Ordem alfabética

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde junho de 2009).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

A ordem alfabética ou colação é a organização de itens de acordo com suas letras iniciais de A a Z, por uma ordem crescente ou decrescente de letras.

O alfabeto originou da literatura Grega das palavras "Alfa" & "Beta" = Alfabeta.

Do principio ao fim. Há quem argumente que originou dos Hebreus. No Egipto 2700 anos antes de Cristo os Egípcios já tinham um alfabeto de 22 características (não necessariamente os nosso alfabeto de hoje) chamados de "Hieróglifos" como pequenos desenhos. O alfabeto grego possui 22 letras e o alfabeto latino possui 26 letras. A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z.

Exemplos de palavras iniciadas com cada letra do alfabeto latino :

Atleta

Blusa

Cabaço

Deslocar

Elevador

Faca

Geléia

Humano

Irmã

Jaca

Kepleriano (letra reintegrada ao português em 2009, com o advento da nova ortografia nos países onde português é o idioma oficial)

Lícito

Mérito

Negócio

Operário

Petisco

Qualidade

Rato

Sul

Texto

Urso

Velhice

Watt (letra introduzida ao português em 2009, com o advento da nova ortografia nos países onde português é o idioma oficial)

Xadrez

Yago (letra reintegrada ao português em 2009, com o advento da nova ortografia nos países onde português é o idioma oficial)

Zoológico