em Eleições autárquicas portuguesas de 9 de Outubro de 2005/Viana do Castelo, esse truque não funciona no domínio principal. Sugiro outro nome e que leias estas discussão, porque já tive o mesmo problema: Discussão:Lista de património edificado em Portugal -- Nuno Tavares 22:54, 2 Outubro 2005 (UTC)

Aviso[editar | editar código-fonte]

Olá Rei-artur, me desculpe e obrigado por me avisar. Logo depois de eu ter marcado aquele artigo como lixo eu ví que você havia avisado o autor... Só então percebi o meu erro em não fazer estes avisos, aliás eu começei a fazer estes "consertos" a pouco tempo, por este motivo ainda não conheço todas as técnicas. Mas a partir de agora já tenho conhecimento sobre o procedimento e tentarei fazê-lo da melhor forma possível. Agradeço ainda por você ter me avisado sobre meu erro, pois só assim poderei melhorar, e peço que sempre me avises, assim logo eu já não cometerei erros desse tipo :D Obrigado! Tschulz 18:35, 5 Outubro 2005 (UTC)

A raposa e as uvas[editar | editar código-fonte]

Não quis fazer tal expediente por ter vindo a edição de um endereço IP, mas passarei a observar isso também nestes casos. Gervásio Santana de Freitas 18:35, 5 Outubro 2005 (UTC)

albumina[editar | editar código-fonte]

Oi. O artigo albumina tinha uma versão válida. Antes de marcar um assunto como violação de direitos autorais é bom ver o histórico.

Abraço, Diotti 07:22, 6 Outubro 2005 (UTC)

FTAM[editar | editar código-fonte]

Sei que existem as predefs de aviso. Uso o sofware CDVF para patrulhar os vandalismos, etc...

O que acontece é que:

  1. No programa CDVF tenho uma listagem grande de edições: e aí começo pelas mais antigas, à caça de vandalismos, que escaparam ao crivo dos restantes usuários. Como deixo o programa quase sempre ligado, a lista pode ser grande e os vandalismo podem ter 1/2 dias: se fôr usuário registado, faço aviso. Se fôr IP, acho que já não vale tanto a pena fazer avisos, visto que a maior parte das vezes os ips são dinâmicos e já não é o mesmo utilizador a utilizar passado alguma tempo (no caso de edição antiga)
  2. Quando a listagem vai ficando menor, dedico-me a acompanhar em tempo real (ou os mais recentes) os vandalismos. Neste caso com aviso quase no momento.

Tenho bem definido, para mim próprio, quando devo ou não fazer aviso. Uma coisa é certo: não posso chegar a todo o lado.

PS.: Por acaso ainda me falta traduzir o artigo CDVF. A minha ideia era conseguir juntar uma série de usuários que o utilizassem cooperativamente (trocando informações sobre que usuários são problemáticos: a minha lista desses usuários já é grande, e quando chego ao programa as edições por eles ficam logo a vermelho). Podia-se, talvez, criar uma página só para centralizar informações sobre esta tarefa.

Bom trabalho. -- Lijealso msg 19:11, 6 Outubro 2005 (UTC)

== Não estava a pensar em pôr informação sensível, que pudesse ser fonte de atritos (nºs de IP, de utilizadores, etc). Era mais no sentido de ser uma "base" para os utilizadores deste programa. Exs: propostas, distribuição de horários, etc...Depois poderia haver troca das "blacklists", "white lists" e da informação relativa aos artigos mais sujeitos a vandalismo....offline (por ex. por mail)

Obs:E tentar utilizar o programa na wikipedia de língua inglesa ? Aquilo é que é ver as edições a aparecerem com uma rapidez! Aí vale mesmo muito a pena utilizar o programa de várias pessoas!

Pode-se colocar a proposta na Esplanada, para criação da "brigada dos patrulheiros" (sei que este nome soa muito mal, mas pode-se alterar para não haver má receptividade) utilizadores deste programa e de outros similares. E fazer a tal página para centralizar informações.

Lijealso msg 19:37, 6 Outubro 2005 (UTC)


Tive que pôr um a um. Com ctrl+c/ctrl+v tornou-se mais fácil, mas mesmo assim demorou algum tempo ! -- Lijealso msg 20:06, 6 Outubro 2005 (UTC)


Evolução Humana[editar | editar código-fonte]

Já agora, é permitido fazer sub-páginas em artigos, como em Evolução Humana/Carta de espécies? Não ficaria melhor no próprio artigo? -- Lijealso msg 20:10, 6 Outubro 2005 (UTC)

Agradecido![editar | editar código-fonte]

Quero agradecer a dica. Mas, naquele caso específico (editor anônimo), como faria para avisá-lo?

      • Acho que já descobri... risos

Abraços.
PTLux 21:52, 6 Outubro 2005 (UTC)

PS - Se eu cometer algum equívoco novamente, fique à fontade para avisar. ;-)

Proposta para Livro de Estilo[editar | editar código-fonte]

Majestade  :-),
Dirijo-me a si, e a aos outros administradores dado que estes são naturalmente os utilizadores mais frequentes, interessados e influentes da Wikipédia.
Gostaria de chamar a sua atenção para a minha proposta em Wikipedia Discussão:Livro de estilo. A proposta consiste em permitir acrescentar brevíssimas notas linguísticas no início dos artigos, quando (e só quando) haja a necessidade de esclarecer pormenores sobre o título do próprio artigo, por exemplo refrências a grafias correctas em caso de erros banais e comuns. Alguns dirão que a infomação também poderia ser colocada no corpo do próprio artigo. Presumo que concordará que uma referência breve no início com um formato normalizado teria uma muito maior força nde comunicação. Gostaria de ter a sua opinião. Obrigado.--Lampiao 22:29, 8 Outubro 2005 (UTC)

IP/Login[editar | editar código-fonte]

Citação: Rei-artur, na página do Get_It escreveu: «Reparei que colocaste na lista, Wikipedia:Sock puppet, o user Heuguera. Segundo antes do Heuguera atacar, eu bloquei este ip, não será o mesmo? um Abraço — Imagem:Teeth.png Rei-artur ✉ 21:51, 10 Outubro 2005 (UTC)»

É sim, Rei-artur. O IP coincide. -- Nuno Tavares 00:35, 11 Outubro 2005 (UTC)

Assinar[editar | editar código-fonte]

Olá, eu não assinei paginas que editei. Assinei sim páginas que escrevi por completo. Se estiver contra as regras de bom funcionamento tambem as tiro sem qualquer problema. Pensei que fosse possível assinar artigos. Cumprimentos

ricardofachada 18:07, 12 Outubro 2005 (UTC)

Re: monobook.css[editar | editar código-fonte]

É possivel alterar o painel de navegação, mas não através dessa página, mas sim através de uma mensagem de sistema. Mas dúvido que a comunidade fosse permitir tal alteração, visto que Predefinições e Avisos são mais páginas para editores do que para visitantes.

Abraço, Get_It (discussão | enviar mensagem) 19:51:39, 2005-10-15 (UTC)

Ferramentas[editar | editar código-fonte]

Rei-artur, já existia Wikipedia:Software, com esse proposito, importas-te de fundi-las?

