Carlos Alberto (ator)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carlos Alberto
Nome completo Carlos Alberto Soares
Nascimento 11 de Junho de 1925
Arroio Grande, RS
Morte 6 de Maio de 2007 (81 anos)
Bandeira do Município do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, RJ
IMDb: (inglês)

Carlos Alberto Soares (Arroio Grande, 11 de junho de 1925Rio de Janeiro, 6 de maio de 2007) foi um ator brasileiro.

Começou a carreira cinematográfica em 1952, e participou de filmes como Carnaval Atlântida, Pão de Açúcar, Ravina, Rua Sem Sol, E Eles Não Voltaram, O Craque, entre outros.

Na televisão, iniciou na TV Record, participando do elenco da telenovela O Desconhecido. Depois, foi contratado pela Rede Globo, sendo galã em inúmeras telenovelas entre 1966 e 1970, época em que foi casado com a atriz Yoná Magalhães, que era seu par constante. Em 1970 os dois foram para a TV Tupi, onde atuaram em Simplesmente Maria. Com o fim do casamento, ele continuou na Tupi e Yoná voltou para a Globo.

Em 1972 atuou em Na Idade do Lobo, com Bete Mendes, mesma época em que se envolveu amorosamente com a cantora Maysa. Em 1975 voltou à Globo para viver o maestro Clóvis di Lorenzo em Bravo!, telenovela de Janete Clair.

Depois de um pausa de alguns anos, participou de várias telenovelas na Rede Manchete, como Dona Beija, Kananga do Japão, Tocaia Grande, Xica da Silva e Mandacaru.

Em 2001 retornou a Rede Globo, onde participou da minissérie Os Maias .

Fora da televisão, chegou a trabalhar como fiscal de rendas do Estado do Rio e até a candidatar-se a prefeito de Maricá, no Rio de Janeiro, além de ter se formado em geologia e literatura comparada.

No final de 2006, teve diagnosticado um câncer, que já em estado avançado, o mataria em maio de 2007. O ator preferiu que sua morte fosse divulgada apenas um mês depois, coroando a discrição que marcou a sua vida. Sempre dizia não ver nenhuma telenovela, nem ao menos as que fazia, porque não se considerava bom ator.

Teledramaturgia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]