Born This Way: The Collection

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Born This Way: The Collection
Caixa especial de Lady Gaga
Lançamento 18 de Novembro de 2011 (2011-11-18)
Gravação 2010—11
Gênero(s) Pop, dance-pop, disco-pop
Duração Disco 1 – 1:54:23
Disco 2 – 1:13:38
Disco 3 – 1:11:27
Formato(s) CD + DVD, download digital
Gravadora(s) Interscope, Streamline, Kon Live
Diretor(es) Laurieann Gibson
Cronologia de Lady Gaga
Último
Último
Born This Way:
The Remix

(2011)
A Very Gaga Holiday
(2011)
Próximo
Próximo

Born This Way: The Collection é o primeiro box set lançado pela cantora e compositora norte-americana Lady Gaga. Essencialmente, é uma compilação que reúne três discos: o DVD Lady Gaga Presents the Monster Ball Tour: At Madison Square Garden; o primeiro disco da versão especial do segundo álbum de estúdio da artista, Born This Way (2011); e ainda o álbum Born This Way: The Remix, que consiste em remixes de músicas do segundo trabalho de estúdio de Gaga. Lançado a 18 de Novembro de 2011 sob distribuição da editora discográfica Interscope Records, foi recebido com opiniões positivas pela crítica especialista em música contemporânea. Todavia, não conseguiu alcançar um desempenho comercial favorável, tendo alcançado o seu pico no número 98 na tabela musical da Itália e não recebido nenhum certificado de vendas por nenhuma associação.

Antecedentes e lançamento[editar | editar código-fonte]

Em Março de 2010, em entrevista à MTV do Reino Unido, Gaga afirmou que havia começado a trabalhar no seu segundo álbum de estúdio e que já havia terminado de escrever o tema central do mesmo.[1] Três meses depois, em entrevista à Rolling Stone, afirmou que o seu projecto tinha sido concluído, mas não seria lançado até 2011.[2] Inicialmente, a cantora disse que anunciaria o nome do disco no fim do ano, no entanto, a intérprete voltou atrás quando a 12 de Setembro de 2010, durante a cerimónia dos MTV Video Music Awards, Gaga recebeu o prémio de "Melhor Vídeo do Ano" por "Bad Romance", tendo de seguida anunciado o nome do seu segundo álbum de estúdio: Born This Way.[3] Foi confirmado em uma entrevista à Vogue que das dezassete faixas que haviam sido gravadas para o álbum, somente quatorze delas iriam aparecer na edição final da versão padrão.[4] As três faixas restantes iriam ser lançadas em uma edição deluxe exclusiva na loja digital Target.[5] Contudo, a 9 de Março, foi noticiado que a artista havia terminado a sua parceria com a Target, devido a uma doação de 150 mil dólares desta última à organização anti-homossexual Minnesota Forward.[6]

A 17 de Abril de 2011, a cantora relatou que o disco teria duas versões: uma que é a versão especial que consiste em dezassete canções e cinco remixes, e outra, a versão padrão, com quatorze músicas.[7] Ambas versões foram lançadas mundialmente a 23 de Maio de 2011.[8] Born This Way foi um sucesso de crítica e também teve um desempenho comercial bastante favorável, tendo estreado no topo da tabela musical Billboard 200 com mais de um milhão de unidades vendidas apenas na sua primeira semana de comercialização nos Estados Unidos, onde vendeu mais de dois milhões de cópias e consequentemente recebeu o certificado de disco de platina por duas vezes pela Recording Industry Association of America (RIAA).[9] [10]

Em Outubro de 2011, a artista anunciou planos de lançar um box set intitulado Born This Way: The Collection, e também um álbum de remixes intitulado Born This Way: The Remix.[11] Este último foi lançado como parte do primeiro, que é essencialmente uma edição especial que inclui ainda a versão de dezassete faixas do segundo álbum de estúdio de Gaga, e também o DVD Lady Gaga Presents the Monster Ball Tour: At Madison Square Garden (2011), que é um concerto especial da digressão The Monster Ball Tour que decorreu no Madison Square Garden em Nova Iorque e foi transmitido pelo canal por assinatura norte-americano HBO.[12] [13] Juntamente com o box set, a intérprete expressou interesse em lançar um livro com o nome Lady Gaga x Terry Richardson, que iria conter imagens que foram tiradas durante a digressão.[14] [15] A capa do álbum foi lançada a 21 de Outubro de 2011. A imagem mostra a cantora em um vestido feito de lodo pelo desenhador Bart Hess, um chapéu Perspex feito por Charlie Le Mindu, e saltos por Alexander McQueen. A roupa tem semelhanças com a usada no vídeo musical do quarto single de Born This Way, "Yoü and I" (2011).[16] O fotógrafo Nick Knight, que dirigiu o teledisco para a canção "Born This Way" (2011), é que foi o responsável por registar as fotografias, que eram inicialmente uma das imagens descartadas das sessões fotográficas para Born This Way, que foi mais tarde retocada e ré-usada como a capa do box set. Novos encartes também foram disponibilizados juntamente com os normais e o box inteiro estava dentro de um digipak.[17] [18]

