Ash Ketchum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ash Ketchum
サトシ
(Satoshi)
Primeira aparição Pokémon, I Choose You! (1997)
Última aparição "The Rainbow and the Pokémon Master!" (2023)
Criado por Satoshi Tajiri[1]
Vozes Japão Rica Matsumoto
Estados Unidos Veronica Taylor (1998-2006)
Estados Unidos Sarah Natochenny (2006-presente)
Brasil Fábio Lucindo (1999-2016)[2][3]
Brasil Charles Emmanuel (2016-2019)[4]
Brasil Matheus Perissé (2020-presente)
Portugal Maria João Luís (T01 + Filmes 01-02)
Portugal Sandra Faleiro (T01-02)
Portugal Cristina Carvalhal (Filme 03-04)
Portugal Sandra de Castro (T03-04; T08-10)
Portugal Bárbara Lourenço (T05-07)
Portugal Raquel Rosmaninho (T11-presente + Filmes 10-presente)
Perfil
Idade 10 anos
Sexo Masculino
Espécie Humano
Vida no animangá
Residência Cidade de Pallet
Ocupação Treinador Pokémon
Família Delia Ketchum (mãe)
Personagem de Pokémon
Portal Animangá

Ash Ketchum (サトシ Satoshi?) foi um personagem fictício da franquia Pokémon, propriedade das empresas Nintendo, Game Freak e Creatures.

Criado por Satoshi Tajiri, Ash Ketchum como é conhecido, foi o protagonista da série de anime da franquia por 25 temporadas e também aparece em outros produtos relacionados com a mesma. Ash é um treinador Pokémon cujo maior objetivo é o de se tornar o maior Mestre Pokémon do mundo.[5]

Esse é um exemplo de cosplay de Ash ketchum.
Ash Ktchum (Cosplay)

No Japão, Ash foi dublado por Rica Matsumoto desde o início do anime (Rica também faz músicas para o anime no Japão); nos Estados Unidos por Sarah Natochenny desde 2006, substituindo Veronica Taylor; e no Brasil, foi dublado por Fábio Lucindo até a saga XY, depois passou a ser dublado por Charles Emmanuel a partir da saga XY&Z.[4]

Seu nome em inglês é derivado do nome japonês (como as letras 'ash' estão incluídas em 'Satoshi') e seu lema em inglês é derivado do lema japonês (como as letras "Gotta catch 'em all!" estão incluídas em "Pokémon getto da ze!"). O sonho de Ash é se tornar um Mestre Pokémon. Ele é vagamente baseado em Red, o protagonista dos jogos Pokémon Red, Green, Blue e Yellow, bem como os remakes Pokémon FireRed e LeafGreen.

Ash Ketchum foi mencionado pela primeira vez em um jogo eletrônico no diálogo de Pokémon Play It!, e sua primeira aparição em um jogo foi em Pokémon Puzzle League. Satoshi Tajiri, o criador de Pokémon, com quem Ash compartilha seu nome japonês, afirmou que Ash representa o 'aspecto humano' da série, e que Ash reflete como ele era quando criança.[6]

Devido à enorme popularidade, sucesso e longevidade da série de animação de Pokémon em todo o mundo desde a sua estreia,[7] Ash passou a se tornar um dos personagens fictícios mais conhecidos e reconhecíveis de todos os tempos[8][9] devido ao seu status de protagonista do anime Pokémon.[10] No entanto, ele é muitas vezes ofuscado na representação da série pelo mascote da franquia, Pikachu. Apesar disso, Ash, junto com outros da série,[11] é considerado um ícone da cultura pop e um personagem relevante da onda de animé do final dos anos 1990; que é creditado pela maioria dos fãs de animações japonesas como tendo popularizado estas no Ocidente, ao lado de outros protagonistas, como Goku de Dragon Ball, Yugi de Yu-Gi-Oh! e Usagi Tsukino de Sailor Moon.

Ash foi criticado por estar preso em uma 'linha do tempo flutuante', bem como por sua incapacidade de vencer qualquer liga de Pokémon importante até a 22ª temporada do anime.[12] No entanto, sua longevidade e persistência também foram recebidas positivamente pelos principais meios de comunicação, como CNN e BBC, pois representam que nunca é tarde demais para alcançar os sonhos.[13][14]

As roupas de Ash através do anime,[15] especialmente seus vários bonés, também são considerados tão icônicos quanto ele,[16] e também têm boa recepção,[17][18] em particular, seu primeiro traje da série original. Ele é o vencedor da Orange League e também o Campeão Pokémon da Região de Alola, recebendo o título depois de vencer sua primeira Conferência da Liga Pokémon.[19]

Ash também se tornou o Campeão Mundial, conhecido como o 'Monarca', depois de derrotar Leon no Campeonato da Coroação Mundial. Isso faz dele o treinador Pokémon mais forte do mundo.[20]

Em 16 de dezembro de 2022, após 25 anos e 25 temporadas, a The Pokémon Company anunciou que Ash e Pikachu deixariam o anime na temporada seguinte, que se passará na região dos jogos Pokémon Scarlet e Violet, abrindo espaço a dois novos protagonistas.[21][22]

Significado do nome[editar | editar código-fonte]

Na versão japonesa, seu nome é Satoshi, derivado diretamente do nome do criador da franquia, Satoshi Tajiri. É bem provável que seu nome americano tenha sido escolhido entre os nomes disponíveis nas versões Red e Blue originais e em Pokémon Yellow, onde "Ash" é uma das opções de nome prontas para o personagem jogador das versões americanas, e seu sobrenome "Ketchum" é um trocadilho com o slogan americano da franquia, "Gotta catch 'em all". Na versão francesa do anime, Ash é chamado de "Sacha".

