Usuário Discussão:Marcelo Victor/Testes

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Charles de Gaulle
Aeroporto
Aeroporto Internacional Charles de Gaulle
Marcelo Victor/Testes
Fotografia aérea do aeroporto
IATA: CDG - ICAO: LFPG
Características
Tipo Público
Administração Aéroports de Paris
Serve Ilha de França
Localização França Paris, Ilha de França
Inauguração 1974 (50 anos)
Coordenadas 49° 0' 36" N 2° 32' 55" E
Altitude 119 m (390 ft)
Movimento de 2014
Passageiros 58 623 111 passageiros
Carga 2 096 000 Kg
Website oficial Página oficial
Mapa
LFPG está localizado em: França
LFPG
Localização do aeroporto na França
Pistas
Cabeceira(s)
Comprimento
Superfície
08L/26R
4 215  m (13 829 ft)
08R/26L
2 700  m (8 858 ft)
09L/27R
2 700  m (8 858 ft)
09R/27L
4 200  m (13 780 ft)

O Aeroporto de Paris - Charles de Gaulle, (em francês: Aéroport de Paris-Charles-de-Gaulle, (IATA: CDGICAO: LFPG)), também conhecido como Aeroporto Roissy, está localizado a 25 km (16 mi) a nordeste de Paris.[1] Anteriormente chamado de Aéroport de Roissy, foi rebatizado a 8 de março de 1974 com o atual nome de Aéroport Paris-Charles de Gaulle, em homenagem a Charles de Gaulle (1890-1970), general francês fundador da Quinta República Francesa. Em 2015, o aeroporto movimentou 65.766.986 passageiros, com um trafego de 497.763 aeronaves,[2] tornando-se assim o oitavo aeroporto mais movimentado do mundo e o segundo aeroporto mais movimentado da Europa (depois de Heathrow) em termos de número de passageiros. Em termos de tráfego de carga, o aeroporto é o décimo segundo mais movimentado do mundo e o segundo mais movimentado da Europa (depois do aeroporto de Frankfurt), com 2.150.950 toneladas métricas de carga em 2012.[2]

Devido ao rápido crescimento do setor de transporte aéreo de passageiros, as autoridades francesas comprometeram-se em 1962 construir um novo aeroporto para suprir a saturação dos aeroportos de Paris-Orly e Paris-Le Bourget, que foram construídos na época da Primeira Guerra Mundial.2 Um decreto datado de 16 de junho de 1964 aprovou a criação do aeroporto "Paris Nord" em uma grande área agrícola localizada a 25 km a nordeste de Paris,3 e em 8 de março de 1974 foi inaugurado oficialmente .2

Terminal 1[editar código-fonte]

O primeiro terminal, desenhado por Paul Andreu, foi construído à imagem de um polvo. É constituído por um edifício terminal circular que abriga funções-chave, como balcões de check-in e transportadores de reclamação de bagagem. Sete satélites com portas de embarque estão conectados ao edifício central por passagens subterrâneas.

O edifício central, com uma grande clarabóia em seu centro, dedica cada andar a uma única função. O primeiro andar é reservado para operações técnicas e não acessível ao público. O segundo andar contém lojas e restaurantes, o CDGVAL inter-terminal shuttle plataformas de trem (para o Terminal 2 e comboios para o centro de Paris) e check-in contadores de uma recente renovação. A maioria dos balcões de check-in, no entanto, estão localizados no terceiro andar, que também tem acesso a táxis, paradas de ônibus e pick-up veículos especiais. Os passageiros que partem com cartões de embarque válidos podem chegar ao quarto andar, que abriga lojas livres de impostos e postos de controle fronteiriço, para os portões de embarque. O quinto andar contém transportadores de bagagem para passageiros que chegam. Todos os quatro andares superiores têm áreas atribuídas para estacionamentos e escritórios de companhias aéreas.

Passagens entre o terceiro, quarto e quinto andares são fornecidos por um emaranhado de escadas rolantes organizadas através do centro do edifício. Essas escadas rolantes estão suspensas sobre o tribunal central. Cada escada rolante é coberta com um tubo transparente para se proteger de todas as condições climáticas. Estas escadas rolantes foram muitas vezes utilizados em tiroteios de filmes (por exemplo, The Last Gang of Ariel Zeitoun). O Alan Parsons Project álbum I Robot apresenta estas escadas rolantes em sua tampa.

