Pokémon Gold e Silver

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Pokémon Gold e Pokémon Silver
Pokémon Gold e Pokémon Silver
Desenvolvedora Game Freak
Publicadora(s) Nintendo
Distribuidora Nintendo
Plataforma(s) Game Boy Color
Série Pokémon
Data(s) de lançamento
Gênero(s) RPG
Modos de jogo Single player, multiplayer
Último
Último
Pokémon Yellow
Pokémon Crystal
Próximo
Próximo

Pokémon Gold Version e Pokémon Silver Version (ポケットモンスター 金・銀, Poketto Monsutā Kin, Gin?) são dois jogos para Game Boy Color da série multimilionária Pokémon. Esses dois jogos iniciaram a segunda geração de Pokémon, adicionando 100 novos monstrinhos aos 151 originais de Pokémon Red, Blue e Yellow. Os dois jogos se passam em uma nova região chamada Johto, que fica bem ao lado de Kanto. Gold e Silver eram compatíveis com os jogos de primeira geração da série.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Houve muitas mudanças com a jogabilidade da série em Pokémon Gold e Silver. Uma delas, obviamente, foram os gráficos melhorados. Outra foi a inserção dos sexos dos monstrinhos, possibilitando cruzá-los para obter outros.

Mais uma mudança foi a nova função do relógio interno, fazendo com que houvesse dia e noite, sendo possível capturar monstrinhos exclusivos que aparecem de dia ou de noite. Consequentemente, dois novos tipos de Pokémon foram introduzidos: o tipo Dark e o tipo Steel.

Basicamente, estas foram as mudanças que Gold e Silver trouxeram em relação a Red e Blue. Há outras, mas que não são tão significativas.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Na nova região de Johto, o jogador começa em New Bark Town, onde o prof. Elm lhe entrega um Chikorita, Cyndaquil ou Totodile e segue em busca do Mr. Pokémon para pegar um ovo misterioso com ele. Na volta, encontra um rapaz de cabelos vermelhos que roubou um Pokémon do laboratório de professor. Ele é encontrado muitas vezes e o desafia para uma batalha. Quanto ao ovo, é entregue ao prof. Elm e ele pede para seguir uma jornada em busca das oito insígnias de ginásio, para completar a Pokédex de Johto e para poder entrar na Liga Pokémon.

Após a vitória sobre a Elite 4, é permitido ao jogador explorar Kanto, a região onde se passaram os jogos anteriores. Derrotando todos os ginásios antigos e conseguindo mais oito insígnias, é hora do confronto final no Mt. Silver com Red, o protagonista de Red e Blue e Yellow.

Falhas[editar | editar código-fonte]

Há algumas falhas em Pokémon Gold e Silver, como a clonagem de Pokémon e itens e ter os três iniciais. Na clonagem o processo era arriscado e caso desse errado, poderia deletar a data salva. Esses truques foram removidos da terceira geração (Pokémon Ruby e Sapphire), mas foi descoberto que é possível fazer isso em Pokémon Emerald.

Pokémon Gold e Silver[editar | editar código-fonte]

Em 1997, a Nintendo colocou na internet imagens e os primeiros detalhes do seu próximo jogo de Pokémon. Era inicialmente chamado de Pokémon 2: Gold e Pokémon 2: Silver para Game Boy e era planejado para ser lançado no fim do mesmo ano. Depois de um ano sem novas informações, o site da Nintendo deu novos detalhes do jogo, como o adiamento do lançamento e a compatibilidade com os jogos de Game Boy e não o lançamento para o mesmo. Não havia muitas mudanças entre a versão Beta e a versão final. Uma das que os fãs mais sabem é que a loja de antídotos que fica em Cianwood City era prevista incialmente para ficar em Ecruteak City.

Legado[editar | editar código-fonte]

Para muitos jogadores e ex-jogadores, essas duas versões representam o pináculo da série, principalmente por causa de manter o estilo, não mexer nos nomes e poder trocar com os primeiros jogos.

Além disso, muitos dizem que Gold e Silver foi a inspiração para os jogos de terceira e quarta gerações, como o dia e a noite, já que os jogadores gostavam de poder capturar monstrinhos diferentes em cada período. Outra base para os jogos seguintes foi a introdução dos Pokémon shiny (coloração diferente, sendo o mais comum o Gyarados vermelho), que são bem raros e até mesmo a diferença entre macho e fêmea foi uma base para os jogos seguintes.

Em 2009, foram lançados remakes HeartGold e SoulSilver em que alguns Pokémon da terceira e quarta geração são capturáveis através dos novos jogos (pela National Pokédex) enquanto que outros só serão possíveis obter através de troca com Diamond, Pearl e Platinum.

Localização dos Pokémons lendários[editar | editar código-fonte]

Pokémon Nível Localização
Ho-Oh 40 (Gold) e 70 (Silver) Tin Tower
Lugia 40 (Silver) e 70 (Gold) Whirpool Islands
Raikou, Suicune e Entei 40 Espalhados pela região de Johto