Outra coisa, andei a criar {{Link}} (vê afluentes), mas já conhecia as tuas {{((en))}} e afins, só que não as encontrei. O mal da utilização da imagens aqui na wiki é que ao clicar, vamos para a página da imagem, e não para um link à escolha. Mas penso que devíamos fundir estas duas predefinições, pois se a intenção é uniformizar o aspecto. -- Nuno Tavares 09:21, 16 Outubro 2005 (UTC)

Olha, olha, acabei de tropeçar na commons:Category:Força Aérea Portuguesa :)) Não sei se sabes, mas estamos a ficar com alguns artigos sobre o Exército Português, Marinha Portuguesa e Força Aérea Portuguesa. Ando empenhado em azular todo o equipamento (também não é muito, heheeh). Se quiseres ajudar (ao abrigo do WP:PFA) 'tás à vontade :) -- Nuno Tavares 09:29, 16 Outubro 2005 (UTC)
Gostava de saber que modelos são aqueles dois helicópteros na categoria... No artigo da FAP não aparece nada. Nem do da Marinha Portuguesa.. aquilo pertence à esqudrilha de helicópteros (que descobri agora que estava estacionada na Base Aérea do Montijo :) não? -- Nuno Tavares 09:36, 16 Outubro 2005 (UTC)

Mas isso eu já sabia! LOL -- Nuno Tavares 10:36, 16 Outubro 2005 (UTC)

Olha, já se pode editar Eleições autárquicas portuguesas de 9 de Outubro de 2005? Ou estás a tratar disso? -- Nuno Tavares 10:28, 16 Outubro 2005 (UTC)
Ah ok, não tinha reparado que estavas a avançar com isso. Só vi depois os resultados finais. E esse problema da percentagem já tinha visto... :/ Só adicionando um novo parâmetro... tipo |valor|valorhtml... que dizes? Posso passar o bot para corrigir os que já estão... e já agora, nós não usamos o ponto para separar as casas decimais, mas sim a vírgula. Posso passar o bot? -- Nuno Tavares 10:46, 16 Outubro 2005 (UTC)
Acho que já está. Agora é só usar o 2º parâmetro com 1 em vez de 0, para casos dos votos serem menores que 1%. Podes dar-me o link para Castelo Branco e Viseu? Eu podia ir fazendo, também, mas não encontro.. -- Nuno Tavares 11:13, 16 Outubro 2005 (UTC)
Hmmm... o bot parece não ter editado sobre os que estavam escondidos. Olha, não entendi muito bem qual o valor que é para colocar em Câmaras Municipais, no resumo distrital. Mais: substitui o texto de navegação no topo por uma predefinição. -- Nuno Tavares 12:52, 16 Outubro 2005 (UTC)

Rei, aqui há meses andámos a apagar títulos na forma 1930s (terminação com 's') porque nós, lusófonos, não usamos essa forma. O equivalente ao inglês 1930s é Anos 30 e esses redirects já existem. Mais vale corrigires os afluentes. -- Nuno Tavares 13:49, 16 Outubro 2005 (UTC)

Eu não sou grande adepto de trazer para aqui os automóveis, mas eles irão vir, mais tarde ou mais cedo. E agora estava a pensar... alguém deve pensar o mesmo dos meus aviõezinhos eheheheh. Por isso, tudo bem, dá-me lá um motivo para escrever sobre a minha nave espacial Haha. -- Nuno Tavares 18:10, 16 Outubro 2005 (UTC)

Imagens de outro mundo[editar | editar código-fonte]

Pois foi exatamente o que eu argumentei quando reclamaram que a interface das imagens estava ruim: o fato de o usuário escolher uma licença qualquer (lixo) é pior do que ele não escolher nenhuma! Obviamente, se ele escolhe a correta as coisas ficam mais fáceis, mas este nem sempre é o caso. As imagens que indicaste devem ser marcadas com o tag "LicençaIncompleta" e o usuário avisado. Mas hoje (e o resto da semana) estou sem muito tempo disponível... Se pudesses te encarregar disso seria ótimo. Abraço. --Mschlindwein msg 09:50, 17 Outubro 2005 (UTC)

Rei, importas-te de te manifestar aqui e aqui? Ando-me a sentir a falar para as paredes... lol Nota: esta mensagem será enviada para uma data de gente -- Nuno Tavares 12:34, 17 Outubro 2005 (UTC)

Imagens de outro mundo - Perdão[editar | editar código-fonte]

Olá, Perdoe-me pela confusão com as imagens, eu, na verdade, selecionei no momento de carregá-las "Dominio Público", porém, acidentalemnte devo ter rodado o botão central do mouse selecionando coisas absurdas, perdão.

Acho que já corrigi esse erro, tentei simplesmente clicar em "editar" ao lado da licença e modifiquei a página, coloquei em baixo um link para o site de origem ( http://www.rio2007.org.br )... Poderias verificar se está tudo correto?

Agradecido Thomasbrasil (Thomasbrasil 19:56, 17 Outubro 2005 (UTC))

Mais fácil[editar | editar código-fonte]

Mais fácil? O que chateia no processo não é ter a lista de artigos, isso já tenho. O problema é mesmo abrir, ver o histórico e confirmar que são, de facto, lixos - não vá algum engraçadinho pega em 'Abd ar-Rahmān I e marcar como lixo, por exemplo... -- Nuno Tavares 21:17, 17 Outubro 2005 (UTC)

Será boa ideia?[editar | editar código-fonte]

Oi King. Com o concurso a decorrer, baseado em recuperar lixos e afins, não me parece boa ideia estar agora a apagá-los. Que achas?. Paulo Juntas 21:29, 17 Outubro 2005 (UTC)

Txi :S Bem visto LOL!!! Nem tinha pensado nisso... mas Rei-artur! A lista "lixo-disc" não é para apagar!!! Pelo menos ainda... acho eu. -- Nuno Tavares 22:33, 17 Outubro 2005 (UTC)

Pois é. Eu percebo que tu nem te tivesses apercebido que existia um concurso. Ainda percebo melhor que nem me tenhas respondido à pergunta acima. Gostava de saber apenas porque é que continuaste a apagar a merda dos artigos, devo ter cara de palhaço, eu. Tens mais um para apagar Casa Almeida Garrett que eu vou desmarcar. Paulo Juntas 00:07, 18 Outubro 2005 (UTC)

Porra King, durante 3 horas não viste a msg? Ok, bugs acontecem. Desculpa a má-educação. abraço. Paulo Juntas 18:47, 18 Outubro 2005 (UTC)

Del[editar | editar código-fonte]

Cuidado com as deletações! Estamos tendo um WikiConcurso de lixos e impróprios neste exato momento!--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal msg 00:11, 18 Outubro 2005 (UTC)

Del User[editar | editar código-fonte]

Nope, AFAIK. Seja como for, pensa positivo. Esses nomes de utilizador já ninguém os regista, pois já existem eheheh. Não dês importância ao que não tem :)) Fica bem. -- Nuno Tavares 18:38, 21 Outubro 2005 (UTC)

Obrigado![editar | editar código-fonte]

Obrigado Rei-Artur pelas boas vindas farei o possível para contribuir quando posso porém levarei um certo tempo para ir aprendendo os detalhes técnicos... Só para começar fiz algumas modificações hoje por exemplo e em seguida me dei conta que tinha feito-as como anônimo. Não entendi se por esse motivo as modificações serão simplesmente anuladas ou se ficarão como rascunho até uma revisão de um registrado. Mas,devagar e sempre... O mundo foi feito em sete dias não é mesmo? Sucesso e espero podermos continuar em contato e a seu dispor naquilo que eu puder ajudar.