Terminal 2[editar código-fonte]

O Terminal 2 está distribuído em sete sub-terminais: 2A a 2G. Os terminais 2A a 2F são ligados por passagens inter-terminais, mas o Terminal 2G é um edifício satélite 800 m (0,5 mi) de distância. Terminal 2G só pode ser acessado por ônibus dos terminais 1, 2A a 2F e 3. O trem de transporte inter-terminal de CDGVAL, Paris RER Regional-Express e da estação de TGV de alta velocidade ferroviária, Aeroporto Charles de Gaulle 2 TGV , está localizado dentro O complexo do terminal 2 e entre 2C e 2E (de um lado) ou 2D e 2F (no lado oposto).

Terminal 2F foi usado para as filmagens do vídeo da música para o U2 canção " Beautiful Day ". A banda também teve sua foto tirada dentro do Terminal 2F para a capa do álbum do seu álbum de 2000 " all that you can not leave behind ".

Terminal 2E[editar código-fonte]

Em 23 de Maio de 2004, logo após a inauguração do terminal 2E, uma parte dele desmoronou perto de Portão E50, matando quatro pessoas. [10] Dois dos mortos foram relatados para ser cidadãos chineses e outro um checo. Três outras pessoas ficaram feridas no colapso. Terminal 2E havia sido inaugurado em 2003, após alguns atrasos na construção e foi projetado por Paul Andreu. Foram iniciados inquéritos administrativos e judiciais. Andreu também projetou Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Dubai , que entrou em colapso, enquanto em construção em 28 de Setembro de 2004.

Antes deste acidente, ADP tinha sido o planejamento para uma oferta pública inicial em 2005 com o novo terminal como uma grande atração para os investidores. O colapso parcial e o fechamento indefinido do terminal pouco antes do início do verão prejudicaram seriamente o plano de negócios do aeroporto.

Em fevereiro de 2005, foram publicados os resultados do inquérito administrativo. Os especialistas apontaram que não havia uma única falha, mas sim uma série de causas para o colapso, em um projeto que tinha pouca margem de segurança. O inquérito concluiu o concreto tecto abobadado não era resistente o suficiente e que tinha sido perfurado por pilares metálicos e algumas aberturas enfraquecido a estrutura. Fontes próximas ao inquérito também revelaram que toda a cadeia de construção tinha trabalhado o mais próximo possível dos limites, de modo a reduzir custos. Paul Andreu denunciou as empresas de construção por não ter preparado corretamente o concreto armado .

Em 17 de Março de 2005, a ADP decidiu derrubar e reconstruir toda a parte do Terminal 2E (o "cais") de que uma secção tinha desmoronado, a um custo de cerca de 100 milhões de euros. [11] A reconstrução substituiu o estilo tubo de concreto inovador do molhe com uma estrutura de aço e vidro mais tradicional. Durante a reconstrução, dois salões de partida temporários foram construídos nas proximidades do terminal que replicou a capacidade de 2E antes do colapso. O terminal reabriu completamente em 30 de março de 2008.

Terminal 2G[editar código-fonte]

O Terminal 2G, dedicado aos voos regionais da Air France e suas filiais, foi inaugurado em 2008. Este terminal fica a leste de todos os terminais e só pode ser alcançado por ônibus. Terminal 2G é usada para os passageiros que voam no espaço Schengen (e, portanto, não tem controle de passaporte) e lida com Air France tráfego regional e europeu e fornece aviões de pequena capacidade (até 150 passageiros) com um tempo de resposta mais rápido do que é actualmente possível, permitindo Eles para estacionar perto do edifício novo terminal e os passageiros de embarque principalmente de ônibus, ou a pé. Uma linha de ônibus chamada "navette orange" conecta o terminal 2G dentro da área de verificação de segurança com os terminais 2E e 2F. Passageiros transferindo para outros terminais precisam pegar um ônibus na área pública e, portanto, passar por verificações de segurança novamente.

