William Hyde Wollaston

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
William Hyde Wollaston
William Hyde Wollaston
Conhecido(a) por descobertas do paládio e ródio
Nascimento 6 de agosto de 1766
Norfolk
Morte 2 de dezembro de 1828 (62 anos)
Londres
Nacionalidade britânico
Prêmios Medalha Copley (1802), Bakerian Lecture (1802, 1805), Medalha Real (1828)
Campo(s) química, física

William Hyde Wollaston FRS (East Dereham, Norfolk, 6 de agosto de 1766Londres, 2 de dezembro de 1828) foi um químico britânico, conhecido por descobrir dois elementos químicos e por desenvolver uma maneira de processar o minério de platina.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Wollaston nasceu em Dereham, Norfolk, Inglaterra. Em 1793, obteve o doutorado em medicina na Universidade de Cambridge. Durante seus estudos interessou-se pela química, cristalografia, metalurgia e física. O nome do mineral Wollastonita foi dado em sua homenagem. Em 1800, deixou a medicina e concentrou-se na sua vocação de químico e físico.

Wollaston tornou-se rico desenvolvendo um método físico-químico para processar o minério de platina, e no processo descobriu os elementos paládio em 1803 e ródio em 1804.

Durante os últimos anos de sua vida realizou experiências elétricas que pavimentaram o modo de criação do motor elétrico. Entretanto, a controvérsia se criou quando Michael Faraday, o primeiro a construir um motor elétrico em funcionamento, recusou conceder o crédito de Wollaston para seu trabalho mais adiantado.

Wollaston também se notabilizou por suas observações das linhas escuras do espectro solar que conduziram à descoberta dos elementos químicos do Sol, e por seus trabalhos sobre dispositivos ópticos.

Em 1793, foi eleito membro da Royal Society, onde foi secretário de 1804 a 1816.

Wollaston publicou um total de 56 artigos, a maioria no Philosophical Transactions, da Real Sociedade de Londres, nas áreas de química, mineralogia, cristalografia, eletricidade, mecânica, física, botânica, astronomia, fisiologia e patologia.

A partir de 1800, seus olhos foram afetados por uma doença desconhecida e, em 1827, foi diagnosticado um tumor em seu cérebro, que culminou na sua morte um ano depois, no dia 2 de dezembro de 1828.[1]

Publicações[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. BUENO, Willie Alves Bueno. A luz como fonte de conhecimento. Memória Hoje. Rio de Janeiro: Instituto Ciência Hoje, 2009, p. 84-87.

Precedido por
Astley Cooper
Medalha Copley
1802
Sucedido por
Richard Chenevix
Precedido por
Joseph Banks
Presidentes da Royal Society
1820
Sucedido por
Humphry Davy
Precedido por
Friedrich Georg Wilhelm Struve e Humphry Davy
Medalha Real
1828
com Johann Franz Encke
Sucedido por
Charles Bell e Eilhard Mitscherlich


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre William Hyde Wollaston