Pikachu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde 2005). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde 2006). Por favor, adicione mais referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Pikachu
ピカチュウ
Pikachu
Conhecido como Pikachu
Primeira aparição Ep 1: "Pokémon, eu escolho você!"
Criado por Ken Sugimori
Vozes Ikue Ōtani
Perfil
Espécie Tipo elétrico
Personagem de Pokémon
Portal Animangá

Pikachu (ピカチュウ, Pikachū?) é uma das espécies fictícias de criaturas pertencentes à franquia Pokémon criada por Satoshi Tajiri—composta por videogames, anime, mangás, livros, cards e outros. Como os outros Pokémon, Pikachu enfrenta criaturas em batalhas. Pikachu se encontra entre os Pokémon mais conhecidos da franquia, principalmente porque um exemplar da espécie é um dos personagens principais do anime Pokémon. Ele também é considerado um dos Pokémons mais populares e mascote oficial da franquia. Sua primeira aparição foi no jogo Pokémon Yellow.

No mundo fictício da franquia Pokémon, Pikachu é um Pokémon Elétrico com a capacidade de armazenar eletricidade em suas bochechas e liberá-la em ataques baseados em relâmpagos. Podem ser encontrados em casas, florestas, montanhas e geradores de eletricidade. Pikachu é a evolução do Pichu e a forma anterior do Raichu. Ele também não pode evoluir de forma natural. Pikachu foi o oitavo personagem de ficção mais lucrativo em 2002, segundo levantamento da revista Forbes[1] .

Aparições[editar | editar código-fonte]

Nos videogames[editar | editar código-fonte]

Na série de jogos, Pikachu é um Pokémon de nível baixo, que armazena energia elétrica nas bochechas e a dispara em diversos ataques. Ele se fez presente em todos os jogos. O jogo Pokémon Yellow é representado por um Pikachu, que aparece na caixa do jogo e é o único Pokémon inicial disponível. Baseado no Pikachu do anime, se recusa a ficar na Pokébola, preferindo seguir o personagem principal na tela. O treinador pode falar com ele, que demonstra diferentes reações dependendo de como é tratado. Outro jogo baseado em Pikachu é Hey You, Pikachu! para o Nintendo 64. O jogador interage com Pikachu via microfone, lhe passando instruções para jogar outros jogos e resolver situações. O jogo Pokémon Channel segue uma ideia similar, mas sem o uso do microfone. Pikachu aparece em todos os níveis de Pokémon Snap e também está presente na série de jogos Pokémon Mystery Dungeon.

Pikachu também apareceu em Super Smash Bros., Super Smash Bros. Melee e Super Smash Bros. Brawl como personagem selecionável (Embora este não seja o Pikachu de Ash como muitos acreditam).

No anime[editar | editar código-fonte]

A série de anime e filmes retrata as aventuras de Ash Ketchum e seu Pikachu, em suas viagens por diversas regiões do universo Pokémon.

No primeiro episódio, Ash recebe seu Pikachu do Professor Carvalho como Pokémon inicial. Primeiramente, Pikachu ignora os pedidos de Ash, atacando-o frequentemente e se recusando a ser armazenado na forma convencional de transporte Pokémon, a Pokébola. Porém, Ash se arrisca para salvá-lo de um ataque de Spearow selvagens e o leva para um Centro Pokémon para curá-lo. Depois do fato, Pikachu começa a se aproximar de Ash e os dois se tornam amigos, mas ele continua a recusar a Pokébola. Pouco depois, Pikachu demonstra um grande potencial que o diferencia de outros Pikachu, levando a Equipe Rocket a tentar capturá-lo diversas vezes.

Outros Pikachu selvagens e treinados aparecem na série, frequentemente interagindo com Ash e seu Pikachu. O mais notável é o Pikachu de Richie, Sparky. Como a maioria dos Pokémon existentes, Pikachu se comunica apenas através de sílabas de seu nome. Ele é dublado por Ikue Ōtani.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Pikachu é um dos Pokémon utilizados em diversos mangás da franquia. Em Pokémon Adventures, os personagens Red e Yellow treinam o mesmo Pikachu em momentos diferentes. Alguns mangás, como Pokémon Quadrinhos, retratam especificamente o Pikachu de Ash em histórias diversas.

Cards colecionáveis de Pikachu já existem desde o lançamento do jogo de cartas Pokémon Trading Card Game em 1996, incluindo cards em edições limitadas. O personagem também já foi usado em campanhas promocionais de redes de fast-food como McDonald's, Wendy's e Burger King. Também é alvo de diversas paródias.

Pikachu na cultura popular[editar | editar código-fonte]

Um avião Boeing 747 japonês decorado com desenhos de Pokémon.

Pikachu ganhou uma reputação como a série Pokemon mais popular e é muitas vezes considerado o símbolo do Pokémon, semelhante ao que se pode dizer para o Mickey Mouse de Disney ou Mario sobre Nintendo. Esta fama é que ele se tornou o "ombro" de Ash Ketchum, o personagem principal do anime, e, posteriormente, o protagonista do video game Pokémon Yellow (cujo nome completo em Inglês é Pokemon Yellow: Special Pikachu Edition), publicado após sucesso da série animada.

Também em 2007, a Nintendo lançou no Japão uma edição limitada do Nintendo DS Lite dedicada a Pokémon.

O personagem de Pikachu é frequentemente parodiada, como no desenho Drawn Together onde Ling-Ling é o estereótipo do japonês e tem a aparência do Pokémon.

No 2008, Japão foi descoberta uma proteína que foi batizada de retina Pikachurin extracelular.

Em 2014, a Adidas, que fabrica o uniforme da seleção japonesa de futebol, anunciou parceria com a Pokémon Company para ter Pikachu (e mais criaturas) ao lado do time para a Copa do Mundo no Brasil.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Apesar de ser descrito como um rato (ordem dos roedores), Pikachu é na realidade um pika, um animal que possui grande parentesco com coelhos e lebres (que pertencem a ordem dos lagomorfos).

Referências[editar | editar código-fonte]