Ficheiro:Chegando do trabalho.JPG
Mikesebok 20:07:25, 2005-10-21 (UTC)


Obrigada, Rei-artur.
pelas boas vindas. Por enquanto só criei a minha página de usuário, mas quero contribuir mais depois de ler todas as orientações e entender como tudo isso funciona. Alegre --Gabibau 22:13, 1 Novembro 2005 (UTC)

Textos[editar | editar código-fonte]

Rei Artur, eu peço desculpa, e não tenho mesmo intenções de ofender, mas escreves mesmo mal... Eu não sei dizer isto de uma maneira não ofensiva, mas não sabes escrever português a nível nem enciclopédico nem literário. Apesar de não haver erros ortográficos, os teus textos não estão escritos de forma enciclopédica, as frases estão sempre mal ligadas e encavalitadas umas nas outras, misturas vários tempos verbais numa única frase, pões vírgulas entre sujeitos e predicados, e uma frase, ainda por cima no começo de uma secção, NUNCA deve começar por "mas" ou "e". É absolutamente caótico, especialmente porque criaste e colaboraste em milhares de páginas. É louvável a tua paciência e a tua dedicação em participar na Wikipédia, das quais são prova milhares de contribuições tuas, mas tenta começar a ler muitos livros e textos bem escritos, sejam eles literatura portuguesa ou o blog do Gato Fedorento, livros de estilo e principalmente enciclopédias em papel, e aplicar esse conhecimento no que escreves na Wikipédia. Especialmente útil é escolher um artigo qualquer de uma boa enciclopédia ou da Wikipedia em inglês, que tem muito melhor qualidade que a lusófona, e usar esse artigo como modelo, para que consigas estruturar melhor as frases e as secções. Um abraço Belard 02:39, 2 Novembro 2005 (UTC)

Categorias de Aviação[editar | editar código-fonte]

Prezado Rei Arthur

Queira desculpar mas a organização dos aviões está caótica. Aviões tipicamente militares estavam listados como civis e vice-versa; aviões da II Guerra Mundial, à pistão, estavam listados como aviões super-sónicos (!!!), onde existem as sub-categorias aviões a jato e turbo-hélice (que é a mesma coisa) não existe a categoria aviões a pistão (esta sim o oposto dos jatos, com hélice ou sem), onde existe a categoria aviões super-sónicos não existe a categoria sub-sônicos, e por ai vai. Isso sem contar os erros primários nas matérias em si.

Ou seja meu caro, um caos que não permite trabalhar seriamente. Se a Wikipédia em português de fato deseja a colaboração de estudiosos e aficcionados de aviação terá que efetuar mudanças nessa organização e para isso será preciso reorganizar. Creio até ser esse o motivo porque a Wikipédia em português é assim tão precária no quesito aviação. Ou se reorganiza ou vai ficar com a mediocridade atual por muito tempo. E fazer isso dá muito trabalho.

Abraços --Campa 09:53, 23 Outubro 2005 (UTC)

Persistir no erro é burrice...[editar | editar código-fonte]

Prezado Rei Arthur

Gastei muitas horas corrigindo erros primários na categoria aviões e aviação, imaginando que assim estaria contribuindo com a Wikipédia e compartilhando um pouco do conhecimento que acumulei durante anos.

Fiquei chocadíssimo ao verificar que vc reverteu minhas correções!! Espero sinceramente que nenhum estudante consulte estas páginas para não "descobrir", por exemplo, que em meados da década de 1930 já exitiam aviões a jato(!!!) que um jato britânico que qualquer aprendiz de aviação sabe ser sub-sônico, agora, de acordo com a Wikipédia, transformou-se milagrosamente em super-sônico (apesar das especificações do avião na própria Wikipédia mostrarem o contrário!) e, PASME, que na II Guerra Mundial já existiam aviões super-sónicos!!!! Não é incrìvel a QUALIDADE dessas informações?

Parabéns Rei-Arthur! Continue preocupado com essas questões formais e estéticas. Conteúdo e rigor na informação, de fato, não interessam. Isso foi outra bobagem que passou pela minha cabeça ao achar que estávamos aqui para fazer um enciclopédia. O importante não é a informação correta é manter as aparências IMUTÁVEIS. Claro!

Puxa! Uma idéia tão nova e já mumificada?! Que pena...

Abraços Bom trabalho! --Campa 10:36, 23 Outubro 2005 (UTC)

Opa, eu não sou Marcelo Alegre.--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal msg 14:44, 23 Outubro 2005 (UTC)

Aviões, só de papel[editar | editar código-fonte]

Sua majestade: não percebo nada de aviões, a não ser que me doem os ouvidos quando viajo neles! Por isso, não posso ajudar muito nessa categorização. :) Manuel Anastácio 14:47, 23 Outubro 2005 (UTC)

Oi King, não pediste, nem tinhas que pedir, aquele comentário não era uma crítica, embora relendo-o reconheça que possa parecer. Eh eh como se eu (ou alguém) necessitasse de convite para dar opiniões. abraço. Paulo Juntas 15:17, 23 Outubro 2005 (UTC)

Reversão[editar | editar código-fonte]

Obrigado por ter revertido a edição daquele infeliz em minha página de discussão, mas, como essa foi a primeira vez que ele inseriu algum comentário de forma correta, e, como ele está me fazendo uma ameaça, vou colocá-la de forma visível novamente, para ser localizada por mim e outros de forma mais ágil. Mesmo assim, obrigado. --Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal msg 19:20, 23 Outubro 2005 (UTC)

Eliminação de categoria freguesia[editar | editar código-fonte]

Olá ! Tenho estado a eliminar a categoria freguesias,a pedido do André, em virtude de a predef. freguesia já conter a categoria freguesia. Diz-me se devo continuar ou não ? João Carvalho 21:11, 23 Outubro 2005 (UTC)

Parece-me que seria interessante, embora existam alguns problemas como por exemplo saber se a entrada num determinado museu é livre ou paga. Na lista de património classificado pelo IPPAR, também se acrescentaria o símbolo ? Será que vale a pena tanto trabalho ? Estas minhas peq. questões não querem dizer que esteja contra a ideia. Será que se devia discutir isto na esplanada, de forma a que houvesse mais sugestões e até mais desenhos de símbolos ? Um abraço.João Carvalho 18:18, 28 Outubro 2005 (UTC)

Olá| O artigo Cividade parece-me demasiado confuso. Será que se devia criar um artigo separado só para a Igreja de São Paulo? Isto porque falta também colocar a predef freguesia e + património da freguesia. Se achares que se deve criar "Igreja", como fazer com o histórico já existente no artigo ? Peço opinião e ajuda . João Carvalho 22:52, 29 Outubro 2005 (UTC)

Sobre aviões e múmias[editar | editar código-fonte]

Prezado Rei Arthur,

Sinto-me na obrigação de esclarecer que, apesar de ter lhe enviado uma mensagem pessoal de desabafo (em termos irônicos até) não houve nela nela nenhuma intenção de ofendê-lo como pessoa. Imaginei que o texto era suficientemente claro sobre isso (mas, reconheço, nessas situações isso não é fácil de conseguir) pois, ao utilizar o termo "mumificação" quis fazer referência ao que entendi como uma "inflexibilidade" da Wikipédia (isto é, contra a "idéia" original da Wikipédia de liberdade de construção) e não como referência a esta ou aquela pessoa em particular.


Em outras palavras, foi uma crítica institucional e não pessoal. Infelizmente, naquele momento, você "encarnou" a Wikipédia para mim. Ou seja, critiquei e me insurgi contra uma regra da Wikipédia que, sob o meu ponto de vista, é tola (pois insensata) e o fiz dirigindo-me a vc. E é isso que eu gostaria que vc entendesse. Foi com vc mas poderia ter sido com qualquer outro.

Não foi a sua pessoa que critiquei mas a idéia e o comportamento que vc representou (ou representava) naquele momento. Sinceramente, espero que tenha deixado claro agora.

Quanto aos aviões, agradeço seu convite para dar sugestões sobre a questão da categorização e verei o que posso sugerir. Li as mensagens na página que vc indicou e deu para ver que as opiniões são realmente muito diferentes e, em alguns casos, até conflitantes. A maioria parece que se inspirou na página em inglês da Wiki sobre o assunto, o que é assustador. A página em inglês é o prótópito perfeito e acabado de como não de deve organizar uma assunto numa enciclopédia. Se afirmei antes que a wiki em português era caótica, então agora retiro (não tinha visto ainda a página em inglês (Aquilo é o verdadeiro portão do inferno! eh eh eh...). Embora não seja fluente em alemão, considerei esta a melhor que visitei e a que mais se aproxima de algo mais "racional".

Antes de encerrar peço-lhe que reveja, em benefício da própria Wikipédia, as alterações na categorização de algumas das páginas sobre aviões. Há lá categorizações (portanto informações) erradas que depõem contra a Wikipedia.