Salão L (Satélite 3)[editar código-fonte]

A conclusão de 750 m (2.460 pés) de comprimento por Satélite 3 (ou S3) para o leste imediato de terminais 2E e 2F fornece mais jetways para aviões de grande capacidade, especificamente, o Airbus A380 . Check-in e manuseio de bagagem são fornecidos pela infra-estrutura existente nos terminais 2E e 2F. O satélite 3 foi aberto parcialmente em 27 de Junho de 2007 e totalmente operacional em Setembro de 2007. Corresponde agora às portas L do terminal 2E.

Salão M (Satellite 4)[editar código-fonte]

O satélite S4, adjacente ao S3 e parte do terminal 2E, foi inaugurado oficialmente em 28 de junho de 2012. Corresponde agora às portas M do terminal 2E. Dedicado a vôos long-haul, tem a capacidade para segurar 16 aviões ao mesmo tempo, com uma capacidade esperada de 7.8 milhão passageiros por o ano. A sua abertura levou à deslocalização de todas as companhias aéreas Skyteam para os terminais 2E (para transportadoras internacionais), 2F (para as transportadoras europeias Schengen) e 2G.

Terminal 3[editar código-fonte]

Terminal 3 está localizado a 1 km (0.62 mi) de distância do Terminal 1. Consiste em edifícios separados para chegadas e partidas. A distância a pé entre os terminais 1 e 3 é de 3 km, no entanto, a estação ferroviária (denominada como "Aeroporto CDG Terminal 1") para comboios RER e CDGVAL são apenas a uma distância de 300 m. Terminal 3 não tem portões de embarque construídos e todos os passageiros são transportados via ônibus de embarque para os estandes de aeronaves.

Futuro[editar código-fonte]

A Air France transferiu todas as suas operações anteriormente localizadas entre 2C e 2E. Em outubro de 2012, a 2F fechou suas operações internacionais e tornou-se completamente Schengen, permitindo que todos os vôos da Air France atualmente operando em 2D se mudassem para o terminal 2F. Além disso, em abril de 2013, Terminal 2B fechado para uma renovação completa (todas as companhias aéreas deslocalizadas para 2D) e receberá atualizações, incluindo a adição de um segundo andar totalmente dedicado às chegadas. Uma vez concluído o 2B, o 2D fechará e receberá upgrades semelhantes, incluindo a adição de um novo piso. Low-cost transportadora easyJet mostrou seu interesse em ser a única transportadora em 2B. [12] Para facilitar as conexões, uma nova área de embarque entre 2A e 2C foi inaugurado em março de 2012. Ela permite toda a segurança e passaporte controle a ser tratado em uma única área, permite muitas novas oportunidades comerciais, bem como novos lounges das companhias aéreas, E facilita restrições de transferência entre 2A e 2C.

De acordo com o La Tribune jornal um novo Terminal 4 é susceptível de ser construído em torno de 2025, quando será atingida a capacidade máxima do aeroporto Charles de Gaulle de 80 milhões de pessoas. Este novo Terminal 4, quando construído, poderá acomodar de 30 a 40 milhões de passageiros por ano e provavelmente será construído a norte do Terminal 2E. [13]

Companhias aéreas e destinos[editar código-fonte]

Passageiros[editar código-fonte]