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ash nasceu em Kanto na cidade de Pallet. Quando completou 10 anos, foi ao laboratório do Professor Carvalho buscar seu primeiro Pokémon. Ele de início escolhe um Squirtle, porém este já fora levado por seu rival Gary Carvalho; depois tenta escolher Bulbasaur e Charmander, porém também tinham sido levados, lhe restando apenas um Pikachu, tornando-se também protagonista do anime junto com Ash. Ele tem como objetivo se tornar o maior mestre Pokémon do mundo, viajando por diversas regiões e competindo em várias ligas regionais.

Aparência[editar | editar código-fonte]

Ash tem a pele morena, tem abaixo dos olhos um "raio", que é uma marca de nascença. Seus cabelos são negros e espetados para os lados e tem o olho castanho escuro. Atualmente ele usa uma camisa azul com listras horizontais brancas, uma bermuda saruel cinza com detalhes vermelhos, um tênis azul com detalhes brancos e um boné vermelho de aba reta branca e azul na extremidade.

Aparições[editar | editar código-fonte]

Anime[editar | editar código-fonte]

Desde a primeira temporada, é protagonista do anime de Pokémon, exceto nos spin-offs.

Mangá[editar | editar código-fonte]

Ash também aparece como protagonista no mangá As Aventuras Elétricas de Pikachu. O Ash desta série é muito diferente do apresentado no anime, por ser mais preguiçoso, viajar quase sempre sozinho e adorar garotas mais velhas. Como no anime, seu Pokémon inicial é Pikachu, mas Ash não o recebe do Professor Carvalho e sim o encontra roendo a fiação elétrica de sua casa. Como no desenho, Ash conquistou a confiança de Pikachu o salvando de um bando de Spearow. O mangá conclui-se com a vitória de Ash na Liga Laranja, após a qual ele passa a viajar com Gary.

Jogos[editar | editar código-fonte]

Ash possui duas aparições em jogos da franquia; em Pokémon Puzzle League, lançado no ano de 2000 para Nintendo 64 e em Pokémon Masters EX, para Android e iOS.[23][24] Em Pokémon Red e Blue (e nos remakes FireRed e LeafGreen), ele contém uma linha do tempo semelhante ao do protagonista Red. Isso se reproduz em quase todos os jogos da série principal.

Pokémon[editar | editar código-fonte]

Dentre os protagonistas, Ash é o que mais captura e armazena Pokémon durante as temporadas. Seu principal Pokémon é o Pikachu (desde o primeiro episódio) que o acompanha fora da PokéBola, estando sempre presente em todas as formações de equipe usadas pelo treinador.

Embora já tenha várias espécies de Pokémon em sua coleção, uma constante nas equipes de Ash é o fato dele sempre ter um ou todos os Pokémon iniciais normalmente escolhidos pelos treinadores de uma região (como nos jogos). Em geral, seus iniciais também terminam ganhando boa parte do destaque em seus times. Na série original (que compreende Kanto à Johto), ele capturou os dois trios de iniciais de Kanto e Johto, sendo Charizard, antes um tímido Charmander que lhe deu muito trabalho após a evolução, seu segundo melhor parceiro depois de Pikachu, além de principal combatente. Em Hoenn, Sceptile, evoluído de um Treecko, seu único inicial da região. Em Sinnoh, Torterra (evoluído de Turtwig) e Infernape (antes um Chimchar pertencente ao Paul) foram seus iniciais, marcando também a primeira vez em que Ash teve dois iniciais totalmente evoluídos em uma equipe. Chegando a Unova, novamente os três iniciais ingressaram ao time, mas Pignite (evoluído de um Tepig) foi o que mais se desenvolveu como lutador. Por fim, em Kalos, Greninja (evoluído de Froakie) é o único dos iniciais a ingressar nas fileiras de Ash, mas com uma já notável habilidade conhecida como uma fusão de Ash e o Greninja, fazendo-o se tornar o Ash-Greninja, sendo a primeira vez em que um membro regular do tipo água na equipe de Ash evolui.

