Pokémon Emerald

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Pokémon Emerald
Capa da versão Emerald.
Produtora Game Freak
Designer Nintendo/The Pokémon Company
Plataforma(s) Game Boy Advance
Série Pokémon
Data(s) de lançamento Japão 16 de Setembro de 2004
Estados Unidos 1 de Maio de 2005
União Europeia 21 de Outubro de 2005
Gênero(s) RPG
Modos de jogo Single Player, Multiplayer

Pokémon Emerald Version (ポケットモンスター エメラルド, Poketto Monsuta Emerarudo?) é um jogo da série Pokémon para Game Boy Advance. É a versão melhorada de Pokémon Ruby & Sapphire, voltando a Hoenn. A história é praticamente a mesma de Ruby & Sapphire, com mudanças na parte do Team Magma e Team Aqua e a adição da Battle Frontier.

Mudanças[editar | editar código-fonte]

Emerald é ligada a Ruby & Sapphire assim como Pokémon Yellow para Red & Blue, Crystal para Gold & Silver e Pokémon Platinum para D/P. Mesmo assim, há várias mudanças em relação ao dois jogos anteriores.

Parte Gráfica[editar | editar código-fonte]

Há algumas mudanças em relação a Ruby & Sapphire na parte gráfica. A primeira é que os protagonistas têm detalhes de cor verde na roupa. Por causa de Ruby & Sapphire terem sido produzidos na época em que o Game Boy Advance não tinha uma luz Backlit, a Nintendo refez todos os gráficos no Emerald para Game Boy Advance SP, com cores parecidas com a palheta de Pokémon FireRed & LeafGreen, assim como a fonte de Ruby & Sapphire foi trocada pela de FRLG. A mudança mais perceptível é que os Pokémon se mexem quando a batalha começava, assim como em Pokémon Crystal.

Mudanças na história[editar | editar código-fonte]

Outro tipo de mudança foi na história do jogo. Em Emerald, é possível capturar todo o trio de Guardiões: Groudon, Kyogre e Rayquaza (no Ruby, você só podia capturar o Groundon, e no Sapphire, só o Kyogre.Porém quando ambos eram fechados você podia obter o Rayquaza também). Também tem como escolher quem o jogador gostaria de capturar: Latios ou Latias. A Southern Island também é acessível através do Eon Ticket, possibilitando capturar o outro dragão.

Wallace, o líder de ginásio de Sootopolis City deixou o cargo para seu mestre Juan e ocupou o posto de Campeão da Liga Hoenn. Steven Stone, o antigo Campeão, deixou o cargo para procurar pedras raras. Ele se encontra na Meteor Falls após a vitória sobre a Elite dos 4, lembra-se de ter lutado ao lado do protagonista em Mossdeep City e batalha com o jogador.

No Pokémon Emerald, batalha - se com as duas equipes vilãs: a Team Magma e a Team Aqua. No Ruby, apenas batalha- se com a Equipe Magma. No Sapphire, apenas com a Equipe Aqua.

No Pokémon Emerald é possível batalhar outras vezes com Roxanne, Brawly, Wattson,Flannery, Norman, Winona, Tate e Liza e Juan após derrotar a E4.

E também agora traz uma novidade: a antiga Battle Tower foi expandida e tornou-se a Battle Frontier. Batalhe com Lucy, Tucker, Greta, Noland, Anabel, Spenser e Brandon(os Cérebros da Fronteira).

Novas Áreas[editar | editar código-fonte]

O mapa de Hoenn e suas localizações também mudaram. Os prédios dos Concursos Pokémon localizados em Verdanturf Town, Fallarbor Town e Slateport City foram removidos e trocados pelas Battle Tents. Agora Lilycove City abriga todos os Rankings de concursos.

Os fósseis de Anorith e Lileep foram postos em uma nova área: a Mirage Tower, localizada no deserto. Após escolher um fóssil, a torre se destrói. Mas após a vitória na Elite dos 4, o outro fóssil pode ser achado em uma caverna acessada de Fallarbor Town.

Na Rota 111, foi adicionada uma nova construção chamada "Trainer's Hill", semelhante à Trainer Tower em FRLG. Assim como na Safari Zone, onde novas áreas são adicionadas após a Liga e contém Pokémon de Segunda Geração.

A mais notável das mudanças foi a expansão da Battle Tower para uma área totalmente nova chamada Battle Frontier, acessível após a Elite dos 4.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Basicamente, a história é a mesma de Ruby & Sapphire. Tudo começa com o protagonista se mudando para Littleroot Town em Hoenn e ao salvar o Prof. Birch de um Zigzagoon, recebe seu primeiro Pokémon e parte em busca das oito insígnias. No meio do caminho, o jogador conhece o Team Magma e o Team Aqua, duas organizações maléficas que querem usar o poder de Groudon e Kyogre para dominar o mundo.

A medida que a história vai avançando, o protagonista conhece Scott, um caça-talentos de treinadores e descobre mais sobre os planos do Team Magma e Team Aqua. Ao chegar em Sootopolis City, onde fica o oitavo Ginásio da Liga Hoenn, você descobre que os dois times, ao acordarem os dois Guardiões, perderam o controle dos mesmos e agora o protagonista tem que salvar o mundo deles. Para isso, o jogador deve ir até o Sky Pillar e acordar o terceiro Guardião Rayquaza para impedí-los.

Feito isso e conseguindo a última Insígnia de Ginásio, é hora de enfrentar os cinco maiores treinadores de Hoenn: a Elite dos 4. Após vencer a Elite dos 4, o Professor Birch te dará o National Dex. Depois de completar o Pokédex de Hoenn, o Professor Birch lhe dirá que encontrou 3 espécies de Pokémon.São os iniciais de Johto (Chikorita, Cindaquil e Totodile). Vá até o laboratorio do Professor Birch e pegue um deles. Mas não é o fim. Após pegar um dos iniciais de Johto, é hora de explorar um novo lugar: a Battle Frontier! Scott, o dono do lugar, convida o protagonista para tentar vencer os mestres de todas as construções: Battle Tower, Battle Dome, Battle Palace, Battle Arena, Battle Factory, Battle Pike e Battle Pyramid. O desafio definitivo dos treinadores é ganhar todos os símbolos dourados das sete construções.

Precedido por
FireRed & LeafGreen
Jogo eletrônico de Pokémon
2004
Sucedido por
Diamond & Pearl