Bandeira de Colombo (Paraná)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira de Colombo.

História[editar | editar código-fonte]

A bandeira de Colombo é um dos símbolos oficiais do município, ao lado do brasão e do hino e foi adotada por força da lei municipal nº 14, de 27 de agosto de 1973, no Palácio Municipal de Colombo, durante a gestão do prefeito municipal Riolando Fransolino. O projeto original para o desenho da bandeira é de autoria do professor Sebastião Ferrarini.

Bandeira de Colombo[editar | editar código-fonte]

A bandeira oficial do município de Colombo é composta de um retângulo de cor verde oficial, com o Brasão de Armas do Município no centro.

Proporção oficial[editar | editar código-fonte]

De acordo com as regras heráldicas, nas reproduções, a bandeira de Colombo possui as dimensões oficiais adotadas para a Bandeira Nacional, levando-se em consideração catorze módulos de altura por vinte de comprimento, conforme manda o artigo 7º da lei municipal nº 14, de 27 de agosto de 1973.

A bandeira de Colombo pode ser reproduzida em bandeirolas de papel nas comemorações de efemérides, obedecendo-se sempre, os módulos e cores heráldicas.

Simbolismo[editar | editar código-fonte]

Cada um dos elementos e cores da bandeira possui um significado próprio:

  • Retângulo verde: o mesmo formato e cor de fundo das bandeiras do Brasil e do Paraná, pois representa as florestas existentes no município antes da chegada dos imigrantes;
  • Brasão de armas do município com as cores oficiais: o governo municipal, composto pelos poderes executivo e legislativo.

História[editar | editar código-fonte]

Devido às determinações expressas contidas no Decreto-Lei Municipal nº 869, de 12 de setembro de 1969, o professor Sebastião Ferrarini, autor dos livros Símbolos da República Federativa do Brasil e do Estado do Paraná e Armas, Brasões e Símbolos Nacionais, sensibilizou as autoridades do município de Colombo para a criação do brasão do município onde visitou.

O projeto do aludido professor transformou-se em Lei Municipal nº 14, de 27 de agosto de 1973, publicada no Diário Oficial de 30 de agosto de 1973.

Em 19 de novembro de 1973, Dia da Bandeira do Brasil, com a presença da população, estudantes, autoridades locais e outras especialmente convidadas, a bandeira do município de Colombo foi oficialmente inaugurada após a bênção de Dom Geraldo Pelanda, bispo diocesano de Ponta Grossa (ex-vigário de Colombo).

O Secretário de Estado da Educação e Cultura de então se fez representar pelo professor Sebastião Ferrarini, autor da referida bandeira, que fez uma alocução a este significativo evento.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]