Jogabilidade de Pokémon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pokéwalker, um pedômetro que vem junto com os jogos HGSS.

Pokémons são os "monstros de bolso" (que seria a tradução para Poketo Monsutã,que vem do japonês e Pocket Monsters,que vem do inglês que aparecem na série Pokémon.

Na série Pokémon, criada por Satoshi Tajiri em 1996, existem 721 espécies fictícias diferentes de pokémon. Dentre estas espécies, encontram-se espécies com evoluções, espécies lendárias, únicas e/ou sozinhas. Essas espécies apareceram em Video games, anime, mangás e jogos de cartas. Uma espécie é totalmente diferente da outra em seu físico e emocional, assim como existem diferenças entre costumes e hábitos de cada uma delas. As espécies têm diferentes propósitos: algumas são usadas para batalhas pelos treinadores, outras vivem livres e protegem o mundo com seus poderes, como as espécies lendárias, e outras são usadas para fazer companhia às pessoas.

Cada uma das espécies tem poderes especiais que variam, de acordo com os 17 tipos básicos diferentes de cada uma. Certas espécies possuem dois tipos, que aumentam sua resistência a ataques de um outro tipo e/ou aumentam fraqueza quanto a outros.

Certas espécies podem tornar-se mais poderosas, e avançarem um estágio em sua forma física, psicológica, racional e ganharem poderes mais avançados, processo chamado de Evolução Pokémon. Outras espécies podem ser cruzadas e gerar um estágio anterior a ela, que são os Pokémon bebê.

Tipo[editar | editar código-fonte]

Os tipos Pokémon são características que todo pokémon possui, variando de 1 a 2 por espécie. Baseiam-se normalmente na aparência do pokémon. Exemplo: pokémons peixes são do tipo "Água", etc.

Estas categorias determinam as vantagens e desvantagens do pokémon e qual a natureza e a intensidade de seus ataques. Também concordam com o senso comum. Pokémons de "água" têm vantagem contra pokémons de "fogo".

Habilidade[editar | editar código-fonte]

Na Terceira Geração da série Pokémon, ou seja, a partir dos jogos Pokémon Ruby & Sapphire, todos os Pokémon passaram a ter uma Habilidade (em inglês, Ability), também conhecida como peculiaridade (em inglês, trait). Abaixo, um pouco mais sobre as características dos Pokémon.

Podem haver dois tipos de Habilidade num Pokémon: alguns podem ter somente uma Habilidade, enquanto outros têm o que chamamos de Habilidade Dupla, ou seja, este Pokémon pode ter tanto uma Habilidade quanto outra, mas nunca terá as duas ao mesmo tempo.

O status de cada pokémon varia pelo sexo, tipo etc.. Os pokémons, cada vez que passam de nível, ganham pontos em seu status (o que os faz ficar melhores para que sejam usados mais eficazmente em batalhas).

Ataques[editar | editar código-fonte]

Cada pokémon pode aprender diversos ataques, sejam fracos ou fortes. Existem alguns pokémons com capacidades únicas que só eles adquirem. Há ataques que são utilizados para ferir ou enfraquecer os adversários, diminuindo seus atributos, e outros que fortalecem ataques de um determinado tipo. Os ataques possuem precisão (chance de acerto), força e a quantidade de vezes que podem ser utilizados.

Estágio e evolução[editar | editar código-fonte]

Evolução, no universo Pokémon, é o termo usado para quando um pokémon evolui, ou seja, muda de forma, acompanhado de uma melhora em seus atributos. Deve-se frisar que não é uma evolução do ponto de vista biológico, mas sim como uma metamorfose do indivíduo. Evolução em Pokémon pode ocorrer por diversas razões, sendo que a mais comum se dá por acúmulo de experência em batalhas. Existem outros fatores que podem determinar se, quando e em que os diferentes Pokémon irão evoluir. Por exemplo, algumas evoluções somente ocorrem com o uso de itens, em horários específicos, em um gênero em especial, ou por felicidade ou lealdade.

Categoria[editar | editar código-fonte]

Além de serem divididos em tipos, grupos, espécies e cores, os pokémons também são separados em categorias, um conceito que foi incluído na Pokédex dos jogos Pokémon FireRed & LeafGreen.