1. o primeiro avião a jato do mundo, o , voou em 27 de agosto de 1939. Portanto, é absurdo categorizar aviões fabricados antes desta data, como sendo jatos ou tendo motores a jato. Mais que uma questão de lógica é insensatez e, antes de tudo, uma INFORMAÇÃO ERRADA!!! Assim sendo, os aviões Junkers Ju 52 e Foster Wikner Warferry, de 1932 e 1935 respectivamente, estão erroneamente categorizados como turbo-hélices pois, como disse, não haviam aviões nem turbinas a jato operacionais, antes de 1939. Eles eram aviões comuns, equipados com motores a pistão, como a maioria dos pequenos aviões é até hoje.

2. O avião AV-8 Harrier II embora um jato puro, não é super-sônico. É sub-sónico e a simples leitura das especificações do mesmo mostra isso. E há muitos outros jatos sub-sônicos modernos.

3. O Douglas DC-3 aparece como avião civil a turbo-hélice. Errado. O DC-3 era (é) um avião a pistão. O primeiro jato comercial (civil) do mundo foi o turbo-hélice testado por volta de 1948/1949 e entrou em seviço regular somente em 1953. O projeto do DC-3 é dos anos 1930.

Bom, meu caro Rei-Arthur, são esses o que me recordo nesse momento (há mais) e considero importante efetuar essa correções o mais breve psosível (antes que algum estudante resolva usar estas informações para um trabalho escolar e acabe passando vergonha por causa da Wikipédia)

Abraços,

--Campa 05:59, 24 Outubro 2005 (UTC)

Bios[editar | editar código-fonte]

Rei, tenho uma sugestão para o seu projeto biográfico: que tal criar uma template para as datas de nascimento e morte das pessoas?

Deste modo ( ☼ - 1 de janeiro de 1900 / † - 2 de janeiro de 1901 ). O que achou? (eu procurei mas não achei a estrelinha de nascimento). Slade Clique na imagem para ir à minha discussão 19:40, 24 Outubro 2005 (UTC)

Isto é verdade. Mas pelo menos devemos padronizar o formato das datas. Por acaso há algum projeto ou tutorial biográfico? Slade Clique na imagem para ir à minha discussão 20:14, 24 Outubro 2005 (UTC)
Por que não algo como (n. 1 de janeiro de 1900 / m. - 2 de janeiro de 1901)? --Daniducmsgs 20:54, 25 Outubro 2005 (UTC)
Qual é o problema com o que já se usa (Cidade, dia de mês de ano - cidade, dia de mês de ano)? Atenção que um template para as datas irá complicar a legibilidade do artigo, já que a predefinição ir-se-á misturar com o texto. -- Nuno Tavares 21:12, 25 Outubro 2005 (UTC)

Concordo com o Nuno, as estrelinhas e cruzinhas (além de não respeitarem o princípio da imparcialidade - cruzes, por que cruzes????) não servem qualquer propósito - a primeira data seguida da segunda data servem perfeitamente par indicar nascimento e morte... Manuel Anastácio 00:59, 26 Outubro 2005 (UTC)

Faz sentido (o que o Nuno e o Rei-artur disseram :) --Daniducmsgs 02:07, 26 Outubro 2005 (UTC)
Minha sugestão era somente uma sugestão. Não pretendo criar atritos. Mas qual é o formato certo? Slade Clique na imagem para ir à minha discussão 11:29, 26 Outubro 2005 (UTC)

Atalhos[editar | editar código-fonte]

Rei, há alguma restrição para a criação de atalhos? È que quero criar atalhos para os portais. Have a nice day Slade Clique na imagem para ir à minha discussão 20:42, 25 Outubro 2005 (UTC)

Eu ia fazer exatamente isso no momento que a Wikipédia havia caído. Vamos lá, ao ataque Alegre.--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal msg 19:32, 26 Outubro 2005 (UTC)
Ufa, protegi todas as páginas de adms (normais e de discussão) e de alguns usuários que me lembrava terem sido alvo do infeliz. Se souber de mais algum vulnerável, faça o mesmo Alegre.--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal msg 20:23, 26 Outubro 2005 (UTC)

UNESCO[editar | editar código-fonte]

Rei-artur, posso sugerir que a predefinição fique espalhada na horizontal, ao fundo dos artigos? Em artigos minimamente desenvolvidos a predefinição fica sem lugar, na forma como está. Vê isto. Ou isto. Bom trabalho. -- Nuno Tavares 20:39, 26 Outubro 2005 (UTC)

Acho que devia existir uma única predefinição, e que a discussão devia prosseguir em Predefinição Discussão:Unesco :))) -- Nuno Tavares 20:52, 26 Outubro 2005 (UTC)
Comentei em Predefinição Discussão:Unesco, e deixei proposta para Predefinição:Património Mundial. -- Tintazul 12:40, 27 Outubro 2005 (UTC)

Discussões[editar | editar código-fonte]

Aí que está o problema. O infeliz fica sempre re-inserindo o textinho dele nas discussões, tomando tempo para que sejam revertidas e ocupando cada vez mais espaço em disco. Eu realmente fico dividido em relação à elas... Esse #%#$%# bem que poderia usar banda larga e ter IP fixo. Desbloqueie, e vejamos no que dá.--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal msg 18:23, 28 Outubro 2005 (UTC)

Orientação[editar | editar código-fonte]

Olá Rei,

Estou querendo fundir dois artigos de Direito ("Pessoa física" e "Pessoa jurídica") e colocá-los em um só artigo intitulado "Pessoa". Quando se faz a busca somos levados para "desambiguação" com quatro opções (ver Pessoa). Não existe um artigo "Pessoa" propriamente dito. Quero criar esse artigo, que é importante para o Portal biográfico que estou a desenvolver e ao mesmo tempo reunir os dois "tipos de pessoas" em um maior e geral ("Pessoa"). Gostaria de saber qual a melhor e mais correta maneira de fazê-lo?

Fiz a fusão de "Pessoa física" com "jurídica". Como faço agora para torná-la "Pessoa (direito)"? Se fiz tudo errado, por favor, reverta. Abraços bonás 23:07, 28 Outubro 2005 (UTC)

Terramoto[editar | editar código-fonte]

Oi. A fim de se evitarem situações precedentes problemáticas, conforme discussão aqui, sugere-se o voto no sítio certo. obrigado. Paulo Juntas 18:18, 29 Outubro 2005 (UTC)

Biografias[editar | editar código-fonte]

Sim, eu reparei, inclusive já troquei algumas mensagens com ele a respeito. Também reparei nas tuas experiências para avançar. Por mim parece-me bem que existam as duas: as caixas (estou para criar uma predef que dê para embutir vários projectos numa só caixa, selectivamente) e essas de linha. Mas olha que já existem algumas desse tipo (linha). Vê aqui, que não me lembro do nome: F-15. Se voltares a falar com o Bonás, avisa-o para substituir essa parte dos projectos pelas predefinições, no modelo.