Cia. Aérea Destinos Terminal
Adria Airways Ljubljana, Łódź[3][4] 1
Aegean Airlines Athens, Larnaca
Seasonal: Corfu, Kalamata, Heraklion, Rhodes, Samos, Thessaloniki
1
Aer Lingus Cork, Dublin 1
Aeroflot Moscow–Sheremetyevo 2C
Aeroflot
operated by Rossiya
Saint Petersburg 2C
Aeroméxico Mexico City 2E
Aigle Azur Seasonal: Algiers, Bamako 2D
Air Algérie Algiers, Annaba, Biskra (begins 28 March 2017),[5] Chlef,[6] Constantine, Oran
Seasonal: Batna (begins 19 June 2017),[7] El Oued[8]
2C
Air Arabia Maroc Fez, Tangier (both begin 4 December 2016) [9] 3
Air Astana Astana 2A
Air Austral Saint-Denis de la Réunion
Seasonal: Dzaoudzi
2C
Air Berlin Berlin-Tegel (begins 26 March 2017)[10] 1
Air Canada Montréal–Trudeau, Toronto–Pearson 2A
Air China Beijing–Capital, Chengdu, Shanghai–Pudong 1
Air Corsica Seasonal: Bastia TBD
Air Europa Málaga, Valencia 2F
Air France Abidjan, Abuja, Accra (begins 28 February 2017),[11] Algiers, Amman–Queen Alia, Amsterdam, Antananarivo, Athens, Atlanta, Bamako, Bangkok–Suvarnabhumi, Bangalore, Bangui, Barcelona, Beijing–Capital, Beirut, Berlin–Tegel, Birmingham, Bogotá, Bologna, Bordeaux, Boston, Brazzaville, Brest, Bucharest–Otopeni, Budapest, Buenos Aires–Ezeiza, Cairo, Cancún,[12][13] Cape Town,[14] Caracas, Casablanca, Conakry, Copenhagen, Cotonou, Dakar, Delhi, Detroit, Djibouti, Douala, Dubai–International, Florence, Frankfurt, Freetown–Lungi, Geneva, Glasgow-International, Guangzhou, Hamburg, Havana, Ho Chi Minh City, Hong Kong, Houston–Intercontinental, Istanbul–Atatürk, Johannesburg–Tambo, Kiev–Boryspil, Kinshasa–N'djili, Lagos, Libreville, Lima, Lisbon, Lomé, London–Heathrow, Los Angeles, Luanda, Lyon, Madrid, Manchester, Malabo, Marseille, Mauritius, Mexico City, Milan–Linate, Miami, Montevideo, Montpellier, Montréal–Trudeau, Moscow–Sheremetyevo, Mumbai, Munich, N'Djamena, Nantes, Naples, New York–JFK, Niamey, Nouakchott, Nice, Oran,[15] Osaka–Kansai, Ouagadougou, Panama City, Papeete, Pointe-Noire, Port Harcourt, Prague, Punta Cana, Rabat, Rio de Janeiro–Galeão, Riyadh, Rome–Fiumicino, Saint-Martin, Saint Petersburg, San Francisco, Santo Domingo–Las Américas, Santiago de Chile, São Paulo–Guarulhos, Seoul–Incheon, Shanghai–Pudong, Singapore, Stockholm–Arlanda, Tehran–Imam Khomeini, Tel Aviv–Ben Gurion, Tokyo–Haneda, Tokyo–Narita, Toronto–Pearson, Toulouse, Tunis, Vancouver, Venice–Marco Polo, Vienna, Warsaw–Chopin, Washington–Dulles, Yaoundé, Wuhan, Yerevan, Zagreb, Zürich
Seasonal: Chicago–O'Hare, Kraków,[16] Minneapolis/St. Paul, San José de Costa Rica,[17] Sofia
Seasonal charter: Fort-de-France
2E, 2F
Air France
operated by CityJet
Dublin, Düsseldorf, Hanover, Newcastle upon Tyne, Turin 2E, 2G
Air France
operated by HOP!
Aberdeen, Basel/Mulhouse, Biarritz, Bilbao, Billund, Bremen, Brest, Budapest, Edinburgh, Clermont-Ferrand, Düsseldorf, Frankfurt, Genoa, Gothenburg, Hanover, Ljubljana, Nuremberg, Oslo–Gardermoen, Pau, Rennes, Stuttgart, Zagreb 2E, 2G
Air India Delhi 2C
Air Madagascar Antananarivo 2C
Air Malta Malta 2D
Air Mauritius Mauritius 2E
Air Nostrum Santander, Vigo 3
Air Serbia Belgrade 2D
Air Seychelles Mahé 2A
Air Tahiti Nui Los Angeles, Papeete 2A
Air Transat Montréal–Trudeau, Toronto–Pearson
Seasonal: Calgary, Québec City, Vancouver
3
airBaltic Riga, Tallinn, Vilnius (begins 26 March 2017) 2D
Alitalia Milan–Linate, Rome–Fiumicino
Seasonal: Alghero
2F
All Nippon Airways Tokyo–Haneda 1
American Airlines Dallas/Fort Worth, Miami, New York–JFK, Philadelphia
Seasonal: Boston, Charlotte, Chicago–O'Hare
2A
Arkia Tel Aviv–Ben Gurion
Seasonal: Eilat–Ovda
3
Asiana Airlines Seoul–Incheon 1
ASL Airlines France Charter: Gran Canaria
Seasonal: Calvi, Dublin, Eilat-Ovda, Halifax, Kittilä, Oujda, Rhodes[18]
Seasonal charter: Budapest, Dubrovnik, Porto, Seville, Split
3
AtlasGlobal Istanbul-Atatürk 3
Austrian Airlines Vienna 2D
Azerbaijan Airlines Baku 2D
Azores Airlines Seasonal: Ponta Delgada 1
Belavia Minsk 2D
BMI Regional Bristol 3
British Airways London–Heathrow 2A
Brussels Airlines Brussels 1
Brussels Airlines
operated by ASL Airlines France
Brussels 1
Bulgaria Air Sofia 2D
Cathay Pacific Hong Kong 2A
Camair-Co Douala, Yaoundé 1
China Eastern Airlines Kunming, Shanghai–Pudong 2E
China Southern Airlines Guangzhou 2E