Born This Way: The Collection, bem como Born This Way: The Remix, foram lançados primeiramente em território europeu a 18 de Novembro de 2011, e três dias depois para o resto do mundo.[19] [14]

Repercussão[editar | editar código-fonte]

Stephen Thomas Erlewine, resenhista para o sítio musical Allmusic, atribuiu ao álbum três estrelas e meia a partir de uma escala de cinco após fazer uma avaliação crítica favorável, afirmando que Born This Way: The Collection é "para qualquer fã da cantora que de alguma forma não conseguiu comprar uma ou todas as partes do conjunto ao longo do caminho, esta é uma maneira conveniente de agarrar tudo isso de uma vez".[20] Foi criado um concurso no blogue Idolator para que um fã pudesse ter a oportunidade de ganhar o conjunto, através de publicar um tweet sobre o lançamento do mesmo e mandar uma e-mail para a página online.[21]

Alinhamento de faixas[editar | editar código-fonte]

O primeiro disco é um álbum de vídeo que contém a apresentação de Gaga durante a paragem da The Monster Ball Tour no Madison Square Garden, Nova Iorque, onde ela inclusive cantou pela primeira vez a música "Born This Way", que foi mais tarde lançado como o primeiro single do álbum de mesmo nome e está inclusa no disco como a vigésima faixa. O segundo disco é constituído pelas faixas do primeiro disco da versão especial de Born This Way, que consiste em dezassete faixas, das quais três não fizeram parte da versão padrão do disco: "Bad Kids", "Fashion of His Love" e "The Queen", que ocupam a décima, a décima primeira e a décima quinta posições, respectivamente. O terceiro disco é Born This Way: The Remix, que foi lançado no mesmo dia que o box set e consiste em quatorze remixes de músicas de Born This Way, das quais apenas sete eram inéditas.[20] [22]

Desempenho nas tabela musicais[editar | editar código-fonte]

Born This Way: The Collection estreou na tabela de álbuns grega no número sessenta e sete, de acordo com a emissão publicada a 16 de Dezembro de 2011. Na semana seguinte, subiu dezoito posições, alcançando o quadragésimo nono lugar.[23] Na Coreia do Sul, estrou no número dezoito na tabela musical de álbuns internacinais na semana de 3 de Dezembro de 2011, tendo abandonado a tabela na semana seguinte.

País — Tabela musical (2011) Posição
de pico
 Coreia do SulGaon International Music Chart[24] 18
 GréciaFederação Internacional da Indústria Fonográfica[25] 49
 ItáliaFederazione Industria Musicale Italiana[26] 98

Histórico de lançamento[editar | editar código-fonte]

Born This Way: The Collection foi primeiramente lançado a 18 de Novembro de 2011 na Alemanha. Apenas três dias depois é que recebeu lançamento em outros mercados musicais, incluindo os Estados Unidos e o Japão. A partir de 29 de Novembro do mesmo ano, começou a ser distribuída a edição deluxe do álbum no Japão e na América do Norte.

Região Data Formato(s) Editora discográfica Edição
 Alemanha[14] 18 de Novembro de 2011 CD+DVD Universal Music Group Padrão
 Canadá[27] 21 de Novembro de 2011
 Reino Unido[28] Polydor Records
 Japão[19] Streamline Records, Interscope Records,
KonLive Distribution
 Reino Unido[29]
 Estados Unidos[30]
 Canadá[31] 29 de Novembro de 2011 Deluxe
 Japão[32] Polydor Records
 Estados Unidos[33] 27 de Dezembro de 2011 101 Distribution