Acerca da falta de participação nas discussões... é normal, i guess. Eu tenho investido o pouco tempo na Guerra do Ultramar, por causa do WP:WC (já agora, podias ter participado...). E ando um pouco farto das discussões porque parece que estou sempre do contra lol. -- Nuno Tavares 15:11, 30 Outubro 2005 (UTC)

Citação: Rei-artur escreveu: «É uma pena que o artigos longos e bem elaborados só aparecem quando existe o concurso» LOL, bom pelo menos aparecem!! :) Mas pronto, acho que estás a precisar dar uma olhadela nos artigos do Leslie. E o Leslie (acho que) nem sequer concorre hehehe. Acerca das Commons, por mim podes avançar. Também não percebo porque há commons1 e commons2, devem ser fundidas. -- Nuno Tavares 16:43, 30 Outubro 2005 (UTC)

Muito obrigado Rei pelas contribuições. Veja, por favor, se ficaram conforme suas propostas. bonás 19:38, 30 Outubro 2005 (UTC)

Rei, estou com a impressão que as tuas predefinições não permitem outra ligação para além do título da página. Isso não pode ficar assim. Se eu estiver errado acerca do parâmetro, ignora a mensagem. Neste caso não podes usar {{PAGENAME}} -- Nuno Tavares 19:45, 30 Outubro 2005 (UTC)

Rei, quanto a sua primeira sugestão na discussão do meu "modelo biográfico", eu fiquei com a do Nuno que segue o linha "Cidade, dia/mês/ano". Ele argumenta: "Não me parece sensato especificar um modelo que não corresponde à quase totalidade dos artigos que seguem outro modelo". Continuo contando com seu apoio. Abraços. bonás 21:18, 30 Outubro 2005 (UTC)

Imagens[editar | editar código-fonte]

Soska, as imagens que carregaste para a wiki:pt, devias era colocar no Commons (projecto irmão). No commons, todas as wikis podem utilizar as imagens. Mas nunca te esqueças, o commons só aceita imagens sem restrição de uso. Um abraço — Haha Rei-artur 10:40, 1 Novembro 2005 (UTC)

Correcto. O problema é que ainda não percebi como usar uma imagem que esteja no commons. Qual a respectiva tag?. Obrigado. Soska 10:43, 1 Novembro 2005 (UTC)
Ficheiro:Fernando pessoa baixa de lisboa.jpg
O sistema é igual. Observa: [[Imagem:Fernando pessoa baixa de lisboa.jpg|50px|thumb]] — Haha Rei-artur 10:49, 1 Novembro 2005 (UTC)
Ok. Pelo que vejo então, será fazer upload para o Commons e usar a mesma tag :) Obrigado. Soska 10:51, 1 Novembro 2005 (UTC)

como é que sabes que as imagens do cavaco estão em domínio publico? — Haha Rei-artur 11:13, 1 Novembro 2005 (UTC)

Oops, acho que me enganei. Era suposto ser desconhecido. Mas, por outro lado, as imagens foram disponibilizadas no próprio site dele. Soska 11:14, 1 Novembro 2005 (UTC)

Não sei, mas quem te pode responder é o Marcelo, o meu consultor de mídia kkkkk -- Nuno Tavares 22:18, 1 Novembro 2005 (UTC)

Licenças do Commons[editar | editar código-fonte]

O Commons só aceita as licenças Creative Commons que não têm restrição de uso. A lista completa das licenças aceitas pelo Commons está em Commons:Image copyright tags visual. Abraço, Mschlindwein msg 01:45, 2 Novembro 2005 (UTC)

Rei, já existe Categoria:!Subpáginas dos usuários, era isso que querias? -- Nuno Tavares 23:53, 4 Novembro 2005 (UTC)
Ah! isto? lol -- Nuno Tavares 00:17, 5 Novembro 2005 (UTC)

Cats[editar | editar código-fonte]

Já está lá. Abraços, Slade 11:07, 7 Novembro 2005 (UTC)

Página de usuário[editar | editar código-fonte]

Rei, ficou muito boa a sua página de usuário. Dê uma olhada na minha

bonás 23:23, 7 Novembro 2005 (UTC)

Pegasse o esqueleto da , não? Só falo isto porque alguns links não foram traduzidos. Abraços, Slade - estou logado com meu sockpuppet..
PS: eu copiei minha página do Portal Comunitário... :D

Astronauta/Cosmonauta[editar | editar código-fonte]

Essa é mesmo dificil. Mas a verdade é que para a URSS/Rússia usa-se Cosmonauta, para os americanos, Astronauta. São ambos tripulantes de naves espaciais. Ou seja, sinonimos. Mas quando falas de russos, tens que usar cosmonauta, e de outros, astronauta. -Pedro 20:46, 8 Novembro 2005 (UTC)

  • Pois, mas é um pouco diferente :| è complicado, não é assim tão simples. É que podes pesquisar por cosmonautas apenas (logo programa sovietico/russo). A russia fez muita historia na exploração espacial. Vê como eles têm na wikipédia inglesa. Os novos de outros paises vão usar astronauta, quase de certeza. A Europa também está a se preparar para concorrer com os EUA (o objectivo da Europa parece que não era concorrer, era só repetir a história de ha 500 anos atrás, mas os americanos já não vão partilhar informações para o programa europeu exomars (parte do Aurora), por. ex., isto em relação a ver quem chega primeiro a Marte, logo se calhar vamos ter Euronautas ou melhor planetonautas! LOL. Na verdade, a palavra que se impôs foi astronauta de astro = estrela, planeta, asteróide, etc... Voltando, o cosmonautas é como se fosse uma listagem por país. É mesmo complicado!!! -Pedro 21:10, 8 Novembro 2005 (UTC)
Pois eu também sempre ouvi dizer que cosmonautas eram os russos (soviéticos) e astronautas os americanos, no entanto havia uma explicação que dizia que os russos era cosmonautas porque apenas tinham viajado no cosmos, enquanto os americanos viajam aos astros (Lua) mas não posso garantir-te o rigor científico desta explicação. Por outro lado a Diciopédia 2005 diz que é a mesma coisa; o meu dicionário diz que astronauta é a pessoa que viaja em astronave e não tem a entrada cosmonauta; um livro bastante antigo que tenho sobre astronáutica fala em astronautas e cosmonautas soviéticos mas, nunca em cosmonautas americanos. Resumindo por mim, acho que podemos chamar a todos astronautas e não complicar.
Quanto à banda-desenhada, penso que não será necessáriamente a mesma coisa: Autor=Pessoa que escreve os textos que também poderá ser ilustrador e vice-versa. Paulo Juntas 21:33, 8 Novembro 2005 (UTC)

de/da[editar | editar código-fonte]

Pois... não te sei responder. Eu de França e de Espanha. -- Nuno Tavares 20:40, 9 Novembro 2005 (UTC)

Já opinei tudo. Convinha pedires mais opiniões para chegar a um padrão e poder votar-se depois, se é que era essa a ideia. abraço. Paulo Juntas 22:50, 9 Novembro 2005 (UTC)
(se tiveres falta de tempo, eu posso ajudar a pedir opinião, pelo menos ao pessoal mais assíduo). Paulo Juntas 22:54, 9 Novembro 2005 (UTC)
  • Caro rei-artur, infelizmente nao me sinto à vontade para opinar nos de/da. É das poucas coisas que ainda me falta perceber em portugues!... É que eu sou pt-3 nao pt-n. Muriel 13:50, 10 Novembro 2005 (UTC)
  • Olá Rei, muito obrigado pelo convite. Fiz lá as minhas observações.

Tenho aqui a "Nova Gramática do Português Contemporâneo" de Celso Cunha e Lindley Cinntra, que dedica 25 páginas ao emprego do artigo definido. Vou fazer um pequeno resumo para te auxiliar na escolha do uso do "de/da". Aqui vão alguns casos de emprego ou não emprego do artigo definido. Dos nomes geográficos, levam artigo:

  • os dos continentes e grandes regiões, a África, a América, a Sibéria;
  • os das nações: a França, o Japão, a Bélgica. Exceptuam-se Portugal e as ex-províncias ultramarinas: Timor, Angola, Moçambique, etc.;
  • os das províncias e distritos: o Minho, o Algarve, a Gasconha. Exceptua-se Trás-os-Montes;
  • os de arquipélagos: os Açores, as Berlengas;
  • os de montes, rios e mares: os Alpes, o Marão, o Mondego, o Sena, o Mediterrâneo, o Índico;
  • os nomes de localidades, nos quais ainda está presente a origem, quando ela é um "ser" conhecido: o Porto, a Figueira da Foz, o Rio de Janeiro, a Horta.
  • Os nomes geográficos levam artigo definido, quando precedidos de qualificativo ou seguidos de uma determinação: a vizinha Castela, o Portugal de hoje e o de há séculos.