Cobalt Air Larnaca 1
Croatia Airlines Zagreb
Seasonal: Dubrovnik, Pula, Split, Zadar
2D
Czech Airlines Prague 2D
Delta Air Lines Atlanta, Boston, Cincinnati, Detroit, Minneapolis/St. Paul, New York–JFK, Newark, Raleigh/Durham, Salt Lake City, Seattle/Tacoma
Seasonal: Chicago–O'Hare, Philadelphia, Pittsburgh
2E
easyJet Agadir, Barcelona, Belfast–International, Biarritz, Bologna, Bristol, Budapest, Catania, Copenhagen, Edinburgh, Faro, Glasgow, Kraków, Lisbon, Liverpool, London–Gatwick, London–Luton, London-Southend, Madrid, Málaga, Manchester,[19] Marrakech, Milan-Linate, Milan–Malpensa, Naples, Nice, Porto, Prague, Pristina, Tel Aviv–Ben Gurion, Tenerife–South, Toulouse, Venice–Marco Polo
Seasonal: Ajaccio, Bastia, Casablanca, Corfu, Figari, Heraklion, Ibiza, Minorca, Mykonos, Olbia, Palma de Mallorca, Pula, Split
2D
EgyptAir Cairo
Seasonal: Luxor
1
El Al Tel Aviv–Ben Gurion
Seasonal: Eilat–Ovda
2A
Emirates Dubai–International 2C
Enter Air Seasonal charter: Fuerteventura, Gran Canaria, La Palma, Kittilä 3
Ethiopian Airlines Addis Ababa 2A
Etihad Airways Abu Dhabi 2C
Eurowings Düsseldorf, Salzburg (begins 13 January 2017)[20] 1
Eurowings
operated by Germanwings
Berlin–Tegel, Düsseldorf, Hamburg 1
EVA Air Taipei–Taoyuan 1
Finnair Helsinki 2D
Flybe Birmingham, Cardiff, Doncaster/Sheffield, Edinburgh, Exeter, London-City, Manchester, Southampton 2E
Freebird Airlines Seasonal charter: Antalya, Dalaman 3
Gulf Air Bahrain 2C
Hainan Airlines Hangzhou, Xi'an 2A
Iberia
operated by Air Nostrum
Seasonal: Vigo[21] 3
Iberia Express Madrid 3
Icelandair Reykjavík–Keflavík 1
Israir Airlines Seasonal: Tel Aviv–Ben Gurion 2A
Japan Airlines Tokyo–Haneda, Tokyo–Narita 2E
Jet2.com East Midlands (begins 30 March 2017),[22] Leeds/Bradford 3
Jetairfly Seasonal charter: Lamezia Terme, Malaga, Menorca, Split 3
Jet Airways Mumbai 2C
Kenya Airways Nairobi–Kenyatta 2C
KLM Amsterdam 2F
Korean Air Seoul–Incheon 2E
Kuwait Airways Kuwait 1
La Compagnie Newark 1
LATAM Brasil São Paulo–Guarulhos 1
LOT Polish Airlines Warsaw–Chopin 1
Lufthansa Frankfurt, Munich 1
Lufthansa Regional
operated by Lufthansa CityLine
Munich 1
Luxair Luxembourg 2G
Mahan Air Tehran–Imam Khomeini 1
Middle East Airlines Beirut 2E
Montenegro Airlines Podgorica
Seasonal: Tivat
2D
Niki Vienna 3
Nordica
operated by LOT Polish Airlines
Seasonal: Tallinn 1
Norwegian Air Shuttle
operated by Norwegian Long Haul
Fort Lauderdale, Los Angeles, New York–JFK,[23] Orlando–International (begins 31 July 2017)[24] 1
Oman Air Muscat 2A
Onur Air Istanbul–Atatürk 3
Pakistan International Airlines Islamabad, Lahore 1
Qatar Airways Doha 1
Royal Air Maroc Casablanca 1
Royal Jordanian Amman–Queen Alia 2A
Saudia Jeddah, Riyadh 2C
Scandinavian Airlines Copenhagen, Gothenburg, Oslo–Gardermoen, Stockholm–Arlanda
Seasonal: Stavanger
1
Singapore Airlines Singapore 1
SkyWork Airlines Bern[25] TBA
SmartWings
operated by Travel Service Airlines
Seasonal: Ostrava, Prague 3
Sun D'Or
operated by El Al
Tel Aviv–Ben Gurion 2A
SunExpress Izmir 3
Swiss International Air Lines Zürich 1
TACV Cabo Verde Airlines Sal, São Vicente 1
TAROM Bucharest–Otopeni 2E
Tassili Airlines Algiers 1
Thai Airways Bangkok–Suvarnabhumi 1
Tunisair Djerba, Tozeur 3
Tunisair Express Sfax, Tunis 3
Turkish Airlines Ankara, Istanbul–Atatürk, Istanbul–Sabiha Gökçen 1
Turkmenistan Airlines Ashgabat 2D
Ukraine International Airlines Kiev–Boryspil 2D
United Airlines Chicago–O'Hare, Newark, San Francisco, Washington–Dulles 1
Ural Airlines Yekaterinburg 1
Uzbekistan Airways Tashkent, Urgench[26] 2C
Vietnam Airlines Hanoi, Ho Chi Minh City 2E
Vueling Barcelona, Copenhagen, Fuerteventura, London-Gatwick, Madrid, Naples, Oviedo, Prague, Santander, Santiago de Compostela, Seville, Venice, Vienna
Seasonal: Bari, Tangier
3
WOW air Reykjavík–Keflavík 1
XL Airways France Cancún, Cayo Coco (begins 22 December 2016),[27] Fort-de-France, Pointe-à-Pitre, Puerto Plata, Punta Cana, Santa Clara (begins 22 December 2016),[27] Varadero (begins 19 December 2016)[27]
Seasonal: Ajaccio, Los Angeles, Miami, New York–JFK, Saint-Denis de la Réunion, Samaná, San Francisco, San Salvador (Bahamas), St. Maarten (begins 18 December 2016),[28] Tel Aviv–Ben Gurion (begins 9 July 2017)[29]
2A