As categorias dividem os pokémons pelo habitat onde vivem.

Gênero, grupo, cruzamento e ovo[editar | editar código-fonte]

O Cruzamento Pokémon é um assunto misterioso, abordado de forma muito marginal na série de animação (por causa da idade de seu público alvo). Só ocorre nas fases finais da série, quando descobre-se que os Pokémons botam ovos e existem os gêneros macho e fêmea. Embora seja bem aceito que eles de fato se reproduzam (várias vezes aparecem Pokémons filhotes) nada é mencionado sobre o ato sexual propriamente dito.

Um pokémon só pode se reproduzir com outro pokémon do mesmo grupo. Um grupo Pokémon é uma característica exclusiva do universo Pokémon. Esta classificação permite a um pokémon se reproduzir de acordo com o seu grupo. A aparência e o tipo do pokémon é o que define em que grupo ele se encaixa.

Isto também permite que um pokémon cruze com outro pokémon sendo que não precisam ser necessariamente da mesma espécie, sendo somente do mesmo grupo e com sexos opostos. Mas como cada pokémon pode ter até dois grupos, o Pokémon que pertence a um par de grupos poderá cruzar tanto com pokémons de um grupo como de outro. Depois da reprodução um ovo aparece, e o filhote será da mesma espécie da mãe e poderá ter ataques que não teria naturalmente (normalmente vem com alguns ataques do pai e outros pertencentes ao seu nível).

Pokémon lendários[editar | editar código-fonte]

Eles fazem parte das lendas do mundo ou de uma região, onde geralmente não se conhece muito sobre eles ou não há como comprovar sua existência.

Eles têm um poder fora do comum e só existe um exemplar no mundo para cada espécie, apesar de costumarem fazer amizades com treinadores.

Possuem status elevados comparados a Pokémons comuns, por isso são proibidos de participar de torneios de batalhas entre treinadores pokémon.

Pokémon Shiny[editar | editar código-fonte]

Pokémon Shiny são aqueles que têm uma coloração diferente de outros exemplares da mesma espécie. A chance de se encontrar um Pokémon shiny é de 1 em 8192, seja ele selvagem ou não (o pokémon shiny também pode aparecer com outro treinador). Todos os pokémons existentes têm uma forma Shiny, inclusive os Pokémons lendários. Para encontrá-los, precisa ter sorte. Encontra-se um pokémon shiny da mesma forma de um Pokémon normal: andando na grama, nadando ou explorando alguma caverna.

Pokérus[editar | editar código-fonte]

Pokérus é um vírus Pokémon que faz com que o pokémon ganhe nas batalhas mais effort points do que normalmente ganharia sem o Pokérus. Se um Pokémon no seu time é infectado, ele pode infectar os outros do seu time também.

O vírus pode sumir num período de tempo de 1 dia a 3, mas quando se põe o Pokémon infectado no Pc(Box), "ele demorará mais para sumir". Vale lembrar que é impossivel impedir que o pokérus desapareça (pode-se retardar seu fim, mas um dia quando tirar o pokémon infectado pelo pokérus e for treiná-lo, o pokérus vai acabar). Por isso, aproveite-o bem, já que quando o pokérus acaba o pokémon recém-infectado fica imune ao pokérus(nunca mais pode pegá-lo novamente).

Na versão Emerald o Pokérus tem duração de 1 dia (fora do box), nas versões Sapphire e Ruby são 3 dias de duração; na Fire Red e Leaf Green não há relógios, por isso o Pokérus nunca some, mas após aproximadamente 1 semana (fora do box) o pokérus perde seu efeito, sendo ele continua presente mas ineficaz (perde sua habilidade de fortificar o pokémon).

Para conseguir um pokémon com Pokérus, o jogador pode ficar várias horas caçando um pokémon selvagem que tenha o Pokérus: este possui praticamente as mesmas chances de achar um pokemon shiny (uma chance em quase nove mil), isso depende muito da sorte. Também há um meio que poucos conhecem: O pokémon Yanma tem 50% de chances de vir com Pokérus (nota: ele é um pokémon de Johto) e nas versões Fire Red e Leaf Green ele está disponível na 6ª ilha de Sevii Island, em Ruin Valley.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]