Sendo um Treinador Pokémon, Ash sempre carrega 6 Pokémon por jornada (por padrão), sendo que a maioria deles estão guardados com o prof. Carvalho. Outros (como Squirtle e Primeape) são deixados em certos lugares para treinamento, embora ainda pertençam a ele. Na série original, Ash costumava se despedir de muitos Pokémon que viajaram com ele, porém, a partir de Johto, passa a deixar suas capturas regionais todas em Pallet, com o prof. Carvalho. Nesse meio tempo, as únicas exceções foram o Aipom que Ash pegou em Kanto e que trocou permanentemente pelo Buizel de Dawn, e Goodra, a quem ele treinou em Kalos, mas o deixou voltar para seu lar nas Wetlands, além do Greninja (Ash-Greninja). Entre os tipos de Pokémon que Ash nunca teve oficialmente estão Psíquico, Fantasma e Fada. Ele já liberou vários Pokémon, entre eles o Lapras, o Pidgeot e o Butterfree, e deixou vários em treinamento, porém estes ele ainda tem acesso, são estes o Squirtle e o Primeape.

Referências

  1. «Pokeani Data». Consultado em 20 de março de 2008 
  2. Nielsen Souza (17 de janeiro de 2016). «Pokémon: Hoopa and the Clash of Ages dublado em SP». ANMTV 
  3. «Fábio Lucindo - menino prodígio». Consultado em 9 de janeiro de 2012 [ligação inativa] 
  4. a b Erika Tsuha (13 de maio de 2016). «Pokémon: elenco e prévia da dublagem carioca». ANMTV. Consultado em 13 de maio de 2016 
  5. «The Ultimate Game Freak». Time Asia. 154 (20): 1. 22 de novembro de 1999. Consultado em 25 de setembro de 2009 
  6. «TIMEasia.com | Pokémon: The Ultimate Game Freak - Page 2 | 11/22/99». 1 de maio de 2010. Consultado em 18 de outubro de 2019. Arquivado do original em 1º de maio de 2010 
  7. Manion, Annie (15 de dezembro de 2017). «Discovering Japan: Anime and Learning Japanese Culture» (PDF). Consultado em 17 de setembro de 2019. Arquivado do original (PDF) em 15 de dezembro de 2017 
  8. Pring, Joe (2 de setembro de 2019). «Is The Pokémon Anime Getting Rid Of Ash Ketchum?». We Got This Covered (em inglês dos Estados Unidos). Consultado em 9 de novembro de 2019 
  9. «Veronica Taylor shares life experiences with fans». poly.rpi.edu. Consultado em 9 de novembro de 2019 
  10. «Why Is Ash Ketchum Trending?». Game Rant (em inglês). 16 de setembro de 2019. Consultado em 17 de setembro de 2019 
  11. Stevens, Joshua. «The 6 Pokémon Trainers the Anime Forgot». Crunchyroll (em inglês dos Estados Unidos). Consultado em 18 de outubro de 2019 
  12. Dwilson, Stephanie Dube (15 de setembro de 2019). «Ash Ketchum Trending After Finally Winning Pokemon League». Heavy.com (em inglês). Consultado em 17 de setembro de 2019 
  13. Harmeet Kaur (15 de setembro de 2019). «Ash Ketchum has finally become a Pokémon Master». CNN. Consultado em 17 de setembro de 2019 
  14. «Ash Ketchum is finally a Pokémon Master 22 years after anime began». The New Zealand Herald (em inglês da Nova Zelândia). 16 de setembro de 2019. ISSN 1170-0777. Consultado em 17 de setembro de 2019 
  15. Hernandez, Patricia. «How Ash Ketchum's Character Design Has Evolved Over The Years» (em inglês). Consultado em 17 de maio de 2017 
  16. «Pikachu's getting some iconic headwear in Sun and Moon later this year». Polygon. 13 de março de 2017. Consultado em 17 de maio de 2017 
  17. «The 18 Coolest Jackets in Movies, TV, Games, and Comics». Den of Geek (em inglês). Consultado em 17 de maio de 2017 
  18. Fayvinova, Dasha. «Ash Ketchum From 'Pokemon' Halloween Costume Ideas For 2016 To Help You Ketchum All». Consultado em 17 de maio de 2017 
  19. «Ash Ketchum is finally a Pokemon champion and fans are feeling things». 16 de setembro de 2019 
  20. https://gizmodo.com/ash-ketchum-pokemon-world-champion-journeys-nintendo-1849770176
  21. «A New Pokémon Animated Series Is Coming in 2023 and Beyond». www.pokemon.com (em inglês). Consultado em 17 de dezembro de 2022 
  22. às 07:27, byJeancarlos Mota Atualizado 16 de Dezembro de 2022 às 15:38 Publicado 16 de Dezembro de 2022 (16 de dezembro de 2022). «Pokémon: Novo anime estreia protagonistas no lugar de Ash e Pikachu, e se passará na região de Pokémon Scarlet & Violet». IGN Brasil. Consultado em 17 de dezembro de 2022 
  23. «Ash & Pikachu in Pokémon Masters EX». www.pokemon.com (em inglês). Consultado em 17 de dezembro de 2022 
  24. «Ash vs Red parece se tornar real em trailer de 'Pokémon Masters EX'». JBox. 18 de agosto de 2022. Consultado em 17 de dezembro de 2022