Cargo[editar código-fonte]

Cia. Aérea Destinos
Air France Cargo Algiers, Antananarivo, Atlanta, Bahrain, Bamako, Bangui, Boston, Brazzaville, Cairo, Casablanca, Chicago–O'Hare, Dammam, Djibouti, Douala, Dubai-International, Dublin, Guadalajara, Hong Kong, Houston–Intercontinental, Jeddah, Kuwait, Mexico City, Nairobi Jomo Kenyatta, N'djamena, New York–JFK, Nouakchott, Ouagadougou, Pointe-Noire, Port Harcourt, Porto, Prestwick, Saint Denis de la Réunion, Seoul–Incheon, Shanghai–Pudong, Tokyo–Narita, Toronto–Pearson, Tripoli, Tunis, Zaragoza
Air France Cargo
operated by Martinair Cargo
Niamey
Air France Cargo
operated by MNG Airlines
Istanbul–Atatürk
ASL Airlines Belgium Liège
ASL Airlines France Bordeaux, Brest, Lorient, Lourdes, Lyon, Nantes, Nice, Pau, Toulouse
Cargo Garuda Indonesia Jakarta–Soekarno–Hatta
Cathay Pacific Cargo Delhi, Frankfurt, Hong Kong, London–Heathrow, Mumbai
China Airlines Cargo Taipei–Taoyuan
China Cargo Airlines Shanghai–Pudong
China Southern Cargo Guangzhou, Vienna
DHL Aviation
operated by DHL Air UK
Casablanca, Cincinnati, Leipzig/Halle, London–Heathrow
FedEx Express Amsterdam, Athens, Barcelona, Basel/Mulhouse, Birmingham, Cologne/Bonn, Copenhagen, Delhi, Dubai-International, Guangzhou, Helsinki, Hong Kong, Indianapolis, Istanbul–Atatürk, London–Stansted, Madrid, Memphis, Milan–Malpensa, Mumbai, Munich, Newark, Stockholm–Arlanda, Tel Aviv–Ben Gurion, Tokyo-Narita, Vienna
FedEx Feeder
operated by ASL Airlines Ireland
Belfast-International, Berlin–Schönefeld, Frankfurt, Hamburg, Lyon, Manchester, Newcastle upon Tyne, Nice, Prague, Rome-Fiumicino, Shannon, Stuttgart, Toulouse, Warsaw-Chopin
FedEx Feeder
operated by Swiftair
Hannover
Korean Air Cargo Seoul–Incheon
MNG Airlines Cologne/Bonn, Istanbul–Atatürk, London–Luton
Swiftair Madrid
Turkish Airlines Cargo Istanbul–Atatürk
UPS Airlines Cologne/Bonn, Louisville
UPS Airlines
operated by Star Air
Cologne/Bonn