Notas de rodapé

  1. Montogomery, James (26 de Março de 2010). Lady GaGa: "My Next Album Will Be My Best Yet" MTV (Reino Unido). Visitado em 19 de Abril de 2010. Cópia arquivada em 19 de Agosto de 2012.
  2. Michaels, Sean (23 de Junho de 2010). Lady Gaga's new album 'finished' (em inglês) The Guardian. Visitado em 23 de Junho de 2010.
  3. VMA 2010: los grandes ganadores (em espanhol) MTV (MTV Networks). MTV América Latina (14 de Setembro de 2010). Visitado em 31 de Agosto de 2010.
  4. Meter, Jonathon Van (10 de Fevereiro de 2011). Lady Gaga: Our Lady Of Pop (em inglês) Vogue Condé Nast Digital. Visitado em 10 de Fevereiro de 2011.
  5. Lady Gaga BORN THIS WAY Deluxe Digital Album (em inglês) ScatterTunes. Visitado em 23 de Julho de 2011.
  6. Geidner, Chris (8 de Março de 2011). Lady Gaga and Target End Deal, Say Sources (em inglês) Poliglot. Metro Weekly. Visitado em 5 de Maio de 2011.
  7. Lady Gaga habla de Born This Way (em espanhol) Diário Femenino. Visitado em 18 de Abril de 2011.
  8. Shaul, Brandy (20 de Maio de 2011). FarmVille GagaVille Born This Way Quest: Everything you need to know Gaga Daily. Visitado em 20 de Maio de 2011.
  9. Caulfield, Keith (31 de Maio de 2011). It's Official: Lady Gaga's Born This Way Sells 1.11 Million Billboard Prometheus Global Media. Visitado em 31 de Maio de 2011.
  10. Vendas: Caulfield, Keith (12 de Junho de 2012). Ask Billboard: Was Lady Gaga's 'Born This Way' a Disappointment? Billboard Nielsen Business Media, Inc.. Prometheus Global Media. Visitado em 12 de Junho de 2012.
    Certificação: RIAA Certifications Search Recording Industry Association of America. Visitado em 28 de Novembro de 2011.
  11. Vena, Jocelyn (7 de Outubro de 2011). Lady Gaga To Release Monster Ball DVD, Remix Album (em inglês) MTV News. Viacom. Visitado em 11 de Fevereiro de 2015.
  12. Sciarretto, Amy (17 de Outubro de 2011). Lady Gaga Reveals ‘Born This Way: The Remix’ + ‘The Collection’ Album Covers (em inglês) PopCrush. Visitado em 7 de Novembro de 2011.
  13. Redação (21 de Outubro de 2011). “Born This Way: The Collection”: veja a capa do novo projeto de Lady Gaga (em português) StayPop. Visitado em 7 de Novembro de 2011.
  14. a b c Born This Way – The Collection [CD+DVD, Box-Set] (em alemão) Amazon.de. Visitado em 11 de Fevereiro de 2015.
  15. Lipshutz, Jason (7 de Outubro de 2011). Lady Gaga Announces 'Monster Ball' DVD, 'Born This Way' Remix Album (em inglês) Billboard Prometheus Global Media. Visitado em 11 de Fevereiro de 2015.
  16. Lady Gaga surprises with "Born This Way: The Collection" artwork! (em inglês) Made to be Now (Outubro de 2011). Visitado em 26 de Dezembro de 2011.
  17. “Born This Way: The Collection”: veja a capa do novo projeto de Lady Gaga (em português) StayPop (21 de Outubro de 2011). Visitado em 7 de Novembro de 2011.
  18. (2011) Créditos do álbum Born This Way: The Collection. Santa Monica: Interscope Records (602527877310).
  19. a b Born This Way: Collection [Import, From US] (em japonês) Amazon.jp. Visitado em 11 de Fevereiro de 2015.
  20. a b Erlewine, Stephen Thomas. Born This Way: The Collection (em inglês) Allmusic. Rovi Corporation. Visitado em 26 de Dezembro de 2011.
  21. Adickman, Ericka (22 de Novembro de 2011). Lady Gaga 'Born This Way: The Collection' Giveaway (em inglês) Idolator Spin Media. Visitado em 26 de Dezembro de 2011.
  22. Born This Way: The Collection CD (em inglês) UK Universal Music Store. Visitado em 11 de Fevereiro de 2015.
  23. Top-75 Albums Sales Chart (em grego) International Federation of the Phonographic Industry (Grécia). Visitado em 15 de Dezembro de 2011. Cópia arquivada em 15 de Dezembro de 2011.
  24. Album Chart (2011-11-27 ~ 2011-12-03) (em coreano) Gaon Music Chart. Visitado em 26 de Dezembro de 2011.
  25. Top-75 Albums Sales Chart – Week 50 – 2011 (em grego) Federação Internacional da Indústria Fonográfica (Grécia). Visitado em 25 de Dezembro de 2011. Cópia arquivada em 25 de Dezembro de 2011.
  26. Lady Gaga - Born This Way - The Collection (em italiano) aCharts.us. Visitado em 28 de Dezembro de 2011.
  27. The Collection (2CD + DVD) (em inglês) Amazon.ca. Visitado em 11 de Fevereiro de 2015.
  28. Born This Way – The Collection [CD+DVD, Box Set] (em inglês) Amazon.co.uk. Visitado em 11 de Fevereiro de 2015.
  29. Born This Way: The Collection [Box Set] (em inglês) Amazon.co.uk. Visitado em 11 de Fevereiro de 2015.
  30. Born This Way – The Collection [2 CD / DVD Combo] [CD+DVD] (em inglês) Amazon.com. Visitado em 11 de Fevereiro de 2015.
  31. Born This Way: the Collection: Deluxe Edition [Import] (em inglês) Amazon.ca. Visitado em 11 de Fevereiro de 2015.
  32. Born This Way: the Collection: Deluxe Edition [CD+DVD, Import, From US] (em japonês) Amazon.jp. Visitado em 11 de Fevereiro de 2015.
  33. Born This Way: the Collection: Deluxe Edition [Import] (em inglês) Amazon.com. Visitado em 11 de Fevereiro de 2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]