Um forte abraço. Bonás 00:35, 11 Novembro 2005 (UTC)

Obrigado pelo aviso e desculpe pela demora. Votarei quando tiver mais tempo (este fim de semana). Abraço, Slade 10:16, 11 Novembro 2005 (UTC)
Excelente iniciativa, Rei! Há quanto tempo, aliás! Abs, Loge | fogo! 13:43, 11 Novembro 2005 (UTC)
Rei, olha o prazo da votação de/do. Um abraço. -- Nuno Tavares 19:55, 12 Novembro 2005 (UTC)
Rei como demorei pra votar, a votação já se encaminhou para um nível mais avançado onde eu não posso fazer nada a respeito. Mas me faça um favor: disponibilize os resultados numa página da Ajuda para futuras referências. Abraço, Slade 00:16, 13 Novembro 2005 (UTC)

gmail[editar | editar código-fonte]

Credo! Entendeste o que houve?? Eu reverti uma edição indevida e o sistema desreverteu! jic recado 21:02, 10 Novembro 2005 (UTC)

Preciso de uma ajudinha...[editar | editar código-fonte]

Olá, eu gostaria que alguem me ajudasse a fazer uma pagina sobre mim, assim como quando eu clico no nome de alguem nas discussões. Me ajudem por favor. —Maílson 18:55, 11 Novembro 2005 (UTC)Maílson

Obrigado[editar | editar código-fonte]

Obrigado pela ajuda mas eu também gostaria de saber como colocar uma tabela ao lado da pagina assim como você colocou falando sobre você e nas línguas que pode contribuir com uma ajuda. Se não for pedir muito, me fale como se faz isso porque o máximo que fiz aqui foi editar paginas colocando o que sei no conteudo.—Maílson 19:54, 11 Novembro 2005 (UTC)Maílson

Obrigado novamente[editar | editar código-fonte]

A ultima coisa que te pergunto por hoje,:), como faz para por o nivel de linguagem em que posso contribuir ? Obrigado pela paciencia.

index.php[editar | editar código-fonte]

Está como artigo xD Que ganhei? -- Get_It (discussão | enviar mensagem) 20:27:42, 2005-11-11 (UTC)

Desculpe[editar | editar código-fonte]

Sbia que eu iria te perguntar outra coisa. Na hora da previsao o lugar que fala as linguas em que posso contribuir mas ele saiu pela metade, ele ficará assim ou sairá corretamente ?

Prémio Nobel da Paz[editar | editar código-fonte]

Olá!

Estive a ver os artigos do prémio nobel da paz e reparei que apesar de a categoria prémio nobel de paz conter os laureados, nos artigos dos laureados aparece a categoria prémio nobel da paz, com indicação de não estar criada! Shirin Ebadi é um exemplo...

Temporário? Problemático? Resolúvel? Só para deixar a nota...

Eduardo Pinheiro 18:25, 12 Novembro 2005 (UTC)

Ya eu li lol. A continuar assim, vai de block. A minha mensagem foi mais por descargo de consciência... depois é que vi a quantidade de artigos e as contribs. -- Nuno Tavares 00:25, 13 Novembro 2005 (UTC)

Não percebi bem a tua questão... Eu estive a consultar meia dúzia de artigos ao calhas na categoria dos físicos e encontrei lá as categorias em causa ... parece-me é que as outras ainda não foram criadas!!! --André 18:50, 13 Novembro 2005 (UTC)
Now I get it... --André 20:11, 13 Novembro 2005 (UTC)

Aniversários[editar | editar código-fonte]

Oi King: O que achas de eu ter colocado, a minha data de nascimento wikipédico, além da minha data de nascimento real? Foge ao que pretendias? Paulo Juntas 19:06, 14 Novembro 2005 (UTC)

Vou tirar então. Mas na PP? Vou perder os aniversários todos pois raramente a visito. Quanto à mudança, bom, não sei, os especialistas em PP é que sabem. Paulo Juntas 19:37, 14 Novembro 2005 (UTC)

Atrasado[editar | editar código-fonte]

Escreveste:Marcelo, existe algum artigo que fale das diferenças legais entre PD, GFDL, CC-by, cc-sa e cc-by-sa. Eu pergunto isto, porque os users menos experientes, quando colocam foto criadas por eles, não sabem que licença devem colocar. Não sabem as diferenças.

Puf, puf, desculpa a demora... Conheço somente os artigos Domínio público, GFDL e Creative Commons, que já podem dar uma boa idéia de cada licença. Para detalhes sobre os vários tipos de "CC" o melhor é visitar o site da Creative Commons, que está indicado no artigo respectivo. Abraço. Mschlindwein msg 19:51, 14 Novembro 2005 (UTC)
Achei mais esse aqui: http://creativecommons.org/about/licenses --Mschlindwein msg 19:59, 14 Novembro 2005 (UTC)

copyright2[editar | editar código-fonte]

Buenos! Está mesmo a ser um sucesso, acho que funciona muito bem assim! Quanto a incluir outros tipos (lixos, impróprios, etc) no mesmo sistema tb me parece interessante. Não se estava também a falar algures em passar lixos e afins para ER? Ou já ando a sonhar? Lusitana 07:05, 17 Novembro 2005 (UTC)

Puf, encontrei. A Clara C. tb tinha proposto isto aqui nesta página, mas entretanto ficou tudo em águas de bacalhau. Das duas uma, ou reavivamos a coisa ou deixamos passar mais um tempo como a Clara C. referiu na minha página de discussão (por baixo do teu comentário). Abraços! Lusitana 07:20, 17 Novembro 2005 (UTC)

VDA[editar | editar código-fonte]

Olá Ruí, esta página [4] deveria ter sido apagada em 14 Agosto de 2005, porém até agora não o foi. Veja o que você pode fazer. Grato.Bonás 14:30, 19 Novembro 2005 (UTC)

obrigado, vou refazer. Abraço Bonás 14:48, 20 Novembro 2005 (UTC)


Que Rei Sou Eu?[editar | editar código-fonte]

Que pergunta! És o Rei-artur! ;o) Mschlindwein msg 15:14, 20 Novembro 2005 (UTC)


Diário de Um Liso[editar | editar código-fonte]

Olá, Rei.

Coloquei a página para eliminação, porque ela não possui nenhuma relevância a nível enciclopédico. Também coloquei o texto original, para que o pessoal que votasse na discussão de páginas para eliminação visse do que se tratava o artigo. É o que se costuma fazer...

Abraços. --- Fernando S. Aldado 20:25, 23 Novembro 2005 (UTC)

Pois é, mas acontece que os artigos marcados como lixos são artigos que possuem conteúdo ruim, enquanto que artigos marcados para serem apagados são artigos que possuem um título em que não há nada de bom a nível enciclopédico para se acrescentar. Abraços --- Fernando S. Aldado 20:36, 23 Novembro 2005 (UTC)

O Sul é o Meu País[editar | editar código-fonte]

Oi, peço sua ajuda para elaborar o artigo Movimentos separatistas no Brasil e o artigo O Sul é o Meu País, como sou novo ainda não domino completamente a wikipédia, se puder colaborar ótimo, acho esse um artigo de super importância não só nacional, como internacional. Abraço. Alex Nuno 14:51, 24 Novembro 2005 (UTC)

Mas é europeu, e isso é de grande importância pra mim já que pretendo escrever artigos sobre a separação da irlanda, da coréia, e da tchecoslovaquia, claro que isso depende do fato de você gostar ou não de história, o que me diz? Alex Nuno 15:04, 24 Novembro 2005 (UTC)

VDA2[editar | editar código-fonte]

A minha opinião é que devias assinar as tuas mensagens lol. Mas tudo bem (vda2), se for para uniformizar, tou nessa. Mas o tempo de quarentena, creio eu, é já de 15 dias.. ou não? -- Nuno Tavares 23:46, 25 Novembro 2005 (UTC)

Chania[editar | editar código-fonte]

Sou novato na wikipedia. O que quer dizer este link "Predefinição:Seminerwiki" na página de Chania? Vai para uma nova página a editar... Muito obrigado pela ajuda.

