Adolf Hurwitz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Adolf Hurwitz
Matemática
Nacionalidade Alemanha Alemão
Residência  Alemanha
Nascimento 26 de março de 1859
Local Hildesheim
Morte 18 de novembro de 1919 (60 anos)
Local Zurique
Atividade
Campo(s) Matemática
Instituições Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, Universidade de Königsberg
Alma mater Universidade de Leipzig
Tese 1881: Grundlagen einer independenten Theorie der elliptischen Modulfunktionen und Theorie der Multiplikatorgleichungen 1. Stufe
Orientador(es) Felix Klein
Orientado(s) Ernst Meissner, Eugène Chatelain
Conhecido(a) por Polinômio de Hurwitz, fórmula de Riemann–Hurwitz, quaternião de Hurwitz, teorema de Hurwitz (teoria dos números)

Adolf Hurwitz (Hildesheim, 26 de março de 1859Zurique, 18 de novembro de 1919) foi um matemático alemão.

Seu pai, Salomon Hurwitz, era artesão, porém não teve sucesso na vida profissional. Sua mãe, Elise Wertheimer, faleceu quando ele tinha 3 anos de idade. Quando ainda no ginásio de sua cidade natal, seu professor de matemática Hermann Schubert reconheceu sua habilidade especial e passou a incentivá-la. Com 17 anos de idade publicou seus primeiros trabalhos científicos, juntamente com seu professor.

Iniciou os estudos universitários de matemática em 1877, na então Königlich Bayerische Technische Hochschule, a atual Universidade Técnica de Munique, onde foi aluno de Felix Klein. De 1877 a 1878 estudou na Universidade Humboldt de Berlim, onde frequentou aulas de Ernst Kummer, Karl Weierstrass e Leopold Kronecker. Depois de Felix Klein assumir uma cátedra na Universidade de Leipzig, seguiu para Leipzig, doutorando-se em 1881 sob orientação de Klein, com a tese Grundlagen einer independenten Theorie der elliptischen Modulfunktionen und Theorie der Multiplikatorgleichungen 1. Stufe. Seguiu depois para Universidade de Göttingen, onde habilitou-se e foi Privatdozent.

Em 1884, suportado por Carl Louis Ferdinand von Lindemann, foi professor na Universidade de Königsberg, onde conheceu Hermann Minkowski e David Hilbert. Com este último teve forte amizade. Em 1892 foi o substituto de Ferdinand Georg Frobenius na ETH Zürich. Trabalhou principalmente com a teoria dos números, mas também com análise complexa, investigando o gênero de superfícies de Riemann

Seu nome é perpetuado nos polinômios de Hurwitz e no critério de Hurwitz, que determina a estabilidade de sistemas dinâmicos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Adolf Hurwitz