Bahariassauro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Setembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaBahariasaurus
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Género: Bahariasaurus
Stromer, 1934
Espécies
B. ingens Stromer, 1934 (tipo)

O bahariassauro (Bahariasaurus ingens) foi um grande terópode africano, que vivia à beira de lagos e do mar, donde provém seu nome "lagarto do oásis de Baharia", tendo sido um dos principais competidores do espinossauro. Alcançava até oito metros e meio de comprimento, até quatro metros e meio de altura e quatro toneladas de peso.

Era equipado para caçar herbívoros porém teria de disputar com outros grandes predadores como o carcharodontossauro, e o majungassauro. Podia, devido a sua agilidade, roubar presas de outros dinossauros e até roubar os peixes do espinossauro. Embora disputasse presas com outros grandes terópodes, era menor apenas que o espinossauro e o carcharodontossauro, podendo, além de predar até os grandes saurópodes, roubar presas de outros terópodes.

Era muito ágil e forte, vivia em grupos famíliares, o que além de proteger de outros terópodes maiores capacitava-os para caçar os grandes saurópodes africanos. Habitou o Egito e a Nigéria entre 110 a 95 milhões de anos atrás, grande parte de seus fósseis foram destruídos durante a Segunda Guerra Mundial, assim como os fósseis do espinossauro.

Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.