Nova Proposta para a area de Literatura[editar | editar código-fonte]

Veja o que pensa sobre: http://pt.wikipedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Literatura Obrigado. --Gabrielt4e 17:02, 29 Novembro 2005 (UTC)

Timelines[editar | editar código-fonte]

Oi Rei. As timelines têm muitas opções engraçadas. Vê se consegues extrair daqui o que pretendes, senão ajudo-te outro dia, estou prestes a adormecer em cima do teclado. Uma pista: offeset, se não estou em erro. Dois conselhos: prefixa as entradas com o ano e evita caracteres portugueses. Um abraço, -- Nuno Tavares 00:05, 30 Novembro 2005 (UTC)

Baden Powell[editar | editar código-fonte]

Olá! Parece-me que {Wikiquote} que colocaste na página de desambiguação Baden Powell, ficaria melhor no artigo do próprio. Não te parece ? Assim não se sabe a qual deles se refere.João C. 20:21, 25 Dezembro 2005 (UTC)

Como so põe i magem ?[[Imagem:]]

Botões[editar | editar código-fonte]

King Arthur, MUITO obrigado! Funciona que é uma maravilha. Só deixei os caracteres especias, que uso de vez em quando (teclado estrangeiro é nisso que dá...). Obrigado, abraço. --Mschlindwein msg 20:32, 4 Dezembro 2005 (UTC)

Tanks! (apesar de que isso não me incomoda, ao menos até agora). Eu tinha visto em algum lugar, mas, perdi de vista: é possível alterar a cor dos links para entradas que estejam marcadas como lixo (p.e.) através desse recurso?--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntal 22:10, 4 Dezembro 2005 (UTC)

[editar | editar código-fonte]

Oi King, copiei do teu e não deu nada. Paulo Juntas 23:54, 4 Dezembro 2005 (UTC)

Esquece. tudo bem. faltava o reload. abraço e tx. Paulo Juntas 00:19, 5 Dezembro 2005 (UTC)

O meu não deu em nada, apesar do counter aparecer... conseguiu fazer funcionar o KateLink? Indech::alô? 22:46, 7 Dezembro 2005 (UTC)

Suspeito[editar | editar código-fonte]

Oi, Rei

Tudo beleza?

Notei que você marcou algumas páginas com a tag de {{suspeito}}, mas não justificou as suas suspeitas na página de discussão. Quando o procedimento para uso desta tag foi votado, supunha-se que o nomeador deveria fazer isso, além de avisar o autor na página de discussão (mesmo anon). Eu escrevi um mini-tutorial em Predefinição Discussão:Suspeito. Você poderia completar o processo, por favor?

Abraços, Loge | fogo! 02:35, 8 Dezembro 2005 (UTC)

Mapas de Portugal[editar | editar código-fonte]

Rei, vê Wikipedia:Esplanada/geral#Mapas de Portugal e vê se podes ajudar. Vi também os teus testes na página do Brian Boru... como fizeste? Achas que dá para fundir com aqueles mapas? Eu queria disponibilizar o mapa em contornos SVG, para que cada concelho possa ser trabalho independentemente... que achas da ideia? -- Nuno Tavares 20:33, 11 Dezembro 2005 (UTC)

Epá, e agora li a tua mensagem, um pouco mais acima, e vi isto. Isto são óptimas notícias!! Queres unir esforços? Podias montar um esquema de trabalho colaborativo.... -- Nuno Tavares 20:36, 11 Dezembro 2005 (UTC)
LOL E só agora li a mensagem que acabaste de deixar na minha discussão... -- Nuno Tavares 20:40, 11 Dezembro 2005 (UTC)
King, não sou a pessoa mais adequada para falar sobre compressões de ficheiros em formato *.svg :-(... Talvez o Nuno te saiba responder... --André 20:47, 11 Dezembro 2005 (UTC)

King, não sei como o teu ficheiro ocupa tanto. Estás a falar do SVG ou do ficheiro exportado? Em relação às tuas imagens: posso ver a fonte (SVG) original (manda pelo mail, deves ter para aí perdido..)? O que é que ele tem, além dos rios? No Commons só vi rios, mas nos screenshots já vi municípios... como fizeste estes últimos? Em relação às cores: eu preferia fazer mapas sem cores. Para mim é mais fácil trabalhá-los. Teríamos que optar entre duas coisas: ou adequar os mapas para serem usados directamente de SVG (pelos vistos o meu não pode) ou dividia-se o processo em dois: a criação do esqueleto (um mapa SVG), e as imagens exportadas (com municipios destacados, freguesias, etc). -- Nuno Tavares 21:00, 11 Dezembro 2005 (UTC)

Rei, a resposta é: ambas! O ideal seria ter tudo no mesmo mapa, mas avizinha-se a possibilidade de este tornar-se complexo/grande demais ao ponto de chegar a ser inutilizável para quem quer apenas um contorno de Portugal com os rios, por exemplo. Mas seria bom enfiar tudo num SVG, e deixar o utilizador seleccionar os layers que lhe interessam. Já li o teu mail, mas agora estou no trabalho. Falamos logo à noite. Tens algum contacto em tempo real (as in MSN)? Já agora, esta discussão devia estar num sítio específico... criamos um projecto? -- Nuno Tavares 11:10, 12 Dezembro 2005 (UTC)

King, votação: Tiras as conclusões que puderes à semelhança de outras decisões da comunidade ou resultados de votações. Os empates têem que ser esclarecidos, normalmente mediante a prorrogação do prazo (mais 15 dias?). Eu não votei em várias porque não me agrada o sistema, mas se for para desempatar (já que ele vai avante), posso lá dar um salto.

Em relação aos mapas: pois... fizeste tal e qual como eu queria. E só ontem, intrigado como é que fizeste tão rápido, fui ver como raio se podia partir um desenho com uma linha e lá consegui. Nem te vou contar como eu fazia para não te escangalhares a rir... posto isto, o meu mapa torna-se... hmmmmm... inútil? Não me chegaste a dar a opinião: preferias mapas separados? Eu tinha pensado em usar layers.. um para os rios, outro para os distritos, outros para as freguesias, etc. O porreiro é que dá para fazer combinações. No Inkscape basta esconder os layers que não interessam (o Corel por certo também dará, mas não conheço). Como queres fazer? Se disponibilizares o teu mapa sob GFDL, eu posso extende-lo como tinha pensado. Se não, explica-me como queres fazer.

