Uzumaki (mangá)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uzumaki (mangá)
うずまき
Gênero Terror
Mangá
Autor Junji Ito
Editora(s) Japão Shogakukan
Editora(s)
lusófonas(s)
Brasil Conrad Editora
Revista Japão Big Comic Spirits
Data de publicação 1998 – 1999
Volumes 3
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Uzumaki é um manga de terror de Junji Ito que foi adaptada para cinema num filme de mesmo nome lançado em 2000 e realizado por Higuchinsky.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Volume 1[editar | editar código-fonte]

Kirie Goshima, uma menina que vai para a escola Kurozu-cha, um dia, nota que o pai de seu namorado Suichi está olhando um caramujo. Ele começou a colecionar qualquer coisa que contem alguma espiral e eventualmente cria espirais em seu próprio corpo. Ele comete suicídio se enrolando em forma de espiral dentro de uma 'bacia'. Ele é cremado, e a fumaça sai do crematório em forma de espiral. A mãe de Suichi, assombrada pelas espirais, tenta irar todo o tipo de espiral de seu copro, cortando as digitais dos dedos e o cabelo. Ela descobre que tem uma espiral no ouvido (a cóclea), e fura seu ouvido com uma tesoura. Ela também morre e é cremada. A fumaça também sai em forma de espiral.

Desde que seus pais morreram, Suichi não tem ido a escola.Na escola, a amiga de Kirie, Azami, sempre conquista todos os garotos que quer, e diz que é por causa de uma cicatriz em forma de lua na sua testa. Mas ela não conquista Suichi, e Azami é sugada pela sua cicatriz, que virou uma espiral. O pai de Kirie é demitido, pois seus vasos de barro têm um formato bizarro, cheio de espirais e rostos, e ninguém quis comprar nada. Depois tem a história, que parece "Romeu e Julieta" de dois amigos de infância de Kirie, que são de famílias rivais, mas se amam mesmo assim. O casal foge dos pais e se enrolam um no outro em forma de espiral e se jogam no mar para ficarem juntos para sempre. De volta ao colégio, o cabelo de Kirie fica com várias espirais, e o de uma de suas amigas também. Suichi consegue cortar o cabelo de Kirie, mas sua amiga morre sem energia.

Volume 2[editar | editar código-fonte]

Tsumara sempre implicava com Katayama por ser gordo e desajeitado. Com o tempo Katayama ficou estranho, lento e só vinha em dias chuvosos. Um dia Katayama chega se arrastando e até o final da aula se transforma em caracol. Tsumara não perdeu a oportunidade e chacotava aquele monstro, mas ele também começou a ter os mesmos sintomas de Katayama e virou outro caracol. Os dois foram postos em cativeiro, mas fugiram e procriaram; o professor Yokota, com medo do que poderia nascer, foi até a floresta para destruir os ovos, mas Yokota também acabou virando caracol.

Surge um furacão do nada em Kurouzu; quando o vento soprava, parecia se ouvir "Kirie!". Quando Kirie foi levar o almoço de Suichi, começou a ventania e logo se definiu no céu o olho do furacão. Suichi deduziu que o furacão era um demônio, além de Uzumaki, que havia se apaixonado por Kirie. Enquanto fugiam, o furacão os capturou, mas por ser muito perto do lago Tomboike, este acabou neutralizando o furacão. Kirie e Suichi caíram no lago.

Volume 3[editar | editar código-fonte]

O furacão destruiu várias casas, Kirie e sua família vão morar num casebre histórico, tendo a cidade vários destes e sendo unicamente estes os que sobrevivem aos ventos fortes. A pressão do ar aumenta e gritos e movimentos rápidos podem criar tornados. Os tornados destroem as casas obrigando os moradores a se alojarem nos casebres. Os casebres ficam cada vez mais lotados; os que permanecem dentro iam se enroscando uns nos outros, os que ficavam no lado de fora viravam caracóis. Mitsuo virou um caracol e os pais foram levados por um tornado. Os moradores começaram a ampliar os casebres para reduzir a superlotação. Kirie tentou fugir com um grupo, mas de um jeito ou de outro sempre voltava para cidade. Quando Kirie voltou percebeu que anos se passaram e os puxados construídos se uniram formando uma construção em espiral

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.
Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.