Referências

  1. «AD 2 AERODROMES AERODROMES». Sia aviation. Consultado em 8 de Dezembro de 2016 
  2. a b «Statistiques annuelles». Union des aéroports Français. Consultado em 24 February 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. Łódź Władysław Reymont Airport
  4. «EX-YU Aviation News: Adria Airways to suspend several routes». EXYU Aviation 
  5. http://www.routesonline.com/news/38/airlineroute/270158/air-algerie-proposes-new-french-routes-in-s17/
  6. 2016, UBM (UK) Ltd. «Air Algerie Adds New Seasonal Service to Europe in S16». routesonline 
  7. http://www.routesonline.com/news/38/airlineroute/270158/air-algerie-proposes-new-french-routes-in-s17/
  8. «Air Algerie adds El Oued – Paris route in W16». routesonline. Consultado em 12 October 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  9. «Air Arabia Maroc adds new routes from Dec 2016» 
  10. http://www.austrianaviation.net/detail/paris-air-berlin-wechselt-nach-cdg/
  11. [Accra, new Air France destination in Ghana http://www.airfranceklm.com/en/accra-new-air-france-destination-ghana]
  12. http://www.air-journal.fr/2016-09-26-air-france-propose-la-barbade-avec-air-antilles-renforce-cancun-5169953.html
  13. To be operated all the year
  14. «Lufthansa / Air France extends Cape Town to year-round service in 2017». routesonline. Consultado em 24 November 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  15. http://www.eturbonews.com/72802/air-france-launches-service-oran-algeria
  16. airlineroute.net/2016/01/21/af-krk-jul16/
  17. 2016, UBM (UK) Ltd. «AIRFRANCE Adds Costa Rica Service in W16». routesonline 
  18. 2016, UBM (UK) Ltd. «ASL Airlines France Adds New Routes in S16». routesonline 
  19. «easyJet Adds New Manchester Routes in S16». airlineroute 
  20. «Eurowings launches Salzburg base in W16». routesonline. Consultado em 23 August 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  21. «Air Nostrum Schedules Vigo - Paris Seasonal Service from July 2016». routesonline. Consultado em 8 June 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  22. http://www.jet2.com/
  23. 2016, UBM (UK) Ltd. «Norwegian Adds Paris CDG Trans-Atlantic Service from late-July 2016». routesonline 
  24. «Norwegian expands Paris – US flights from July 2017». routesonline. Consultado em 24 November 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  25. «Skywork Airlines Adds Paris Service from June 2016». airlineroute. Consultado em 19 February 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  26. Liu, Jim (2 November 2016). «Uzbekistan Airways W16 Paris service changes». Routesonline. Consultado em 2 November 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  27. a b c Liu, Jim (15 June 2016). «XL Airways France Adds Cuba Service in W16». routesonline. Consultado em 15 June 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  28. http://www.routesonline.com/news/38/airlineroute/269136/xl-airways-france-adds-st-maarten-service-in-w16/
  29. «XL Airways France adds seasonal Israel service in S17». routesonline. Consultado em 21 October 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas[editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Marcelo Victor/Testes


Charles de Gaulle