Outra coisa, em relação a criar as imagens de destaque de cada município (1, 2, 3): eu tinha pensado em dar nomes (object properties) a cada município (e a cada rio, e a cada freguesia...) para poder automaticamente gerar os nomes das imagens, com base nesse título). É que o fixe do SVG é que podemos passar um script para gerar automaticamente as imagens dos 2000 (?) e tal municípios. -- Nuno Tavares 12:07, 14 Dezembro 2005 (UTC)

Predefinição[editar | editar código-fonte]

Como assim? Não entendi (rs).--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal 19:44, 14 Dezembro 2005 (UTC)

Infelizmente, não. Sempre que eu preciso testar algo para predef faço pré-vizualização em meu espaço (/555) e quase nunca chego a salvar, apagando em seguida. Para que precisaria? --Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal 19:54, 14 Dezembro 2005 (UTC)

Conveção de nomenclatura[editar | editar código-fonte]

uups... Obrigado. Ando mesmo a dormir em pé.--Lampiao 20:48, 15 Dezembro 2005 (UTC)

Spam[editar | editar código-fonte]

Talvez tenha sido algum infeliz que está usando um software (que esqueci o nome) que, a cada clique, troca automaticamente o proxy do IE. Arg, que isto não vire costume. --Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal 12:42, 18 Dezembro 2005 (UTC)

Neste caso, sim... --Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal 12:47, 18 Dezembro 2005 (UTC)
Só não o coloco mais visível para evitar spams (uma semana que o deixei numa discussão me rendeu oito). Lhe envio em instantes. Só não enviei na hora que perguntou pois eu já havia dado uma saída.--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal 14:39, 18 Dezembro 2005 (UTC)

Olhe[editar | editar código-fonte]

  • Urgencia, de uma olhada. Pokémon Crystal
  • é que eu estava tao preocupado que mandei o mais rápido, dai esqueci. --Gabrielt4e 20:15, 18 Dezembro 2005 (UTC) rs

Mapas de Portugal[editar | editar código-fonte]

Desculpa demorar tanto a responder, tive out... Sinceramente, acho que os mapas só tinham a ganhar se se aumentasse o tamanho... Já agora, os Açores e a Madeira não têm também direito ao desenho dos concelhos? --André 16:22, 21 Dezembro 2005 (UTC)

Já agora, abraço e bom natal --André 16:24, 21 Dezembro 2005 (UTC)

Yo Rei! :) Boas festas.. hehe. Estive a pensar.. em princípio não há problema do SVG ocupar alguns megas.. ele é processado antes de ser enviado ao cliente. Aqui deste lado só se recebe um PNG, por isso não há problema :) Quando é que carregas isso? :D -- Nuno Tavares 11:20, 27 Dezembro 2005 (UTC)

Não faço ideia... não uso. Mas o pywikipediabot creio que tem uns bots para carregar imagens... -- Nuno Tavares 12:25, 27 Dezembro 2005 (UTC)
Eh eh eh. Que giro! É só truques marados :D Mas já está operacional? Aqui aparecem uns quadrados azuis em baixo.. -- Nuno Tavares 15:57, 27 Dezembro 2005 (UTC)

Pois, eu retirei o meu voto precisamente por causa disso. E deixei lá um comentário também. -- Nuno Tavares 21:43, 28 Dezembro 2005 (UTC)

Votação para Administrador[editar | editar código-fonte]

Considerando a sua familiaridade com a wikipédia, pensei que poderia opinar melhor na votação em curso no Wikibooks, visto que o candidato é mais conhecido aqui. Obrigado! --Marcos Antônio Nunes de Moura 00:44, 29 Dezembro 2005 (UTC)

Usuário[editar | editar código-fonte]

Boas Rei, acho também que esse usuário precisa ser "contido". De preferência dentro de uma camisa-de-força. Veja a página de usuário dele. Parece coisa de quem já tomou todas. Abraços e um Feliz 2006 para você e toda a sua família. --Bonás 14:08, 29 Dezembro 2005 (UTC)

Normal[editar | editar código-fonte]

¬¬....InternetêsLeia isto... Lord Dark 19:39, 29 Dezembro 2005 (UTC)---Wikipedia

Bloqueio[editar | editar código-fonte]

Se o bloquear, terá meu apoio. Eu mesmo na primeira vez que o vi pensei que era algum bot de sistema. Só depois pela quantia enorme de avisos que fui ver que era um usuário. Isso ainda causará confusões. --Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal 20:18, 29 Dezembro 2005 (UTC)

Usuário:Wikipedia[editar | editar código-fonte]

Plenamente de acordo... Alguém devia ter agido logo quando o viu a registar-se... Há alguma moção a correr por causa disso? --André 20:18, 29 Dezembro 2005 (UTC)

Meu IP é fixo. Se eu fizer isso, quando voltar a me logar terei o 555 bloqueado por dois dias Hein?. Sei porque já me bloqueei por acidente quando fiz um teste (rs). --Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal 20:30, 29 Dezembro 2005 (UTC)
Atão olha lá... bloqueaste um Usuário:Wikipedia, e agora há um Usuário:Wikipedista lol? Que fazer? --André 20:57, 29 Dezembro 2005 (UTC)

Rei-artur, por que bloqueaste o User:Wikipedia? Fez vandalismo repetido? Se não, desbloqueia-o, por favor, pois não consigo ver por que o bloqueaste se não foi por vandalismo. O nome Wikipedia (ou Wikipedista) não tem nada de estranho ou anormal para ser bloqueado. Sem resposta tua até amanhã pela manhã vou desbloqueá-lo eu mesmo. Grato, Mschlindwein msg 03:11, 30 Dezembro 2005 (UTC)

Ex. de leitura: http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Username --Lijealso msg 03:18, 30 Dezembro 2005 (UTC)
OK, li, mas quando foi que alguém escreveu ao usuário pedindo que trocasse de nick? Quando foi que a comunidade se sentiu ofendida pelo nick escolhido pelo usuário? Sem vandalismo pelo usuário, onde foi votado o bloqueio de user:Wikipedia somente com base no nome escolhido? A decisão de bloqueá-lo foi, no meu entender, arbitrária, sem falar do fato que o usuário não foi advertido. Lamento, mas não posso concordar com isso. Ver en:Wikipedia:Username#Changing_inappropriate_usernames Mschlindwein msg 03:30, 30 Dezembro 2005 (UTC)
Concordo que primeiro que tudo venha o diálogo (e assumir sempre a boa fé). Deverá informar-se (se se achar que o nome é inapropriado) que o usuário passará a ter outro nome (penso que um burocrata o possa fazer) e que faça um redirect da conta inicial para a nova. Alternativamente, a mudança de assinatura. Neste caso particular não se trata de username ofensivo. Quanto muito um username inapropriado.
Também acho que se deverá discutir, alcançando um consenso, se o nome é inapropriado ou não:Deverá criar-se um local centralizado para discussão desta questão (de preferência na página de discussão do usuário). (aqui falo contra mim por estar a discuti-lo aqui, sem conhecimento do usuário).
O bloqueio só deverá acontecer se de acordo com a política de bloqueio (não sei se o usuário cometeu ou não vandalismo, ou qualquer acção que justifique o bloqueio).
Na minha modesta opinião, isto deveria ser seguido (mas não só), como usernames impróprios: Names which include commonly used Wikipedia software or community terms (obviamente 'Wikipedia' é um termo comumente utilizado).
Fica registada a minha opinião. Basicamente não concordo com o bloqueio Lijealso msg 04:27, 30 Dezembro 2005 (UTC)

[editar | editar código-fonte]

Já ví sim e ficou bem melhor que o em inglês e o do jerônimo, mas já faz um ano que foi pedido a alteração no meta e nada. LeonardoG 11:24, 30 Dezembro 2005 (UTC)

Temas de Pesquisa[editar | editar código-fonte]

Rei-artur, dá uma vista de olhos em: Usuário:Santana-freitas/Index e veja lá parte do teu trabalho em Temas de Pesquisa. Se possível, quero tua ajuda neste esboço, algumas coisas podem e devem ser melhoradas. Boas festas e feliz ano 2006. Gervásio Santana de Freitas Clique sobre a mãozinha ao lado para deixar uma mensagem em minha página de discussão - 16:39, 30 Dezembro 2005 (UTC)

Atualização de imagem...[editar | editar código-fonte]

O logo do wikibooks está liberado para atualização conforme você solicitou ... --Marcos Antônio Nunes de Moura 23:37, 30 Dezembro 2005 (UTC)

Processo concluído... A imagem está protegida ... --Marcos Antônio Nunes de Moura 00:00, 31 Dezembro 2005 (UTC)
Depois de muito pesquisar eu descobri isso em algumas páginas do Meta. Mas não tenho a fonte não. Estou tentando descobrir alguém que tenha. Tentei baixar de todos os jeitos da net, e não consegui. Ela já vem no MacOS e eu tenho um PC. Indech::alô? 12:02, 31 Dezembro 2005 (UTC)