Bundestag

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Assembleia Federal da Alemanha
Deutscher Bundestag
Brasão de armas ou logo
Tipo
Tipo
Liderança
Estrutura
Assentos 630
Local de reunião
Berlim, Alemanha
Website
www.bundestag.de
Plenário do Bundestag.

O Bundestag (traduzido do alemão : Parlamento Federal) é o parlamento da República Federal da Alemanha, estabelecido pela constituição alemã de 1949 (Grundgesetz) e sucessor do Reichstag. Seu atual presidente é Norbert Lammert.[1] Constitui a câmara baixa do corpo legislativo federal da Alemanha. A outra câmara é o Bundesrat.

Desde 1999, o Bundestag se reúne no prédio do antigo Reichstag, em Berlim, que foi profundamente renovado com uma grande cúpula de vidro.[2]

Os deputados

Os representantes do povo alemão são eleitos de quatro em quatro anos por meio de eleições livres e secretas. O Bundestag elege o Bundeskanzler (Chanceler Federal), tem funções consultivas e legisla sobre projetos de lei. O Bundestag em Berlim consiste atualmente de 630 deputados. São tecnicamente eleitos pelas listas estaduais dos partidos (Zweitstimme, segundo voto) e a outra metade pelo voto individual em 299 distritos eleitorais (Erststimme, primeiro voto). Esta distribuição não interfere na posição-chave dos partidos no sistema eleitoral. Somente os candidatos de um distrito eleitoral filiados a um partido têm possibilidades de sucesso. A filiação partidária dos deputados do Bundestag deve refletir a distribuição dos votos dos eleitores.

Seus deputados organizam-se em bancadas e escolhem entre seus integrantes um presidente. O Bundestag tem a tarefa de eleger o Chanceler da Alemanha e de mantê-lo no governo apoiando sua política de governo. O Parlamento Federal pode destituir o chanceler, negando-lhe a sua confiança. Nesse ponto ele se assemelha a outros parlamentos.

Comissões parlamentares

As comissões parlamentares do Parlamento Federal debatem, intensivamente e com competência na matéria, os projetos de lei apresentados ao Parlamento. A terceira maior tarefa do Bundestag é o controle do governo. O controle parlamentar visível ao público é praticado pela oposição.

Ver também

Referências

  1. (em alemão) Norbert Lammert, Präsident des Deutschen Bundestages, norbert-lammert.de, pagina visitada em 1 de Outubro 2015
  2. O novo Bundestag, deutschland.de, 21 de outubro 2013

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre a Alemanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.