Uzumaki (mangá)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uzumaki (mangá)
うずまき
Gênero Terror
Mangá
Escrito por Junji Ito
Editora(s) Japão Shogakukan
Editora(s)
lusófona(s)
Brasil Conrad Editora
Revista(s) Japão Big Comic Spirits
Data de publicação 1998 – 1999
Volumes 3
Wikipe-tan face.svg Portal Animangá
Disambig grey.svg Nota: Para Para o filme de mesmo nome, veja Uzumaki (filme).

Uzumaki é um manga de terror de Junji Ito que foi adaptada para cinema num filme de mesmo nome lançado em 2000 e realizado por Higuchinsky.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Volume 1[editar | editar código-fonte]

Kirie Goshima, uma menina que vai para a escola Kurozu-cha, um dia, nota que o pai de seu namorado Suichi está olhando um caramujo. Ele começou a colecionar qualquer coisa que contem alguma espiral e eventualmente cria espirais em seu próprio corpo. Ele comete suicídio se enrolando em forma de espiral dentro de uma 'bacia'. Ele é cremado, e a fumaça sai do crematório em forma de espiral. A mãe de Suichi, assombrada pelas espirais, tenta tirar todo o tipo de espiral de seu corpo, cortando as digitais dos dedos e o cabelo. Ela descobre que tem uma espiral no ouvido (a cóclea), e fura seu ouvido com uma tesoura. Ela também morre e é cremada. A fumaça também sai em forma de espiral.

Desde que seus pais morreram, Suichi não tem ido a escola.Na escola, a amiga de Kirie, Azami, sempre conquista todos os garotos que quer, e diz que é por causa de uma cicatriz em forma de lua na sua testa. Mas ela não conquista Suichi, e Azami é sugada pela sua cicatriz, que virou uma espiral. O pai de Kirie é demitido, pois seus vasos de barro têm um formato bizarro, cheio de espirais e rostos, e ninguém quis comprar nada. Depois tem a história, que parece "Romeu e Julieta" de dois amigos de infância de Kirie, que são de famílias rivais, mas se amam mesmo assim. O casal foge dos pais e se enrolam um no outro em forma de espiral e se jogam no mar para ficarem juntos para sempre. De volta ao colégio, o cabelo de Kirie fica com várias espirais, e o de uma de suas amigas também. Suichi consegue cortar o cabelo de Kirie, mas sua amiga morre sem energia.

Volume 2[editar | editar código-fonte]

Tsumara sempre implicava com Katayama por ser gordo e desajeitado. Com o tempo Katayama ficou estranho, lento e só vinha em dias chuvosos. Um dia Katayama chega se arrastando e até o final da aula se transforma em caracol. Tsumara não perdeu a oportunidade e chacotava aquele monstro, mas ele também começou a ter os mesmos sintomas de Katayama e virou outro caracol. Os dois foram postos em cativeiro, mas fugiram e procriaram; o professor Yokota, com medo do que poderia nascer, foi até a floresta para destruir os ovos, mas Yokota também acabou virando caracol.

Surge um furacão do nada em Kurouzu; quando o vento soprava, parecia se ouvir "Kirie!". Quando Kirie foi levar o almoço de Suichi, começou a ventania e logo se definiu no céu o olho do furacão. Suichi deduziu que o furacão era um demônio, além de Uzumaki, que havia se apaixonado por Kirie. Enquanto fugiam, o furacão os capturou, mas por ser muito perto do lago Tomboike, este acabou neutralizando o furacão. Kirie e Suichi caíram no lago.

Volume 3[editar | editar código-fonte]

O furacão destruiu várias casas, Kirie e sua família vão morar num casebre histórico, tendo a cidade vários destes e sendo unicamente estes os que sobrevivem aos ventos fortes. A pressão do ar aumenta e gritos e movimentos rápidos podem criar tornados. Os tornados destroem as casas obrigando os moradores a se alojarem nos casebres. Os casebres ficam cada vez mais lotados; os que permanecem dentro iam se enroscando uns nos outros, os que ficavam no lado de fora viravam caracóis. Mitsuo virou um caracol e os pais foram levados por um tornado. Os moradores começaram a ampliar os casebres para reduzir a superlotação. Kirie tentou fugir com um grupo, mas de um jeito ou de outro sempre voltava para cidade. Quando Kirie voltou percebeu que anos se passaram e os puxados construídos se uniram formando uma construção em espiral, tendo o lago como centro. Apos passar pelo labirinto de casas, Kirie chega ao centro da cidade e encontra o lago seco e em seu centro uma escadaria em espiral que desce ao centro da Terra. No final da Escadaria uma cidade de espirais emerge, com milhares de corpos em sua base, todos olhando fixamente para a luz que emana da grande espiral no centro da cidade. Sem saida Kirie se enrosca em seu quase morto namorado e o manga acaba sem muitas explicações.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.
Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.