Arthur Ashe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde março de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Arthur Ashe
País: Estados Unidos
Altura: 1,85 m
Peso: 73 kg
Jogador: Destro
Profissional desde: 1966
Aposentou-se em: 1980
Melhor posição no ranking: 2º (5 de outubro de 1976)
Títulos Singulares: 34
Prêmios Ganhos: $2 584 909
Recordes no Grand Slam
Títulos: 3
Aberto da Austrália W (1970)
Aberto da França QF (1970, '71)
Wimbledon W (1975)
Aberto dos Estados Unidos W (1968)

Arthur Robert Ashe, Jr. (Richmond, Virgínia, 10 de julho de 19436 de fevereiro de 1993) foi um tenista norte-americano. Também é lembrado por seus esforços em causas sociais que apoiava.

Quando jovem, Ashe era pequeno e mal coordenado. Mas quando entrou para o colegial iniciou-se no tênis, no basquetebol e no futebol americano. No tênis, ganhou o campeonato estadual, enquanto no futebol ajudou a sua equipe no campeonato da cidade como um recebedor veloz.

Em 1965, Ashe ganhou o campeonato individual da NCAA. Era também um contribuinte principal em UCLA, tendo ganhado o campeonato da equipe NCAA no mesmo ano. Com esta carreira bem sucedida e o apoio da faculdade, Ashe ascendeu rapidamente ao elenco superior de jogadores do tênis no mundo todo, após sua profissionalização em 1966.

Em 1969, a maioria das pessoas consideraram Ashe o melhor jogador masculino americano de tênis. Já havia ganhado o Aberto dos Estados Unidos inaugural em 1968 e tinha ajudado a levar a equipe à vitória da Copa Davis dos Estados Unidos, no mesmo ano. Interessado em fazer com que os profissionais do tênis recebessem os prêmios proporcionais à popularidade crescente do esporte, Ashe foi uma das figuras chaves da formação da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). Neste meio, Ashe conseguiu que a África do Sul fosse incluída no circuito profissional do tênis. Em 1970, ele adicionou um segundo título do Grand Slam, o Aberto da Austrália, a seu já adquirido US Open.

Em 1975, após diversos anos em níveis mais baixos da classificação, Ashe jogou sua melhor temporada ganhando o Torneio de Wimbledon, derrotando inesperadamente Jimmy Connors na final. Ashe obteria finalmente sua melhor posição no ranking mundial, de número 2, no ano seguinte. Jogaria por mais alguns anos, mas após ser prejudicado pela cirurgia do coração em 1979, Ashe se aposentou em 1980.

Em 1975 ele também foi considerado o melhor do mundo pela World Tennis Magazine em 1975.1

Após sua aposentadoria, Ashe tentou muitas tarefas novas, da escrita à comentarista de esportes para a ABC, de fundar a liga júnior nacional do tênis, ao serviço como o capitão da equipe da Copa Davis dos Estados Unidos. Em 1983, Ashe submeteu-se à sua segunda cirurgia do coração. Surpreendentemente, foi eleito ao Salão da Fama do Tênis em 1985.

A história da vida de Ashe, entretanto, passou do sucesso para a tragédia em 1988, quando Ashe descobriu que tinha contraído o HIV durante as transfusões de sangue que recebeu em uma de suas duas cirurgias de coração. Ele e sua esposa mantiveram a doença confidencial até 8 de Abril de 1992, quando os boatos o forçaram a fazer um anúncio público de que tinha a doença. No último ano de sua vida, Arthur Ashe fez muito para chamar a atenção para os doentes de AIDS em todo o mundo. Dois meses antes de sua morte, fundou o Instituto Arthur Ashe para a Saúde Urbana. Gastou também muito dos últimos anos de sua vida escrevendo as suas memórias, tendo terminado o manuscrito menos de uma semana antes de sua morte.

Ashe morreu das complicações resultante de AIDS em 6 de Fevereiro de 1993.

A cidade de Richmond, onde Ashe nasceu, homenageou-o postumamente com uma estátua. Esta decisão conduziu a alguma controvérsia em uma cidade que foi a capital dos Estados Confederados durante a Guerra Civil Americana.

O estádio principal, onde os torneios do Aberto dos Estados Unidos são disputados, é denominado Estádio de Arthur Ashe em sua honra.

Em 2005, o serviço postal estado-unidense anunciou a emissão de um selo postal comemorativo sobre Arthur Ashe.

Honrarias[editar | editar código-fonte]

Em 1993, o prêmio Arthur Ashe Courage Award recebeu este nome em sua homenagem.

Referências

  1. "Ashe Ranked 1", The Lewiston Daily Sun, 9th December 1975.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Arthur Ashe